Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 destaques do elenco de “Éramos Seis”



        A última adaptação do clássico romance de Maria José DupréÉramos Seis -  escrito por Ângela Chaves, está chegando a sua reta final no horário das seis. 
 A Adaptação , a quinta  até então, infelizmente apresentada inicialmente muita sombria, acabou não conquistando o público como as anteriores, principalmente a do SBT de 1994, com a  Irene Ravache como Dona Lola, tida como a melhor de todas. Mas são nítidas a qualidade da produção.
        Ângela Chaves se manteve de forma geral  ao belo texto do romance, claro que com as devidas e necessárias atualizações pontuais. Não posso deixar de elogiar também a direção do Carlos  Araújo, que ficou ainda mais em ênfase na fase da guerra. Foram sequências dignas de produções internacionais, engrandeceu muito a trama com a retratação crível dessa passagem histórica.
        Mas sem dúvidas os pilares desse remake foi seu elenco, que compraram seus personagens e apresentaram interpretações  cruciais para o bom desenvolvimento da história. Atores como Glória Pires e Nicolas Prattes deram uma outra versão a Dona Lola e ao Alfredo, personagens tão conhecidos da nossa teledramaturgia, e que precisaram desse vigor cênico para emplacar.
A trama pode até terminar sem a empatia do grande público, mas pontualmente seu elenco foi um espetáculo à parte. 

GlóriaPires - Dona Lola

        Glória Pires tinha uma tarefa difícil à frente do remake. Interpretar uma personagem sem  muitos subterfúgios cênicos e que já estava marcada na história da teledramaturgia por grandes interpretações, como a da Nicette Bruno em 1977 na Tupi e da Irene Ravache em 1994 no SBT. Mas a Glória incorporou uma nova Dona Lola, a mais empoderada de todas as versões, mas sem perder o romantismo e fragilidade feminina. Glória Pires se manteve firme a interpretação simples da dona de casa sofredora que assiste cada parente querido se “perder” e sair de casa. A Imprensa divulgou um final diferente para a Dona Lola , nesta versão, talvez ela não termine sozinha, abandonada em um asilo, mas em um final feliz com Afonso (Cássio Gabus Mendes). Claro que a gente torce por um final feliz para uma personagem tão adorada como a Dona Lola, mas isso descaracterizaria totalmente a adaptação.

Nicolas Prattes  - Alfredo 

        Nicolas Prattes viveria o Carlos desta versão, mas na última hora trocou de lugar com o Danilo Mesquita, e acabou ficando com o Alfredo. O Ator que já estava  com a imagem do bom moço devido todos os personagens que havia feito até então, fez a escolha certa. Brilhou na pele do complicado Alfredo, com uma entrega cênica muito importante para a credibilidade do personagem e ganhou um novo status em sua carreira, mostrando está pronto para viver qualquer tipo de personagem na tv – do galãzinho ao galã dúbio.

Joana de Verona – Adelaide 

        Éramos Seis apesar de ser uma novela de época, as personagens femininas são particularmente empoderadas, e a Adelaide é uma das principais representantes dessa categoria. Joana de Verona, apesar de brasileira, mora há anos em Portugal, e é um dos rostos mais conhecidos da teledramaturgia de lá. A Aquisição para o remake de Éramos Seis foi outra acerto da produção. A Atriz  tem a aura da livre e aventureira Adelaide, conseguiu imprimir o charme no tom milimétrico para não deixar a personagem over e a transformou em uma das melhores da novela.

