Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Os Seriados de 2014


        Este ano  nós nos despedimos de A Grande Família, seriado que ficou no ar por 13 anos  no mesmo patamar de sucesso desde sua estreia, mas em compensação ganhamos outros que com certeza merecem uma nova temporada. Nomes como Glória Perez , que abandonou as novelas para entrar em um seriado, o que aliás em minha singela opinião escreveu o melhor do ano, além do Miguel Falabella que já é um mago dos seriados apresentou um novo que mexeu com os quatro cantos do Brasil antes mesmo de ir ao ar.

        Que tal relembrarmos esses seriados que fizeram do ano de 2014  ainda melhor . . .

A Teia
(Globo, 28 de Janeiro à 1º. de Abril de 2014)

        O Seriado é assinado por Bráulio Mantovanni e Carolina Kotscho. Ele foi roteirista do filme Tropa de Elite.  A Trama policial apresentada no seriado mostrava a luta do delegado Macedo (João Miguel) na investigação de um assalto ao aeroporto de Brasília. O seriado prendeu o telespectador até o último episódio e teve destaque absoluto no elenco do ator Paulinho Vilhena, que deu vida ao assaltante Marco Baroni. Aliás, o elenco de A Teia  foi afinadíssimo  com João Miguel , Andréia Horta, Júlio Andrade e Inês Peixoto


Doce de Mãe
(Globo, 30 de Janeiro à 1º. de Maio de 2014)

        Doce de Mãe foi apresentada originalmente como especial de fim de ano em 2012, mas só voltou a grade da Globo em 2014.  Dona Picucha , a protagonista do seriado vivida pela magistralmente pela Fernanda Montenegro lhe rendeu o Emmy  Internacional de melhor atriz do ano de 2012.  Com roteiro de Jorge Furtado os 14 episódios apresentados em 2014 se saíram bem  nas noites de  quinta feira. Outros nomes do elenco também deram um show com seus personagens como Matheus Nachtergaele, Drica Moraes, Mariana Lima, Louise Cardoso e Daniel de Oliveira.


O Caçador
(Globo, 11 de Abril à 11 de Junho de 2014)
       
        Seguindo nos seriados policiais, em abril a Globo lançou O Caçador, que tinha Cauã Reymond como protagonista, pegando carona no sucesso do seu personagem em Amores Roubados , minissérie do George Moura, baseada na obra de Carneiro Vilela. Cauã Reymond mais uma vez segurou um papel complexo com umas e dentes e se destacou vivendo o vingador que buscava provar sua inocência. Uma pena que o seriado que foi uma criação de Marçal Aquino, Fernando Bonassi e José Alvarenga  foi perdendo o folego no decorrer dos episódios, e se comparado A Teia  ficou muito aquém.  No elenco brilharam também Cléo Pires, na pele da cunhada que tentava André e Ailton Graça, seu parceiro.


Segunda Dama
(Globo, 15 de Maio a 10 de Julho de 2014)

        Protagonizado por Heloísa Perissé e escrita também por ela, Paula Amaral e Isabel Muniz, Segunda Dama foi uma grata surpresa no campo dos seriados. Primeiro por que trazia Heloísa Perissé vivendo duas personagens, e uma delas não tinha doses cavalares de comédia, era a vilã da história. O Clichê das irmãs gêmeas ficou em segunda plano, a bela história que foi desenvolvida em torno delas e o  impecável desempenho da Heloísa foram os destaques do seriado.


Sexo e as Negas
(Globo, 16 de Setembro à 16 de Dezembro de 2014)  
  
        Sexo e as Negas,  criação do autor Miguel Falabella causou polêmica antes mesmo de estrear. O Seriado  recebeu mais de 15 acusações na Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial (Seppir)  e no Ministério Público foi feito uma queixa contra o conteúdo do programa. As entidades de defesa racial e das mulheres alegavam que o programa abordaria as mulheres e as negras de maneira depreciativa.  Quando estreou o que vimos foi exatamente o contrário. O Seriado elevava a estima de mulheres  lindas e negras nascidas na periferia e que mesclavam referencias da zona sul, reduto que conheciam através do trabalho. O Seriado nos apresentou as talentosas Lilian Valeska, Maria Bia, Corina Sabbas e Karin Hils que viveram a protagonistas, além de trazer de volta Cláudia Gimenez, que sabe como ninguém brilhar em um texto do Falabella. Alessandra Maestrini  também esteve impecável. Ao final de cada episódio as meninas inspiradas no seriado americano Sexy and City gravavam um clipe luxuosíssimo relacionado ao tema apresentado.


Dupla Identidade
(Globo, 19 de Setembro à 19 de Dezembro de 2014)

        Glória Perez escreveu o melhor seriado do ano de 2014. Dupla Identidade prendeu o telespectador  em praticamente todos os 13 episódios e  nos deixou sem ar tamanho a tensão e emoção dos acontecimentos. O Tema era delicado, afinal falar de um serial killer tão cruel quanto foi o Edu tinha que ser abordado de uma maneira que não assustasse o telespectador e ao mesmo tempo o seriado tinha que mostrar a verdadeira face desse tipo de patologia. Mas a Glória Perez soube abordar de maneira e na dose certa e foi aclamada pela crítica e pelo público. Outro acerto do seriado foi o elenco com atuações impecáveis da Débora Falabella, Marcelo Novaes e Luana Piovanni.  Agora falar do Bruno Gagliasso na pele do serial killer Edu é um prazer indescritível. O Ator que lutou pelo papel com unhas e dentes, provou  que sabia fazer e fez  um personagem inesquecível e impecável.  O olhar, os trejeitos, a transformação do rosto bonito do ator na fera que ele se transformava cada vez que atacava uma nova vítima foi  inacreditável.

Milagres de Jesus
(Record,  22 de Janeiro de 2014 )

        O Record começou 2014  continuando investindo em tramas bíblicas, só que  Milagres de Jesus , diferentemente das suas antecessoras foi apresentada como seriado com histórias fechadas. Cada episódio narrou a saga de uma pessoa agraciada por um Milagre de Jesus. Os roteiristas foram Vivian de Oliveira, Renato Modesto, Camilo Pelegrinni, Maria Cláudia Oliveira e Paula Richard. Não sou fã de minisséries ou seriados com temas bíblicos , mas é fato que Milagres de Jesus se saiu bem melhor na audiência do que José do Egito, o projeto bíblico da emissora de 2013.  O Formato de seriado foi bem melhor aceito.

Conselho Tutelar
(Record, 1º. a 5 de Dezembro de 2014)

        Com um cenário  nunca explorado de maneira tão forte antes na tv, Conselho Tutelar mostrou  as atribuições e dificuldades que esse órgão tão importante para o futuro do país e ao mesmo tempo tão desvalorizado.  A Visão do seriado se prendia a essas dificuldades enfrentadas na defesa de crianças que sofrem maltrato dentro de suas próprias casas. Os cinco episódios foram baseados em fatos reais, mas não era mostrada a violência contra as crianças de maneira explícita. A Ideia foi ótima e o tema ainda rende muitas outras histórias. O Seriado foi um acerto na teledramaturgia da emissora e merece uma segunda temporada em 2015. No elenco destaque para  Roberto Bomtempo ,  o conselheiro Sereno,  que há tempos merecia um protagonista  e o  jovem Paulo Vilella que vivia o conselheiro mais jovem que contrastava com Sereno.



A Grande Família
(28 de Março de 2001 a 11 de Setembro de 2014)


        O seriado completou 13 anos no ar  e resolveu se despedir em alto estilo esse ano. Dona Nenê, Lineu e Cia  tocaram nos mais diversos assuntos e transformaram A Grande Família na família de todos nós. Vai ser impossível esquecer a família e os todos os personagens que passaram por essas 13 temporadas. Desvencilhar a imagem da Marieta Severo, Marco Nanini, Pedro Cardoso e os outros dos componentes dessa família será  muito difícil devido a impecável caracterização que cada um empregou. Claro que  o seriado vai fazer falta na grade de 2015, mas a vantagem dele acabar no auge do sucesso nos deixa  com uma boa lembrança, ao contrário do que aconteceu com outros que se desgastaram tanto que praticamente foram obrigados a sair do ar.

Pé na Cova
(24 de Janeiro de 2013 à 08 de Julho de 2014)
       
        Pé na Cova é uma espécie de A Grande Família degenerada, com pessoas ignorantes, relativamente sem cultura e sem uma gota de pudor moral.  Eu não colocava muita fé no seriado, mas lá se foram três temporadas. Ficou provado que o Miguel Falabella sabe como ninguém escrever sobre esse tipo de classe. Apesar do tema pesado, a morte, Pé na Cova não usa de   um humor mórbido, muito pelo contrário,  os acontecimentos na casa do Ruço, personagem do Falabella e dono da funerária que é a principal locação do seriado,   tem uma temática e sempre uma dose de serviço social em suas entrelinhas. O Seriado terminou em alta sua terceira temporada e apesar do desfalque da Marília Pera que teve que se afastar por problemas de saúde,  tem fôlego para uma quarta em 2015.

Tapas e Beijos
(05 de Abril de 2011 à 23 de Dezembro de 2014)


        Tapas e Beijos fechou este ano a quarta temporada consagrada como um dos melhores seriados de humor  dos últimos tempo. Uma pena que a Globo já anunciou que em 2015 o programa vai apresentar sua última temporada. Tapas e Beijos a cada ano foi se renovando, Sueli (Andrea Beltrão) e Fátima (Fernanda Torres) começaram a primeira  temporada noivas, terminaram casadas, recomeçaram separadas e esta sabe deus como fica. Ou seja, o seriado é um turbilhão de emoções e o telespectador não cansa de ver tão bons atores comediantes  como Fernanda Torres, Andrea Beltrão, Vladimir Britcha, Fábio Assumpção entre outros,  dando um show em cena. 


Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Novelas Inesquecíveis - Padre Tião (1965)

60 Anos   da trama Moysés Weltman , baseada em  “ O Pequeno Mundo de Dom Camilo ” , de Giovanni Guareshi         A história acompanhava as confusões e dificuldades vividas por um padre bem-humorado em uma pequena cidade do interior. A novela era uma adaptação de O Pequeno Mundo de Dom Camilo , obra do escritor italiano Giovanni Guareschi , que já havia ganhado uma versão na TV Tupi de São Paulo, em 1958, com Otelo Zeloni interpretando o protagonista, Dom Camilo. Na adaptação da Globo , escrita por Moysés Weltman ,   o personagem principal passou a se chamar Padre Tião, papel vivido por Ítalo Rossi . Anos depois, Otelo Zeloni voltou a dar vida ao personagem no seriado Dom Camilo e os Cabeludos , exibido pela TV Tupi em 1972. Produzida pela Globo de São Paulo, Padre Tião foi exibida inicialmente às 19h no Rio de Janeiro e, posteriormente, transferida para o horário das 13h30, segundo o site Memória Globo . Marília Pêra e Gr...

E10blog - Melhores do Ano 2025 – Resultado

Melhor Novela 1ª. Lugar   - Três Graças   2º. Lugar   - Garota do Momento 3º. Lugar   - Vale Tudo   Resultado Geral   Melhor   Série   1º.   Lugar   - Os Outros   - 2ª. Temporada     2º. Lugar   - Encantado´s   - 2ª.   Temporada 3º. Lugar   - Henga Hits – 2ª. Temporada   Resultado Geral     Ator de   Série 1º.Lugar – Sérgio Guizé   com Paulo   de Os Outros   - Segunda Temporada     2º. Lugar   - Eduardo Sterblitch como Sérgio de   Os   Outros – Segunda temporada 3º. Lugar – Guilherme Berenger como Jó em A Vida de Jó   Resultado Geral:     Atriz de Série 1º.   Lugar   - Adriana Esteve s como Cibele de Os Outros   - Segunda Temporada   2º. Lugar   - Leticia Colin como Raquel de   Os Outros – Segunda Temporada 3o. Lugar ...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

“Apocalipse” - Conheça a nova trama da RecordTv que estreia nesta terça-feira

A produção da mesma autora de Os  Dez Mandamentos e irá retratar o final dos tempos         Nesta terça (21.11) ,  estreia a nova novela bíblica da RecordTv.   Apocalipse , escrita pela autora Vivian de Oliveira (a mesma de Os Dez Mandamentos )  promete inovar.  Primeiro por ser a primeira trama bíblica contemporânea – a novela se inicia na década de 80, passa pela de 90 e chega ao dias atuais a partir da sua segunda semana, porém nem assim deixará de abordar passagens e personagens retratados na bíblia  como dilúvios e tsunamis, o mal, a besta fera e o diabo.  Além do livro O Apocalipse , a autora se inspirou também no Velho Testamento e alguns livro do Novo Testamento da bíblia.         A trama se inicia em 1987,  com um tsunami  num resort na Ásia  que provoca a morte dos pais dos irmãos judeus Alan (Maurício Pitanga) e Uri Gudman (Phelipe Gomes), n...

Novelas Inesquecíveis – Rebelde (2011)

Versão brasileira do clássico mexicano   foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia da   RecordTv             A “ Rebeldemania ” voltou junto com a nova turnê do agora quinteto   que conquistou o   mercado latino em 2004, e aqui no Brasil em 2005, quando a novela original começou a ser transmitida pelo SBT .         O sucesso foi imediato e a novela virou mania aqui também. Em 2011, a RecordTv conseguiu os direitos da trama e levou ao ar   a versão brasileira da trama, que dada as devidas proporções, foi um dos grandes sucessos   da teledramaturgia da emissora.         Essa produção da RecordTv – a segunda parceria com a   emissora mexicana – é baseada na versão da Televisa , adaptada por Pedro Damián , exatamente a que se tornou mais famosa no mercado – responsável pelo fenômeno “ Rebeldemania ”.     ...

Meus Personagens Favoritos da Elizabeth Savalla (Parte 2)

A Cunegundes de “ Êta Mundo Melhor ”         Em 2016   Elizabeth Savalla presenteou o público com uma de suas atuações mais divertidas: a impagável Cunegundes, a matriarca impulsiva e hilária de Êta Mundo Bom!. E para a alegria dos fãs,   a personagem esta   de volta em    Êta Mundo Melhor ! , continuação da trama do Walcyr Carrasco .    —   A personagem que virou meme, caiu no gosto popular e garantiu momentos de puro humor na faixa das seis, deu a Savalla   esse novo status em sua carreira, com uma personagem cheia     de energia, celebrando reencontros com veteranos, novas parcerias em cena e o prazer de fazer comédia, algo que ela domina com maestria. Esse retorno reafirma não apenas sua importância histórica na teledramaturgia, mas também seu brilho contínuo. Aos 71 anos, Elizabeth Savalla segue firme, amada e absolutamente indispensável na TV brasileira no auge dos seus 51 de carrei...