Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Grandes Minisséries – Anos Rebeldes (1992)



        Os jovens com muita garra saem às ruas pedindo melhorias para o Brasil e até um novo presidente! Calma o post de hoje não vai falar das manifestações ocorridas há duas semanas em praticamente todo o Brasil , e nem sobre o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, o post de hoje vai falar sobre Anos Rebeldes,  uma das minisséries mais marcantes da história da Globo e da obra do autor Gilberto Braga.

        Não poderia escolher  um melhor momento para falar sobre  essa minissérie no blog. Gilberto Braga  se inspirou nos livros 1968 – O Ano que não Terminou, da Zuenir Ventura e Os Carbonários do Alfredo Sirks  para contar a história de João Alfredo (Cássio Gabus Mendes) e Maria Lúcia (Malu Mader) e a trajetória de um grupo de colegas do tradicional Colégio Pedro II, desde 1964, quando se formam e se instala no Brasil o regime de ditadura, até 1985, altura em que a política governamental terá já influenciado definitivamente os seus destinos.


Maria Lúcia é uma jovem individualista, traumatizada com a história do pai, Orlando Damasceno (Geraldo Del Rey), um jornalista conhecido e membro do Partido Comunista, que sempre colocou seus ideais acima da realização pessoal. Quando ela conhece João Alfredo, percebe que ele tem o mesmo perfil do pai e tem medo de se entregar à paixão. João, por sua vez, é um jovem de classe média  extremamente preocupado com as questões sociais do país. Ao se apaixonar por Maria Lúcia, ele fica dividido entre o relacionamento afetivo e a militância política.


O melhor amigo de João, Edgar (Marcelo Serrado), também se apaixona por Maria Lúcia e passa a disputar o amor da jovem com João Alfredo. Com o perfil oposto ao do amigo, Edgar não se envolve com as questões sociais do país, preferindo investir na profissão e na felicidade pessoal.


        A Minissérie acabou se tornando clássica além da bela história criada por Gilberto Braga e os nebulosos anos de  chumbo, a impecável reconstituição de época e um elenco sintonizadíssimo, mas  também pela irônica coincidência da sua exibição. A trama entrou no ar exatamente quando o Brasil sofria com a grande decepção que havia virado o primeiro presidente eleito por voto direto, e os jovens foram às ruas pedir o impeachment do Presidente Collor, tal qual aconteceu na minissérie que pedia o fim da ditadura militar. Os protestos surtiram efeito  e o presidente foi deposto em 29 de setembro de 1992, um mês depois do término da minissérie.  

Mas curioso ainda é que na sua segunda reprise  no Canal Viva a exibição da minissérie coincidiu com os protestos estudantis pelo Brasil inteiro pedindo o fim da corrupção que ficou conhecida como a “Revolta do Vinagre”.


Adicionar legenda

              Cássio Gabus Mendes, Malu Mader, Marcelo Serrado e Cláudia Abreu foram impecáveis na pele de seus personagens. Sem dúvidas a minissérie foi um marco para a carreira de cada um deles. 


Duas cenas marcaram a minissérie:


·        A Conversa franca entre João Alfredo e Edgar, depois de se declararem apaixonados por Maria Lúcia. Os dois jogam os sentimentos um na cara do outro , mas terminam selando a eterna amizade que sempre existiu entre eles.
·        A Morte da Heloísa, baleada no último capítulo quando tentava fugir do país. Alias, a Claudia Abreu interpretou a personagem que mais sofre transformação na minissérie  e a atriz soube fazer com uma maestria   nos brindando com essa cena final emblemática e a marca registrada de Anos Rebeldes.


Alguns personagens da minissérie foram inspirados em personagens da vida real, como Tetê Medina  retratada no Avelar (Kadu Moliterno), apesar dela nunca ter dito que usou o telex e mala diplomática para denunciar para imprensa internacional o desmandos da ditadura. O Editor Queiroz, vivido pelo saudoso Carlos Zara foi inspirado em Ênio Silveira da Civilização Brasileira, e o protagonista João Alfredo, apesar do autor não confirmar, tem um livre inspiração no deputado Alfredo Sirkis.