Maria Eduarda de Carvalho e Eduardo Sterblitch  - Olga e Zeca

        O significado de coadjuvante segundo o dicionário com relação aos atores diz que é aquele que desempenha papel secundário numa produção. Porém há atores predestinados a coadjuvantes, mais que o fazem com uma maestria, que nunca precisarão de um protagonista para brilhar em qualquer novela ou série.
        É o caso da Maria Eduarda Carvalho, que na pele da Olga em Éramos Seis, mais uma vez transforma uma personagem coadjuvante em um dos grandes destaque da produção. Já elogiei a atriz outras vezes, mas é que ela a cada novo personagem,  novamente  me surpreende e me encanta.  A química  com o  Eduardo Sterblitch  , foi um ingrediente a mais para o trabalho da atriz,  transborda no ar e só rende  ótimos momentos para o telespectador.  
         Li em algumas reportagens que o então humorista Eduardo Sterblitch teve que fazer um intensivão de interpretação para ganhar o personagem  de Éramos Seis. Valeu a pena, na pele do Zeca é um das melhores revelações da  novela.
        O trabalho deles fica ainda mais credenciado quando  temos na memória  o trabalho do Osmar Prado e Denise Fraga que viveram os personagens na adaptação anterior mais recente, a de 1994 apresentada pelo SBT. Não ficam devendo em nada.


Cássio Gabus Mendes – Afonso 

         Entre  os tantos que merecem elogios no remake de Éramos Seis, da Ângela Chaves, na GloboCássio Gabus Mendes é um dos melhores. O Ator, que nesta fase mais madura, nem sempre é lembrado, embora tenha desempenhados ótimos personagens, o Afonso da trama das seis lhe deu a projeção certa para  mostrar todo  seu talento, e a dobradinha com a GlóriaPires mais de 32 pós Vale Tudo (1988), quando eles viveram Maria de Fátima e Afonso (também), enriqueceu muito a produção. 
              

SimoneSpoladore  - Clotilde

        Simone Spoladore é outra atriz que tinha uma personagem difícil nas mãos – a romântica  Clotilde. A Atriz que está de volta a emissora onde  estreou depois de 13 anos como estrela absoluta das tramas da RecordTv.  Simone Spoladore um dos grandes nomes da sua geração é um dos destaques do remake de Éramos Seis,  com uma interpretação sob medida da sofrida Clotilde, uma mulher que ama demais, mas ao mesmo tempo teve que abrir mão desse amor em nome das convenções sociais dos anos 20. Adorei que nesta versão a personagem vai poder finalmente viver esse amor, resolvendo enfrentar a preconceituosa sociedade,  criando mais um entrecho interessante para a personagem.

Kelzy Ecard e Kiko Mascarenhas – Genu e Virgulino

        Depois do grande destaque em Segundo Sol em 2018,  Kelzy Ecard  vem dando um show também na pele da adorável fofoqueira Dona Genu. Muito impressionante o trabalho da atriz,  impecável  incorporando  a personagem de tal modo, que  mesmo sendo uma vizinha maldosa e cheia de fofocas, cativou o público com uma construção crível da personagem. A Dobradinha com Kiko Mascarenhas foi outro ponto forte do núcleo. A Dupla  criada para ser uma espécie de núcleo de humor dentro de Éramos Seis, fez essas vezes do humor, porém também  se destacou muito nos entrechos mais densos em que seus personagens se envolveram  com  guerra.

AntônioCalloni – Júlio

        Elogiar Antônio Calloni em cena é chover no molhado. O Ator sabe transformar qualquer personagem em um espetáculo em poucas cenas. Assim foi com o Júlio de Éramos Seis. Um homem rude e amargurado com a dura vida que levava, sempre descontava suas neuras nos filhos e na mulher, embora os amasse. A trama proporcionou grandes momentos do ator com Glória Pires e Nicolas Prattes, que na  pele do Alfredo foi quem mais bateu de frente com o pai. A Cena de despedida do Júlio, quando ele morre no hospital, foi um dos pontos altos do remake – Emoção pura e entrega total do ator.
         
Xande Valois  - Carlos  Jovem

        Todo o elenco mirim de Éramos Seis trabalhou feito gente grande, os filhos da Lola (Glória Pires),  foram tão bem escalados que a sintonia entre filhos e mãe e entre irmãos transbordava à cada cena – Pedro Sol Victorino (Aldredo), Maju Lima (Isabel) e Davi de Oliveira (Julinho) roubaram  cada sequência que apareceram, fazendo personagens críveis e que só engrandeceram o entrecho familiar.  Neste núcleo vale dar o destaque para Xande Valois – O Carlos – Impressionante  o amadurecimento do menino  que sempre chamou atenção em seus personagens  e vem mostrando a cada novo trabalho que vai dar o que falar daqui pra frente.
       
CarolMacedo – Inês

        E para fechar o post , mas uma empoderada dessa trama de época – Inês , vivida magistralmente pela Carol Macedo. A Inês foi a personagem que mais sofreu transformações  ao passar por vários problemas dentro da sua família. Foi separada daquele que ela considerava o pai ainda criança, perdeu seu grande amor Carlos (Danilo Mesquita) para a revolução e ainda se entregou para Alfredo (Nicolas Prattes), descobrindo uma gravidez indesejada do ex-cunhado. E toda essa via cruzes foi apresentada de uma forma  linear pela atriz, que não se apegou ao perfil sofredor, muito pelo contrário, aderiu ao lutador, mostrando cada vez mais a excelência do seu  trabalho, que a cada novo  personagem mostra uma faceta ainda mais interessante do seu talento.

Veja Também: 
Meus Personagens Favoritos da Irene Ravache 
Encontros Cênicos - Gloria Pires x Cássio Gabus Mendes 
Meus Personagens Favoritos da Nicette Bruno 
Meus Personagens Favoritos do Cassio Gabus Mendes 
Meus Personagens Favoritos da Simone Spoladore 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

Minissérie “Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados” entra na plataforma da Globoplay nesta segunda

           Baseada no romance do anjo pornográfico  Nelson Rodrigues,  a minissérie  Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados , do autor  Leopoldo Serran  foi o grande sucesso de 1995 em comemoração aos 30 anos da  Globo   com uma impecável reconstituição  de época  da sociedade conservadora e hipócrita dos anos 40 e 60. A minissérie   entra a   partir desta segunda-feira (15.12) na plataforma da Globoplay .           Alessandra Negrini  foi a grande revelação da minissérie  dando vida a sensual Engraçadinha na primeira fase da trama, assim como  Cláudia Raia  brilhou absoluta na segunda fase da personagem. Inicialmente a Engraçadinha dos anos 60 era evangélica e mulher muito recatada, o inverso da Raia. Mas  foi exatamente esse contraponto que fez com que o trabalho da atriz se tornasse ainda mais importante. ...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

“Cordel Encantado” estreia nesta segunda no Globoplay Novelas substituindo “Além do Tempo”

        A novela Cordel Encantado será reprisada no canal Globoplay Novelas (ex-C anal Viva) . Exibida originalmente em 2011, na faixa das 18h da Globo , a trama volta ao ar nesta segunda-feira,   15 de dezembro, substituindo a reapresentação de Além do Temp o (2015).         Os capítulos serão exibidos no Globoplay Novelas de segunda a sábado, às 20h05, e com maratona aos domingos a partir de 11h.           Cordel Encantado , trama das autoras  T helma Guedes e Duca Rachid     é uma fábula sobre dois universos distintos: o encantamento da realeza europeia e as lendas heróicas do sertão brasileiro. A união desses mundos é representada pelo romance de Açucena ( Bianca Bin ), uma cabocla brejeira criada por lavradores no nordeste do Brasil, sem saber que é a princesa de um reino europeu. E Jesuíno ( Cauã Reymond) , um jovem sertanejo que desconhece s...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Meus Personagens Favoritos da Carolina Kasting

A Rosana de “ Terra Nostra”   e a   Rosa de “ Além do Tempo ” na   Globoplay Novelas                 Elegante, versátil e dona de uma carreira marcada por personagens memoráveis, Carolina Kasting se consolidou como uma das artistas mais completas de sua geração. Muito além das novelas que a tornaram conhecida pelo grande público, sua trajetória envolve teatro, dança, artes visuais, poesia e performance — um verdadeiro universo criativo que ela vem expandindo ao longo dos anos.         No ar em 2 reprises   -    com a Rosana de Terra Nostra (1999) no Vale a Pena Ver de Novo e a Rosa   em Além do Tempo (2015) na Globoplay Novelas   - o público está   conferindo    alguns dos seus melhores e nos mostrando o quanto ela faz falta a tv.         Nascida em Florianópolis, Carolina ingressou...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...