Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Poder Paralelo (2009)

10 Anos da  frenética e audaciosa trama da RecordTv

        Em abril deste ano,  Poder Paralelo, trama do autor Lauro César Muniz, completou 10 anos de exibição  e foi uma das novelas do canal que deixou muita saudade.
        Com uma história frenética e audaciosa,   com Lauro Cesar em sua melhor forma,  a  novela  consagrou seus protagonistas  vividos pelo Gabriel Braga Nunes, Paloma Duarte, Marcelo Serrado e Miriam Freeland num misto de suspense,  romance  e trama policial tendo a máfia italiana e o narcotráfico na América do Sul como pilares da história

        A trama se inicia com uma ordem que parte do Brasil para matar  Tony Castellamare (Gabriel Braga Nunes), um brasileiro de origem italiana que mora em Palermo, na Itália, suspeito de ligações com a máfia. O crime é interceptado por Téo (Tuca Andrada), delegado da Polícia Federal brasileira e chefe da operação que investiga uma poderosa conexão do narcotráfico. Em uma ação rápida, o delegado impede que Tony morra com a explosão de uma bomba em seu carro, mas não consegue evitar a morte da mulher dele e de suas filhas gêmeas. Tony não consegue chegar a tempo de impedir que sua família entre no carro. Querendo vingança, ele volta ao Brasil acompanhado do filho Eduardo (João Victor Silva) e se hospeda na casa dos pais, os italianos Dom Caló (Gracindo Junior) e Mamma Freda (Lu Grimaldi).
Misterioso, Tony não deixa claro a ninguém a sua relação com a máfia. Isso instiga o delegado Téo, que sabe que ele pode ser o elo que precisa para chegar até Capo (Rogério Frões), o líder da organização. Téo conta com um moderno aparato policial e tem em sua equipe profissionais qualificados, como o parceiro Renato (Bruno Padilha) e Marília (Maria Ribeiro), uma especialista em tecnologia capaz de invadir qualquer sistema operacional. Por outro lado, os envolvidos com a máfia tentam evitar a aproximação da polícia. Iago  (Antônio Abujamra), porta-voz de Capo, comanda seus contraventores no Brasil com a ajuda de Lucas (Luiz Guilherme) e Tucci (Roberto Birindelli), e, na Itália, por meio de Brasiliano. Iago faz o que pode para atrapalhar as investigações de Téo.

A vida de Tony não está envolta apenas em crimes e tragédias. Pouco antes da morte da mulher e filhas, ele conhece a jornalista brasileira Lígia (Miriam Freeland), que inicialmente se aproxima para conseguir um furo jornalístico para a revista que trabalha. Porém, ela acaba apaixonada e sensibilizada com o sofrimento de Tony ao perder a família, passando então a viver uma crise ética por ter se apaixonado por um homem que supostamente é um criminoso. Ao mesmo tempo, Lígia é cobrada por seu editor-chefe, Baruel (Calos Bonow), para conseguir uma matéria bombástica. Tony, por sua vez, fica fascinado por Lígia, mas também se irrita ao saber que ela é jornalista e quer fazer uma matéria sobre a sua vida.

Em outro núcleo, está Maura Orlim Vilar (Adriana Garambone), que casou-se cedo com Bruno Vilar (Marcelo Serrado) e deixou de lado o desejo de ser atriz, por insistência do próprio marido. Dedica sua vida a cuidar dele e dos filhos, Luísa (Fernanda Nobre), Pedro (Guilherme Boury) e Júnior (Rodrigo Simas). Bruno, por sua vez, enriqueceu ao se casar com Maura e passou a trabalhar nos negócios da família. Apesar de não ter realizado seu maior sonho, Maura é muito feliz. O que ela não imagina é que o marido há anos mantém um caso extraconjugal com a famosa atriz Fernanda Lira (Paloma Duarte), que se sente atraída pelo comportamento imprevisível de Bruno, mas está cansada de ser “a outra”. Até o dia em que a atriz conhece o misterioso Tony Castellamare.

