Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Máscaras (2012)

10 anos da problemática trama da RecordTv



        Há 10 anos, exatamente em 10 de abril  de 2012, a RecordTv lançava sua mais nova trama do horário nobre,  escrita por Lauro César MunizMáscaras , era anunciada como mais um grande sucesso do autor,  que já havia escrito Cidadão Brasileiro (2006) e Poder Paralelo (2009)  para o Canal.



        Infelizmente, toda a repercussão  em volta da estreia da trama acabou seguindo um caminho contrário ao sucesso, depois de algumas declarações controversas do autor à imprensa , que soaram mal junto ao público, com isso Máscaras já estreou com fama de não ser  uma novela popular, era uma novela feita para um público mais “seleto”.

        Lauro César Muniz criticou a valorização da Classe C , que a Globo estava fazendo com suas tramas no ar, naquele mesmo ano ,  com Cheias deCharme e Avenida Brasil, e como essa  mesma Classe C não se enxergou numa trama complexa como Máscaras,  virou a cara para a trama.



        Máscaras tem  todos os ingredientes das tramas de sucessos e características do autor – Um jogo de briga pelo poder, com uma organização criminosa como pano de fundo, assim como ele apresentou com maestria em Roda de Fogo (1986) e O Salvador daPátria (1989), clássicos do Lauro na Globo, e os que já citei apresentados na sua ida para a RecordTv.  O que prova que não foi a parte artística ou o texto da novela que espantou o público. Esse mesmo público já conhecia o trabalho do autor e sabia do que ele era capaz.



        Depois do início da trama e,  visto que a novela não iria “pegar”, a RecordTv  providenciou uma troca de direção, saiu Ignácio Coqueiro e entrou Edgard Miranda,   o que  não surtiu  muito efeito.



 Aquela altura o estraga já estava feito  - Na  imprensa  pipocavam notícias que denegriam a trama , taxada de incoerente, sem nexo e mal escrita e a gota d´agua foi o pedido “público” de saída da trama postada  através das redes sociais da atriz Luiza Tomé, que viu sua personagem Geraldine esquecida dentro da  história. A atriz foi taxativa , pediu para sair e declarou nunca mais trabalhar novamente com Lauro César Muniz, um autor que até então , ela admirava tanto.

        Pouco mais de um mês, depois do pedido de Luiza  Tomé, boa parte do elenco de Máscaras, saiu em defesa da trama e do autor, e mandaram uma carta aberta  à imprensa, acusando a mesma de só focar nos erros da produção e na falta de audiência  e em  nenhum momento parar para analisar o texto, a narrativa , que em outros momentos fora elogiado quando apresentada em outros trabalhos do autor.

        A carta foi escrita por Paloma Duarte, estrela da trama, e assinada pela maioria do elenco,  nomes como Fernando Pavão,  Heitor Martinez, Jonas Bloch, Nicolas Siri, Petrônio Gontizo, Raul Gazolla, Bárbara Bruno, Íris Bruzzi entre outros. Já alguns outros atores preferiam não comprar a briga com imprensa, e não assinaram a carta, a outra protagonista vivida pela Miriam Freeland, Gisele Itié e Jussara Freire.



        No elenco primoroso de Máscaras vale destacar a protagonista vivida pela PalomaDuarte, impecável por toda a trama com  sua personagem dúbia  e sem nome (Namelles). A  atriz que pegou as rédeas da trama acabou virando o símbolo de luta pela sucesso da novela durante todos os 116 capítulos apresentados. Paloma Duarte era uma espécie de amuleto para o Lauro César Muniz,   foi protagonista das duas outras tramas dele -  Cidadão Brasileiro (2006) e Poder Paralelo (2009), porém em Máscaras faltou Gabriel Braga Nunes, que fez par com a Paloma nas duas outras tramas,  e em 2012  já tinha fechado seu retorno a Globo. Terá sido a falta do Gabriel o grande “azar” da trama?



        Destaque também para o sensível trabalho da Míriam Freeland como a protagonista Maria,  que inicia a trama em uma  crise com uma Depressão Pós-Parto   e Bárbara Bruno, como Zezé, a mãe que não aceitava a perda do filho e convivia com ele em seu imaginário, na fina linha tênue entre o trágico e o cômico.

        Máscaras marcou a estreia em novelas dos atores Emílio Dantas e Renato Livera.



        A novela acabou sendo creditada como a responsável por colocar a teledramaturgia da RecordTv em sua maior crise desde a reabertura em 2004, endossado pelo fato dela ter derrubado pela metade a audiência de Vidas em Jogo e feito o público da emissora se esvair, o que também afetou as tramas seguintes – Balacobaco (2012) , Dona Xepa (2013), Pecado Mortal (2013) e Vitória (2014), que não conseguiram levantar os índices. Com isso a RecordTv deixou de focar nas tramas contemporâneas e começou apostar  no nicho das  bíblicas a partir de Os Dez Mandamentos (2015), trama que se transformou em fenômeno de audiência e crítica.

        Máscaras foi para o currículo de Lauro César Muniz uma espécie de Os Gigantes dos anos 2000, a novela  que o autor apresentou na Globo em 1979, que também é considerada uma das novelas mais criticadas e de menos audiência apresentadas pelo autor, e que da mesma forma de Máscaras, marcou o  desligamento do autor da emissora.



        O e10blog gosta muito de relembrar também essas tramas consideradas flop´s , e que exatamente por isso entram para história da teledramaturgia.  Eu confesso que já estou com Máscaras na minha listagem de tramas que irei logo, logo ver no streaming da RecordTv e quem sabe passo a ter uma nova visão por essa trama tão complexa e difícil de ser entendida.



        Máscaras enfrentou troca de horários, troca de diretores, elenco descontente, imprensa torcendo contra,  a história começa com a protagonista com uma depressão pós parto, protagonista dado como morto e trocando de identidade, enfim um novela sobrevivente acima de tudo.



        Paloma Duarte, alçada  a advogada de defesa de Máscaras,  encerrou  o último capítulo da trama exibido em 02.10.2012,  com um bonito depoimento enaltecendo o trabalho do ator dentro da produção. A Atriz falava diretamente para a câmera enquanto entrava nos estúdios da RecNov (Centro de Produção de Novelas da RecordTv), para gravar sua última cena na novela.

 

Ficha Técnica:



Novela do Autor Lauro César Muniz

Direção Geral : Ignácio Coqueiro substituído por Edgar Miranda

Elenco:

FERNANDO PAVÃO – Otávio Benaro / Martim
PALOMA DUARTE – (Nameless) / Elisa Rainha
HEITOR MARTINEZ – Martim Salles / Otávio
MÍRIAM FREELAND – Maria Salles Benaro
PETRÔNIO GONTIJO – Dr. Décio Navarro
GISELE ITIÊ – Manu (Manuela Marin)
NICOLA SIRI – Caio Anselmi
BETE COELHO – Valéria Laje
DANIELA GALLI – Tônia (Antônia Valdez)
KAREN JUNQUEIRA – Luma Valdez
DADO DOLABELLA – Edu
CECIL THIRÉ – Eduardo Sotero
JUSSARA FREIRE – Elvira
BÁRBARA BRUNO – Zezé (Maria José)
ROBERTO BOMTEMPO – Zezé (José Maria)
JONAS BLOCH – Big Blond
BEMVINDO SEQUEIRA – Novais
FLÁVIA MONTEIRO – Eneida Bastos
GIUSEPPE ORISTÂNIO – Pulga
CARLOS BONOW – Fausto
MARCELO ESCOREL – Toga (João)
UMBERTO MAGNANI – Jeremias
ÍRIS BRUZZI – Olívia Motta
RAUL GAZOLA – Vado (Evaldo Fael)
ELIETE CIGAARINI – Nair Fael
LUIZA TOMÉ – Geraldine Aidan
EMÍLIO DANTAS – Gino
FRANCISCA QUEIROZ – Flávia Mattos
LUIZA CURVO – Laís Neves
JORGE PONTUAL – Mário Souza
MÁRCIO KIELING – Gabriel Peixoto
FRANCIELY FREDUZESKI – Cláudia Prado
JEAN FERCONDINI – Marco Antônio
AUGUSTO ZACCHI – Régis
LULI MILLER – Mirela
DANIEL AGUIAR – Guto
TATSU CARVALHO – Rogério Mattos
LÍVIA ROSSY – Yara Lemos
LOUISE D´TUANI – Letícia
GABRIELA DURLO – Marina Peixoto
JÚLIA MAGESSI – Luciana
VALQUÍRIA RIBEIRO – Maria do Socorro
PERFEITO FORTUNA – Dr. Cotrim
BRUNA DI TÚLIO – Sônia
HENRI PAGNOCELLI – Deputado Gomide
RAFAEL QUEIROZ – Fred
YANA SARDENBERG – Guta
RENATO LIVERA – Jairo Neves
CAROL CAVALCANTI – Vera
NANDA ANDRADE – Soraia
DANIEL VILLAS – Rúbens
RAÍ ANTUNES – Marcelo
KARLA RALIN – Luzia
MÁRCIO NAVARRO – funcionário de Décio
CARLOS SEIDL – José Jorge
RAYMUNDO DE SOUZA – sequestrador
HENRI PAGNONCELLI – Deputado Enrico Gomide
RICARDO PETRAGLIA – Delmiro Salles
NINA DE PÁDUA – Dinorá
CACAU MELLO – Ana
JOSÉ CARLOS PIERI – Augusto
ZECA CARVALHO – Cabo Peixoto
JÚNIOR PRATTA – Sequestrador
GUSTAVO OTTONI – Lucas
DOMINGOS ANTÔNIO – Johnny Wasp
THIAGO CORDEIRO – Silvério
SABRINA FAERSTEIN – Calpúrnia
MARIZA MARCHETTI – Drª Paula

 

Exibição: 10 de Abril à 02 de Outubro de 2012

Capítulos: 116 Apresentados e 125 escritos

Veja Também: 

Amor Eterno Amor  (2012)


Cidadão Brasileiro (2006)


Poder Paralelo (2009) 


Os Dez Mandamentos (2015)


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipedia.com.br www.memoriaglobo.com.br

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Tributo “Manoel Carlos”

          O Documentário Tributo já virou o melhor programa na tv das sextas a noite. Nesta sexta foi a vez do rei das Helena´s, o mais conhecido morador do Leblon no Rio, o   dramaturgo ManoelCarlos , nosso eterno Maneco.           A Veiculação na tv aberta   do documentário foi além   de tudo, um   afogo em nossos corações, nesta semana em que a atriz e filha do autor   divulgou sobre   a   doença do pai, foi bom demais rever   fragmentos das maravilhosas obras desse autor que sabe como ninguém escrever   e desenvolver   um texto em teledramaturgia com uma delicadeza e perícia de poucos.         Como imaginar   viver em um mundo sem ter conhecido as Helena´s do Maneco, ou a Eduarda ( GabrielaDuarte) e a Laura   ( Viviane Pasmanter ) de Por Amor (1997); a Paula ( Carolina Ferraz ) e   a Sheila   ( Lília Cabral)   de História de   Amor (1995), o Quinzinho e João Victor (Tony Ramos ) de BailaComigo (1981); A Íris    ( Déborah Secco ) e a   Capitu ( Giovanna Antonelli)   de

Tributo “Zezé Motta”

          Nesta sexta (10.05) foi a vez da série   “ Tributo ” homenagear Zezé Motta , uma das mais   versáteis profissional   nacional   – Canta e atua   com a mesma   intensidade nesses    mais de 5 décadas   de carreira.         Eternizada com a Xica da Silva , do filme   homônimo de Cacá Diegues , é sem dúvidas um dos nossos patrimônios, e   muitos antes de falarmos sobre   empoderamento e respeito   as profissionais negras, Zezé Motta já era um baluarte nessa luta   por   seu lugar   ao sol.               O Tributo mostrou sua trajetória   nos cinemas, tv e teatro e também seu lado pessoal, a   vontade de ser mãe entre outros pontos que marcaram a vida e carreira dela.         Muito bom ver um programa   feito especialmente para uma atriz merecedora e do nível que é nossa Zezé Motta ! Veja Também: Zezé Motta  Tributo Manoel Carlos   Tributo Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa          

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Trilha Sonora Eterna - Sinhá Moça (2006)

         A Segunda versão de  Sinhá Moça   (2006), trama do autor  Benedito Ruy Barbosa ,  estreou no início do ano   no  Canal Viva,  substituindo a reprise de  Escrito nas Estrelas  (2010), a partir das 15:30.         Protagonizada por  Débora Falabella ,  Danton Mello   e um grande elenco, a novela tem direção geral de  Ricardo Waddintgon e é considerada um dos grandes sucessos do horário nos anos 2000.         Remake da novela exibida em 1986 com a história dos personagens Sinhá Moça ,   Rodolfo   e Barão de Araruna, vividos por LucéliaSantos, Marcos Paulo e Rubens de Falco na ocasião – agora interpretados por Débora Falabella, Danton Mello e Osmar Prado . Baseada no romance de Maria Dezonne Pacheco Fernandes (lançado em 1950), a história já tivera uma versão cinematográfica, produzida pela Vera Cruz em 1953, dirigida por Tom Payne e Oswaldo Sampaio , com Eliane Lage (Sinhá Moça), Anselmo Duarte (Rodolfo) e José Policena (Barão de Araruna). A Trilha Sonora de Sinh

“Família é Tudo” revela seu principal segredo em meio às polêmicas de assedio

          Nesta semana em Família é Tudo , Daniel Ortiz usou o principal cartucho da trama – Revelou que o ataque ao Lucca (Jayme Matarazzo), que levou Electra   ( Juliana Paiva ) à cadeia por anos, na verdade foi todo   arquitetado   pelo 2   vilões da trama – Hans (Raphael Logam) e Jéssica (Rafa Kalimann), ou seja nada de surpresa.           Na verdade já havia uma   espécie de conspiração nas redes sociais   de que Electra, poderia ser realmente a vilã da trama ao invés da Jéssica, que ela realmente   seria culpada pelo ataque ao namorado, o que daria um viés muito interessante a história,   uma espécie de releitura de A Favorita ( 2008). Com essa revelação tão simples, tão óbvia, o autor queima um dos principais cartuchos de Família é Tudo   e   perde a oportunidade de dar um novo gás na história.         E por falar em Família é Tudo a trama está na boca do povo por outros 2 motivos – O Primeiro deles é – Cadê Arlete Sales Arlete Sales na história ?    De que adiantou ap

“No Rancho Fundo” emociona público com a mudança da Família Leonel para o Hotel São Petesburgo

        A trama do  Mário Teixeira continua sendo a menina dos olhos da Globo . A “continuação” de Mar do Sertão , acertou a fórmula e reconquistou o público que correu de Elas por Elas .   Nesta semana a novela chegou em uma das fases aguardadas, a reviravolta da família Leonel que graças a Tubaína se tornam milionários.         A Cena em que a família sai do rancho rumo ao grande Hotel São Petsburgo, que fechou o capítulo desta sexta(17.05),    emocionou o público com   a junção   da sequencia da novela com o take da abertura que conta a história da família.         É Fato que essa fórmula   de apelo popular, quase folclórico, vem se tornando uma boa saída para ao horário das seis, que sempre   que   investiu   nesse viés viu essas novelas se   transformarem em sucesso,   como foram O Cravo e a Rosa (2000), Êta Mundo Bom   (2016) e a própria Mar do Sertão , ou seja é a simplicidade somada a criatividade provando que nunca sai de moda. Veja Também: No Rancho Fundo null Deb