Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Chega Mais (1980)



        Chega Mais a novela considerada uma anti-novela por causa do estilo  em forma de crônica mostrado pelo autor Carlos Eduardo Novaes, que estreou na trama,  está fazendo 37 anos.
        A novela também é muito lembrada por ter sido a última que Sônia Braga protagonizou antes de deixar o Brasil e tentar sua carreira internacional nos Estados Unidos. Depois da trama a atriz só voltou às novelas em 1999, numa participação em Força de Um Desejo e em 2006 em Páginas da Vida.




        Chega Mais tinha uma trama gostosa que mostrava o jogo de gato e rato que pairou por toda a trama no casal principal, Tom e Gelly, vividos pelo Tony Ramos e Sônia Braga. Eles formavam um casal perfeito, só que não conseguiam viver juntos, mas também não conseguiam viver separados.
        A novela não chegou a ser um grande sucesso mas também não teve sua história comprometida em nenhum momento. A trama não tinha um vilão declarado, todos os personagens eram bons ou maus na medida certa, mostrando assim ao telespectador um novo panorama teledramaturgia que o autor pretendia aplicar.  Foi exatamente esse diferencial que rendeu à novela o título de anti-novela, já que a trama fugia do romance “água-com-açúcar”, principal característica das tramas do horário na época.
        A Globo pretendia  ter Elizabeth Savalla no papel de Gelly, repetindo em Chega Mais o sucesso do  par Tony e Savalla, que foi um dos grandes destaques de O Astro (1977). Porém a gravidez de Elizabeth Savalla inviabilizou sua ida para a trama.



        O primeiro capítulo de Chega Mais é inesquecível. Gelly espera o noivo no altar  para o casamento  e ele não chega. Tom foi sequestrado antes de entrar na igreja. Porém na verdade, o sequestro era uma armação de Tom para arrancar dinheiro da família da noiva. Só que ele não sabia que a família de Gelly estava falida e vivia de aparências.

        Foi no primeiro capítulo também que os garçons de Marron-Glacê (1979), a trama do Cassiano Gabus Mendes  apresentada anteriormente no horário,  participavam da trama. Eles serviam  no buffet da festa de casamento do Tom e Gelly.


        Outra trama que chamou atenção é  a da jornalista Lúcia, a personagem da Renata Sorrah. Entrelaçada com os encontros e desencontros de Tom e Gelly, Lúcia forte e independente vive em conflitos com o pai Dr. Gomes (Felipe Carone),  que insiste que ela assuma os negócios da família. Viúva do primeiro marido, separou-se do segundo, Jonas (Ney Latorraca) e vive apenas com o filho. No decorrer da trama, ela se apaixona pelo baiano Amaro, vivido pelo Osmar Prado, um aspirante a cantor, que muda totalmente sua vida.

Resultado de imagem para o casamento de tom e gelly em chega mais


        Osmar Prado na sensível caracterização  do baiano Amaro, também foi um dos destaques da novela.



        O Título da trama seria Tom e Gelly, exatamente pelo fato dos eternos encontros e desencontros dos protagonistas lembrar uma briga de gato e rato, como no filme Tom e Jerry. Porém os direitos autorais,   que pertencia a empresa Hanna-Barberra,  para o usar o título era inviável. O tema de abertura da novela seria “Corre-Corre” da Rita Lee que estava acabando de lançar um novo disco. Nesse mesmo disco havia outra música com o título de “Chega Mais”, os produtores da trama acharam que esse seria o título perfeito para a trama. Assim o tema de abertura foi trocado e Chega Mais batizou a novela.



        Por falar na abertura ... ela causou frisson na época. No vídeo vários casais apareciam simulando aproximação entre eles. Algumas bem sugestivas com pitadas de sensualidade e outras bem engraçadas.


        Chega Mais além de marcar a estreia do autor Carlos Eduardo Novaes, também foi a primeira novela do ator Daniel Dantas e Rosi Campos na televisão. Também foi a última novela do ator Luiz Orioni, que viveu o personagem Tião, e morreu 6 dias depois do término da trama.


