Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Os Dez Mandamentos (2015)

Cinco anos da primeira novela bíblica da RecordTv que abalou a hegemonia global

        Há 5 anos a RecordTv levava ao ar aquela que seria a terceira grande dor de cabeça da Globo no gênero teledramaturgia. Depois de Pantanal (1990) na Rede Manchete   e Chiquititas (1997) no SBT, Os Dez Mandamentos começou tímida  e foi aos poucos conquistando o público, até mesmo os que não eram fãs de temas bíblicos (Eu por exemplo), e com a chegada das pragas do Egito estourou na audiência começando ofuscar o horário nobre da Globo com mais um fenômeno da teledramaturgia.
        Após a produção de minisséries bíblicas como A História de Ester, Sansão e Dalila, Rei Davi, José do Egito e Milagres de Jesus entre 2010 e 2014, a emissora resolveu apostar em um folhetim bíblico. A narrativa e o enredo de novela poderia ser a inovação que a emissora precisava para salvar seu núcleo de teledramaturgia que havia tomado um baque depois do fiasco de Máscaras (2012) , Pecado Mortal (2014) e Vitória (2015). Vivian de Oliveira, responsável pela maioria das minisséries do gênero foi escalada para escrever a novela contando a história de Moisés (Guilherme Winter),  baseando-se em livros da bíblia como  Êxodo, Levitico, Números e Deuteronômio.

        A novela narrou a saga bíblica protagonizada por um dos personagens mais importantes e emblemáticos da história,  atravessando passagens conhecidas do grande público , como o nascimento do profeta, as pragas do Egito, a fuga pelo Mar Vermelho , o encontro com Deus no Monte Sinai e a revelação dos mandamentos.
        Os Dez Mandamentos foi a novela certa no momento correto. A trama foi um escapismo para o público que rejeitou a novela Babilônia logo nos primeiros capítulos, e quando a trama bíblica chega na fase das 10 pragas do Egito não teve para ninguém, respingou na Globo, segurando o   público que fugiu de Babilônia (2015) e não regressou  com a estreia de A Regra do Jogo (2015).
         Os DezMandamentos  na verdade nunca concorreu diretamente com Babilônia, sua exibição  era durante o horário do Jornal Nacional. Eu disse era, por que depois da fraquíssima audiência de Babilônia, a trama da RecordTV começou a ter seus capítulos estendidos, e a Globo com o receio do confronto direto com A Regra do Jogo, estreou a nova trama quase às 22h, dando uma explícita esticada no JN. A RecordTV  não se fez de rogada, continuou segurando e esticando  Os Dez Mandamentos,   começando  a exibir diariamente as “Cenas do Próximo Capítulo”, o que só ocorria no capítulo das sextas-feiras, fazendo a novela ficar ainda cerca de três minutos a mais no ar.

        RecordTv investiu pesado nos efeitos especiais de Os Dez Mandamentos e apresentou nas 10 pragas e na abertura do Mar Vermelho cenas dignas dos grandes estúdios de Woolywood.  
        Claro que o sucesso de Os Dez Mandamentos não deve nem 1% ao elenco, que em tramas bíblicas da RecordTv nunca foram um grande chamariz. Por se tratar de uma novela que passaria mais tempo no ar, a emissora poderia ter se preocupado mais com a direção dos atores, que em muitas vezes exagerou  ou apenas declamou um texto como num jogral de igreja. Moises e Ramsés, os protagonistas vividos pelo Guilherme Winter e Sérgio Marone eram os dois extremos desse desajuste entre direção e elenco. Winter deu um ar engessado ao Moisés que precisava de mais força em cena; enquanto o Marone  deu um show de canastrice à frente do vilão Ramsés. Mesmo assim, Guilherme Winter foi eleito pelo Trófeu Imprensa o melhor ator do ano.
        No elenco destaque mesmo  para os excelentes Zé Carlos Machado (Sete I),  Samara Felippo (Joquebede jovem), Denise Del Vecchio (Joquebede adulta), Adriana Garambone (a vilão Yunet), Giuseppe Oristânio (Paser)  e PetrônioGontijo (Arão),  Larissa Maciel (Miriã), VeraZimmermann (Henutmire), Heitor Martinez (Apuki), Paulo Gorgulho (Anrão) e Floriano Peixoto (Uri) .
        A trilha sonora, do Daniel Figueiredo,  é outro destaque da novela. Assim como em outras adaptações bíblicas, a RecordTv optou por músicas instrumentais e outras em hebraico, como “Miklat” tema do casal protagonista cantada por Gilbert Stein e Fortuna Safie. Em Os Dez Mandamentos pela primeira vez uma música em português integrou a trilha de uma novela bíblica , foi “O Amor que vem da Fé” ou “No poço te Encontrei”, cantada por Kátia Jorgensen e Moysés Macedo (Filho mais novo do Bispo Edir  Macedo). A novela teve quatro trilhas: Volume 1 e 2, e trilha complementar volumes 1 e 2. 

A novela começou  a pegar fogo mesmo a partir da primeira praga lançada sobre o Egito depois do cenário de insistência de Ramsés em escravizar o povo hebreu. O Show de pirotecnia a parte, encheu os olhos do telespectador que esperou ansioso e acompanhou as águas virando sangue, a peste de rãs, piolhos, moscas e gafanhotos, as doenças nos animais, as chuvas de fogo e granizo, as trevas que ocuparam a luz e por  fim,  a morte dos primogênitos.

As  Cenas  em que Nefertari , vivida pela Camila Rodrigues,   ao se banhar na piscina do palácio emerge das águas banhada de sangue, assim  como a abertura do Mar Vermelho  para servir de passagem do povo Hebreu,    entraram para a história da nossa teledramaturgia.

Os Dez Mandamentos no auge do seu sucesso com a exibição das pragas do Egito e a abertura do Mar Vermelho bateu a audiência da Globo (JN e Babilônia/A Regra do Jogo) em 8 pontos, obrigando a emissora a esticar o Jornal Nacional o máximo que pudesse para que a novela das nove global não pegasse o final do capítulo da trama bíblica.
Mesmo tendo a bíblia como pano de fundo, Vivian de Oliveira foi perita em inserir dentro da história ingredientes clássicos do mais puro folhetim como conflitos familiares, luta pelo poder, traições, invejas, ódio e amores proibidos.

        A impressão passada na época foi que  nem a RecordTv  contava com o tamanho sucesso que foi  Os Dez Mandamentos. Ficou nítido que os responsáveis pela emissora ficaram perdidos e diante do sucesso a solução era segurar a trama o  máximo possível  no ar. Foi ai que vieram as terríveis barrigas, cenas de flashbacks intermináveis   e quando não se pode mais segurar ,  a solução foi produzir  a segunda temporada da trama  com Moisés (Guilherme Winter) enfrentando um novo desafio  - conduzir milhares de hebreus pelo deserto ruma à Terra Prometida.

        A Segunda Temporada,  infelizmente  não repetiu o fenômeno da primeira,  RecordTv pecou em explorar tanto o tema com o filme, espetáculos e vários outros produtos,  como diz o ditado “quem nunca  come melado . . .”.  
              Nesta temporada destaque para atuações da Francisca Queiroz como a pérfida Rainha Elda; Rayna Carvalho como  Adira;  o Vitor Hugo na pele do Corá e o Renato Livera que fez o Simut  e   já roubava a cena deste a primeira temporada.

        Uma saga dentro e fora da trama. Afinal de contas foi para a história de Os Dez Mandamentos que muitos dos telespectadores  “horrorizados” com a ousadia de Babilônia (2015) e a violência de A Regra do Jogo (2015), fugiram. Acharam na leve  trama bíblica o conforto que as tramas globais não sabiam ou queriam mais apresentar naquele momento.
        A Trama pode ter sido exagerada, pirotécnica ou didática, mas o fato que Os Dez Mandamentos foram reescritos na tela da RecordTV e por muito tempo ainda serão   lembrados  como o  “novelão” que abalou a quase inabalável hegemonia global.

