Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Motivos para não perder a reprise de “Pão-Pão Beijo-Beijo” no Viva

 


        

        Mais um clássico do horário das seis da Globo da década de 80 estará  de volta a partir do próximo dia 16 de maio em reprise pelo Canal Viva.

        A trama do autor Walther Negrão, que tem como protagonista o saudoso Cláudio Marzo e as atrizes Elizabeth Savalla e Maria Cláudia, tem seu início num cruzamento no subúrbio carioca de Madureira, onde  um acidente une três pessoas completamente diferentes entre si: Ciro (Cláudio Marzo), um motorista de ônibus; Bruna (Elizabeth Savalla), moça rica e geniosa; e Soró (Arnaud Rodrigues), um imigrante nordestino que trabalha carregando mercadorias numa carroça de mão. Como compensação pelos prejuízos causados pela batida, Ciro e Soró vão trabalhar com a família de Bruna, que possui uma rede de cantinas italianas.

        Está será a segunda reprise de Pão-PãoBeijo-Beijo (1983), a primeira foi em janeiro de 1990 no Vale a Pena Ver de Novo, e desde o início do Canal Viva, o título é um dos muitos pedidos para reprise. 

        Para os que não lembram da trama, abaixo 10 motivos que tornam Pão-Pão Beijo-Beijo no Viva imperdível:

 

1 – Elizabeth Savalla de Vilã



        Elizabeth Savalla depois de viver várias mocinhas românticas e sofredoras na tv, ganhava sua primeira vilã em novelas e  foi impecável na pele da prepotente Bruna. A Personagem era execrável e o público adorou odiá-la.

 

2 – O Saudoso Arnauld Rodrigues



        Arnaud Rodrigues conseguiu com o simplório Soró grande empatia junto ao público. Walther Negrão inseriu o personagem à trama com o intuito de levantar a bandeira sobre o sofrimento e preconceito que alguns nordestinos passam ao chegaram no eixo Rio-São Paulo. Porém mesmo com todo o seu drama dentro da novela, Soró era feliz e esperançoso fazendo com o que público se refletisse no personagem. Sua amizade com Geninho, o personagem do ator Paulo Vignolo, neto da rica família italiana da trama, mostrava esse contraste entre os pobres e os ricos da novela, mas que mesmo  com essas diferenças todos eram iguais. O personagem conquistou adultos e crianças e seu sucesso fez com que Arnaud Rodrigues revivesse o Soró no filme Os Trapalhões e o Mágico de Oróz (1984).

 

3 - Regina Maria Dourado  e sua Lara Sereno



        A Saudosa Regina Maria Dourado, que na época ainda era apenas Regina Dourado, vinha fazendo pequenas participações em novelas da casa, ganhou a Lála Sereno  do autor, e transformou a personagem em um grande momento seu  na tv, mostrando todo o  talento  na pele da caricata nordestina.

 

4 – Ciro e Soró



        Ciro e Soró,  a dupla formada por Cláudio Marzo e Arnaud Rodrigues  teve um  grande destaque da novela , principalmente junto ao público infantil. Walther Negrão repetia em Pão-Pão Beijo-Beijo o mesmo sucesso da dupla  Shazan e Xerife , Paulo José e Flávio Migliaccio em O Primeiro Amor (1972),  e que se  repetiria em outras tramas seguintes : Pardal e Gibi, Tony Ramos e Fernando Almeida, em Livre para Voar (1984); Canequinha e Lavínia,  Elias Gleiser e Viviane Pasmanter, em Anjo de Mim (1996) e o Candinho e Lino, do José Loreto e José Henrique Ligabue em Flor do Caribe (2013)

 

5 – A Disputa entre Luiza e Bruna 



       A Disputa entre as irmãs Bruna (Elizabeth Savalla) e Luiza (Maria Cláudia)  eram um dos entrechos de destaque da novela. Bruna cria uma implicância automática por Ciro (Cláudio Marzo), e por sua vez  é noiva de Julio (Edwin Luisi), mas não o ama de verdade. Para se vingar, Ciro promete que ascenderá socialmente e conquistará o amor de Bruna. Aos poucos, consegue ser reconhecido profissionalmente e alcança melhores posições no emprego. Ambicioso e muito inteligente, ele esconde seu passado e origem.  Em determinado momento da trama de Pão-Pão,Beijo-Beijo, Luiza começa a se sentir atraída por Ciro. Com a convivência, Bruna também se vê apaixonada por ele, mas não dá o braço a torcer. Na frente de todos, ela finge estar feliz com o noivo, mas, na realidade, passa a disputar a atenção de Ciro com a irmã.

