Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

10 vilãs que amamos odiar! (Parte 2)



        Só um post com 10 vilãs claro que não foi o suficiente para homenagear as atrizes que imortalizaram   essas irresistíveis personagens.
        Então vamos dar uma conferida na parte 1 do post sobre as Vilãs que Amamos Odiar nestelink , e em seguida partir  para a parte 2 , onde vamos reencontrar e relembrar maldades de vilãs como Odete Roitamnn (Beatriz Segall), Maria de Fátima (Glória Pires), Nazaré Tedesco  (Renata Sorrah), Flora (Patrícia Pillar) entre outras.

Odete Roitmann (Beatriz Segall em Vale Tudo/1988)

        Acho que as vilãs podem ser divididas entre antes e depois de Odete Roitmann. Quem não quis por algum momento de Vale Tudo ser a Leila,  personagem da Cássia Kiss que matou a vilã cerca de 13 capítulos para o final da trama? 
Beatriz Segall foi alçada ao posto de intérprete oficial de vilã e ficou impossível para atriz se desvencilhar da personagem,  mesmo depois de anos do término de Vale Tudo. Gilberto Braga deu um presentaço à atriz, mas ela teve que carregar eternamente a Odete nas costas. Não à toa que ficou anos sem querer dar entrevistas que em algum momento fosse falar de Odete, mas é  impossível imaginar Beatriz Segall e não lembrar automaticamente da preconceituosa e autoritária Odete Roitmann, uma vilã que não poupou  nem os filhos, como o fato de ter escondido ser dela a culpa da morte de um neto, passando essa culpa para a filha Alcoólatra Heleninha (Renata Sorrah).
Em entrevista ao site da Veja, em 2011, a atriz se queixou de Odete:
"Isso é muito chato, fica repetitivo, chega a um ponto que você não aguenta mais. Pô, eu sou muito mais que Odete Roitman. Já fiz tanta coisa, os papéis mais diversos. Eu sou uma atriz de teatro, não sou uma atriz de um papel só”
        Beatriz Segall já havia feito uma vilã escrita por Gilberto Braga, a não menos perversa e preconceituosa, Lourdes Mesquita de Água Viva (1980), mas nem de longe chegou ao magnetismo da Odete Roitmann.

Maria de Fátima (Glória Pires em Vale Tudo/1988)

        Vale Tudo foi premiada com duas grandes vilãs na história da teledramaturgia nacional. Além de Odete Roitmann, sua discípula Maria de Fátima não fez feio não. Glória Pires,  que vinha de interpretações de adolescentes complexas como a Marisa de Dancin´Days (1978) e a Sandra de Água Viva (1980) ou as mocinhas como a Zuca de Cabocla (1979)  e a Rosália de Direitode Amar (1987) , foi alçada ao posto de grande estrela da casa ao se entregar  a  vilã jovem da trama. Foi capaz de entre outras coisas vender a casa da mãe, deixando ela na rua, ter armado para separá-la do seu grande amor, enfim maldades para todos os gostos. Foi a partir da Maria de Fátima que Glória Pires deu um novo status a sua carreira vindo a se tornar uma das nossas grandes atrizes brasileiras. 
        Depois de Vale Tudo, a atriz nos presentou com outras vilãs  adoráveis, como a Sarita de Mico Preto (1990), a Raquel de Mulheres de Areia (1993), A Nice de Anjo Mau (1997) e a Beatriz de Babilônia (2015). Esta  última, também  do  Gilberto Braga, que lhe  presenteou  a Maria de Fátima de Vale Tudo.

Adma (Cássia Kiss em Porto dos Milagres/2001)

        Cássia Kiss já havia sentido o gostinho de viver uma vilã  com a Beatriz Maldonado , na trama de Quem é Você, da Ivani Ribeiro, em 1996, mas foi a serial killer Adma de Porto dos Milagres (2001), atualmente em reprise  pelo Canal Viva, que ela apurou sua veia para o mal. Na trama, Adma em nome do amor pelo poder e pelo marido Félix Guerreiro (Antônio Fagundes), envenenou com seu indefectível anel,  sempre cheio de um “pozinho milagroso” , mais de 7 personagens da trama. 
        Com uma entrega total  à personagem, característica do trabalho da atriz, imortalizou a Adma entre as vilãs que amamos odiar da história da Tv. Depois da Adma, ela viveu outras vilãs que entraram para esse hall, como a Zilda de EternaMagia (2007) e a Melissa de Amor Eterno Amor (2012), ambas as tramas da autora Elizabeth Jhin.

