Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Os Dez Mandamentos (2015)

Cinco anos da primeira novela bíblica da RecordTv que abalou a hegemonia global

        Há 5 anos a RecordTv levava ao ar aquela que seria a terceira grande dor de cabeça da Globo no gênero teledramaturgia. Depois de Pantanal (1990) na Rede Manchete   e Chiquititas (1997) no SBT, Os Dez Mandamentos começou tímida  e foi aos poucos conquistando o público, até mesmo os que não eram fãs de temas bíblicos (Eu por exemplo), e com a chegada das pragas do Egito estourou na audiência começando ofuscar o horário nobre da Globo com mais um fenômeno da teledramaturgia.
        Após a produção de minisséries bíblicas como A História de Ester, Sansão e Dalila, Rei Davi, José do Egito e Milagres de Jesus entre 2010 e 2014, a emissora resolveu apostar em um folhetim bíblico. A narrativa e o enredo de novela poderia ser a inovação que a emissora precisava para salvar seu núcleo de teledramaturgia que havia tomado um baque depois do fiasco de Máscaras (2012) , Pecado Mortal (2014) e Vitória (2015). Vivian de Oliveira, responsável pela maioria das minisséries do gênero foi escalada para escrever a novela contando a história de Moisés (Guilherme Winter),  baseando-se em livros da bíblia como  Êxodo, Levitico, Números e Deuteronômio.

        A novela narrou a saga bíblica protagonizada por um dos personagens mais importantes e emblemáticos da história,  atravessando passagens conhecidas do grande público , como o nascimento do profeta, as pragas do Egito, a fuga pelo Mar Vermelho , o encontro com Deus no Monte Sinai e a revelação dos mandamentos.
        Os Dez Mandamentos foi a novela certa no momento correto. A trama foi um escapismo para o público que rejeitou a novela Babilônia logo nos primeiros capítulos, e quando a trama bíblica chega na fase das 10 pragas do Egito não teve para ninguém, respingou na Globo, segurando o   público que fugiu de Babilônia (2015) e não regressou  com a estreia de A Regra do Jogo (2015).
         Os DezMandamentos  na verdade nunca concorreu diretamente com Babilônia, sua exibição  era durante o horário do Jornal Nacional. Eu disse era, por que depois da fraquíssima audiência de Babilônia, a trama da RecordTV começou a ter seus capítulos estendidos, e a Globo com o receio do confronto direto com A Regra do Jogo, estreou a nova trama quase às 22h, dando uma explícita esticada no JN. A RecordTV  não se fez de rogada, continuou segurando e esticando  Os Dez Mandamentos,   começando  a exibir diariamente as “Cenas do Próximo Capítulo”, o que só ocorria no capítulo das sextas-feiras, fazendo a novela ficar ainda cerca de três minutos a mais no ar.

        RecordTv investiu pesado nos efeitos especiais de Os Dez Mandamentos e apresentou nas 10 pragas e na abertura do Mar Vermelho cenas dignas dos grandes estúdios de Woolywood.  
        Claro que o sucesso de Os Dez Mandamentos não deve nem 1% ao elenco, que em tramas bíblicas da RecordTv nunca foram um grande chamariz. Por se tratar de uma novela que passaria mais tempo no ar, a emissora poderia ter se preocupado mais com a direção dos atores, que em muitas vezes exagerou  ou apenas declamou um texto como num jogral de igreja. Moises e Ramsés, os protagonistas vividos pelo Guilherme Winter e Sérgio Marone eram os dois extremos desse desajuste entre direção e elenco. Winter deu um ar engessado ao Moisés que precisava de mais força em cena; enquanto o Marone  deu um show de canastrice à frente do vilão Ramsés. Mesmo assim, Guilherme Winter foi eleito pelo Trófeu Imprensa o melhor ator do ano.
        No elenco destaque mesmo  para os excelentes Zé Carlos Machado (Sete I),  Samara Felippo (Joquebede jovem), Denise Del Vecchio (Joquebede adulta), Adriana Garambone (a vilão Yunet), Giuseppe Oristânio (Paser)  e PetrônioGontijo (Arão),  Larissa Maciel (Miriã), VeraZimmermann (Henutmire), Heitor Martinez (Apuki), Paulo Gorgulho (Anrão) e Floriano Peixoto (Uri) .
        A trilha sonora, do Daniel Figueiredo,  é outro destaque da novela. Assim como em outras adaptações bíblicas, a RecordTv optou por músicas instrumentais e outras em hebraico, como “Miklat” tema do casal protagonista cantada por Gilbert Stein e Fortuna Safie. Em Os Dez Mandamentos pela primeira vez uma música em português integrou a trilha de uma novela bíblica , foi “O Amor que vem da Fé” ou “No poço te Encontrei”, cantada por Kátia Jorgensen e Moysés Macedo (Filho mais novo do Bispo Edir  Macedo). A novela teve quatro trilhas: Volume 1 e 2, e trilha complementar volumes 1 e 2. 