 

6 – A Saudosa Lélia Abramo e o Núcleo Italiano



         Mesmo sendo considerada um dos grandes sucesso do Negrão, ao lado de Direito de Amar (1987), Fera Radical (1988) e Top Model (1989) em parceria com Antônio CalmonPão Pão Beijo Beijo teve problemas de estrutura em sua narrativa quando o Negrão fundiu duas histórias que seriam centralizadas no eixo Rio-São Paulo. Antes do início das gravações as locações de São Paulo não poderia mais ser feitas, assim o autor teve que centralizar a trama toda no Rio de Janeiro, e as cantinas da Mamma Vitória,  numa interpretação espetacular da saudosa Lélia Abramo, que representava as típicas cantinas paulistas, tiveram  que ser transferida para o Rio também junto com o Condomínio da Barra da Tijuca, a principal locação do Rio. Curiosamente o núcleo da Cantina Italiana acabou centralizando a atenção do telespectador e todos acontecimentos da novela, deixando passar em branco o condomínio da Barra.

 

7 – Trilha Sonora 



        Na trilha nacional de Pão Pão Beijo Beijo, a música “Menina Veneno”, do cantor Ritchie,  tema da personagem Nina, vivida pela Tássia Camargo, foi o carro-chefe do disco e  se transformou em sucesso imediato nas rádios em todos os cantos do Brasil. Assim como o tema de abertura – “Sanduiche de Coração” , da banda Rádio Taxi.  Rio Babilônia” do Jorge Ben e “Eu Amo Amar Você  do Gilliard,  foram outras faixas de sucesso do disco.

        Na trilha Internacional destaque para  “Total Eclipse of The Heart”  do Bonnie Tyler , o tema da Mariana (Tânia Loureiro);  o tema de Bruna e Ciro  - “Don´t Make me Wait” do Fern Kinney e Nikka Costa com “Firts  Love”, o tema da Duda (Élida L´astorina).

 

8 – Outros Títulos pensados para a trama



        O primeiro nome pensado para a novela foi Sanduíche de Coração, o título da música-tema da abertura, gravada pelo conjunto Rádio TáxiO Condomínio também foi cogitado.
Porém, o título definitivo – 
Pão-Pão Beijo-Beijo, um jogo de palavras com a expressão pão-pão queijo-queijo – foi uma imposição de Boni (José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, então diretor artístico e de operações da Globo), de acordo com depoimento de Walther Negrão a Flávio Ricco e José Armando Vannucci para o livro “Biografia da Televisão Brasileira”:
Só porque uma amiga da mulher dele vendia sanduíche na praia e a abertura mostraria isso!”

 

9 – Abertura



        O sanduíche natural, um dos símbolos da geração saúde da década de 1980, era de fato o elemento principal da abertura. E também do logotipo da novela, em que dois corações formam um sanduíche. Curioso que na trama de Pão-PãoBeijo-Beijo não havia nada relacionado a sanduíches naturais, mas havia cantinas, logo, culinária italiana. A abertura exibia ingredientes preparando um sanduíche natural que, ao final, era oferecido a uma bela moça de biquíni na praia.

 

10 –  Atores de Pão-PãoBeijo-Beijo que já nos deixaram  

 

Pão-Pão Beijo-Beijo vai trazer de volta o trabalho de grandes astros que infelizmente já nos deixaram, além de Claudio Marzo, Lélia Abramo, Arnaud Rodrigues e Regina Maria Dourado, a trama vai nos dar a chance de rever o trabalho de nomes como Henrique Martins (Mauro), Renata Fronzi (Loretta), Laerte Morrone (Giogio) , Paulo Gonçalves (Gaspar), Dionísio Azevedo (Altino), Norma Geraldy (Nizi), João Carlos Barroso (Benito), Flora Genny (Gema ), Mário Benevenutti (Guido), Roberto Faisal (Rubens) e Chico Martins (Malvino).

