Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – A Idade da Loba (1995)



        Em 1995, a Rede Bandeirantes retomava a produção de novelas com a estreia de A Idade da Loba,  da autora Alcione Araújo, com direção de Jayme Monjardin e Marcos Schechtman.
        A produção foi caprichada. Betty Faria, então estrela da Globo, que tinha acabado de fazer a novela De Corpo e Alma (1992) e a minissérie Incidente em Antares (1994), aceitou o convite para sair pela primeira vez da emissora carioca, e brilhou como a protagonista Walquíria.
        A Idade da Loba foi a primeira novela a ter o cinema como estilo de gravação. Como exemplo a iluminação e o tom antinaturalista dado às cenas.


        A trama conta a história de Valquíria (Betty Faria), após a morte do marido, sai da pequena cidade de São João do Barreiro, interior de São Paulo, em busca de realização profissional, junto com sua melhor amiga, Irene (Ângela Vieira). Nessa nova fase de suas vidas, Valquíria e Irene encontram um amor em comum de trinta anos atrás, Montenegro (Adriano Reys). Esse encontro é marcado por muitos desencontros, inclusive a dificuldade de Montenegro e Valquíria ficarem juntos definitivamente.
Paralelamente, outras tramas são desenvolvidas: a de Suzana (Iracema Starling), filha de Valquíria que descobre ser Montenegro seu verdadeiro pai e não o aceita; e a dos vários moradores da pensão do Piconês (Antônio Abujamra), onde Valquíria mora, que buscam sucesso profissional e realização amorosa.

Resultado de imagem para fotos da novela a idade da loba

No elenco destaque absoluto para Betty Faria que fez da Walquíria uma grande personagem em seu currículo. Não pela repercussão, afinal ela nem é lembrada entre as personagens de sucesso da atriz, mas pela composição da personagem, que foi feita de uma maneira tão delicada e perita que só uma atriz do seu quilate teria competência para fazer.

        Ângela Vieira, que viveu a personagem Irene, ganhou maior notoriedade depois da novela. Antes com personagens de menos destaque em novelas da Globo, ganhou uma das principais personagens da novela O Fim do Mundo, do Dias Gomes, depois   do término de A Idade da Loba, e seu retorno à Globo.


A novela marcou a última participação na Tv do ator Luiz Carlos Arutin, que faleceu 10 dias antes do término da novela. O Ator já havia terminado as gravações da  novela.

Resultado de imagem para CAPA DA TRILHA DA NOVELA A IDADE DA LOBA

A trilha sonora da trama foi um compilado com grandes nomes da MPB como Gal Costa e Dalva de Oliveira, passando por Erasmo Carlos, Nico Resende, Marina Lima e Chico Buarque.
A novela não chegou a ser um grande  sucesso mais tem uma importância para teledramaturgia  levando em conta a delicadeza na qual foi centrada a temática do amor feminino no auge dos seus 40 e 50 anos.  Walquiria e Irene são duas mulheres nessa faixa de idade e que acabam se apaixonando pelo mesmo homem e vivendo dilemas que nunca suporiam viver nesta idade. A Direção  da novela  deu um ar natural à trama nunca visto até então, e isso contribuiu muito para o desenvolvimento da história e faz de A Idade da Loba uma novela que merecia ser revista (reprisada).

Ficha Técnica :
Resultado de imagem para fotos da novela a idade da loba
Novela da Autora Alcione Araújo
Direção Geral : Jayme Monjardim
Elenco:
BETTY FARIA – Valquíria
ÂNGELA VIEIRA – Irene
ADRIANO REYS – Montenegro
ANTÔNIO ABUJAMRA – Piconês
TAUMATURGO FERREIRA – Arruda
IMARA REIS – Eleonora
DANIELA ESCOBAR – Gaby
JUCA DE OLIVEIRA – Jordão
CLÁUDIA MISSURA – Calu
EDUARDO CONDE – Germano
MAURÍCIO BRANCO – Paulo Henrique
ÍRIS BUSTAMANTE – Marina
FELIPE CAMARGO – Otávio
PAULO GOULART – Zé Rúbens
HAROLDO COSTA – Altino
EXPEDITO BARREIRA – Werneck
FÁTIMA FREIRE – Maria Clara
IRACEMA STARLING – Suzana
HELENA LAUREANO – Tereza
FERNANDO VIEIRA – Nino
MIGUEL LUNARDI – Otto
CHARLES MYARA – Bira
TÂNIA BONDEZAN – Olga
BETH GOULART – Otília
ELIAS ANDREATTO – Aquino
LUIZ CARLOS ARUTIN – André
RENATA FRONZI – Gertrudes
CLÁUDIA PROVEDEL – Nanda
CHRISTIANA GUINLE – Isildinha
CRISTINA DANTAS – Cecília
JAIME LEIBOVITCH – Ricardo
GLÓRIA PORTELA – Margô
FLOR VIOLETA – Imaculada
LUIZ ARMANDO QUEIRÓZ – Cândido
BETINA KOPP – Cristina
SHEYLLA GONÇALVES – Aninha
CHARLES MOELLER – Tadeu
MICAELA GÓES – Lili (Liliana)
Exibição: 24 de Julho de 1995 à 19 de Janeiro de 1996
Capítulos : 139

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : teledramaturgia.com e Wikipédia.com


Comentários

  1. gostaria tanto que ela fosse reprisada !

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de comprar o DVD completo da novela Idade da Loba!
    Novela maravilhosa!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de comprar o DVD completo da novela Idade da Loba!
    Novela maravilhosa!