A novela começou  a pegar fogo mesmo a partir da primeira praga lançada sobre o Egito depois do cenário de insistência de Ramsés em escravizar o povo hebreu. O Show de pirotecnia a parte, encheu os olhos do telespectador que esperou ansioso e acompanhou as águas virando sangue, a peste de rãs, piolhos, moscas e gafanhotos, as doenças nos animais, as chuvas de fogo e granizo, as trevas que ocuparam a luz e por  fim,  a morte dos primogênitos.

As  Cenas  em que Nefertari , vivida pela Camila Rodrigues,   ao se banhar na piscina do palácio emerge das águas banhada de sangue, assim  como a abertura do Mar Vermelho  para servir de passagem do povo Hebreu,    entraram para a história da nossa teledramaturgia.

Os Dez Mandamentos no auge do seu sucesso com a exibição das pragas do Egito e a abertura do Mar Vermelho bateu a audiência da Globo (JN e Babilônia/A Regra do Jogo) em 8 pontos, obrigando a emissora a esticar o Jornal Nacional o máximo que pudesse para que a novela das nove global não pegasse o final do capítulo da trama bíblica.
Mesmo tendo a bíblia como pano de fundo, Vivian de Oliveira foi perita em inserir dentro da história ingredientes clássicos do mais puro folhetim como conflitos familiares, luta pelo poder, traições, invejas, ódio e amores proibidos.

        A impressão passada na época foi que  nem a RecordTv  contava com o tamanho sucesso que foi  Os Dez Mandamentos. Ficou nítido que os responsáveis pela emissora ficaram perdidos e diante do sucesso a solução era segurar a trama o  máximo possível  no ar. Foi ai que vieram as terríveis barrigas, cenas de flashbacks intermináveis   e quando não se pode mais segurar ,  a solução foi produzir  a segunda temporada da trama  com Moisés (Guilherme Winter) enfrentando um novo desafio  - conduzir milhares de hebreus pelo deserto ruma à Terra Prometida.

        A Segunda Temporada,  infelizmente  não repetiu o fenômeno da primeira,  RecordTv pecou em explorar tanto o tema com o filme, espetáculos e vários outros produtos,  como diz o ditado “quem nunca  come melado . . .”.  
              Nesta temporada destaque para atuações da Francisca Queiroz como a pérfida Rainha Elda; Rayna Carvalho como  Adira;  o Vitor Hugo na pele do Corá e o Renato Livera que fez o Simut  e   já roubava a cena deste a primeira temporada.

        Uma saga dentro e fora da trama. Afinal de contas foi para a história de Os Dez Mandamentos que muitos dos telespectadores  “horrorizados” com a ousadia de Babilônia (2015) e a violência de A Regra do Jogo (2015), fugiram. Acharam na leve  trama bíblica o conforto que as tramas globais não sabiam ou queriam mais apresentar naquele momento.
        A Trama pode ter sido exagerada, pirotécnica ou didática, mas o fato que Os Dez Mandamentos foram reescritos na tela da RecordTV e por muito tempo ainda serão   lembrados  como o  “novelão” que abalou a quase inabalável hegemonia global.

Ficha Técnica:

Novela da Autora Vivian de Oliveira
Direção Geral: Alexandre Avancini
Elenco:
GUILHERME WINTER – Moisés
DENISE DEL VECCHIO – Joquebede
PAULO GORGULHO – Anrão
PETRÔNIO GONTIJO – Arão
LARISSA MACIEL – Miriã
SÉRGIO MARONE – Ramsés
ZÉCARLOS MACHADO – Seti I
VERA ZIMMERMANN – Henutmire
CAMILA RODRIGUES – Nefertari
ADRIANA GARAMBONE – Yunet
GIUSEPPE ORISTÂNIO – Paser
EDUARDO LAGO – Disebek
ANGELINA MUNIZ – Tuya
GISELE ITIÉ – Zípora
PAULO FIGUEREDO – Jetro
GABRIELA DURLO – Eliseba
FLORIANO PEIXOTO – Hur
SIDNEY SAMPAIO – Oséias / Josué
TAMMY DI CALAFIORI – Ana
HEITOR MARTINEZ – Apuki
NANDA ZIEGLER – Judite
ERICH PELITZ – Jairo
RENATO LIVERA – Simut
BERNARDO VELASCO – Eleazar
BRENDHA HADDAD – Inês
MARCO ANTÔNIO GIMENEZ – Nadabe
DANIEL SIWEK – Abiú
HENRIQUE GOTTARDO – Itamar
LICURGO SPÍNOLA – Num
LISANDRA SOUTO – Amália
RODRIGO VIDIGAL – Calebe
RAFAEL SARDÃO – Uri
JULIANA DIDONE – Leila
ÍGOR COSSO – Bezalel
BINHO BELTRÃO – Aoliabe
PÉROLA FARIA – Débora
FELIPE CARDOSO – Zelofeade
BIANKA FERNANDES – Abigail
VICTOR HUGO – Corá
KÁTIA MORAES – Bina
JENIFFER SETTI – Safira
BRUNO PADILHA – Datã
SANDRO ROCHA – Abirão
LUCIANO SZAFIR – Meketre
BABI XAVIER – Taís
CARLOS BONOW – Ahmós
FERNANDO SAMPAIO – Gahijii
JÚLIO OLIVEIRA – Chibali
PAULO REIS – Eldade
RAYANA CARVALHO – Adira
MARCELA BARROZO – Betânia
CAMILA SANTANIONI – Ada
THAÍS MULLER – Jerusa
FRAN MAIA – Jaque
TALITA YOUNAN – Damarina
JOSÉ VICTOR PIRES – Amenhotep
MARIA CEIÇA – Nailah
ROCCO PITANGA – Jahi
AISHA JAMBO – Radina
ROBERTA SANTIAGO – Karoma
VICTOR PECORARO – Ikeni
KIKO PISSOLATO – Bakenmut
BEMVINDO SEQUEIRA – Baruk
JORGE PONTUAL – Menahem
THIERRY FIGUEIRA – Aníbal
ANITA AMIZO – Karen
MATHEUS LUSTOSA – Bak
as crianças
GUSTAVO HENZEL- Eliezer (filho de Moisés e Zípora)
LUIZ EDUARDO OLIVEIRA – Gerson (filho de Moisés e Zípora)
LEONARDO BRAGA – Assir (filho de Corá e Bina)
JOÃO PEDRO FRANCO – Elcana (filho de Corá e Bina)
NIKKY MENEGHEL – Meryt (filha de Taís e Meketre)
KAUÃ TORRES – Hori (filho de Taís e Meketre)
PIETRO BUANNAFINA – Finéias (filho de Eleazar e Inês)
ÍTTALO PAIXÃO – Pepy (filho de Karoma e Ikeni)
fases anteriores
PEDRO PUPAK – Moisés
ENZO SIMI – Moisés
SAMARA FELIPPO – Joquebede
ROGER GOBETH – Anrão
VICTÓRIO GHAVA – Arão
KADU SCHONS – Arão
PEDRO HENRIQUE CARMINATTI – Arão
ISABELA KOPPEL – Miriã
ARIELA MASSOTTI – Miriã
MEL LISBOA – Henutmire
CARLOS AUGUSTO SALES – Ramsés
EDU PINHEIRO – Ramsés
DANIEL AGUIAR – Disebek
DAY MESQUITA – Yunet
PAULO NIGRO – Paser
GIOVANNA MALUF – Nefertari
MILHEM CORTAZ – Bomani
IRAN MALFITANO – Bennu
VICENTE TUCHINSKY – Num
MARINA MOSCHEN – Amália
LUIZ FELIPE MELO – Bezalel
HIGOR CASTRO – Nabade
KAIK BRUM – Abiú
RAFAEL SAN – Eleazar
RAFAELA SAMPAIO – Jaque
GABRIEL QUARESMA – Jairo
STELA FREITAS – Sifrá
VALÉRIA ALENCAR – Puá
e
ADRIANO PETERMANN – Janes (um dos sacerdotes contratados por Ramsés para contaminarem a fonte dos hebreus com sangue)
ADRIANO TOLOZA – Zuri (guerreiro de Amaleque)
ALDO PERROTA – homem que se torna credor de Apuki após um jogo na Casa de Sênit
ANDREA AVANCINI – Joana (mulher de Nabor)
ARIANNY CARVALHO – mulher do arém de Seti
BÁRBARA FRANÇA – Maya (filha do sumo sacerdote do Egito, ex-noiva de Ramsés, morre envenenada por Yunet e Disebek)
BÁRBARA QUERCETTI – Anippe (uma das amantes de Disebek)
CÁSSIO PANDOLFI – Siamon (sumo sacerdote, pai de Maya)
DANIEL SATTI – Panahasi (feitor egípcio assassinado por Moisés para defender um hebreu)
FERNANDA NIZZATO – Téti (uma ex-noiva de Ramsés)
JANDIR FERRARI – Amir (guerreiro de Amaleque)
JULIANA KIELLING – mulher do arém de Seti
JÚNIOR REQUEJO – hebreu atendido por Moisés no deserto numa questão com outro hebreu
KAREN BERINGHS – mulher do arém de Ramsés
PEDRO LIMA – príncipe convidado de Seti numa festa no palácio
RAFA DE MARTINS – amigo de Apuki, que rouba as joias de Uri quando este está morando na vila dos hebreus
