Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Motivos para não perder a reprise de “Baila Comigo” no Viva



        Mais um clássico inesquecível da nossa teledramaturgia está de volta a partir deste mês  graças ao Canal Viva.
Baila Comigo, do autor Manoel Carlos, um dos títulos mais pedidos desde a estreia do Canal,  reestreia no próximo dia 20  substituindo  Sinhá Moça na faixa das 14:30h e reprise à 01:15h.
    A novela é a primeira solo do Manoel Carlos , onde o autor apresentou sua primeira Helena, imortalizada  pela  interpretação irretocável da saudosa Lílian Lemmertz e deu um novo status a carreira de Tony Ramos  que viveu os gêmeos protagonistas Quizinho e João Victor.
    Esses e outros motivos,  que veremos abaixo, fazem de Baila Comigo uma trama impossível de perder:

Primeira trama solo do autor Manoel Carlos

        Baila Comigo é a primeira novela solo do Manoel Carlos no horário nobre da Globo. O Autor que já tinha se firmado com muitas adaptações de sucesso no horário das seis, como   Maria, Maria (1979) e  A Sucessora (1979), ganhou a  credencial para o horário nobre  como o  destaque na trama de Água Viva (1980) em parceria com  Gilberto Braga um ano antes, e dada às devidas proporções, Baila Comigo bebeu muito da fonte de Água Viva, em destaque para estética e o estilo solar de ambas as tramas. Com Baila Comigo , o autor deu início a uma série de novelas que abordaram o sacrifício de uma mãe em busca da felicidade de seus filhos, tema recorrente em todas as  tramas seguintes do Maneco, regadas a muito realismo e crônicas do cotidiano, tendo sempre a figura da mulher como a principal força da história.
        Segundo Manoel Carlos, a inspiração para a trama surgiu da notícia publicada em jornais, de um filho  legítimo do presidente João Goulart estaria reivindicando uma parte da herança da família. Esse foi o ponto de partida da história.

Lilian Lemmertz, como a primeira Helena do autor

        A saudosa Lílian Lemmertz deu vida a primeira Helena do autor. A personagem batizada com esse nome  passou a ser a protagonista  de todas as outras tramas do Manoel Carlos. Lílian Lemmertz  foi aclamada pelo público e pela crítica pela interpretação crível  e sofrida da Helena, que passou por muitos momentos memoráveis dentro de Baila Comigo. Sem dúvidas um dos melhores personagens defendidos por essa grande atriz.
        Manoel Carlos idealizou a  Helena  sabendo que Fernanda Montenegro viveria sua primeira Helena, porém a direção preferiu escalar Lilian Lemmertz para o papel, e o autor acabou criando uma personagem especialmente para Fernandona. A Atriz acabou saindo antes do término da  trama para entrar no elenco de Brilhante (1981), do Gilberto Braga,  que sucedeu Baila Comigo.
        As outras Helenas do Maneco:
·        Maitê Proença em Felicidade (1991);
·        ReginaDuarte em História de Amor (1995)
·        Regina Duarte em Por Amor (1997)
·        Vera Fischer em Laços de Família (2000)
·        ChristianeTorloni em Mulheres Apaixonadas (2003)
·        Regina Duarte em Páginas da Vida (2006)
·        Taís Araújo em Viver a Vida (2009)
Na trama de Em Família (2014), última novela do autor até então, ele homenageou Lilian Lemmertz  através da sua filha Júlia Lemmertz, ao escala-la  para viver a Helena da trama.

Tony Ramos e os gêmeos Quinzinho e João Victor

        Tony Ramos já vinha numa crescente de bons personagens quando ganhou de vez o público e a crítica pela interpretação dos gêmeos protagonistas Quinzinho e João Victor. O Ator tinha uma tarefa muito difícil, interpretar os dois papéis gêmeos utilizando apenas de recursos técnicos de voz, postura corporal e respiração, e conseguiu imprimir para o telespectador as diferentes personalidades entre os irmãos. Inesquecível   a cena   do primeiro encontro dos gêmeos. Foi exigido muito da produção e de Tony Ramos para dar a maior veracidade possível  de que eles estavam realmente frente a frente.  

A Garota voluntariosa – Outro personagem marcante nas tramas do autor

        Outra personagem característica nas tramas do Maneco é a garota voluntariosa, sem papas na língua, inconveniente , inconsequente, mimada ou egoísta, fazendo as vezes de vilã.  O Autor inicia esse perfil de personagem também em Baila Comigo, com a Mira Maia, vivida pela Lídia Brondi.
        A Mira foi em Baila Comigo o que a Joyce (Carla Marins) foi em História de Amor (1995); a Laura (VivianePasmanter)  em Por Amor (1997); a Íris (Déborah Secco) em Laços de Família (2000); a Dóris (Regiane Alves) em Mulheres Apaixonadas (2003), a Izabel (Adriana Birolli) em Viver a Vida (2009) e a Luiza (Bruna Marquezine) em Em Família (2014).