Ficha Técnica:

Novela da Autora Vivian de Oliveira
Direção Geral: Alexandre Avancini
Elenco:
GUILHERME WINTER – Moisés
DENISE DEL VECCHIO – Joquebede
PAULO GORGULHO – Anrão
PETRÔNIO GONTIJO – Arão
LARISSA MACIEL – Miriã
SÉRGIO MARONE – Ramsés
ZÉCARLOS MACHADO – Seti I
VERA ZIMMERMANN – Henutmire
CAMILA RODRIGUES – Nefertari
ADRIANA GARAMBONE – Yunet
GIUSEPPE ORISTÂNIO – Paser
EDUARDO LAGO – Disebek
ANGELINA MUNIZ – Tuya
GISELE ITIÉ – Zípora
PAULO FIGUEREDO – Jetro
GABRIELA DURLO – Eliseba
FLORIANO PEIXOTO – Hur
SIDNEY SAMPAIO – Oséias / Josué
TAMMY DI CALAFIORI – Ana
HEITOR MARTINEZ – Apuki
NANDA ZIEGLER – Judite
ERICH PELITZ – Jairo
RENATO LIVERA – Simut
BERNARDO VELASCO – Eleazar
BRENDHA HADDAD – Inês
MARCO ANTÔNIO GIMENEZ – Nadabe
DANIEL SIWEK – Abiú
HENRIQUE GOTTARDO – Itamar
LICURGO SPÍNOLA – Num
LISANDRA SOUTO – Amália
RODRIGO VIDIGAL – Calebe
RAFAEL SARDÃO – Uri
JULIANA DIDONE – Leila
ÍGOR COSSO – Bezalel
BINHO BELTRÃO – Aoliabe
PÉROLA FARIA – Débora
FELIPE CARDOSO – Zelofeade
BIANKA FERNANDES – Abigail
VICTOR HUGO – Corá
KÁTIA MORAES – Bina
JENIFFER SETTI – Safira
BRUNO PADILHA – Datã
SANDRO ROCHA – Abirão
LUCIANO SZAFIR – Meketre
BABI XAVIER – Taís
CARLOS BONOW – Ahmós
FERNANDO SAMPAIO – Gahijii
JÚLIO OLIVEIRA – Chibali
PAULO REIS – Eldade
RAYANA CARVALHO – Adira
MARCELA BARROZO – Betânia
CAMILA SANTANIONI – Ada
THAÍS MULLER – Jerusa
FRAN MAIA – Jaque
TALITA YOUNAN – Damarina
JOSÉ VICTOR PIRES – Amenhotep
MARIA CEIÇA – Nailah
ROCCO PITANGA – Jahi
AISHA JAMBO – Radina
ROBERTA SANTIAGO – Karoma
VICTOR PECORARO – Ikeni
KIKO PISSOLATO – Bakenmut
BEMVINDO SEQUEIRA – Baruk
JORGE PONTUAL – Menahem
THIERRY FIGUEIRA – Aníbal
ANITA AMIZO – Karen
MATHEUS LUSTOSA – Bak
as crianças
GUSTAVO HENZEL- Eliezer (filho de Moisés e Zípora)
LUIZ EDUARDO OLIVEIRA – Gerson (filho de Moisés e Zípora)
LEONARDO BRAGA – Assir (filho de Corá e Bina)
JOÃO PEDRO FRANCO – Elcana (filho de Corá e Bina)
NIKKY MENEGHEL – Meryt (filha de Taís e Meketre)
KAUÃ TORRES – Hori (filho de Taís e Meketre)
PIETRO BUANNAFINA – Finéias (filho de Eleazar e Inês)
ÍTTALO PAIXÃO – Pepy (filho de Karoma e Ikeni)
fases anteriores
PEDRO PUPAK – Moisés
ENZO SIMI – Moisés
SAMARA FELIPPO – Joquebede
ROGER GOBETH – Anrão
VICTÓRIO GHAVA – Arão
KADU SCHONS – Arão
PEDRO HENRIQUE CARMINATTI – Arão
ISABELA KOPPEL – Miriã
ARIELA MASSOTTI – Miriã
MEL LISBOA – Henutmire
CARLOS AUGUSTO SALES – Ramsés
EDU PINHEIRO – Ramsés
DANIEL AGUIAR – Disebek
DAY MESQUITA – Yunet
PAULO NIGRO – Paser
GIOVANNA MALUF – Nefertari
MILHEM CORTAZ – Bomani
IRAN MALFITANO – Bennu