O título da trama, que inicialmente se chamaria Vendetta, vingança em italiano, foi escolhido pelo funcionários da RecordTv, num concurso promovido pela emissora. Lauro César Muniz, que era o principal torcedor para que Vendetta continuasse como título da trama, teve que dar o braço a torcer, a RecordTv que primava por um público de classe b, c e d achou que um título estrangeiro não agradaria esse público. Cá entre nós, Poder Paralelo sem dúvidas foi um bom título, totalmente dentro da temática da novela. Inicialmente, antes da estreia da trama, Lauro queria contar a história de Machos, baseada no série de Tv no Chile, totalmente diferente de Poder Paralelo. Mas os problemas com direitos autorais inviabilizaram o projeto.

Poder Paralelo seguiu o filão que já havia dado certo em Vidas Opostas (2006) e A Lei e o Crime (2009) – uma dramaturgia séria, com cenas de ação, perseguições, tiroteios, violência e crimes.
Lauro César Muniz se inspirou no livro Honra e Vendetta, do Sílvio Lancelloti, porém faltava  história no romance para segurar uma novela, e assim o autor em conjunto com Dora Castellar, criou para Poder Paralelo as personagens femininas, que pouco tinha destaque no história do livro.

Tony Castelamare,  o protagonista vivido pelo Gabriel Braga Nunes, era um personagem muito interessante e inovador, o perfil dúbio que deixou o público a trama inteira sem saber se ele era vilão ou mocinho, vítima ou causador dos acontecimentos, deu mais uma vez brilho na carreira do ator, que já havia sido aclamado pelo  protagonista de Cidadão Brasileiro (2006), também do Lauro César.  Poder Paralelo foi a   última novela do Gabriel na RecordTv, que voltou para a Globo em 2010, com status de grande astro  e no ano seguinte deu vida ao vilão Léo de Insensato Coração, do Gilberto Braga.

Os outros três protagonistas da trama também  fizeram de Poder Paralelo um palco apresentando personagens críveis e totalmente entregues a história. Marcelo Serrado, irrepreensível com o vilão patológico Bruno Vilar. Tal qual o Gabriel, voltou a Globo logo após Poder Paralelo, com status de astro da primeira linha da casa, dando um show como o Crô de Fina Estampa (2010),  um personagem com perfil totalmente diferente dos vilões que vinha fazendo nas tramas da RecordTV.

A repórter Lígia Brandão, foi outro bom momento da Miriam Freeland em tramas da RecordTv. Com uma interpretação sob medida, a atriz deu o tom certo a personagem que vivia numa  linha entre a ética e  sua paixão por Tony.
Através da personagem  Fernanda, vivida pela Paloma Duarte, o autor fez referências, reverenciado e criticando o mundo da dramaturgia, com destaque para televisão e o cinema, como fez  em sua novela Espelho Mágico, no ar pela Globo em 1977, a qual inclusive também tinha uma personagem atriz de nome Bruna Maria, vivida pela Pepita Rodrigues, como a personagem da Bruna Pietronave em Poder Paralelo.  

Outros personagens de destaque em Poder Paralelo foram Don Caló e Mamma Freda, os pais do Tony, magistralmente interpretados por Gracindo Jr e Lu Grimaldi, que nos brindaram com grandes cenas. A morte da Mamma Freda foi tão impactante . .. juro que passei a trama inteira rezando que ela ainda estivesse viva.  Petrônio Gontijo, que deu vida ao inconsequente Rudy,  também marcou a trama com um personagem complexo e cheio de nuances.

        Outro entrecho interessante de Poder Paralelo foi o do casal formado por Nina e Pedro, os personagens da Patrícia França e Guilherme Boury, mostrando uma história de amor tendo a diferença de idade entre eles como foco.
Adriana Garambone (Maura),  Cécil Thiré (Armando), Eliana Guttman (Dulce), Tuca Andrada (Delegado Telônio), Nicola Siri (Paulo Garzia), Fernanda Nobre (Luiza) entre outros também  tiveram bastante destaque com personagens bem interpretados na trama.


