Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Estreia hoje a nova novela da Record - "Os Dez Mandamentos"


A Nova novela da Record estreia nesta segunda feira (23.03) substituindo Vitória.  Os Dez Mandamentos é de autoria da Vivian de Oliveira e direção geral do Walther Avancini.
A trama é considerada a primeira novela bíblica  da história da tv  e é a grande aposta da emissora, em mais uma tentativa de consolidar a audiência da tv. 


Os Dez Mandamentos é uma superprodução épica que reconta uma das mais famosas passagens da Bíblia: a saga de Moisés (Guilherme Winter) , desde seu nascimento até a chegada de seu povo à terra prometida, passando pela fuga do Egito através do Mar Vermelho e o encontro com Deus no Monte Sinai. Livre adaptação dos livros Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, e com efeitos especiais grandiosos, a novela cobre mais de cem anos de história e terá aproxidamente 150 capítulos divididos em quatro fases. Com dezenas de personagens, além do conteúdo histórico, Os Dez Mandamentos também será repleta de conflitos familiares, intrigas, luta pelo poder, traições, inveja, ódio, paixões proibidas e amores impossíveis, em tramas recheadas de muita emoção.

Elenco :

MOISÉS (Enzo Simi / Guilherme Winter) - Israelita

Moisés é salvo ainda bebê por sua mãe Joquebede que o coloca num cesto e o entrega ao rio Nilo para livrá-lo da ira do Faraó, que havia decretado que todo menino hebreu deveria morrer. A princesa Henutmire, filha do Faraó, o encontra no rio e o acolhe por compaixão. Moisés cresce como um príncipe até que cai em desgraça e deixa o Egito para viver como pastor de ovelhas. Após seu encontro com Deus, Moisés retornará ao Egito para libertar seu povo da escravidão e enfrentará aquele que um dia teve como um irmão – Ramsés.
JOQUEBEDE (Samara Felippo / Denise Del Vecchio) - Israelita

Mulher doce e forte, com um olhar que transmite serenidade, sabedoria e fé. Joquebede é capaz de tudo para preservar sua família. Ela salva seu filho Moisés da morte ao colocá-lo dentro de um cesto no rio Nilo, confiando que Deus tomará conta de seu bebê. Apesar de todo sofrimento, ela nunca perde a fé e confia em Deus plenamente.
ANRÃO (Roger Gobeth / Paulo Gorgulho) - Israelita
Homem honesto, digno, honrado e de muita fé. É apaixonado por sua esposa Joquebede e por sua família. Gosta de contar aos filhos Miriã e Arão sobre os antepassados de seu povo. Ensina os filhos a exercerem a fé em Deus e a não se corromperem com deuses pagãos. Arrisca sua vida para que Joquebede consiga salvar o filho caçula do casal, Moisés, e é gravemente ferido.