        Mesmo não sendo muito lembrada como uma novela de sucesso, o humor nonsense que intercalava o estilo crônico da novela do Carlos Eduardo Novaes, acabou  servindo de fonte e aos  poucos virou  uma característica principal das tramas apresentadas no horário das sete no decorrer dos anos.


Ficha Técnica:
Novela do Autor Carlos Eduardo Novaes
Direção Geral : Gonzaga Blota

Elenco:
TONY RAMOS – Tom
SÔNIA BRAGA – Gelly
RENATA SORRAH – Lúcia
OSMAR PRADO – Amaro / Ted Lover
ROSAMARIA MURTINHO – Léa
NEY SANT´ANNA – Guto
THAÍS DE ANDRADE – Rosa
FELIPE CARONE – Gomes
RENATA FRONZI – Águida
CLÁUDIO CORRÊA E CASTRO – Belmiro
RUY REZENDE – Zico / Paul Cleveland
CHRISTIANE TORLONI – Cristina
REYNALDO GONZAGA – Roberto
DANIEL DANTAS – Tatá
HENRIQUETA BRIEBA – Cândida
ELZA GOMES – Tia Lili
SÔNIA DE PAULA – Jacira
BRANDÃO FILHO – Jaime
ANA ARIEL – Madame Zoraide
PAULO GONÇALVES – Souza
NÁDIA LIPPI – Vilma
GILBERTO MARTINHO – Aranha
RUTHINÉIA DE MORAES – Cacilda
ROBERTO BOMFIM – Hércules
ALICE VIVEIROS – Edna
GRACINDA FREIRE – Valda
JOSÉ AUGUSTO BRANCO – Thomas
EDGARD FRANCO – Pablo
MARIA CRISTINA NUNES – Norma
DULCE CONFORTO – Patrícia
HELOÍSA HELENA – Carmem
TEREZINHA MOREIRA – Berta
ESTELITA BELL – Vitória
AUGUSTO OLÍMPIO – Romeu
MARIA CRISTINA GATTI – Lurdes
GUGU OLIMECHA – Tarzan
TONY VERMONT – Cupim
FERNANDO JOSÉ – Tubarão
GILDA SARMENTO
JOSEPHINE HELÉNE – Bárbara
VERA BRITO – Helô
SCHULAMITH YAARI – Fátima
SILVINHA PINHEIRO – Tânia
ÉRICA KUPPER – Myrian
o menino
EGON JÚNIOR – Andrezinho
e
AGNES FONTOURA – Leda
ANA MARIA KREISLER – Sílvia
ANTÔNIO CARLOS – Tito
ARMANDO BÓGUS
FLÁVIO MIGLIACCIO
ILKA SOARES
JOÃO CARLOS BARROSO – Luís César (garçon do buffet Marron-Glacé, contratado para o casamento de Gelly, primeiro capítulo)
JONAS MELLO
JOSÉ MAYER – repórter que queria entrevistar Gelly depois de ela ter sido abandonada no altar
LAERTE MORRONE – Waldomiro(garçon do buffet Marron-Glacé, contratado para o casamento de Gelly, primeiro capítulo)
LIMA DUARTE – Oscar (garçon do buffet Marron-Glacé, contratado para o casamento de Gelly, primeiro capítulo)
LUIZ ORIONI – Tião
MARIA JOSÉ DA CONCEIÇÃO – Maria
MICHELE NAILLI – Alice
MILTON GONÇALVES – padre que celebraria o casamento de Tom e Gelly no primeiro capítulo
NEY LATORRACA – Jonas (segundo marido de Lúcia, de quem ela se separa, nos dois primeiros capítulos)
SILVIA SALGADO – Virgínia
SUELY FRANCO
YARA CÔRTES – Madame Clô (proprietária do buffet Marron-Glacé, contratado para o casamento de Gelly, primeiro capítulo)
Exibição: 03 de Março à 06 de Setembro de 1980
Capítulos: 158


Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa
               


Comentários

  1. Olá. Acredito que a informação sobre a estreia de Rosi Campos em "Chega mais" não procede.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