RAYMUNDO DE SOUZA – Nabor (recebe Moisés e sua familia em sua estalagem durante seu caminho ao Egito)
RENATA PIRILLO – mulher do arém de Seti
RICARDO PETRÁGLIA – Amaleque (rei dos amalequitas)
ROGÉRIO FREITAS – assistente do sacerdote que confirma a morte de Paser para a rainha
SAMIR MURAD – Joel (hebreu traidor amigo de Apuki)
SÉRGIO STERN – escriba que anuncia ao povo a morte do faraó Seti
SILVIO MATTOS – lider do Conselho de Anciãos que resolve o problema do poço entre Jetro e Baruk
WILLIAM VITA – Jambres (um dos sacerdotes contratados por Ramsés para contaminarem a fonte dos hebreus com sangue)
ZECA ASSUMPÇÃO – Ashuri (oficial do Egito que segue com os hebreus pelo deserto)
nova temporada
ADRIANO VILLAS BOAS – Benzi (filho de Damarina)
ALEXANDRE BARROS – Oren
ALEX TEIX – um dos hebreus que reclamam da falta de água
ANA RITA CERQUEIRA – Yarin
ANDRÉ SOBRAL – Paser (um dos gêmeos de Simut e Gerusa)
ANNA SANTANA – Macla (filha de Abigail e Zelofeade)
ANTÔNIO PINA – Gerson (adulto)
ARTHUR MONTEIRO – Eucana (adulto)
ARTHUR MORAES – Abner criança (filho de Adira)
BRENDA SABRYNA – Ema
BRENO DI FELLIPPO – soldado fiel a Balaão
BRUNO AHMED – Quenaz
CAROL BEZERRA – Aija
CAROLINA CHALITA – Tanya
CLÁUDIO GARCIA – Baraquias (filho de Leila, roubado ao nascer e amamentado por ela como se fosse filho de Siloé)
CRIS RIBAS – Cosby (filha de Betânia com Zur)
DANI CALDEIRA – Emma adulta (serve a Betânia no palácio de Balaque)
DANIEL ALVIN – Rei Balaque
DANIEL ANDRADE – Zinri (hebreu seduzido por Cosby e assassinado junto com ela por Finéas)
DANIEL GRANIERI – Assir (adulto)
DANILO MESQUITA – Tales
DUDU AZEVEDO – Zur
FELIPE SOBRAL – Jetro (um dos gêmeos de Simut e Gerusa)
FERNANDO SAMPAIO – Gahiji
FRAN MAYA – Jaque
FRANCISCA QUEIROZ – Rainha Elda
GABRIELA GONÇALVES – Milca (filha de Abigail e Zelofeade)
GISELE TUCUNDUVA – Tirza (filha de Abigail e Zelofeade)
GUILHERME BOURY – Iru (filho de Noemi e Calebe)
GUSTAVO FLORES – Finéas (aos 10 anos)
HELENA LABRI – Rebeca (filha de Bezaléu e Débora)
HYLKA MARIA – Princesa Aviva (noiva imposta a Zur pelo Rei Balaque)
ISABEL CAVALCANTI – Haya (filha de Adira, adulta)
JÉSSIKA ALVES – Noemi
JITMAN VIBRANOVSKY – realiza o casamento de Betânia e o Rei Balaque
JÚLIO OLIVEIRA – Chibale
KEEF OLIVEIRA – Jair (empregado de Rischon em sua barraca no comércio)
LEONARDO MIGGIORIN – Otniel (filho de Quenaz)
LEONARDO VIEIRA – Balaão
LUANA RIBEIRO – Noah (filha de Abigail e Zelofeade)
LUIZ LOBO – Ariel (marido de Damarina)
MARISOL RIBEIRO – Acsa (filha de Noemi e Calebe)
MILHEM CORTAZ – Calebe
MONALISA ELENO – Siloé
MONIQUE ROCHA – Hogla (filha de Abigail e Zelofeade)
NATÁLIA TAVARES – Raquel (filha de Damarina)
NATASHA STRANSKY – moça que compra tecidos na barraca de Rishon
NICOLE ORSINI – Haya criança (filha de Adira)
NINA DE PÁDUA – Dorcas
NÍVEA STELMAN – Noemi (mais velha)
PAULO RICARDO CAMPANI – homem no conselho de reis em que está o Rei Sion
PAULO VESPÚCIO – mata Rishon como vingança por ele ter maltratado uma escrava no passado
PAULO VILELA – Natan
RAFA DE MARTINS – mercador de escravos que vende Adira
RAFAEL D´AVILA – Eliezer (adulto)
RAFAEL QUEIROZ – Finéas (adulto)
RAYANE ERLICH – Talita
RAYANNE MORAES – Joana
RAYMUNDO DE SOUZA – Quemuel
RICARDO PAVÃO – Rei Seon
RICARDO VANDRÉ – Lemuel
ROBERTO MALVÃO – Eli (filho de Bezaléu e Débora)
ROBSON SANTOS – Oficial
RODRIGO CIRNE – Ilam (filho de Ada criado por Safira)
ROHAN BARUK – Ezequiel (filho de Adira com General Oren)
RONEY VILELA – Rishon
SAMIA ABREU – Eva (filha de Talita)
SÉRGIO STERN – sacerdote que cuida de Natan quando ele está na casa do General Oren
TALITA CASTRO – Libna
THIAGO CICCARINO – Abner (filho de Adira, adulto)
ZECA CARVALHO – Quenaz (mais velho)
Exibição:
1ª. Temporada: 23 de Março a 23 de Novembro de 2015
2ª. Temporada: 04 de Abril a 04 de Julho de 2016
Capítulos: 242