ARÃO ( Victório Ghava/ Kadu Schons / Petrônio Gontijo) - Israelita
Homem forte, honesto, bondoso, mas impetuoso e revoltado. Escravo hebreu, passa por todo tipo de humilhação. Sente muita raiva e mágoa de seu irmão Moisés, por ele ter sido criado como egípcio com todo o conforto, enquanto ele e seu povo passam as maiores privações. Apesar de seu jeito revoltado, Arão tem um coração enorme e ama profundamente sua família. Será escolhido por Deus para ajudar Moisés em sua missão de libertar o povo.
MIRIÃ (Isabella Koppel / Ariela Massoti / Larissa Maciel) - Israelita
Mulher de forte personalidade e muita fé. Quando criança, ajuda a mãe a salvar o irmão Moisés. Esperta e corajosa, enfrenta perigos para conseguir chegar até Henutmire depois que a princesa encontra Moisés nas águas do Nilo. Por sua iniciativa, Joquebede passa a ser a ama de Moisés. Torna-se uma moça desprendida, independente e de língua afiada, o que é muito incomum para a época.
SETI I (Zecarlos Machado) - Egípcio
Faraó poderoso e um grande governante para o povo egípcio, além de um brilhante militar. Teme que oshebreus se aliem aos inimigos do Egito, já que são fortes e numerosos. Influencia o povo contra oshebreus e os escraviza de forma implacável. Odeia os israelitas e decreta que todo bebê hebreu do sexo masculino seja morto. Ele aceita o desejo de sua filha em adotar Moisés, mas despreza o neto de origens hebreias.
TUYA (Angelina Muniz) - Egípcia
Grande  esposa real,  cumpre com naturalidade e classe as responsabilidades que sua posição exige. Mulher ciente de sua posição, usa de seu poder com sabedoria e sutileza. Ela é mãe de Henutmire e de Ramsés, o herdeiro do trono do Egito.
HENUTMIRE (Mel Lisboa / Vera Zimmermann) - Egípcia
Henutmire encontra o bebê Moisés nas águas do Nilo e o salva por compaixão. Ela o entrega a ama de leite Joquebede, sem saber que se trata da mãe biológica do menino. Henutmire não consegue levar uma gravidez a termo e, quando Moisés completa três anos, ela o retira de sua família hebreia e o cria como seu filho. Mulher de bom coração, sofre com as infidelidades do marido e mal sabe que sua dama de confiança, que se faz de grande amiga, na verdade a odeia.
DISEBEK (Daniel Aguiar / Eduardo Lago) - Egípcio
Homem de porte, muito charmoso, galanteador e mulherengo. Um dos melhores oficiais do faraó Seti I. É apaixonado pela prostituta Yunet, a quem promete casamento. Seus planos, porém, mudam quando é promovido a general do exército e recebe como presente a mão da princesa Henutmire. Pai adotivo de Moisés, aceitará criar o menino hebreu com relutância, mas acabará amando-o como seu filho.
RAMSÉS (Edu Pinheiro / Sérgio Marone) - Egípcio

Homem bonito, elegante e sedutor. Filho de Tuya e Seti I, Ramsés é criado para ser o futuro faraó do Egito. Ama Moisés como a um irmão, apesar de suas origens hebreias. Essa grande amizade sofrerá seu primeiro abalo quando eles disputarem o amor da bela Nefertari, companheira de infância dos dois. Quando se tornar Faraó, Ramsés dará vazão a toda sua megalomania, aumentando o sofrimento do povo hebreu. Sua amizade por Moisés se tornará ódio mortal quando ele retornar ao Egito pedindo a libertação dos hebreus em nome de Deus. Ramsés se considera o próprio deus na terra.
NEFERTARI (Giovanna Maluf / Camila Rodrigues) - Egípcia
Nefertari é criada como filha do Sacerdote Paser, mas na verdade é fruto do relacionamento amoroso entre Yunet e Disebek, seu verdadeiro pai. Ela vive no harém do palácio tendo como companheiros de brincadeiras Moisés e Ramsés. Os três crescem e, o que era brincadeira, torna-se uma disputa romântica com consequências imprevisíveis. Acostumada a ter os dois amigos a seus pés, Nefertari fica dividida entre um e outro. Apesar de sua índole boa, Nefertari pensa como uma nobre egípcia e convive naturalmente nesse mundo, sem dar grandes importâncias ao drama dos hebreus.
YUNET (Day Mesquita / Adriana Garambone) - Egípcia
Dançarina e mulher de conveniência para soldados, aguarda sua chance de ascender socialmente. É apaixonada por Disebek, mas seu amado a deixa grávida para se casar com a princesa Henutmire. Levada para o palácio pelo próprio amante, Yunet resolve seduzir o Sacerdote Paser e se casa com ele, enganando-o com sua suposta virtude e escondendo a real paternidade da criança. Torna-se nobre e dama de companhia de Henutmire, a quem inveja e odeia em segredo. O grande sonho de Yunet é que sua filha, Nefertari, se case com Ramsés e se torne rainha do Egito. E ela fará o que for necessário para que isso aconteça.
PASER (Paulo Nigro / Giuseppe Oristanio) - Egípcio
Sacerdote do palácio, Paser cai na lábia de Yunet e se casa com ela sem saber que está grávida de outro. Pai amoroso e dedicado de Nefertari, ele leva um tempo até descobrir quem é realmente sua esposa e do que ela é capaz. Paser é leal e dedicado à família real e a seu Faraó.
BOMANI (Milhem Cortaz) – Egípcio
Oficial egípcio designado a encontrar e executar os bebês hebreus, entre eles, Moisés. Homem cruel, que conduz os escravos hebreus com mão-de-ferro.
ZÍPORA (Giselle Itié)– Midianita
Zípora é a mais velha das sete irmãs de Jetro. Com a morte precoce da mãe, ajudou o pai a criar as mais novas e se tornou uma mulher forte e decidida. Seu temperamento estourado, sem meias-palavras, ar meio xucro e selvagem, esconde uma natureza amorosa e leal. Ela e Moisés soltam faíscas logo que se conhecem. Mas, o que aparenta ser antipatia e ódio gratuitos, é apenas o prelúdio de um grande amor. Zípora trabalha com o rebanho do pai e ajudará Moisés se tornar um pastor de ovelhas.
ADIRA (Rayana Carvalho) - Midianita
Adira é a irmã sensata e doce. Sempre tentando evitar brigas, ela procura harmonia e paz. Muito chegada à Zípora, confidencia à irmã o amor proibido que nutre pelo filho de uma família rival de seu pai.
JERUSA (Thais Muller)- Midianita
Doce e gentil, mas desmiolada. Esquece de tudo, precisando de constante supervisão nas tarefas. Quebra as coisas, erra na cozinha e na feitura de tecido. Tem bom coração, mas faz sempre tudo errado. Apesar disso, Jerusa tem personalidade e não leva desaforo pra casa.
BETÂNIA (Marcela Barrozo) - Midianita
Betânia faz o que tiver que fazer para conseguir algo que deseja. Invejosa, está sempre implicando com Jerusa e tem inveja da irmã, Zípora, a quem considera uma mandona metida. Quer se casar a qualquer custo e, quando Moisés chega em Midiã, não poupará esforços para tê-lo como marido.
ADA (Camila Santanioni) - Midianita
Tudo que Ada deseja é encontrar um marido rico, ter belas joias e viver no conforto. Como sabe que tem que esperar as mais velhas se casarem primeiro, aguarda sua vez. Confidente de Betânia, compartilha das armações da irmã, cúmplice.
DAMARINA (Talita Younan) - Midianita
Damarina está sempre com a cabeça nas nuvens, imaginando histórias lindas e românticas. Enquanto Jerusa é atrapalhada, Damarina é distraída, não por falta de habilidade, mas por ter o pensamento longe. Sensível e delicada, apesar de parecer não perceber as coisas à sua volta, é capaz de rara perspicácia quando se trata de sentimentos humanos.
JAQUE (Rafaela Sampaio / Fran Maia) – Midianita
Caçula da família, Jaque é destemida e valente como sua irmã Zípora. Menina doce e gentil, adora cuidar das ovelhas e ficar ao ar livre. Leal e sincera, Jaque sente uma paixão platônica com Moisés assim que ele chega a Midiã.
OSEIAS/JOSUÉ (Sidney Sampaio) - Israelita
Bonito, tímido e dono de um excelente caráter.  Seu nome de nascimento é Oseias, mas passará a ser chamado de Josué por Moisés. Trabalha nas obras da cidade, seguindo os passos de seu falecido pai. De temperamento calmo, gentil e apaziguador, desde criança Josué demonstra ser alguém especial. Difícil não gostar desse rapaz tão justo e encantador.
CALEBE (Rodrigo Vidigal)
Forte e impetuoso, Calebe é como uma força da natureza que precisa ser guiada. Seu pavio curto é compensado por um coração puro e generoso. Alegre e brincalhão, costuma se deixar levar por seus arroubos e paixões com facilidade.  É o melhor amigo de Josué e com ele vai herdar a promessa de entrar na Terra Prometida por ter confiado em Deus.
AMÁLIA (Marina Moschen / Lisandra Souto) - Israelita
Responsável e prestativa, ajuda Joquebede a criar os filhos. É apaixonada pelo jovem Num, com quem se casa. Seu filho Josué nasce quando ela já não tinha mais esperança de engravidar. Perde o chão com a morte de seu amado esposo e morre logo após dar a luz. Antes, porém, entrega seu filho aos cuidados de Joquebede, Eliseba e Arão.
NUM (Vicente Tuchinsky / Licurgo) - Israelita
Homem honesto, trabalhador, marido amoroso e pai dedicado. É respeitado pelos outros israelitas por seu comportamento irrepreensível. Acredita que um dia Deus irá tirá-los da escravidão e passa horas contando histórias para os filhos de Arão. É apaixonado pela esposa e aguarda ansioso pelo nascimento do filho do casal. Morre açoitado pelos egípcios por ter cometido um pequeno erro no trabalho.
ELISEBA (Gabriela Durlo) - Israelita
Mulher de fibra, que, mesmo grávida, trabalha nos campos de trigo do faraó. Eliseba tem quatro filhos com Arão. Mãe e esposa dedicada e amorosa,  ela acalma os ímpetos e revoltas de Arão com carinho e delicadeza.  Os dois se amam profundamente.
NABADE (Higor Castro / Marco Antonio Gimenez) - Israelita
Escravo do faraó, executa trabalhos pesados ao lado do pai. Jovem sem compromisso, que abusa da bebida e gasta o pouco que tem com prostitutas. Passa a agir de forma mais ajuizada depois de presenciar as pragas no Egito, mas sua mudança é temporária. É consagrado como sacerdote, assim como o pai e osirmãos. Sobe ao Monte Sinai com Moisés, seu pai e setenta anciãos, e vê a glória de Deus.
ABIÚ (Kaik Brum/Daniel Siwek) - Israelita
Fortemente influenciado por seu irmão Nabade, o segue em tudo que faz. É ordenado sacerdote por Deus. Assim como Nadabe, tem a oportunidade de ver de perto a glória de Deus, mas peca contra o Senhor e é morto por Ele. 
JETRO (Paulo Figueiredo) – Midianita

Sacerdote, homem sábio, sensato e amoroso. Acolhe Moisés quando ele foge do Egito e lhe dá Zípora como esposa. Será mentor de Moisés e o pai que ele nunca teve, tratando-o com amor e respeito. Apesar de viver em uma cultura politeísta, reconhece o Deus de Israel como o único Deus verdadeiro. Pai de sete filhas, é obrigado a lidar com os humores e peculiaridades femininas que estão além do que qualquer sabedoria masculina tenha capacidade de enfrentar.

ELEAZAR (Rafael Sun/ Bernardo Velasco) - Israelita
Homem gentil e apaziguador, não vê com bons olhos as atitudes dos irmãos Nadabe e Abiú, mas respeita a hierarquia familiar. Tenta influenciá-los para o bom caminho, sem sucesso. Com a morte dos dois irmãos mais velhos, é escolhido para suceder o pai como sumo sacerdote das tribos de Israel. É um homem de fé e caráter.
INÊS (Brendha Haddad) –Israelita
Esposa de Eleazar e mãe dedicada de Finéas. Mulher doce e gentil. Sofrerá assédio do cunhado Nadabe, mas se portará com dignidade, sempre protegendo a família.
HUR (Floriano Peixoto) - Israelita
Assimilou como poucos a cultura egípcia. Pai de Uri. É um exímio artesão, que trabalha exclusivamente para o faraó. Faz questão de se vestir como os egípcios, além de idolatrar os deuses determinados pelo faraó. Vive com conforto no palácio, mas faz visitas frequentas à vila dos hebreus onde tem amigos e família. Nutri uma paixão secreta pela Princesa Henutmire, mas acaba se envolvendo com Miriã.
URI (Rafael Sardão) - Israelita
Aprendeu o ofício do pai e trabalha com ele como artesão no palácio. Assim como Hur, Uri também assumiu uma identidade egípcia e gosta de viver dessa forma. Vive em constante conflito com sua esposa, que é uma israelita fervorosa e não o quer influenciando seu filho, Bezalel.
LEILA (Juliana Didone) - Israelita
Não aceita que o marido sirva ao Deus de Israel e aos deuses egípcios ao mesmo tempo. Faz sua vontade valer dentro de casa e influencia Bezalel a não seguir o mesmo caminho do pai e do avô, que se afastaram de seu povo e de seu Deus.
BEZALEL (Luiz Felipe Mello / Igor Cosso) - Israelita
É um rapaz angustiado e dividido, pois cresceu com seus pais brigando por causa da religião. Também aprendeu o ofício de artesão, mas prefere vender sua arte para os israelitas. Por influência da mãe, acaba se tornando um rapaz de muita fé. É bom caráter, sincero e tímido. Vai receber de Deus a grande incumbência de construir o Tabernáculo.
AOLIABE (Binho Beltrão) - Israelita
Escultor talentoso, será o ajudante de Bezalel na construção do Tabernáculo. É extrovertido, engraçado, mas influenciável.
APUKI (Heitor Martinez) - Egípcio
Truculento e vingativo, Apuki trata os hebreus com mão de ferro. É ele quem supervisiona as obras e castiga os escravos com açoites. Conheceu Judite quando ela ainda era uma escrava e a desposou, mesmo desprezando os hebreus. Apesar disso, hostiliza sua esposa por suas origens, dividido em seus sentimentos. Pai de Jairo e Ana. Por temor a Deus após as pragas, seguirá com sua família na fuga do Egito, mas incitará Arão e os israelitas a construir o Bezerro de Ouro.
JUDITE (Nanda Ziegler) - Israelita
Esposa de Apuki. Mulher sofrida e submissa, aceita com resignação as humilhações e maus tratos do marido. Mãe dedicada de Ana e Jairo, sofre preconceito entre os hebreus por ter se casado com um egípcio e se afastado de Deus.
ANA (Tammy di Calafiori) – Egípcia / Israelita
Rejeita sua origem israelita e adora os deuses egípcios. É muito apegada ao irmão Jairo e sonha em se casar com um nobre. É ambiciosa e mal vista pelos hebreus mais tradicionais. Desdenha e brinca com o amor que sabe que Josué sente por ela. Irá fazer uma grande jornada até que as decepções e o sofrimento a façam enxergar o valor de um amor verdadeiro. Com o tempo, Ana se torna uma mulher de muita fé e temente a Deus.
JAIRO (Gabriel Quaresma/ Erich Pelitz) – Egípcio / Israelita
Trabalha como feitor de obra, seguindo os passos de seu pai Apuki. Vai se apaixonar pela prostituta Safira, sem saber que ela também é a favorita de seu pai. É o único que defende sua mãe Judite. Não gosta de agir de forma truculenta como o pai na condução dos escravos, por isso é considerado por ele um fraco. Consegue executar bem seu trabalho, sem usar a violência.
CORÁ (Victor Hugo) - Israelita
Capataz, chefe dos trabalhadores. Presta contas para os feitores egípcios. Corrupto, moralista, não é confiável. Irmão de Safira, nega abrigo quando ela é repudiada pelo marido. Não acredita que Moisés seja um libertador enviado por Deus e tenta jogar o povo contra ele. Vai provocar uma rebelião no deserto para desautorizar Moisés e será punido.
BINA (Kátia Moraes) – Israelita
Esposa de Corá, mãe dos meninos Assir e Elcana.  Mulher fofoqueira, adora uma intriga. Casou-se dando o golpe da barriga e morre de ciúmes do marido, hostilizando qualquer mulher que imagine se aproximar dele.
SAFIRA (Jeniffer Setti) - Israelita
Depois de ter sido rejeitada por seu marido Datã, pede para que seu irmão Corá a aceite de volta em casa,  já que seus pais morreram. Com a negativa do irmão, Safira é obrigada a se prostituir para sobreviver. Torna-se uma das meninas de Ahmós ao trabalhar na Casa de Senet. Vai se apaixonar por Jairo, mas por conta da profissão, acaba se relacionando também com o pai dele, Apuki.
DATÃ (Bruno Padilha) – Israelita
Irmão de Abirão.  Acredita em Moisés, mas é muito influenciado por Corá.   É covarde e vulnerável. Depois de repudiar a esposa Safira, tenta conquistar a jovem Noa. Vai se unir a Corá numa rebelião contra Moisés.
ABIRÃO (Sandro Rocha) – Israelita
Irmão de Datã.  Pessimista, mau caráter e falso. Nunca está satisfeito com nada. Gosta de ir à Casa de Senet beber e se divertir com prostitutas.
NOA (Pérola Faria)– Israelita
Filha de Abigail e Zelofeade. É cortejada por Datã, mas se apaixona por Bezalel. Sofrerá com o assédio e a obsessão de Datã por ela e tentará escapar dele a todo custo.
KAREN (Anita Amizo) - Egípcia
Prostituta, amiga de Safira. Trabalha na casa de Senet. É apaixonada por Meketre, seu cliente fixo. Com ele tem um filho, Bak. Paga a hebreia Abigail para tomar conta de seu filho e o visita sempre que pode. Tem adoração por Bak e sofre por não poder lhe dar uma família feliz. Antes de morrer em uma das pragas, pede a Abigail que leve o menino para conhecer o pai, que se surpreende com a revelação.
AHMÓS (Carlos Bonow) - Egípcio
Assume a propriedade da Casa de Senet após a morte de Bennu. Ahmós usa sua casa para articular segundo suas necessidades e interesses econômicos. Tem acesso aos homens que a frequentam e seus segredos. Por conta disso, possui certo poder já que conhece o lado oculto de seus clientes. Homem amoral e manipulador, lida com suas empregadas como se fossem mercadoria, sem compaixão.
MEKETRE (Luciano Szafir) - Egípcio
Rico comerciante de madeira, tem livre acesso ao palácio. Apaixonado pela esposa, faz tudo por ela, mas não consegue deixar de ver sua amante Karen na Casa de Senet. Pai dedicado. Vai assumir o filho bastardo Bak depois da morte de Karen.
TAIS (Babi Xavier) - Egípcia
Mulher fútil, mas de bom coração. Divertida, nada parece lhe tirar do sério. É amiga das nobres do palácio. Quer ajudar a serva Ana a se casar com um nobre. Sua vida vai mudar quando descobrir que seu marido tem um filho com outra mulher. Vai assumir a criança e criá-la como se fosse dela.
GAHIJII (Fernando Sampaio) - Egípcio
Nobre cozinheiro real do palácio. Considera-se um artista e está sempre querendo inventar novidades e testar novos ingredientes. Homem bom, gentil, atencioso... mas que não mexam em sua cozinha! Gahiji teve uma infância difícil o que lhe rendeu uma sabedoria incomum para sua idade. Muitas vezes servindo de conselheiro amoroso, a única vida amorosa que não deslancha é a sua. Após a morte de sua esposa, de quem era divorciado, passará a cuidar do filho Chibale, que vivia longe, e o criará no palácio, sonhando em torná-lo um grande cozinheiro como o pai.
ELDADE (Paulo Reis) - Israelita
Trabalha nas plantações de trigo. Homem simples, humilde, bondoso e sábio, muito temente a Deus. Vai se tornar um dos setenta anciãos escolhidos por Moisés para ajudá-lo a conduzir o povo.
ZELOFEADE (Felipe Cardoso) - Israelita
Homem bom e afável, companheiro de trabalho leal e solidário. Tímido, fará algumas tentativas de arrumar uma esposa até que finalmente se encantará com Abigail.
ABIGAIL (Bianka Fernandes) - Israelita
Abigail vive com a irmã Leila e trabalha como escrava. Apaixona-se por Zelofeade e eles se casam.Depois de anos de casamento, serão abençoados com a filha Noa e mais quatro filhas que nascerão durante o êxodo no deserto.
NAYLA (Maria Ceiça) - Núbia
Esposa núbia de Seti I. Negra e muito bela, transita com elegância no harém e volta e meia troca farpas com a maldosa Yunet. Tem a confiança da rainha e seu status de esposa do Faraó lhe garante uma vida confortável e farta.
IKENI (Vitor Pecoraro) - Egípcio
Não confia nos israelitas e ajuda a persegui-los quando eles saem do Egito. Vai morrer afogado no Mar Vermelho. Ikeni é desde sempre apaixonado por Karoma, dama de Nefertari. Bom moço e tímido, ele vai demorar a se declarar, mas finalmente os dois se casam e tem um filho.
KAROMA (Roberta Santiago) - Núbia
Fiel dama de Nefertari, as duas são amigas e confidentes. Karoma é apaixonada por Ikeni e se impacienta com a timidez do rapaz. Mas ele finalmente se declara e os dois se casam e têm um filho.
BAKENMUT ( Kiko Pissolato  ) – Egípcio
Oficial forte e corajoso, mas sem caráter. Bakenmut só quer se dar bem e não terá escrúpulos se lhe for apresentada uma oportunidade. Gosta de farras com mulheres e de se embebedar na casa de Senet. Amante de ocasião de qualquer mulher que lhe der bola. Não hesita em executar ordens, por mais cruéis que sejam. Matar, para ele, não é problema.
SIMUT (Renato Livera)- Egípcio
Assistente do sacerdote Paser, Simut faz de tudo para acertar, mas normalmente erra. Simut é um adorável fracassado. Seu sonho é um dia se tornar sacerdote, mas, se lhe faltam dotes para tal, não lhe falta bom coração. Apesar das broncas que leva de seu mestre, Simut tem carinho sincero por aquele que vê como um pai. Finalmente, Simut não fracassa no que ele tem de melhor: boas intenções!
SIFRÁ (Stella Freitas) - Israelita
Parteira experiente, temente a Deus. Faz o parto de Moisés. É bem humorada, bondosa e incansável na luta para salvar as crianças hebreias.
PUÁ (Valéria Alencar)– Israelita
Parteira que auxilia Sifrá.
BENNU (Iran Malfitano) - Egípcio
Dono da Casa de Senet. Vai chantagear Yunet quando ela for morar no palácio, ameaçando contar sobre o seu passado como prostituta.
BARUK (Bemvindo Sequeira) – Midianita
Viúvo, pai de Anibal e Menahem. Proprietário de rebanho de ovelhas e comerciante. Homem sem escrúpulos, rude e ignorante. Baruk quer ter sempre mais, não importa como.  Disputa a posse do poço de Jetro por ganância e não vai deixar barato. Baruk detesta perder e quer ter mais influência em sua comunidade do que Jetro.
ANIBAL (Thierry Figueira) – Midianita
Filho de Baruk, irmão de Menahem. Herdou do pai a falta de escrúpulos e o gosto pela truculência. Se Baruk é ignorante, Aníbal é ainda mais obtuso e capaz de uma crueldade que apenas aguarda espaço para crescer.  Despreza as boas qualidades do irmão, classificando-o como um tolo e fraco. Para Anibal, tudo se consegue na força.
MENAHEM  ( Jorge Pontual  ) - Midianita
Filho de Baruk, irmão de Anibal. Rapaz bom, mas covarde. Não aprova as ações do pai e do irmão, mas não sabe como impor suas opiniões. Normalmente aquiesce e sofre com isso. Apaixonado por Adira, filha de Jetro, nem esse grande amor lhe dá a coragem de enfrentar sua família.

Fonte :
Texto : O Planeta TV


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Tributo “Manoel Carlos”

          O Documentário Tributo já virou o melhor programa na tv das sextas a noite. Nesta sexta foi a vez do rei das Helena´s, o mais conhecido morador do Leblon no Rio, o   dramaturgo ManoelCarlos , nosso eterno Maneco.           A Veiculação na tv aberta   do documentário foi além   de tudo, um   afogo em nossos corações, nesta semana em que a atriz e filha do autor   divulgou sobre   a   doença do pai, foi bom demais rever   fragmentos das maravilhosas obras desse autor que sabe como ninguém escrever   e desenvolver   um texto em teledramaturgia com uma delicadeza e perícia de poucos.         Como imaginar   viver em um mundo sem ter conhecido as Helena´s do Maneco, ou a Eduarda ( GabrielaDuarte) e a Laura   ( Viviane Pasmanter ) de Por Amor (1997); a Paula ( Carolina Ferraz ) e   a Sheila   ( Lília Cabral)   de História de   Amor (1995), o Quinzinho e João Victor (Tony Ramos ) de BailaComigo (1981); A Íris    ( Déborah Secco ) e a   Capitu ( Giovanna Antonelli)   de

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

“Família é Tudo” revela seu principal segredo em meio às polêmicas de assedio

          Nesta semana em Família é Tudo , Daniel Ortiz usou o principal cartucho da trama – Revelou que o ataque ao Lucca (Jayme Matarazzo), que levou Electra   ( Juliana Paiva ) à cadeia por anos, na verdade foi todo   arquitetado   pelo 2   vilões da trama – Hans (Raphael Logam) e Jéssica (Rafa Kalimann), ou seja nada de surpresa.           Na verdade já havia uma   espécie de conspiração nas redes sociais   de que Electra, poderia ser realmente a vilã da trama ao invés da Jéssica, que ela realmente   seria culpada pelo ataque ao namorado, o que daria um viés muito interessante a história,   uma espécie de releitura de A Favorita ( 2008). Com essa revelação tão simples, tão óbvia, o autor queima um dos principais cartuchos de Família é Tudo   e   perde a oportunidade de dar um novo gás na história.         E por falar em Família é Tudo a trama está na boca do povo por outros 2 motivos – O Primeiro deles é – Cadê Arlete Sales Arlete Sales na história ?    De que adiantou ap

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Tributo “Zezé Motta”

          Nesta sexta (10.05) foi a vez da série   “ Tributo ” homenagear Zezé Motta , uma das mais   versáteis profissional   nacional   – Canta e atua   com a mesma   intensidade nesses    mais de 5 décadas   de carreira.         Eternizada com a Xica da Silva , do filme   homônimo de Cacá Diegues , é sem dúvidas um dos nossos patrimônios, e   muitos antes de falarmos sobre   empoderamento e respeito   as profissionais negras, Zezé Motta já era um baluarte nessa luta   por   seu lugar   ao sol.               O Tributo mostrou sua trajetória   nos cinemas, tv e teatro e também seu lado pessoal, a   vontade de ser mãe entre outros pontos que marcaram a vida e carreira dela.         Muito bom ver um programa   feito especialmente para uma atriz merecedora e do nível que é nossa Zezé Motta ! Veja Também: Zezé Motta  Tributo Manoel Carlos   Tributo Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa          

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

Trilha Sonora Eterna - Sinhá Moça (2006)

         A Segunda versão de  Sinhá Moça   (2006), trama do autor  Benedito Ruy Barbosa ,  estreou no início do ano   no  Canal Viva,  substituindo a reprise de  Escrito nas Estrelas  (2010), a partir das 15:30.         Protagonizada por  Débora Falabella ,  Danton Mello   e um grande elenco, a novela tem direção geral de  Ricardo Waddintgon e é considerada um dos grandes sucessos do horário nos anos 2000.         Remake da novela exibida em 1986 com a história dos personagens Sinhá Moça ,   Rodolfo   e Barão de Araruna, vividos por LucéliaSantos, Marcos Paulo e Rubens de Falco na ocasião – agora interpretados por Débora Falabella, Danton Mello e Osmar Prado . Baseada no romance de Maria Dezonne Pacheco Fernandes (lançado em 1950), a história já tivera uma versão cinematográfica, produzida pela Vera Cruz em 1953, dirigida por Tom Payne e Oswaldo Sampaio , com Eliane Lage (Sinhá Moça), Anselmo Duarte (Rodolfo) e José Policena (Barão de Araruna). A Trilha Sonora de Sinh

No Tema e Na Trilha do Andrea Bocelli

        Tenor, compositor e produtor musical italiano, vamos falar de   um dos ícones da música italiana - Andrea Bocelli .         Andrea Bocelli nasceu na cidade de Lajatico, em 1958, e aos seis anos de idade, iniciou aulas de piano e depois vários outros instrumentos como flauta, saxofone, violão. O Cantor nasceu com glaucoma congênito que o deixou parcialmente cego. Com doze anos, durante uma partida de futebol levou um golpe na cabeça que fez com que sua cegueira se tornasse   total.   Foi também aos doze anos que   venceu o prêmio Margherita d´Oro em Viareggio, com a canção “ O Sole Mio ”, sendo o seu primeiro numa competição musical.         Após a conclusão do ensino médio, na década de 80, Bocelli foi para a Universidade de Pisa , onde mais tarde foi graduado em Direito. Depois de trabalhar por um ano como advogado, Andrea teve aulas de canto do maestro Luciano Bettarini dedicando-se a música em tempo integral a partir de então.         Sua primeira grande apari