VICENTE TUCHINSKY – Num
MARINA MOSCHEN – Amália
LUIZ FELIPE MELO – Bezalel
HIGOR CASTRO – Nabade
KAIK BRUM – Abiú
RAFAEL SAN – Eleazar
RAFAELA SAMPAIO – Jaque
GABRIEL QUARESMA – Jairo
STELA FREITAS – Sifrá
VALÉRIA ALENCAR – Puá
e
ADRIANO PETERMANN – Janes (um dos sacerdotes contratados por Ramsés para contaminarem a fonte dos hebreus com sangue)
ADRIANO TOLOZA – Zuri (guerreiro de Amaleque)
ALDO PERROTA – homem que se torna credor de Apuki após um jogo na Casa de Sênit
ANDREA AVANCINI – Joana (mulher de Nabor)
ARIANNY CARVALHO – mulher do arém de Seti
BÁRBARA FRANÇA – Maya (filha do sumo sacerdote do Egito, ex-noiva de Ramsés, morre envenenada por Yunet e Disebek)
BÁRBARA QUERCETTI – Anippe (uma das amantes de Disebek)
CÁSSIO PANDOLFI – Siamon (sumo sacerdote, pai de Maya)
DANIEL SATTI – Panahasi (feitor egípcio assassinado por Moisés para defender um hebreu)
FERNANDA NIZZATO – Téti (uma ex-noiva de Ramsés)
JANDIR FERRARI – Amir (guerreiro de Amaleque)
JULIANA KIELLING – mulher do arém de Seti
JÚNIOR REQUEJO – hebreu atendido por Moisés no deserto numa questão com outro hebreu
KAREN BERINGHS – mulher do arém de Ramsés
PEDRO LIMA – príncipe convidado de Seti numa festa no palácio
RAFA DE MARTINS – amigo de Apuki, que rouba as joias de Uri quando este está morando na vila dos hebreus
RAYMUNDO DE SOUZA – Nabor (recebe Moisés e sua familia em sua estalagem durante seu caminho ao Egito)
RENATA PIRILLO – mulher do arém de Seti
RICARDO PETRÁGLIA – Amaleque (rei dos amalequitas)
ROGÉRIO FREITAS – assistente do sacerdote que confirma a morte de Paser para a rainha
SAMIR MURAD – Joel (hebreu traidor amigo de Apuki)
SÉRGIO STERN – escriba que anuncia ao povo a morte do faraó Seti
SILVIO MATTOS – lider do Conselho de Anciãos que resolve o problema do poço entre Jetro e Baruk
WILLIAM VITA – Jambres (um dos sacerdotes contratados por Ramsés para contaminarem a fonte dos hebreus com sangue)
ZECA ASSUMPÇÃO – Ashuri (oficial do Egito que segue com os hebreus pelo deserto)
nova temporada
ADRIANO VILLAS BOAS – Benzi (filho de Damarina)
ALEXANDRE BARROS – Oren
ALEX TEIX – um dos hebreus que reclamam da falta de água
ANA RITA CERQUEIRA – Yarin
ANDRÉ SOBRAL – Paser (um dos gêmeos de Simut e Gerusa)
ANNA SANTANA – Macla (filha de Abigail e Zelofeade)
ANTÔNIO PINA – Gerson (adulto)
ARTHUR MONTEIRO – Eucana (adulto)
ARTHUR MORAES – Abner criança (filho de Adira)
BRENDA SABRYNA – Ema
BRENO DI FELLIPPO – soldado fiel a Balaão
BRUNO AHMED – Quenaz
CAROL BEZERRA – Aija
CAROLINA CHALITA – Tanya
CLÁUDIO GARCIA – Baraquias (filho de Leila, roubado ao nascer e amamentado por ela como se fosse filho de Siloé)