    ResponderExcluir
  4. Tem como comprar está novela em DVD?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Novelas Inesquecíveis – Órfãos da Terra (2019)

5 Anos   da última trama da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid e ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela         A Estética primorosa foi o grande destaque   de Órfãos da Terra , última novela da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid , que mostrou com a maestria a história   d a guerra dos refugiados e seus dramas, com uma   riqueza de detalhes que só deu ainda mais credibilidade à produção.           Impressionante a estética e a qualidade técnica das cenas nas locações na Síria. A estética foi também um diferencial   em  Cordel Encantado   (2011) e  Joia Rara  (2013) , outras    novelas de sucesso da dupla.         Aliás nesse ponto elas foram peritas, sensíveis na abordagem e com um cuidado primoroso com o belo texto. O Engajamento no combate à discriminação foi mantido do começo ao fim, sem comprometer em nenhum momento o roteiro, mostrando que é possível sim apresentar    uma trama com assuntos pertinentes sem jogar o didatismo radical na cara do telespectador.    

Tributo “Manoel Carlos”

          O Documentário Tributo já virou o melhor programa na tv das sextas a noite. Nesta sexta foi a vez do rei das Helena´s, o mais conhecido morador do Leblon no Rio, o   dramaturgo ManoelCarlos , nosso eterno Maneco.           A Veiculação na tv aberta   do documentário foi além   de tudo, um   afogo em nossos corações, nesta semana em que a atriz e filha do autor   divulgou sobre   a   doença do pai, foi bom demais rever   fragmentos das maravilhosas obras desse autor que sabe como ninguém escrever   e desenvolver   um texto em teledramaturgia com uma delicadeza e perícia de poucos.         Como imaginar   viver em um mundo sem ter conhecido as Helena´s do Maneco, ou a Eduarda ( GabrielaDuarte) e a Laura   ( Viviane Pasmanter ) de Por Amor (1997); a Paula ( Carolina Ferraz ) e   a Sheila   ( Lília Cabral)   de História de   Amor (1995), o Quinzinho e João Victor (Tony Ramos ) de BailaComigo (1981); A Íris    ( Déborah Secco ) e a   Capitu ( Giovanna Antonelli)   de

No Tema e Na Trilha da Madonna

            Madonna , cantora, dançarina, compositora, atriz, produtora musical e cinematográfica  e um misto de mito com musa do cenário musical mundial.         A Cantora é considerada o maior nome da música de todos os tempos  tal qual Michael Jackson .         Com 300 milhões de disco vendidos  Madonna  é um fenômeno  nesses seus mais de 30 anos de carreira.         Nas novelas a cantora  só teve três músicas liberadas para trilhas de novelas. Foram  poucas,  mas que   marcaram as trilhas para sempre.                  Vambora nessa viagem inesquecível com a deusa Madonna . Everybody ( Final Feliz – 1983)         “ Everydody ” foi o primeiro grande sucesso da Madonna logo em seu primeiro disco. A Globo não perdeu tempo e incluiu a música na trilha internacional da novela Final Feliz, da autora Ivani Ribeiro , e claro a trilha vendeu feito água e com certeza a inclusão da música ajudou muito nessa vendagem. Papa, Don´t Preach ( Hiperte

Meus Personagens Favoritos da Juliana Paiva

A Electra Mancini de “ Família é Tudo ”         Não sabemos se ela é vilã ou mocinha ainda de Família é Tudo, a novela das sete   do Daniel Ortiz , mas o certo   é que Juliana Paiva   está a frente de   mais uma protagonista em sua carreira mostrando que    é uma dos nomes fortes da sua geração, e não a toa já merecia uma homenagem aqui há tempos.         Nascida no Rio de Janeiro, Juliana Paiva começou sua carreira nas artes,   no teatro   amador   em Fortaleza – CE , quando seu pai foi transferido de trabalho.         Seu   primeiro trabalho televisivo   já foi na Rede Globo , numa participação na novela   Viver a Vida , em   2009, do Manoel Carlos , e ainda no mesmo ano viveu a personagem Beth em Cama de Gato , da Dupla ThelmaGuedes e Duca Rachid .           Sua beleza, carisma e muito   talento logo foram   percebidos e,   a cada novo personagem ganhava   a empatia do público e boas críticas da imprensa. Em 2010, quando interpretou a Val no remake de Ti Ti Ti , da Maria

“Pecado Capital”, “Decadência”, “Malhação 1999”, “Terra Nostra” e “Fogo sobre Terra” entram na Globoplay em Maio

          Veja   a lista de novelas que entram na Globoplay em Maio: Dia 06.05    - Pecado Capital (1998) – Remake de um dos grandes sucessos da Janete Clair , reescrito pela Glória Perez e protagonizado por Carolina   Ferraz, Eduardo Moscovis e Francisco Cuoco . Dia 13.05   - Entra a    minissérie Decadência (1995),   do Dias Gomes , protagonizada   por AdrianaEsteves e Edson Celulari . Dia 20.05   - Malhação 1999   - A Temporada protagonizada por Priscila Fantin , Mário Frias e Samara Felippo . Dia   27.05   - Entra Terra Nostra (1999), do BeneditoRuy Barbosa , agora completa   com os seus 221 capítulos pelo Projeto Originalidade e,   pelo   projeto Fragmentos   entra Fogo sobre Terra com 6 capítulos salvos. Veja   Também: Fogo sobre Terra  Malhação (1995)  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa