Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

Novelas Inesquecíveis – Partido Alto (1984)

38 anos da trama que juntou Samba com Breakdance , mas não conseguiu manter juntos Glória Perez e Aguinaldo Silva



        Em maio de 1984, a Globo lançou em seu horário nobre a trama de Partido Alto, novela que juntou os ritmos Samba e Breakdance,  porém não conseguiu manter juntos seus autores  - Glória Perez e Aguinaldo Silva.

        A trama confusa escrita pela dupla, com Aguinaldo estreando como novelista,  pecou pelo excesso de  histórias e pela precariedade de suas soluções. E a falta de sintonia entre os  autores ficou evidente logo em suas primeiras semanas. A dupla se desfez e Glória Perez ficou com incumbência de terminar a novela. A Falta de critério inicial se projetou até o fim, e só mesmo a grande produção global  evitou que  Partido Alto entrasse para o hall das novelas de fracasso retumbante da   nossa teledramaturgia.



        A Novela era recheada de personagens interessantes que seduziam o grande  público, porém alguns deles foram prejudicados pelo roteiro complexo  - Jussara, a espetacular porta-bandeira vivida pela Betty Faria;  Célio Cruz,  o banqueiro do jogo do bicho , vivido pelo Raul Cortez; a simplória Nanci, da Lilian Lermmertz e  o professor Maurício do Cláudio  Marzo,  personagens bem delineados e bem defendidos por seus intérpretes. Infelizmente, mal costurados ao contexto e em alguns pela ação da censura, contribuiu para um resultado equivocado.



        Celio Cruz por exemplo, por imposição da censura ainda vigente no ano de 1984, não poderia ter suas atividade ilegais citadas dentro da trama  - apesar de todos saberem que ele era um banqueiro do  jogo do bicho , isso em hipótese alguma poderia ser dito ou citado. Vai entender!



        Betty Faria, em mais uma personagem que explorava seu talento e beleza  que  defendeu naquela década de 80, frequentou assiduamente naquele ano a quadra de Escola de Samba Mangueira, para dar mais veracidade a criação da sua  porta-bandeira.



        O Samba foi um personagem a parte na trama,  coincidentemente no ano em que a Globo perdeu para Rede Manchete os direitos de transmissão dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro,  e  a fictícia escola de Samba Unidos do Encantado  desfilava na avenida no último capítulo tendo Jussara com o grande destaque, ao som do samba-enredo “E Agora José?”, de autoria do Piscina, personagem do José Mayer.  Para a gravação, a produção da novela interrompeu o trânsito na Avenida Rio Branco e organizou um desfile de carnaval com  a participação de mil passistas de seis escolas de samba. As gravações duraram 12 horas.



        Personagens caricatos se destacaram junto ao grande público com interpretações  inesquecíveis da Marilu Bueno  com a esfuziante Sulamita;  os saudosos Guilherme Karan  como guru de araque Políbio e Arnaud Rodrigues com o funkeiro Mr. Soul, que já tinha nos encantado com o Soró de Pão-Pão Beijo-Beijo (1983), um ano antes e depois repetiria o sucesso popular como o Cego Jeremias em  Roque Santeiro, no ano seguinte.



        O Título da novela é uma referencia ao partido-alto, estilo de samba surgido no início do século 20 dentro do processo de modernização do samba urbano do Rio de Janeiro. A novela ajudou a divulgar para o grande público o breakdance, por meio  da sua abertura e do personagem Mr. Soul, defendido por Arnaud Rodrigues. O Breakdance  ou apenas o break – é um estilo de dança de rua, parte da cultura do hip hop criada por afro-americanos e latinos na década de 70 em Nova York.



        A Abertura de Partido Alto é uma das mais longas da era Hans Donner com duração de 1 minuto e 42 segundos. No vídeo,  Hans juntou 2 grupos – 1 de sambistas outro de dançarinos de break que ao som de “Enredo do Meu Samba”, gravado pela Sandrade Sá,  especialmente para novela. O Grupo de dançarinos de break eram vestidos com roupas multicoloridas, já os sambistas estão todos de prateado.  Os grupos se enfrentavam entre sim,  começando pelos dançarinos de break e aos poucos os sambistas vão chegando entre os dançarinos até formar uma roda só com os 2 grupos juntos.

        Partido Alto foi a primeira novela dos atores Guilherme Karan, Roberto Bataglin e Mário César Camargo. A novela marcou também a estreia das atrizes Carla Daniel e Bia Sion. Primeira novela na Globo do ator Rubens Corrêa.

        Débora Duarte, que vivia uma personagem secundária em Partido Alto, deixou a trama  antes do final para protagonizar a próxima novela do horário – Corpo a Corpo, do GilbertoBraga.



        Partido Alto não é uma novela muito lembrada pela Globo, nunca foi reprisada até então,  por seus autores,  por motivos óbvios e nem pelos intérpretes  dos personagens centrais, mas já mostrava em suas entrelinhas o estilo de ambos os autores com essa predileção por escolas de samba que o Aguinaldo Silva sempre gosta de retratar em suas tramas contemporâneas ou a temática social, preocupação da Glória Perez em suas histórias, que em Partido Alto  abordou o problema da falta de linha de ônibus para o Bairro do Encantado, uma das locações da trama.  A Exposição do problema em horário nobre levou á criação da linha para o bairro logo depois do término da novela.