Veja Também: 
Novelas Inesquecíveis - Pantanal (1990) 
Novelas Inesquecíveis - Chiquititas (1997) 
Nossos Autores - Vivian de Oliveira 
Tudo sobre OS DEZ MANDAMENTOS
Novelas Inesqueciveis - Sinal de Alerta (1978)
e10blog
Novelas Inesquecíveis  
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

"Alma Gêmea" está de volta a partir desta segunda no VPVN

                          Um dos     maiores sucessos do autor   Walcyr Carrasco   ,   Alma Gêmea   está de volta a partir desta segunda (29.04) , no   Vale a Pena Ver de Nov . A trama protagonizada por   Priscila Fantin ,  Eduardo Moscovis   e   Flávia Alessandra   substituirá     a reprise de   Paraíso Tropical   (2007).          Relembre a trama: Década de 1920. Quando Rafael (Eduardo Moscovis), um botânico que cria rosas, e Luna (Liliana Castro), uma jovem bailarina, se conhecem, é amor à primeira vista. Em poucos dias, eles se casam e logo têm um filho. No meio de tanta felicidade, há um espinho: Cristina(Flávia Alessandra), a governanta da casa, prima de Luna. Invejosa, Cristina sente-se injustiçada, já que Luna é rica, casada com Rafael, a quem ela sempre desejou, e herdou da avó as joias da família, cobiçadas por ela e sua ambiciosa mãe, Débora (Ana Lucia Torre). Rafael presenteia a mulher com uma rosa branca preparada exclusivamente para ela – a rosa Luna – no dia em que ela f

Série “A Justiceira”, do Antônio Calmon, com Malu Mader como protagonista, entra nesta segunda-feira na plataforma da Globoplay

                  Seriado A Justiceira , do autor Antônio Calmon , entra nesta segunda-feira (29.04) com seus 12 episódios para plataforma da Globoplay .         Protagonizado por Malu Mader , e nomes como Nívea Maria , Leonardo Brício, Anselmo Vasconcellos, Lui Mendes e Danielle Winits , o seriado marcou o ano de 1997, e só não teve   uma segunda temporada por causa de uma gravidez da Malu.         Relembre a trama: Durante uma ação, a policial Diana Maciel   ( Malu Mader ) mata acidentalmente seu parceiro. Sentindo-se culpada, ela entrega seu distintivo. Cinco anos depois, Diana resolve abandonar o marido por ele ser toxicomaníaco. Em dívida com uma quadrilha de traficantes, seu marido entrega o filho do casal, Pedro, como pagamento. Desesperada, Diana aceita trabalhar com um grupo secreto de combate ao crime, em troca deste localizar seu filho. O grupo é formado por Augusta ( Nívea Maria ), Beto (Leonardo Brício), Paco   (Anselmo Vasconcellos), Diego (Lui Mendes) e Marle

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo