Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – O Rei do Gado Volume 1 (1996)


        Em 1996, a novela O Rei do Gado,  um dos grandes sucessos do horário nobre da Globo  e  uma das melhores do Benedito Ruy Barbosa se transformou em um fenômeno  levando todo o luxo do universo rural para a telinha da tv.
        Porém O Rei do Gado também tem outro feito jamais visto  na história fonográfica. A novela pela primeira vez elevou duplas sertanejas que integraram o primeiro volume da sua trilha aos Top hits das FM´s em todos os cantos do Brasil. Músicas e cantares ditos sertanejos,  que até então tinham destaque claro, o caso de Chitãozinho eXororó,  Leandro e Leonardo e Zezé de Camargo e Luciano, mas pela primeira  vez   abandonavam as AM´s e disputavam com a MPB e Rock os melhores lugares das FM´s das rádios.   
        A trilha , que  já tem mais de 20 anos, até hoje é a mais vendida de todos os tempos da história das trilhas de novelas, com a marca  (hoje inimaginável) de 2.122.903 discos, de acordo com a Som Livre. O Rei do Gado Volume 1 é a prova do casamento perfeito entre uma  história genial com uma trilha  escolhida  sob medida para cada personagem. A ritmo regional era o  carro-chefe, porém a mescla dessa regionalidade com outros ritmos que embalavam os  núcleos urbanos fizeram do primeiro volume da trama um marco único na história  imortalizado  pela imagem da Patrícia Pillar como a boia-fria Luana estampando sua capa.

        Chitãozinho e Xororó, que já eram populares,   porém  dentro do circuito sertanejo,   depois do sucesso de “Fio de Cabelo” , viram com “Coração Sertanejo” e o  lamento “Andei, Andei , Andei ... até encontrar” tema do inesquecível protagonista Bruno Mezenga, vivido magistralmente pelo AntônioFagundes,  seus nomes se tornarem  sinônimo de sucesso  ganhando  status de artistas pop´s com participações   em todos os programas de tv na época.


        O mesmo aconteceu com Zezé di Camargo & Luciano que integraram a trilha com “Sem Medo de Ser Feliz”,  o tema do mau-caráter Ralf, personagem do Oscar Magrine; e Leandro & Leonardo com “Doce Mistério”,  o tema da Lia e Pirilampo, vividos pela estreante Lavínia Vlasak e o também cantor Almir Sater. Curiosamente a música foi composta por Marcelo Barbosa (neto do Benedito  Ruy Barbosa, que já tentava há anos emplacar músicas em trilhas de novelas) em parceria como Luiz Schiavon (Ex-RPM) e Nill Bernardes.


        O Sertanejo romântico continuou na regravação da Roberta Miranda do clássico do Rei Roberto CarlosEu Te Amo, Te Amo, Te Amo”, tema da Léa Mezenga, vivida pela Sílvia Pfeffer , numa  primeira e até então única versão loura.


Jair Rodrigues embalou as aventuras do Zé do Araguaia, mais um personagem imortalizado por Stênio Garcia, com  “Vaqueiro de Profissão” e o country (sertanejo internacional) foi marcado pela presença de Shania Twain com “The Woman in Me (Needs The Main in You) , tema da sensualíssima Suzane, a personagem que deu grande projeção a saudosa atriz Leila Lopes.


        Fechando a aura country da trilha,  a Orquestra da Terra gravou a música “Rei do Gado”, composta por Teddy Vieira especialmente para a abertura da trama.


Além da música interpretada por Shania Twain, Renato Russo entrou na trilha cantando a versão em italiano de “La Forza Della Vita” que marcou toda a luta e trajetória do inesquecível Senador Caxias, um dos grandes destaques de O Rei do Gado, vivido pelo Carlos Vereza.


Grandes nomes da MPB também emprestaram seu brilho, voz e talento para a trilha,  como DanielaMercury  com a inesquecível “À primeira Vista”, tema dos personagens Marcos e Liliana, vividos pelo FábioAssumpção e Mariana Lima. Era a primeira vez que Daniela Mercury gravava uma música mais intimista depois de reverenciada como rainha do Axé.

Patrícia Pillar viveu em O Rei do Gado sem dúvidas sua grande personagem até então,  se transformando em uma das grandes atrizes da sua geração. A Luana ganhou como tema “Correteza”  imortalizada na voz do Djavan. Ao contrário de Patrícia, que foi  um dos grandes destaques da novela, Glória Pires viu pela primeira vez uma personagem sua sucumbir sem uma história que a sustentasse, mesmo assim sua Rafaela  ganhou como tema a música “O Que Vem a ser Felicidade” num dueto do OrlandoMoraes (Marido da atriz) e Dominguinhos.

Zé Ramalho integrou a trilha com “Admirável Gado Novo”, a música é que mais identifica a trama e acabou   virando tema do movimento sem-terra,  dentro e fora da novela.


A trilha ainda trazia duas músicas instrumentais: “Cidade Grande” do Grupo Metrópole e “Caminhando Só” da Evara Zan.
O Segundo volume de O Rei do Gado, que trazia  na maioria das faixas músicas interpretadas por Pirilampo e Saracura, a dupla sertaneja da novela formada por Almir Sater e Sérgio Reis, ultrapassou a vendagem de 900 mil cópias, outro recorde quebrado , levando em consideração os volume 2 de outras trilhas, mas isso é assunto para um outro post !

Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Vídeos : You Tube 

Comentários

  1. sempre tentei e nao consegui ate hoje saber qual a musica que e tocada no ultimo capitulo durante o casamento do bruno e luana, onde dançam descalços, linda musica .alguem pode ajudar? orlandocardoso54@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 2)

        Continuando a comemoração dos   60 anos   da Globo vamos   relembrar mais 10 tramas que   marcaram a emissora   nesses anos.           Antes de ver o post   2, se delicie   com o   POST 1 , publicado anteriormente.   Pai Herói (1979)          Óbvio que  falar de  Pai Herói   e não cantarolar a música –  Pai, você foi meu herói, meu bandido ..   É impossível. A música   do cantor  Fábio Jr  virou marca registrada da trama. Na verdade a música nem foi gravada para a novela ,  já havia sido apresentada em um dos episódios no seriado  Ciranda, Cirandinha  ( 1978) onde o  Fábio interpretava um cantor que buscava o sucesso, mas foi na abertura da novela que ela virou hit em todo o pais é até hoje é lembrada e usada em homenagens aos pais. ...

Globo começa as chamadas de “Dona de Mim” - A nova novela das sete

        Dona   de   Mim , a   nova novela das sete que vai substituir   Volta   por Cima , já   tem data    de estreia.   A   Trama criada e escrita por  Rosane Svartman , com colaboração de Juan Jullian, Renata Sofia ,  Jaqueline Vargas , Michel Carvalho ,  Mário Viana  e Carolina Santos, tem   direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de  Allan Fiterman , estreia   dia 28   de   abril.           Protagonizada por   Clara Moneke   e um grande elenco   encabeçado   como nomes como Tony Ramos , Claudia Abreu, Rafael Vitti, Giovanna Cordeiro, Juan Paiva     e uma   participação especialíssima   da Camila   Pitanga , entre   outros,   será marcada por um casamento que não se tornará uma celebração do amor de Filipa (Cláudia Abreu) e Abel (Tony Ramos...