Betty Faria como  Joana Lobato

        A Bela Joana Lobato, interpretada pela não menos bela Betty Faria, não tinha uma maior função dentro de Baila Comigo, a não ser difundir a dança moderna que era usada como pano de fundo da trama. A novela vinha no rastro do filme Fama, de Alan Parker (1980), e em consequência, a moda dos bailarinos do filme se popularizou no Brasil por meio da novela, com polainas de lã e collants usados  pela Betty e os dançarinos da trama.

A história de amor entre Otto (Milton Gonçalves)  e Letícia (Beatriz Lyra)
        O preconceito racial  foi abordado através da história de amor entre o negro Otto (Milton Gonçalves)  e a branca Letícia (Beatriz Lyra).  O Entrecho criou polêmicas após a exibição da cena de beijo entre os dois personagens. A atriz chegou a ser hostilizada na rua.  

O público mudou o rumo da história

        A Empatia do público ao personagem  Plínio, vivido pelo Fernando Torres, mudou o rumo da história. Guilherme Fonseca, personagem do Cláudio Cavalcanti, foi desenvolvido de forma diferente da sinopse original e  do que fora proposto ao ator. Conforme inicialmente planejado, Guilherme se aliaria a vilã Marta (Tereza Rachel) em um vingança pessoal contra Quim (Raul Cortez), já que este abandonaria a mulher para unir-se a Helena, que ficaria viúva de Plínio. Porém o público protestou contra a morte do personagem, um dos mais queridos da trama, e o autor teve que ajustar  a história e manteve o Plínio até o final, fazendo com que Guilherme perdesse função  na história.

O Batismo da novela
        Baila Comigo foi batizada por causa da música homônima de  Rita Lee e Roberto de Carvalho, do disco dela de 1980. Porém a gravação suave  da Rita não serviu para ilustrar a abertura, na qual o bailarino Lennie Dale (Um dos fundadores do Dzi Croquettes), comandava uma ágil coreografia. A Solução para manter  a música e o titulo da novela, foi encomendar aos arrajadores Robson Jorge e Lincoln Olivetti uma versão instrumental e mais frenética, com uma base eletrônica, que casou perfeitamente com a abertura.

Estreia de Lilian Lemmertz, Fernando Torres e Fernanda Montenegro na Globo

        Baila Comigo marcou a estreia em novelas da Globo de três grandes nomes da teledramaturgia: Lilian Lemmertz, que veio de grandes papeis na Excelsior e Rede Bandeirantes; Fernanda Montenegro e Fernando Torres como ator, já que  ele  havia trabalhado como  diretor na emissora na década de 70.

A Censura em “Baila Comigo
        Manoel Carlos declarou em entrevista que sofreu com a censura em Baila Comigo. Os censores cortaram o relacionamento dos personagens interpretados por Raul Cortez e Fernanda Montenegro, absolutamente necessário ao seguimento da história. Também impediu o tiro levado pelo personagem do Carlos Zara. Deixa que um marido seja enganado,  mas corta sua vingança,  obrigando  o autor deixar um furo no roteiro.  Coisas da censura!!
Outros Post´s relacionados: 
Novelas Inesquecíves - Baila Comigo (1981) 

Trilha Sonora Eterna - Baila Comigo (1981) 

Trilha Sonora Eterna - Baila Comigo Internacional (1981)

Homenagem e10blog - Manoel Carlos 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 2)

        Continuando a comemoração dos   60 anos   da Globo vamos   relembrar mais 10 tramas que   marcaram a emissora   nesses anos.           Antes de ver o post   2, se delicie   com o   POST 1 , publicado anteriormente.   Pai Herói (1979)          Óbvio que  falar de  Pai Herói   e não cantarolar a música –  Pai, você foi meu herói, meu bandido ..   É impossível. A música   do cantor  Fábio Jr  virou marca registrada da trama. Na verdade a música nem foi gravada para a novela ,  já havia sido apresentada em um dos episódios no seriado  Ciranda, Cirandinha  ( 1978) onde o  Fábio interpretava um cantor que buscava o sucesso, mas foi na abertura da novela que ela virou hit em todo o pais é até hoje é lembrada e usada em homenagens aos pais. ...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube