Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Sandra Bréa




        Um mito de sensualidade das década de 70 e 80 e uma das grandes atrizes brasileiras, que no último dia  04 de maio fez 18 anos que nos deixou.
        Sandra Bréa ,  além de uma grande profissional, foi uma mulher à frente do seu tempo e cercada pelo sucesso em tudo que pôs a mão. Infelizmente, os mais jovens  lembram da atriz mais pelo fato dela ter sido uma das primeiras figuras públicas a assumir ser portadora do vírus da AIDS,  e passou a lutar com todas as armas que tinha contra o preconceito que envolvia os portadores da doença. Contudo Sandra Bréa acabou morrendo de um câncer do pulmão em maio de 2000.
        Sandra iniciou sua carreira aos treze anos de idade, como modelo. Aos quatorze, seguiu para o Teatro de Revista do Rio, onde estrelou Poeira de Ipanema.
        Na Tv sua estreia foi em 1970 na novela  Assim na Terra como no Céu, do Dias Gomes , mas a Sandra sempre teve uma estrela que explodia a cada novo trabalho, e a atriz não se conteve apenas com as telenovelas.
        Foi estrela dos programas de humor, entre os mais famosos o Faça Humor, Não Faça Guerra, onde  conheceu o também saudoso Luís Carlos Mielle, que viria a ser seu parceiro em vários outros projetos que misturavam interpretação, canto e dança, como o programa  Sandra e Miele apresentado na Globo em 1976.
        Graças a sua beleza e sensualidade estrelou vários filmes eróticos  e pornochanchadas,  onde a atriz aparecia nua ainda na época da ditadura militar, e várias capas de revistas entre elas a Status e Playboy.
        Falar de uma atriz do nível da Sandra Bréa que se entregou como poucas em nome da arte e da interpretação,  é um tarefa difícil, mas o e10blog tenta humildemente fazer essa singela homenagem a esse eterno mito chamado   SANDRA BRÉA.

Telma Paraguaçu de O Bem Amado (1973)

        Depois de alguns  papéis em novelas e no humor, foi em 1973 que Sandra Bréa deu vida a personagem considerada um divisor de águas em sua carreira – A bela Telma Paraguaçu do clássico O Bem Amado, do Dias Gomes.  Sandra foi convidada pessoalmente por Daniel Filho para viver a filha de Odorico, personagem do Paulo Gracindo na trama, depois de Dina Sfat, a primeira pensada para  papel, não ter podido aceita-lo. Sorte para Sandra Bréa, que mesmo em uma trama recheada de grandes astros em interpretações magnificas, conseguiu brilhar com uma personagem que enriqueceu muito seu currículo.

Zilda de Os Ossos do Barão (1973)

        Ainda no mesmo ano e recém saída de O Bem Amado, Sandra Bréa ganhou a personagem Zilda na trama de Os Ossos do Barão, do autor Jorge Andrade. Na trama,  a atriz viveu uma história paralela  à central, que  chamou muito a atenção do público. Zilda, uma quatrocentona descendente da aristocracia paulistana, se envolve amorosamente   com o mulato Omar (curiosamente  vivido pelo ator Gracindo Junior, com a pele escurecida).

Isadora de Corrida do Ouro (1974)

        Em 1974, Sandra Bréa atuou e cantou na novela Corrida do Ouro, novela do autor Lauro César Muniz e Gilberto Braga. A bela Isadora, sua personagem na trama rendeu à  atriz o Troféu Imprensa de destaque feminino daquele ano. Sandra Bréa,  que interpretava uma cantora na trama da novela, gravou uma das músicas da trilha  - “Nem Pensar”.
        
Roberta de Escalada (1975)

        No ano seguinte, Sandra Bréa voltou a Tv em outra trama do Lauro César Muniz. Na pele da jovem Roberta, a atriz entrou na segunda fase da trama de Escalada, vivendo a filha do rico empresário Valério Facchini (Sérgio Brito) , e que se apaixona por Antônio Dias (Tarcísio Meira) ao conhece-lo.

Noêmia de O Pulo do Guto (1978)

        Em O Pulo do Gato, do Bráulio Pedroso, que contava a  história da sua trama satirizando a alta sociedade, Sandra Bréa foi alçada ao posto de grande protagonista abusando do seu talento e beleza na pele da ex-modelo Noêmia, esposa  do playboy e milionário falido Buby Mariano, vivido pelo saudoso Jorge Dória. A Novela não chegou a prender a atenção do grande público,  mais a trinca -  Jorge Dória, Sandra Bréa e Camila Amado, como a hilária Sofia, rendeu momentos inesquecíveis à trama.

Lívia de Memórias de Amor (1979)

        Em 1979, Sandra Bréa em dupla com Eduardo Tornaghi protagonizaram a trama de Memórias de Amor, do autor Wilson Aguiar Filho, baseada no romance O Ateneu,  do escritor Raul Pompéia.  Era a primeira protagonista da atriz  sem a dosagem de humor e  sensualidade,  Lívia requeria  da atriz uma atuação mais centrada  para dar a personagem o ar do romance do autor  dentro do colégio, impregnado de corrupção  e muita sexualidade.   Sandra Bréa tirou de letra e começava mostrar o grau do seu talento que ia muito além da comédia.

Vanda de Elas por Elas (1982)

        Na clássica Elas por Elas, do autor Cassiano Gabus Mendes, Sandra Bréa deu vida a uma das sete amigas que desenrolam os entrechos  da trama. Wanda era a mais jovem das sete, e uma das ainda solteiras.  Filha de Evilásio (Felipe Carone) e Raquel (Ana Ariel), era irmã do atrapalhado detetive Mário Fofoca (Luiz Gustavo), o mesmo contratado para descobrir quem era a Amante de Átila (Mauro Mendonça), marido de Márcia (Eva Wilma), que nem desconfiava que a própria irmã era a mulher que procurava.

Jaqueline de Ti Ti Ti (1985)

        Na trama de Ti Ti Ti, também do Cassiano, Sandra Bréa deu um show de elegância e sofisticação  na pele da Jaqueline, ex-modelo e atual gerente dos negócios de Jacques L´clair (Reginaldo Faria). Os dois mantinham um caso há anos, porém Jacques nunca deu sinais de que tinha a intenção de assumir algo mais sério com ela. Com isso,  Jaqueline se encanta ao conhecer Victor Valentim (Luís Gustavo), arqui-inimigo de Jacques. A trinca  Sandra –Reginaldo e Luiz Gustavo rendeu  momentos memoráveis à trama que é considerada um dos clássicos do horário de todos os  tempos.

 Glória Muller de Bambolê (1987)

        Outra personagem glamorosa vivida pela Sandra Bréa na Tv foi estonteante Glória Miller, a grande Vedete da trama de Bambolê, do autor Daniel Más.  Glória sabe que está na hora de abandonar os palcos, mas não dá o braço a torcer. É uma mulher segura, cheia de energia e que acha tudo maravilhoso, até que pisem em seus calos.  Na trama é amiga de Barreto (Rubens de Falco) e Álvaro (Cláudio Marzo) e companheira de Bete Nigri (Regina Restelli), com quem tem uma relação maternal.  

Francisca Matoso de Pacto de Sangue (1989)

        Estrela do cabaré da Cidade, Francisca Matoso, foi a personagem que Sandra Bréa imortalizou na trama de Pacto de Sangue, do autor Sérgio Marques. Mesmo marginalizada pelas senhoras da sociedade, participava ativamente do movimento político através do romance com Queiroz Antunes, o personagem do Carlos Vereza, e com  Da Gama, o delegado vivido pelo Luiz Guilherme. No decorrer da trama, apesar de não ser uma vilã, comete várias irresponsabilidades por amor, magoando a pessoa amada e sendo culpada até pela cilada que Da Gama prepara para o filho de Queiroz Antunes.

Janete de Gente Fina (1990)

        Em mais uma trama do horário das seis global, Sandra Bréa  defendeu na trama de Gente Fina, a socialite Janete, uma mulher chiquérrima, mas que, mesmo casada com Arthur (Gracindo Jr), cobiçava o marido de sua melhor amiga Joana (Nívea Maria),  o sonhador Guilherme (Hugo Carvana).

Rosita de Felicidade (1991)

        A Rosita de Felicidade, do autor Manoel Carlos, foi a última personagem da Sandra Bréa  na teledramaturgia. A personagem  era amiga da Débora, personagem da Viviane Pasmanter, e preparou a festa de casamento desta com Álvaro (Tony Ramos) na primeira fase da trama.  Depois de Rosita, Sandra apareceu na teledramaturgia pela última vez  como ela mesma na trama de Zazá (1997), do autor Lauro César Muniz. Zazá tinha  como subtema a luta dos portadores de HIV contra a AIDS,  tema abordado através da personagem Jacqueline, vivida pela Adriana Lõndono. Sandra Bréa fez uma participação especialíssima no último capítulo como ela mesma, no lançamento do livro de Jacqueline, fazendo um discurso otimista sobre as pesquisas que buscavam a cura da doença. A atriz veio a falecer em maio de 2000.

Outros Post´s Relacionados: 
Zazá (1997)

Pacto de Sangue (1989)
Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

  1. Sandra Bréa merece todas as homenagens,antes que o mundo acabe.

    ResponderExcluir
  2. Sandra Bréa é,na minha nada modesta opinião,a mulher mais bonita que o mundo já viu.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

12 cenas marcantes de “A Viagem”

          Nesta segunda-feira (21.12),   o Canal Viva trás de volta um dos clássicos do horário das sete dos anos 90 – A Viagem (1994), remake da Ivani Ribeiro .         Antes da estreia relembre 12 cenas marcantes da novela:   1 – Alexandre ( Guilherme Fontes )   no vale dos suicidas  2 – Dinah ( CrhistianeTorloni ) agride Liza ( Andreia Beltrão ) 3 – O Primeiro beijo de Dinah e Otávio ( Otávio Fagundes ) 4 – A Revelação do mascarado 5   - Alberto (Cláudio Cavalcanti)   ver o espírito   de Alexandre 6 – Alexandre provoca a morte de Otávio 7 – Alexandre incorpora Guiomar ( Laura Cardoso ) 8 – A morte de Dinah 9 – Dinah descobre que está morta 10 – Estela (LucinhaLins)   Ver Dinah 11 – Alexandre chegando ao nosso Lar 12 – Mensagem final da trama   Veja   Também: Novelas Inesqueciveis  - A Viagem (1994) Trilha Sonora Eterna ...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...