Outro ponto marcante de Anos Rebeldes eram os semidocumentários apresentados nas passagem de tempo que misturavam imagens reais dos anos de chumbo com cenas em preto e branco da minissérie. Em uma delas foi possível ver João Alfredo, Maria Lúcia, Edgar e outros personagens mesclados com os manifestantes reais da época. Os semidocumentários foram feitos pelo cineasta Silvio Tendler que foi muito elogiado pela imprensa na época.


       
Pedro Cardoso interpretou na minissérie o carismático Galeno Quintanilha. O Autor Gilberto Braga usou o personagem para narrar um fato ocorrido com ele na época em que escrevia a novela Escrava Isaura (1976). Depois de muitas profissões, Galeno ingressa pelo ramo de escrever novelas e durante a minissérie  ela sofria com a censura ao tentar escrever uma trama com cunho abolicionista como tema. Galeno teve que ir a uma reunião com uma censora em Brasília para liberação da  novela, tal qual acontecera mesmo com Gilberto Braga.


A Minissérie foi premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e Claudia Abreu o de melhor atriz  no ano de 1992.


Resultado de imagem para minissérie anos rebeldesResultado de imagem para minissérie anos rebeldes

Parece clichê, mas quase 23 anos depois a minissérie é mais do que atual, e sempre será uma grande incentivadora da luta  por um Brasil melhor. Apesar de nunca ter sido engajado politicamente assistir Anos Rebeldes me fez  rever pensamentos e posições e acho impossível assistir a minissérie atemporal e não ser tocado.

Alegria, Alegria e viva a minissérie clássica e antológica Anos Rebeldes !

Resultado de imagem para minissérie anos rebeldesResultado de imagem para minissérie anos rebeldes

Ficha Técnica :
Resultado de imagem para minissérie anos rebeldes
Minissérie do autor Gilberto Braga
Direção Geral do Denis Carvalho
Elenco:
Cássio Gabus Mendes, Malu Mader, Cláudia Abreu, Marcelo Serrado, Pedro Cardoso, José Wilker, Betty Lago, Kadu Moliterno, Geraldo Del Rey, Bete Mendes, Ivan Candido, Norma Blum, Gianfrancesco Guarnieri, Déborah Evelyn, Rubens Caribé, Mila Moreira, Carlos Zara, Maria Lúcia Dahl, André Pimental, Tuca Andrada, Marcelo Novaes, Malu Galli, Tales Pan Chacon, Denise Del Vecchio, Georgia Gomide, Teresinha Sodré, Sonia Clara, Roberto Pirillo, Fátima Freire, Francisco Milani, Castro Gonzaga, Stepan Nercessian, Stela Freitas, Yaçana Martins, Bemvindo Siqueira, Nildo Parente Enrique Diaz, Cininha de Paula, Susana Vieira entre outros.
Exibição: 14 de Julho a 14 de Agosto de 1992
Capítulos: 20


Resultado de imagem para minissérie anos rebeldesResultado de imagem para minissérie anos rebeldes

Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : teledramaturgia.com , memóriaglobo.com , Wikipédia.com 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 17.01.2026

Marcelo Serrado de Volta com Crô  em “ Três Graças ”  - “ Guerreiros do Sol” na Tv aberta   Marcelo Serrado de Volta com Crô   em “ Três Graças ”         O Ator Marcelo Serrado já fechou acordo e vai voltar com o icônico personagem Crô, que   imortalizou em FinaEstampa (2011), na trama de   Três Graças , ambas do autor Aguinaldo Silva .           O personagem   marcou a volta   em grande estilo do   ator a Globo depois de alguns anos como um dos astros   da RecordTv .   “ Guerreiros do Sol ”   na Tv Aberta         Depois de se destacar no Globoplay , Guerreiros do Sol finalmente vai ganhar exibição na TV aberta. A Globo estreia a novela em abril, apostando em uma trama forte, de identidade brasileira e carregada de tensão dramática. Protagonizada   por Isadora Cruz e Tómas Aquino ,   a ...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...