 

Veja Também:

Walther Negrão 


Trilha Sonora Eterna  -Pão Pão Beijo Beijo 


Meus Personagens Favoritos do Claudio Marzo 


Meus Personagens Favoritos da Elizabeth Savalla 


Fonte:

Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : www.wikipédia.com.br www.memoriaglobo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Trilha Sonora Eterna - Champagne Internacional (1983)

        Vamos brindar ao som dos clássicos internacionais que   integraram a trilha da novela Champagne .            Champagne    marcou a estreia do autor  CassianoGabus Mendes  no horário nobre.  A Ideia da emissora era ressuscitar o horário das dez, assim escalou  Janete Clair ,  que subiu do horário das oito para o das dez com  Eu Prometo ; e  Cassiano Gabus Mendes   consagrado com suas comédias românticas no horário das sete,  foi promovido para o horário das oito.         Quando foi divulgado o lançamento dos Fragmentos  da  novela  Champagne   na   Globoplay  em dezembro,  a internet entrou em  parafusos.  Há relatos e pesquisas que apontam que existe uma versão dublada em espanhol da novela, mais completa, preservada em arquivo...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...

Rapidinhas – 22.11.2025

Isabela Garcia de Volta as novelas da Globo IsabelaGarcia volta às novelas da Globo em Quem Ama, Cuida, substituta de Três Graças às nove.   A atriz vai dividir a cena com LeticiaColin e Tony Ramos – um dos principais núcleos da trama de WalcyrCarrasco e Claudia Souto , com direção artística de Amora Mautner .   Vai ser um reencontro cênico entre ela e Tony que já rendeu vários momentos a nossa teledramaturgia   - como em Pai Herói (1979), Bebê a Bordo   (1988) e OSétimo Guardião   (2018).   Globo entre de vez   com sua teledramaturgia   nas   redes sociais e novo formato vertical         Além das   novelas verticais inéditas   que já estão sendo   divulgadas , a Globo confirmou   spin-offs no mesmo estilo   , incluindo microdramas no Globoplay focados em personagens populares como Bibi Perigosa, personagem da JulianaPaes em A Força do Querer , Ramiro e...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Novelas Inesquecíveis - Padre Tião (1965)

60 Anos   da trama Moysés Weltman , baseada em  “ O Pequeno Mundo de Dom Camilo ” , de Giovanni Guareshi         A história acompanhava as confusões e dificuldades vividas por um padre bem-humorado em uma pequena cidade do interior. A novela era uma adaptação de O Pequeno Mundo de Dom Camilo , obra do escritor italiano Giovanni Guareschi , que já havia ganhado uma versão na TV Tupi de São Paulo, em 1958, com Otelo Zeloni interpretando o protagonista, Dom Camilo. Na adaptação da Globo , escrita por Moysés Weltman ,   o personagem principal passou a se chamar Padre Tião, papel vivido por Ítalo Rossi . Anos depois, Otelo Zeloni voltou a dar vida ao personagem no seriado Dom Camilo e os Cabeludos , exibido pela TV Tupi em 1972. Produzida pela Globo de São Paulo, Padre Tião foi exibida inicialmente às 19h no Rio de Janeiro e, posteriormente, transferida para o horário das 13h30, segundo o site Memória Globo . Marília Pêra e Gr...

Uma Saudade - Cleyde Yáconis (1923 / 2013)

A Isabelle de Brésson de “ Rainha da Sucata ” no VPVN         Ela está prestes a entrar na trama de Rainha da Sucata no Vale a Pena Ver de Novo , dando vida a chiquérrima falida Isabelle de Brésson, cunhada de Laurinha Albuquerque Figueroa (Glória Menezes ).         Com   isso, logo teremos o   prazer de   rever a saudosa Cleyde Yáconis , um dos ícones da teledramaturgia   nacional em cena.           Cleyde Yáconis iniciou sua carreira no  Teatro Brasileiro de Comédia   (TBC) ao lado da irmã, a atriz  Cacilda Becker . Tem um dos repertórios teatrais mais variados e ilustres da dramaturgia nacional. Para Cleyde, sempre foi normal a escalação para interpretar personagens de mais idade que a sua própria, talvez devido à sua voz de contralto e suas feições graves.             ...