CRIS RIBAS – Cosby (filha de Betânia com Zur)
DANI CALDEIRA – Emma adulta (serve a Betânia no palácio de Balaque)
DANIEL ALVIN – Rei Balaque
DANIEL ANDRADE – Zinri (hebreu seduzido por Cosby e assassinado junto com ela por Finéas)
DANIEL GRANIERI – Assir (adulto)
DANILO MESQUITA – Tales
DUDU AZEVEDO – Zur
FELIPE SOBRAL – Jetro (um dos gêmeos de Simut e Gerusa)
FERNANDO SAMPAIO – Gahiji
FRAN MAYA – Jaque
FRANCISCA QUEIROZ – Rainha Elda
GABRIELA GONÇALVES – Milca (filha de Abigail e Zelofeade)
GISELE TUCUNDUVA – Tirza (filha de Abigail e Zelofeade)
GUILHERME BOURY – Iru (filho de Noemi e Calebe)
GUSTAVO FLORES – Finéas (aos 10 anos)
HELENA LABRI – Rebeca (filha de Bezaléu e Débora)
HYLKA MARIA – Princesa Aviva (noiva imposta a Zur pelo Rei Balaque)
ISABEL CAVALCANTI – Haya (filha de Adira, adulta)
JÉSSIKA ALVES – Noemi
JITMAN VIBRANOVSKY – realiza o casamento de Betânia e o Rei Balaque
JÚLIO OLIVEIRA – Chibale
KEEF OLIVEIRA – Jair (empregado de Rischon em sua barraca no comércio)
LEONARDO MIGGIORIN – Otniel (filho de Quenaz)
LEONARDO VIEIRA – Balaão
LUANA RIBEIRO – Noah (filha de Abigail e Zelofeade)
LUIZ LOBO – Ariel (marido de Damarina)
MARISOL RIBEIRO – Acsa (filha de Noemi e Calebe)
MILHEM CORTAZ – Calebe
MONALISA ELENO – Siloé
MONIQUE ROCHA – Hogla (filha de Abigail e Zelofeade)
NATÁLIA TAVARES – Raquel (filha de Damarina)
NATASHA STRANSKY – moça que compra tecidos na barraca de Rishon
NICOLE ORSINI – Haya criança (filha de Adira)
NINA DE PÁDUA – Dorcas
NÍVEA STELMAN – Noemi (mais velha)
PAULO RICARDO CAMPANI – homem no conselho de reis em que está o Rei Sion
PAULO VESPÚCIO – mata Rishon como vingança por ele ter maltratado uma escrava no passado
PAULO VILELA – Natan
RAFA DE MARTINS – mercador de escravos que vende Adira
RAFAEL D´AVILA – Eliezer (adulto)
RAFAEL QUEIROZ – Finéas (adulto)
RAYANE ERLICH – Talita
RAYANNE MORAES – Joana
RAYMUNDO DE SOUZA – Quemuel
RICARDO PAVÃO – Rei Seon
RICARDO VANDRÉ – Lemuel
ROBERTO MALVÃO – Eli (filho de Bezaléu e Débora)
ROBSON SANTOS – Oficial
RODRIGO CIRNE – Ilam (filho de Ada criado por Safira)
ROHAN BARUK – Ezequiel (filho de Adira com General Oren)
RONEY VILELA – Rishon
SAMIA ABREU – Eva (filha de Talita)
SÉRGIO STERN – sacerdote que cuida de Natan quando ele está na casa do General Oren
TALITA CASTRO – Libna
THIAGO CICCARINO – Abner (filho de Adira, adulto)
ZECA CARVALHO – Quenaz (mais velho)
Exibição:
1ª. Temporada: 23 de Março a 23 de Novembro de 2015
2ª. Temporada: 04 de Abril a 04 de Julho de 2016
Capítulos: 242

