Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Grandes Minisséries – As Noivas de Copacabana (1992)

      
        Antes do psicopata Edu (Bruno Gagliasso) de Dupla Identidade, seriado da autora Glória Perez, o Brasil acompanhou Donato, serial killer  vivido pelo Miguel Falabella na minissérie do autor Dias Gomes, As Noivas de Copacabana (1992).
        A Minissérie  será apresentada em forma de filme em janeiro próximo em comemoração aos 50 anos da Globo, e no post de hoje o blog vai relembrar esse clássico do suspense.


        Dias Gomes teve a ideia de escrever a minissérie depois de ver uma reportagem no Fantástico, do repórter Heraldo Madureira, sobre um morador de Niterói que assassinava mulheres vestidas de noivas.


        Ambientada em 1989, no Rio de Janeiro, a minissérie tinha como protagonista um assassino em série, Donato Menezes (Miguel Falabella), obcecado por mulheres vestidas de noiva. Morador do bairro de Copacabana, na Zona Sul da cidade, Donato leva uma vida acima de qualquer suspeita. É um conceituado restaurador de obras de arte e noivo da bela Cinara (Patrícia Pillar). Os dois só não se relacionam sexualmente. Donato mata suas vítimas seguindo um meticuloso ritual. Seduz as mulheres e as estrangula em pleno ato sexual, sempre quando elas estão vestidas de noiva. Só dessa forma ele consegue atingir o orgasmo.


        Miguel Falabella esteve impecável na pele do serial killer. Era seu primeiro protagonista e um dos raros momentos em que pudemos vê-lo em um  papel dramático. A beleza plástica do ator contrastava com a sua patologia, e isso deixava as vítimas ainda mais fáceis de serem seduzidas.


        A Direção da minissérie  ficou a cargo do experiente diretor Roberto Farias, que  havia dirigido o filme Assalto ao Trem Pagador (1962) e a minissérie A Máfia no Brasil (1984),  ambos policiais elogiadíssimos pela crítica. À frente da minissérie o diretor seguiu fielmente o texto de Dias Gomes.
        A Minissérie foi totalmente ambientada no bairro de Copacabana, e não tinha trilha sonora. A Única música tocada durante os 16 capítulos foi “Copacabana” dos compositores João de Barros e Alberto Ribeiro, tocada em  versão original ou instrumental. Inclusive na bela abertura era apresentada uma versão remixada  com  introdução de um  trompetista, Guilherme Dias Gomes,  filho do autor.

        Na  final da minissérie Donato é preso e condenado por seus crimes. Detido em um manicômio penitencial ele consegue fugir e termina a minissérie  seduzindo mais uma vítima. Na versão internacional a minissérie termina na prisão de Donato, sem deixar e nem dar a entender que ele fugiria.


        Os seriados americanos sempre exploram esse lado patológico do ser humano. O Serial Killer  americano faz parte da nossa memória desde  muito cedo.  Esse tipo de tema faz com que o telespectador se sinta parte da história, afinal antes mesmo de acontecer sabemos que essa vítima será morta , e tentar avisá-la mesmo que em vão, faz com que nos sintamos parte integrante importante para o desvendar dos crimes. Não é a toa que Dupla Identidade de longe foi o melhor produto de teledramaturgia apresentado neste ano, e a Globo com certeza abriu os olhos para essa reprise de As Noivas de Copacabana em comemoração aos 50 anos da emissora por causa dela.


        Vale a pena rever essa minissérie e rever boas interpretações de outros nomes do elenco como Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Cristiane Torloni, Ana Beatriz Nogueira e Yara Lins.

Ficha Técnica:
Minissérie do Autor Dias Gomes
Direção Geral : Roberto Farias
Elenco:
Miguel Falabella, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Cristiane Torloni, Ana Beatriz Nogueira, Yara Lins, Tássia Camargo, Hugo Carvana , Raul Cortez, Zezé Polessa, Branca de Camargo, Ricardo Petraglia, Chica Xavier, Patricia Perrone, Marcelo Faria, Nelson Dantas, Marcia Cabrit, Roberto Bomtempo, Suely Franco, Ewerton de Castro, Fábio Junqueira, Ruy Resende, Milton Gonçalves, Marieta Severo, Karina Perez entre outros.
Exibição : 02 a 26 de Julho de 1992
Capítulos : 16




Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : memóriaglobo.com. e Wikipédia.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