E10blog - Melhores do Ano 2025 – Resultado

Melhor Novela 1ª. Lugar   - Três Graças   2º. Lugar   - Garota do Momento 3º. Lugar   - Vale Tudo   Resultado Geral   Melhor   Série   1º.   Lugar   - Os Outros   - 2ª. Temporada     2º. Lugar   - Encantado´s   - 2ª.   Temporada 3º. Lugar   - Henga Hits – 2ª. Temporada   Resultado Geral     Ator de   Série 1º.Lugar – Sérgio Guizé   com Paulo   de Os Outros   - Segunda Temporada     2º. Lugar   - Eduardo Sterblitch como Sérgio de   Os   Outros – Segunda temporada 3º. Lugar – Guilherme Berenger como Jó em A Vida de Jó   Resultado Geral:     Atriz de Série 1º.   Lugar   - Adriana Esteve s como Cibele de Os Outros   - Segunda Temporada   2º. Lugar   - Leticia Colin como Raquel de   Os Outros – Segunda Temporada 3o. Lugar ...

Novelas Inesquecíveis - Padre Tião (1965)

60 Anos   da trama Moysés Weltman , baseada em  “ O Pequeno Mundo de Dom Camilo ” , de Giovanni Guareshi         A história acompanhava as confusões e dificuldades vividas por um padre bem-humorado em uma pequena cidade do interior. A novela era uma adaptação de O Pequeno Mundo de Dom Camilo , obra do escritor italiano Giovanni Guareschi , que já havia ganhado uma versão na TV Tupi de São Paulo, em 1958, com Otelo Zeloni interpretando o protagonista, Dom Camilo. Na adaptação da Globo , escrita por Moysés Weltman ,   o personagem principal passou a se chamar Padre Tião, papel vivido por Ítalo Rossi . Anos depois, Otelo Zeloni voltou a dar vida ao personagem no seriado Dom Camilo e os Cabeludos , exibido pela TV Tupi em 1972. Produzida pela Globo de São Paulo, Padre Tião foi exibida inicialmente às 19h no Rio de Janeiro e, posteriormente, transferida para o horário das 13h30, segundo o site Memória Globo . Marília Pêra e Gr...

“Apocalipse” - Conheça a nova trama da RecordTv que estreia nesta terça-feira

A produção da mesma autora de Os  Dez Mandamentos e irá retratar o final dos tempos         Nesta terça (21.11) ,  estreia a nova novela bíblica da RecordTv.   Apocalipse , escrita pela autora Vivian de Oliveira (a mesma de Os Dez Mandamentos )  promete inovar.  Primeiro por ser a primeira trama bíblica contemporânea – a novela se inicia na década de 80, passa pela de 90 e chega ao dias atuais a partir da sua segunda semana, porém nem assim deixará de abordar passagens e personagens retratados na bíblia  como dilúvios e tsunamis, o mal, a besta fera e o diabo.  Além do livro O Apocalipse , a autora se inspirou também no Velho Testamento e alguns livro do Novo Testamento da bíblia.         A trama se inicia em 1987,  com um tsunami  num resort na Ásia  que provoca a morte dos pais dos irmãos judeus Alan (Maurício Pitanga) e Uri Gudman (Phelipe Gomes), n...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Novelas Inesquecíveis – Rebelde (2011)

Versão brasileira do clássico mexicano   foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia da   RecordTv             A “ Rebeldemania ” voltou junto com a nova turnê do agora quinteto   que conquistou o   mercado latino em 2004, e aqui no Brasil em 2005, quando a novela original começou a ser transmitida pelo SBT .         O sucesso foi imediato e a novela virou mania aqui também. Em 2011, a RecordTv conseguiu os direitos da trama e levou ao ar   a versão brasileira da trama, que dada as devidas proporções, foi um dos grandes sucessos   da teledramaturgia da emissora.         Essa produção da RecordTv – a segunda parceria com a   emissora mexicana – é baseada na versão da Televisa , adaptada por Pedro Damián , exatamente a que se tornou mais famosa no mercado – responsável pelo fenômeno “ Rebeldemania ”.     ...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...