E não faltou a Poder Paralelo um clássico “Quem Matou?”. A partir do capítulo exibido em 03 de novembro de 2009, alguns personagens da novela foram misteriosamente assassinados, sempre mantendo o clima de suspense e anonimato, dando indícios que as suspeitas sempre recaíssem sobre  Bruno ou Tony – com dois detalhes comuns entre os crimes – todas as  vítimas mortas com um único tiro de pistola com silenciador e o fato de sempre aparecer uma fotografia do criminoso mirim conhecido como “Guri”, afixada aos cadáveres. 
        As vítima do Guri foram:
·        Juraci (Dartangnan Jr) – Morto na piscina do Hotel Diana;
·        Mamma Freda (Lu Grimaldi) – A mais chocante delas. A Mãe de Tony encontrada na piscina da chácara dos Castelamares  com um tiro na testa :
·        André (André Bankoff) – Achado dentro da sauna do Hotel Diana;
·        Wagner (Lúcio Fernandes) – Morto na mesa de jantar da pensão de Lourdes (Manoelita Lustosa);
·        Santana (Paulo Gorgulho) – Encontrado no quarto de hotel por Luiza (Fernanda Nobre).
·        Helena (Martha Mellinger);
·        Armando (Cécil Thiré) – Encontrado no hotel no interior de São Paulo, onde  iria se encontrar com sua amante Neide (Maria  Caroline Ribeiro);
·        Vânia (Bete Coelho) – Filha de Armando, foi encontrada morta em sua agência de viagens;
·        Nida (Beth Erthal) – Empregada da casa dos Vilar, é encontrada morta na sala de estar.
·        César (César Amorim ) – O Delegado  encontrado morto em sua sala;
·        Baruel (Carlos Bonow) – Foi a última vítima do serial. O Jornalista foi encontrado morto no apartamento da Lígia (Miriam Freeland).
Agora vem Spoiler:  Todas as  mortes foram provocadas por Paulo Garzia (Nicola Siri), com a ajuda de Neide. Paulo arquitetou tudo, a começar pelas mortes da esposa e filhas gêmeas de Tony em Palermo, no primeiro capítulo da novela. A intenção era colocar os Castelamares e os Vilar em guerra entre si, a fim de destruir os dois lados e então tomar para si mesmo os postos de líder das máfias sem jamais levantar suspeitas.

Poder Paralelo passou por alguns percalços nos seus 237 capítulos, que apresentados de segunda a sexta,  a partir da estreia do reality A Fazenda, deram a impressão que a trama ficou mais tempo no ar do que realmente esteve, quase 12 meses. A troca constante de horário de exibição da trama,   também  foi um fator apontado como prejudicial  para o melhor desempenho junto ao público, muitas vezes  esse público não sabia a que horas iria iniciar o capítulo do dia – se às 10, 11 ou 11:15 da noite. 
As gravidezes das atrizes Bete Coelho, Patrícia França e Maria Ribeiro,   fizeram com que  o  autor mudasse  o rumo de suas personagens; e ainda o esticamento da história, devido a produção da próxima atração – Ribeirão do Tempo,  está atrasada, obrigou o autor segurar e criar novos entrechos para que a novela chegasse ao seu ápice na época certa, afinal a  história não poderia se esvair antes do final. 

Assim como o autor fez em Cidadão Brasileiro (2006), seu trabalho anterior , na qual uniu elementos das novelas Escalada (1975) e O Casarão  (1976), ambas escritas por ele na Globo,  Poder Paralelo  tinha uma aura de Roda de Fogo, trama que ele escreveu em parceria com Marcílio Moraes em 1986, também na Globo. O Maniqueísmo dos personagens, o protagonista dúbio, trocando apenas o  cenário da corrupção política e  crime de colarinho branco de Roda de Fogo pelo narcotráfico em Poder Paralelo.

Sem dúvidas Poder Paralelo é um novelão e uma das melhores apresentadas pela RecordTv, com o Lauro César Muniz em seu melhor momento dramaturgo, lembrando os bons tempos do autor nas décadas de 70 e 80, e que ainda se tornou a trama de despedida de dele, já  que depois escreveu Máscaras (2010), e como sabemos foi uma trama complexa e cheia de problemas, que afastou o público e culminou no afastamento do autor até agora de uma outra produção.

Ficha Técnica:

Novela do Autor: Lauro César Muniz
Escrita em parceria com  Dora Castelar
Baseada no romance Honra e Vendetta do Silvio Lancelloti
Direção Geral: Ignácio Coqueiro
Elenco:
GABRIEL BRAGA NUNES – Tony Castellamare
MARCELO SERRADO – Bruno Vilar
PALOMA DUARTE – Fernanda Lira
MIRIAM FREELAND – Lígia Brandão
TUCA ANDRADA – Téo (Telônio Meira)
ADRIANA GARAMBONE – Maura Orlim Vilar
PETRÔNIO GONTIJO – Rudi (Rodolfo Castellamare)
PATRÍCIA FRANÇA – Nina Santanna
GUILHERME BOURY – Pedro Vilar
GRACINDO JR. – Dom Caló (Calógero Castellamare)
LÚ GRIMALDI – Mamma Freda (Freda Castellamare)
MARIA RIBEIRO – Marília de Castro
NICOLA SIRI – Paulo Garzia
FERNANDO PAVÃO – Khalid
LUCIANA BRAGA – Laila
FLORIANO PEIXOTO – Rafael Cortez
BETE COELHO – Vânia Orlim
ELIANA GUTMANN – Dulce Orlim
CECIL THIRÉ – Armando Orlim
BRUNO PADILHA – Renato Jardim
KAREN JUNQUEIRA – Gigi (Regina Castellamare)
MIGUEL THIRÉ – Dog (Douglas Arno)
FERNANDA NOBRE – Luisa Vilar
ANDRÉ BANKOFF – André Campos
MANUELITA LUSTOSA – Lurdes Leme
NILL MARCONDES – Felício Nogueira
MARIA CAROLINA RIBEIRO – Neide Queiroz
ANTÔNIO ABUJAMRA – Marco Iago
LUIZ GUILHERME – Lucas Sampaio
RICARDO PETRÁGLIA – Sérgio Barreto
ROBERTO BIRINDELLI – Francesco Tucci
CARLOS BONOW – Roberto Baruel
PAULO GORGULHO – José Santana
CASTRINHO – Leonel Pavão
JOSÉ DARTAGNAN JR. – Deputado Juraci Ramos
LUMA COSTA – Bebel (Isabel Borges)
ADRIANA LONDOÑO – Nícia Silva
SÔNIA LIMA – Tereza Garzia
JOÃO VITOR SILVA – Eduardo Castellamare
LEANDRO LÉO – João Mendes
JÚLIA SABUGOSA – Mimi (Miquelina Vaz)
AUGUSTO ZACCHI – Domi Santino
MARTHA MELINGHER – Helena Miranda
BETHY ERTHAL – Nida (Damiana)
SÔNIA GUEDES – Berenice de Castro
MARLY BUENO – Sônia Meira
CLÁUDIO TOVAR – Orlando
LÚCIO FERNANDES – Wagner Martins
ADRIANO DICARVALHO – Rodrigo Lins
MARCELO ESCOREL – Silvio Carlo
XANDÓ GRAÇA – Felipe Caroté
BRUNA PIETRONAVE – Bruna Maria Tucci
RODRIGO SIMAS – Bruno Vilar Jr.
RENAN PITANGA – Nando (Armando Neto)
FANY GEORGULEAS – Daniela
CRISTINA FAGUNDES – Maria
LUCAS COTRIM – Gustavo Silva
JULIANA ALMEIDA – Joana Dias
JÚLIA OLIVA – Juliana Silva
CLÁUDIO ANDRADE
e
ALEXANDRE DACOSTA – Delegado Antunes
BEMVINDO SIQUEIRA – Vitor Danesi chef do Hotel Diana)
CACO BARESI – Jorge (marido morto de Nícia)
CÉSAR AMORIM – Delegado Regional César Bittencourt 
CHARLE MYARA – Valdir Cruz (promotor no julgamento de Nina)
DANIELA GALLI – Marina Salaparuta (esposa de Tony morta na explosão em Palermo)
DANIEL BARCELLOS – Odair Fernandes (banqueiro bandido que foi sequestrado a mando de Sérgio)
DAVID THAMI – Macute (empregado de Pavãozinho)
EDUARDA TEIXEIRA – Graziela (filha de Tony morta na explosão em Palermo)
EDUARDO DASCAR – Pierre
EDYR DUQUE – Donata (senhora que hospeda Nina quando esta foge para dar a luz)
FERNANDO ARZE – Camilo Cennizas (bandido das FARC que estabeleceu negócios com Tony e Bruno)
FERNANDO VIERI – Jura
FLÁVIO LOUVEIRO – Ton Ton (empregado de Pavãozinho)
FRANCISCA QUEIROZ – Antônia (ex-mulher de Rafael)
GERALDO PESTALOZZI – Osmar da Nazaré (bandido recomendado a Pavão por Geraldo)
GISELE TIGRE – Vilma (obstetra contradada por Bruno para cuidar de Fernanda)
ISADORA TEIXEIRA – Alessandra (filha de Tony morta na explosão em Palermo)
KARINA SACCHELI – Katherine (médica americana do grupo de Capo e Santana)
LAFAYETTE GALVÃO – Dr. Figueroa (membro do grupo de Bruno)
JOAQUIM LOPES – Marcelo (ator que contracena com Fernanda na novela Mascaradas)
JORGE PONTUAL – ator que contracena com Fernanda na novela Mascaradas
JÚNIOR PRATA – Miro (sequestrador do banqueiro Odair Fernandes, acaba assassinado por policiais)
LEONARDO SERRANO – diretor da novela Mascaradas
LUIZ CARLOS DE MORAES – Tavares (concorrente de Bruno na candidatura de secretário de turismo)
MARCELO BORGHI – Carlão (irmão de Luis Moura Filho, um suposto Guri que a polícia investigava)
MARCELO TORREÃO – homem contratado para matar Tony
MÁRCIO KIELING – Alberto de Castro (irmão de Marília assassinado devido ao envolvimento com o tráfico)
MÁRCIO ROSÁRIO – Brasiliano (Leonilson Pini) (contraventor da quadrilha do Capo na Itália, nos primeiros capítulos da novela)
MARCOS BARRETO – Delegado Xavier
MÁRIO GOMES – Pavãozinho (irmão de Pavão, morre assassinado por Zé Formoso, um contraventor inimigo)
MARK GARY LAND – Gary Scott (agente estrangeiro) 
MICHELE MARTINS – Amanda (estagiária de Lígia que investiga o tráfico de mulheres e acaba assassinada)
MIGUEL KELNER – ator que contracena com Fernanda no filme Barriga
MILHEM CORTAZ – Clóvis Fernandes (cunhado de Nina que a estuprou, é morto por Khalid)
NELITO REIS – Cosme
PAULO ASCENÇÃO – jornalista italiano do Corriere Della Sera
PAULO CÉSAR FERREIRA – Flávio
RODOLFO DE FREITAS – Capo (Ary Monteiro de Mello) – jovem
ROGÉRIO FRÓES – Capo (Senador Ary Monteiro de Mello) (chefe da Máfia no início, assassinado pelos próprios comparsas para impedir que ele passasse o cargo para Tony)
SACHA BALI – Artur (sobrinho de Lurdes que vai morar com ela após cumprir pena)
SÉRGIO MONTE – motorista da ambulância que ameaça Vilma
TIÃO D’ÁVILA – Geraldo (malandro amigo de Pavão)
VICENTE COELHO – Sem-Noção (traficante que acaba morto por Macute)
WILLIAM VITA – Zé Formoso (presidente da Escola de Samba Deixa Falar, rival de Pavão)
Exibição: 14 de Abril de 2009 à 2 de Março de 2010
Capítulos: 237
Veja Também:
Meus Personagens Favoritos do Gabriel Braga Nunes 

Meus Personagens Favoritos da Paloma Duarte
Meus Personagens Favoritos do Marcelo Serrado
Novelas Inesquecíveis - Gaivotas (1979)
e10blog
Novelas Inesquecíveis 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

"A Viagem" comemora 30 anos com retorno ao Canal Viva a partir desta segunda-feira

            O  Canal Viva   reapresenta a partir desta segunda-feira (22.04) mais uma reprise da novela  A Viagem , um dos clássicos do horário das sete da  Globo ,  remake da  autora  Ivani Ribeiro ,  que completa 30 anos este mês, exibida originalmente em 1994 e protagonizada por  Christiane Torloni ,  Antônio Fagundes  e  Guilherme Fontes .          A  novela  que  aborda a vida após a morte, de acordo com a doutrina kardescista, foi sucesso de crítica e público sendo uma das mais marcantes da década de 90. Relembre a trama :   Alexandre  ( Guilherme Fontes ) é um  playboy  inconsequente que matou um homem em um assalto. Ao tentar fugir da polícia, é delatado pelo irmão Raul  (Miguel Falabella)  e pelo cunhado Téo ( Mauricio Mattar) . O famoso criminalista Otávio Jordão  (Antônio Fagundes) não aceita defendê-lo nos tribunais, pois a vítima era um amigo pessoal. Para ajudá-lo, Alexandre conta apenas com a irmã mais velha, Diná ( Christiane Torloni ), mulher de Téo, qu