"Alma Gêmea" está de volta a partir desta segunda no VPVN

                          Um dos     maiores sucessos do autor   Walcyr Carrasco   ,   Alma Gêmea   está de volta a partir desta segunda (29.04) , no   Vale a Pena Ver de Nov . A trama protagonizada por   Priscila Fantin ,  Eduardo Moscovis   e   Flávia Alessandra   substituirá     a reprise de   Paraíso Tropical   (2007).          Relembre a trama: Década de 1920. Quando Rafael (Eduardo Moscovis), um botânico que cria rosas, e Luna (Liliana Castro), uma jovem bailarina, se conhecem, é amor à primeira vista. Em poucos dias, eles se casam e logo têm um filho. No meio de tanta felicidade, há um espinho: Cristina(Flávia Alessandra), a governanta da casa, prima de Luna. Invejosa, Cristina sente-se injustiçada, já que Luna é rica, casada com Rafael, a quem ela sempre desejou, e herdou da avó as joias da família, cobiçadas por ela e sua ambiciosa mãe, Débora (Ana Lucia Torre). Rafael presenteia a mulher com uma rosa branca preparada exclusivamente para ela – a rosa Luna – no dia em que ela f

Segunda Temporada de “Encantado´s” chega a tv aberta mantendo o fôlego

          Segunda temporada do seriado Encantado ´s , criação da   Renata Andrade e Thais Pontes  chegou a partir desta     última terça-feira (23.04), à Tv aberta. A temporada já está totalmente completa na Globoplay .         O Texto impecável, a direção dinâmica com cortes no time certo,    o tema de carnaval com pano de fundo, fazem de  Encantado´s   uma série agradável e que instiga o telespectador a esperar o que está por vir na próxima cena.         A   Segunda temporada ganha um reforço – perdemos Tony Ramos ,   porém   ganhamos    Eliane Giardini como Dalva, a nova pedra no sapato do pessoal do Encantado´s.           Luis Miranda e Vilma Melo  continuam   irretocáveis como os    líderes do seriado e juntos dos coadjuvantes fazem um desfile impecável da narrativa, com tiradas sagazes de tipos que cruzamos todos os dias.         A Segunda temporada começa   depois do   desfile triunfante que tocou o público no final da primeira. Os irmãos Eraldo e Olimpia, voltam a ro

Quinta e última temporada de “Sob Pressão” estreia na Globo escondida no final das noites de terças-feiras

        A Globo estreou na última  terça-feira (23.04), a quinta e última temporada de Sob Pressão , criação    do  Luiz Noronha,  Cláudio Torres e Renato Fagundes , a partir da ideia original de  Mini Kerti , inspirada no livro “ Sob Pressão – A Rotina de guerra de um médico brasileiro ”  , do  Márcio Maranhão , e direção geral do  Andrucha Waddington .         Já disponível na Globoplay desde 2022, essa última   temporada parece não ter agradado muito aos diretores da emissora, afinal demorou vir para a tv aberta e ainda chegou praticamente sem divulgação e escondida ás terças-feiras depois de Encantado ´s ,   ou seja um horário cruel.         É fato que a fórmula, apesar de ainda ter muito o que contar sobre a saúde pública, cansou, mas o elenco é tão primoroso e entregue a produção, que a gente foca   mais aos seus dramas do que   o pano de fundo do seriado nesta temporada.         Nesta quinta temporada a equipe do Hospital Edith de Magalhães passa a manifestar as seque

Série “A Justiceira”, do Antônio Calmon, com Malu Mader como protagonista, entra nesta segunda-feira na plataforma da Globoplay

                  Seriado A Justiceira , do autor Antônio Calmon , entra nesta segunda-feira (29.04) com seus 12 episódios para plataforma da Globoplay .         Protagonizado por Malu Mader , e nomes como Nívea Maria , Leonardo Brício, Anselmo Vasconcellos, Lui Mendes e Danielle Winits , o seriado marcou o ano de 1997, e só não teve   uma segunda temporada por causa de uma gravidez da Malu.         Relembre a trama: Durante uma ação, a policial Diana Maciel   ( Malu Mader ) mata acidentalmente seu parceiro. Sentindo-se culpada, ela entrega seu distintivo. Cinco anos depois, Diana resolve abandonar o marido por ele ser toxicomaníaco. Em dívida com uma quadrilha de traficantes, seu marido entrega o filho do casal, Pedro, como pagamento. Desesperada, Diana aceita trabalhar com um grupo secreto de combate ao crime, em troca deste localizar seu filho. O grupo é formado por Augusta ( Nívea Maria ), Beto (Leonardo Brício), Paco   (Anselmo Vasconcellos), Diego (Lui Mendes) e Marle