Nazaré Tedesco  (Renata Sorrah em Senhora do Destino/2004)

        Nazaré Tedesco, a vilã  imortalizada por Renata Sorrah em Senhora do Destino, do Aguinaldo Silva,  foi sem dúvidas a grande vilã dos anos 2000. Depois da Odete Roitmann, Nazaré Tedesco é o nome mais citados quando falamos de vilãs da teledramaturgia. Nazaré era conhecida por roubar filhos, gostava de jogar seus inimigos da  escada, e quando cansada sempre tinha uma tesoura a mão para se divertir. Seus auto-elogios  proporcionaram grandes cenas a teledramaturgia nacional, e muito antes da Carminha (a Adriana Esteves de Avenida Brasil/2012) , ela criou o estilo vilã-cômica. Ria dos seus erros e gargalhava das suas próprias trapalhadas. 
        O Magnetismo da vilã de Senhora do Destino é tão grande  que ela foi usada como uma espécie de propaganda quando se começou  produzir a trama de O Sétimo Guardião, último trabalho do Aguinaldo no horário nobre. A imprensa divulgou que o autor ressuscitaria a personagem  em sua nova novela,  e os fãs logo ficaram de olho nos próximos acontecimentos. Porém a própria Renata recusou-se a reviver a personagem,   talvez pelo fato de tal qual acontecera com Odete Roitmann para Beatriz Segall, a Renata até então, mesmo com vários outros personagens,  não tenha conseguido “apagar” a Nazaré Tedesco.  Terá sido uma praga da Nazaré  o fracasso de O Sétimo Guardião?
        Curiosamente, a Nazaré foi a única vilã vivida pela Renata na Tv. A atriz fez no máximo mulheres interesseiras como a Carolina de Roda de Fogo (1986), que se casou com o pior inimigo do ex-marido  para continuar no poder ou a Gláucia Beatriz, mãe do Jonas Marra (Murilo Benício)  na trama de GeraçãoBrasil (2014).

Flora (Patrícia Pillar em A Favorita/2008)

        Nós passamos mais de 50 capítulos na dúvida de quem seria a grande vilã de A Favorita – Flora (Patrícia Pillar) ou Donatella (Claudia Raia)? Até que no capítulo 56,  JoãoEmanuel Carneiro revelou que os belos olhos claros da Patrícia Pillar escondiam muita coisa, e a Flora era realmente a assassina fria  da trama. A Vilã armou o sequestro da própria filha, enganou os pais do pai de sua filha, conseguindo se infiltrar de volta a casa dos Fontine  até chegar na inesquecível cena em que ela faz Gonçalo Fontine (Mauro Mendonça), seu sogro, pensar que ela havia assassinado a própria filha e Irene (Glória Menezes), num show de horror  com  a vilã toda suja de sangue, levando Gonçalo  a um infarto fulminante.  Na minha escala de vilãs a Flora da Patrícia Pillar de A Favorita está em quarto lugar, perdendo apenas para Odete Roitmann, Nazaré Tedesco e Carminha.

Vilma (Lucinha Lins em Chamas da Vida/2008)

        A Doce Lucinha Lins debutou como vilã na trama de Chamas da Vida da RecordTv, e a atriz marcou a teledramaturgia com uma interpretação crível e visceral da piromaníaca da novela da autora Cristiane Fridmann.  Mas a Vilma não era uma vilã comum –  o fato de ser  piromaníaca – pessoa que tem o prazer de atear fogo e ver a pessoa queimando até a morte – a diferenciava das outras. Foi assim que ela matou a maioria de suas vítimas, sempre deixando uma placa de chumbo  com a imagem de uma fênix nas cenas dos crimes.  Na   reta final a autora surpreendeu o público ao  inverter os entrechos fazendo com que Vilma fosse chantageada por um outro piromaníaco, que passou a cometer os crimes pondo a culpa na vilã. Claro que a Vilma merecia um final apoteótico, muito além do que a simples prisão.  A Vilma até foi presa , mas recebeu um urso de pelúcia com uma bomba dentro, que explodiu logo que ela abriu o pacote pondo um fim na vilã com muito fogo, tal qual toda sua trajetória na trama.

Regina (Beth Goulart de Vidas em Jogo/2011)

        Beth Goulart na pele da Regina de Vidas em Jogo, foi outra vilã de destaque na teledramaturgia da RecordTv e também da autora Cristianne Fridmann. A Regina é talvez a vilã mais humana desta lista, afinal de contas ela se auto titulava uma vítima da suas próprias vilanias. Por causa delas teve o desprezo das filhas, ficou longe do neto, mas nem isso fazia com  que  repensasse seus atos que muitos vezes, por ela ser a dona de uma grande construtora, prejudicou  muita gente ao seu redor, principalmente os ganhadores do prêmio da loteria, que Regina  tentou prejudicar para que não cumprissem as provas que os fariam receber a segunda parte do prêmio.