        Partido Alto completou 38 anos  em  maio último e,  dificilmente a veremos numa reprise, mas confesso que  ela merece ser inserida na Globoplay sem dúvidas.

Ficha Técnica:



Novela dos autores Aguinaldo Silva e Glória Perez

Direção Geral: Roberto Talma

Elenco:

CLÁUDIO MARZO – Maurício
ELIZABETH SAVALA – Isadora
RAUL CORTEZ – Célio Cruz
BETTY FARIA – Jussara
LÍLIAN LEMMERTZ – Nanci
RUBENS CORRÊA – Amoedo
GLÓRIA PIRES – Celina
CÉLIA HELENA – Isildinha
HERSON CAPRI – Sérgio
EVA TODOR – Cecília
PERCY AIRES – Agostinho
JOSÉ MAYER – Piscina
MARILU BUENO – Sulamita
KADU MOLITERNO – Werner
NORMA BENGUELL – Irene
ROBERTO BATAGLIN – Fernando
MILTON GONÇALVES – Reginaldo
JONAS MELLO – Zé Luís
SUSANA VIEIRA – Gilda
CHRISTIANE TORLONI – Selma
PAULO CÉSAR PEREIO – Da Matta
GUILHERME KARAN – Políbio
ARNAUD RODRIGUES – Mr. Soul
ROBERTO BONFIM – Genilson
ELIZÂNGELA – Cidinha
CININHA DE PAULA – Salete
GERMANO FILHO – Jesus
ILVA NIÑO – Iara
FÁBIO SABAG – Turquinho
EDNEY GIOVENAZZI – Alceu
ANDRÉ DE BIASE – Marcos
BIA SION – Sú
CARLA DANIEL – Malu
LUÍS FELIPE DE LIMA – Felipe
NEUSA CARIBÉ – Zezinha
MÁRIO CÉSAR CAMARGO – Kleber
TONY FERREIRA – Delegado
CARMEM FIGUEIRA – Thelma
ANTÔNIO PITANGA – Jacaré
COSME DOS SANTOS – Zé Pretinho
GUARACY VALENTE – Raposo
JOÃO VIEITAS – Geni
ÂNGELA RABELO – Déia
ELIANE MAIA – Creusa

os meninos
MARCELO PENICHE – André (filho de Isadora e Sérgio)
RAFAEL ALVAREZ – Jorginho (filho de Jussara e Escadinha)

e
ARMANDO BÓGUS – Arthur (advogado de Maurício)
CAZUZA – acaba apaixonado por Salete, no final
DÉBORA DUARTE – Laura (mulher de Da Matta)
FELIPE WAGNER – promotor no julgamento de Maurício
GILSON MOURA – Amaral (bandido amigo de Escadinha que acaba assassinado)
IVAN MESQUITA – juiz em dos julgamentos de Maurício
JAIR DELAMARE – segurança de Turquinho
JAMES JONES como ele mesmo, surfista com Werner e Marcos no Havaí
JORGE COUTINHO
LIMA DUARTE – Cocada
LUCY MAFRA – empregada de Isadora
MARIA AUGUSTA como ela mesma, autora do argumento para o samba-enredo da Acadêmicos do Encantado
MARISE CIGANI – empregada de Werner
MILA MOREIRA – Luana (antiga namorada de Sérgio)
MONIQUE ALVES – Marta Siqueira (química que vende veneno para Sérgio, é assassinada)
NARDEL RAMOS – detetive Marquezzi
NÉLIA PAULA – Manuela (mulher de Amaral, trabalha como faz-tudo no Encantado)
NEY LATORRACA – Escadinha (irmão de Piscina, ex-marido de Jussara, bandido, foi assassinado pela polícia no início)
PAULO NUNES – porteiro no prédio de Isadora
RENATA FRONZI – jurada no julgamento de Maurício
RUTH DE SOUZA – jurada no julgamento de Maurício
YONÁ MAGALHÃES – juíza em dos julgamentos de Maurício

Exibição: 7 de Maio a 24 de Novembro de 1984

Capítulos: 174

Veja Também: 

Elizabeth Savalla 


Glória Perez 


Liliam Lemmertz 


Betty Faria 


Máscaras (2012)


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.memoriaglobo.com.br www.wikipedia.com.br

 

Comentários

  1. Por onde andam os meninos da abertura de Partido Alto? Os dois últimos do final da abertura?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

No Tema e Na Trilha do Alejandro Sanz

            Alejandro Sanz é um dos cantores latinos  mais bem sucedidos em todo o mundo e o espanhol mais famoso fora do seu país. O Cantor já vendeu mais de 21 milhões  de disco tendo iniciado sua carreira na década de 80.         O Cantor começou a se destacar em festivais nacionais do seu país, e em 1991 gravou seu primeiro disco “ Viviendo de Brisa ” que se tornou o mais vendido daquele ano na Espanha.         No Brasil, Alejandro Sanz começou a se destacar depois de ter uma música sua na trilha  da novela Torre de Babel na Globo , e depois praticamente um vez por ano o cantor é figura constante nas trilhas internacionais das novelas brasileiras.         O Post de hoje vai relembrar exatamente isso, o que vai fazer você passear por um seleto festival de sucessos do Alejandro Sanz . Carazon Partio ( Torre de Babel – 1998)         “Corazon Partio ” foi a música que abriu o mercado nacional para Alejandro Sanz. Tema da novela Torre de Babel , novela