Veja Também: 
Novelas Inesquecíveis - Pantanal (1990) 
Novelas Inesquecíveis - Chiquititas (1997) 
Nossos Autores - Vivian de Oliveira 
Tudo sobre OS DEZ MANDAMENTOS
Novelas Inesqueciveis - Sinal de Alerta (1978)
e10blog
Novelas Inesquecíveis  
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

Minissérie “Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados” entra na plataforma da Globoplay nesta segunda

           Baseada no romance do anjo pornográfico  Nelson Rodrigues,  a minissérie  Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados , do autor  Leopoldo Serran  foi o grande sucesso de 1995 em comemoração aos 30 anos da  Globo   com uma impecável reconstituição  de época  da sociedade conservadora e hipócrita dos anos 40 e 60. A minissérie   entra a   partir desta segunda-feira (15.12) na plataforma da Globoplay .           Alessandra Negrini  foi a grande revelação da minissérie  dando vida a sensual Engraçadinha na primeira fase da trama, assim como  Cláudia Raia  brilhou absoluta na segunda fase da personagem. Inicialmente a Engraçadinha dos anos 60 era evangélica e mulher muito recatada, o inverso da Raia. Mas  foi exatamente esse contraponto que fez com que o trabalho da atriz se tornasse ainda mais importante. ...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

“Cordel Encantado” estreia nesta segunda no Globoplay Novelas substituindo “Além do Tempo”

        A novela Cordel Encantado será reprisada no canal Globoplay Novelas (ex-C anal Viva) . Exibida originalmente em 2011, na faixa das 18h da Globo , a trama volta ao ar nesta segunda-feira,   15 de dezembro, substituindo a reapresentação de Além do Temp o (2015).         Os capítulos serão exibidos no Globoplay Novelas de segunda a sábado, às 20h05, e com maratona aos domingos a partir de 11h.           Cordel Encantado , trama das autoras  T helma Guedes e Duca Rachid     é uma fábula sobre dois universos distintos: o encantamento da realeza europeia e as lendas heróicas do sertão brasileiro. A união desses mundos é representada pelo romance de Açucena ( Bianca Bin ), uma cabocla brejeira criada por lavradores no nordeste do Brasil, sem saber que é a princesa de um reino europeu. E Jesuíno ( Cauã Reymond) , um jovem sertanejo que desconhece s...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Meus Personagens Favoritos da Carolina Kasting

A Rosana de “ Terra Nostra”   e a   Rosa de “ Além do Tempo ” na   Globoplay Novelas                 Elegante, versátil e dona de uma carreira marcada por personagens memoráveis, Carolina Kasting se consolidou como uma das artistas mais completas de sua geração. Muito além das novelas que a tornaram conhecida pelo grande público, sua trajetória envolve teatro, dança, artes visuais, poesia e performance — um verdadeiro universo criativo que ela vem expandindo ao longo dos anos.         No ar em 2 reprises   -    com a Rosana de Terra Nostra (1999) no Vale a Pena Ver de Novo e a Rosa   em Além do Tempo (2015) na Globoplay Novelas   - o público está   conferindo    alguns dos seus melhores e nos mostrando o quanto ela faz falta a tv.         Nascida em Florianópolis, Carolina ingressou...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...