Dona Sinhá (Laura Cardoso em Sol Nascente/2016)

        Vilãs maquiavélicas são a especialidade do Walther Negrão, como a dona Joana Flores (Yara Amaral)  de Fera Radical (1988) ou a Cândida Novaes (Eva Wilma)  de Desejo Proibido(2006), mas a Vovó do Mal vivida pela Laura Cardoso em Sol Nascente foi um achado daqueles. Dona Sinhá chegava a pequena cidade da trama como uma inofensiva senhora que só queria curtir sua velhice, mas entre quatro paredes  se transformava em uma mulher perigosíssima e a mente por trás do grande vilão César, vivido pelo Rafael Cardoso.  Laura teve problemas de saúde durante as gravações da trama e teve que se afastar, mesmo assim a aura da personagem continuou lá e o público torceu pela sua volta à trama.  Foi a atriz mais velha a interpretar uma vilã na teledramaturgia. Laura tinha 89 anos durante as gravações de Sol Nascente. A Laura Cardoso já viveu outras vilãs na nossa teledramaturgia – Eu gostei muito  da Tia Ruth de Salsa e Merengue (1996)  e a Beata do Mal Dorotéia do remake de Gabriela (2012).

Mag, a Magnólia (Vera Holtz em A Lei do Amor/2016)

        Magnólia, a Mag de A Lei do Amor,  carregou nas costas  a trama da autora Maria Adelaide Amaral,  em parceria com  Vicent Villari,  literalmente. Se uma  boa vilã é 50%  de sucesso garantido de uma trama, a Magnólia foi 100% dentro da novela que não chegou agradar ao público.  Mesmo público que aclamou Vera Holtz na pele da vilã sensual, que seduziu os personagens do José Mayer e do Thiago Lacerda na trama, e foi capaz das maiores atrocidades dentro da novela -  de assassinatos a maus tratos com os próprios filhos e netos. Uma vilã com “V” maiúsculo sem sombra de dúvidas. Vera Holtz  viveu outras vilãs tão cruéis quando a Mag. Quem não lembra  da Fanny,  lá da era medieval de Que Rei Sou Eu ou a contemporânea Violeta Áquila de Três Irmãs (2008)?
       
Sophia (Marieta Severo em O Outro Lado do Paraíso (2017)

        Marieta Severo voltou com tudo as novelas depois de anos vivendo a bondosa Dona Nenê de A Grande Família. A Atriz  pegou de volta o posto de  vilã da teledramaturgia com a Fanny de Verdades Secretas em 2015, revivendo um perfil no qual  estávamos acostumados a vê-la como a Catarina de Vereda Tropical (1984), a Elvira de Deus nos Acuda (1992) ou a Loreta de Pátria Minha (1994). Mas foi com  a serial-killer  Sophia de O Outro Lado do Paraíso, do Walcyr Carrasco, que Marieta pode destilar todo seu preconceito, maldades e vilanias. Matou, humilhou, roubou . . . enfim,   fez tudo que tinha e não tinha direito e terminou a trama  tão louca quanto queria o que  todos pensassem que a Clara (Bianca Bin)  estava, seu principal alvo na trama.
Curiosamente a primeira personagem da Marieta na tv foi a primeira serial killer da história da teledramaturgia nacional  – a Éden de Bassora da novela O Sheik de Agadir,  da Glória Magadan, de 1968. Na trama um assassino intitulado de “O Rato”  matou misteriosamente  boa parte do elenco da novela. Apenas um par de luvas negras apareciam em cena, geralmente estrangulando a vítima. A Globo na época promoveu até um concurso para o público tentar descobrir a identidade do criminoso. Ninguém conseguiu responder a pergunta. Ao final da novela, a surpreendente revelação: O Rato era, na verdade, uma mulher, a princesa vivida por Marieta Severo.  Reza a lenda de que ao final Glória Magadan ficou encurralada em sua própria história sendo que o serial killer já havia aparecido para todos os personagens femininos ou masculinos da trama. Só lhe restou a franzina princesa, que com uma Marieta Severo magrinha, ficou impossível acreditar que ela tivesse força para matar inclusive vítimas do sexo masculino apenas com um estrangulamento.



Veja Também: 
10 Vilãs que amamos odiar (Parte 1)
Meus Personagaens Favoritos da Beatriz Segall
Nossos Autores - Glória Magadan
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

No Tema e Na Trilha do Alejandro Sanz

            Alejandro Sanz é um dos cantores latinos  mais bem sucedidos em todo o mundo e o espanhol mais famoso fora do seu país. O Cantor já vendeu mais de 21 milhões  de disco tendo iniciado sua carreira na década de 80.         O Cantor começou a se destacar em festivais nacionais do seu país, e em 1991 gravou seu primeiro disco “ Viviendo de Brisa ” que se tornou o mais vendido daquele ano na Espanha.         No Brasil, Alejandro Sanz começou a se destacar depois de ter uma música sua na trilha  da novela Torre de Babel na Globo , e depois praticamente um vez por ano o cantor é figura constante nas trilhas internacionais das novelas brasileiras.         O Post de hoje vai relembrar exatamente isso, o que vai fazer você passear por um seleto festival de sucessos do Alejandro Sanz . Carazon Partio ( Torre de Babel – 1998)         “Corazon Partio ” foi a música que abriu o mercado nacional para Alejandro Sanz. Tema da novela Torre de Babel , novela