Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Personagens que não brilharam em “Segundo Sol”


 

        Roteiro complexo e confuso, vilãs muito carismáticas e história que foram deixadas em banho-maria, fizeram alguns personagens  que prometiam muito em Segundo Sol não verem  nem seu primeiro sol brilhar em cena.
        Independentes de seus intérpretes, atores já comprovadamente consagrados, viram seus papéis minguarem ou pelo menos não renderem o que prometeram, o que normalmente acontece em novelas  com muitos destaques,  mas normalmente  com personagens mais secundários coadjuvantes. Na trama do João Emanuel Carneiro vimos protagonistas e personagens de núcleos importantes perderem a força e simplesmente não conseguirem se erguer.
        É uma pena que uma trama do nível de Segundo Sol tenha tantos contrastes neste campo, onde a medida que um personagem crescia outra perdia totalmente a importância dentro da história.


        Chega ser inacreditável que a Giovanna Antonelli como protagonista não consiga  destaque  - Atriz  é a soma da beleza com o  talento e o  profissionalismo, mas infelizmente a Luzia de Segundo Sol foi tão podada que,  nem mesmo ela conseguiu arrancar brilho da marisxxxxqueira. Verdade que a primeira fase da Luzia, lá em Boiporã mesmo com todos as críticas sobre a atriz viver uma personagem com cerca de 20 anos, foi interessante. Porém o roteiro da segunda fase apagou a Luzia em cena. Reapareceu como a Dj estrela Ariella, mas a personagem em nenhum momento se preocupou em provar sua inocência e ficou vagando por entre as tramas até finalmente ter a sua desenrolada. Nesse tempo foram vários disfarces, mais prisões e fugas , enfim um emaranhado de situações que não davam força a Luzia em momento algum. A Giovanna Antonelli tem um histórico de personagens complexas que ela conseguiu com seu talento e carisma salvar – o caso da Atena de A Regra do Jogo, do próprio JEC ou a  Alice de Sol Nascente do Walther Negrão.  Infelizmente em Segundo Sol,  nem ela foi capaz de salvar a Luzia, que parece que só vai ter direito ao brilho do sol nesta reta final da trama.

Beto Falcão  /  Emilio Dantas

        Na aba da Luzia, veio o Beto Falcão, que também perdeu a força  na passagem de fase da trama. Basta compararmos o   Rubinho de A Força do Querer com o Beto de Segundo Sol, que vemos que parece que não está sendo interpretado pelo mesmo ator, aliás por Emílio Dantas, um dos melhores da sua geração. Tal qual acontecera com a Luzia, o Beto Falcão da segunda fase perdeu a força dentro da trama e não passou de um mero coadjuvante nas mãos de  grandes personagens como a Karola da Déborah Secco ou o Remy do Vladimir Brichta.  A Falta de química entre ele e Giovanna Antonelli também ajudou muito para esse desinteresse do público. Os dois não funcionaram juntos e separados não renderam o que seus intérpretes normalmente rendem, principalmente como protagonistas.

Manu / Luisa Arraes

        Uma das grandes atrizes da sua geração,   Luisa Arraes tinha uma personagem com grande promessa em Segundo Sol. Manu era uma jovem complexa que vive em conflito com o mundo  e sem um modelo de família  como alicerce acaba achando no mundo das drogas uma válvula de escape. O Perfil da personagem  era nitroglicerina pura  - uma grande atriz vivendo uma dependente química sempre rende bons momentos –  Porém em Segundo Sol a Manu foi uma personagem complexa sim, mas tão chata que ficou impossível  ver o trabalho da atriz se sobressair ao caminho que o roteiro levou a Manu. O Visual escolhido foi outro fator que  não agradou e acabou sendo essa  soma de ingredientes que não contribuíram em nada.

Valentin / Danilo Mesquita

        O Valentin  do Danilo Mesquita acho que é o  único personagem de Segundo Sol sem um lado dúbio. O Filho de Luzia e Beto Falcão sempre esteve na linha do rapazinho direito sempre ditando regras e moralidade mesmo fazendo parte de uma família nada tradicional. No caso do Valentin, o Danilo Mesquita até se saiu muito bem, mas o perfil  chato do personagem não lhe deixava render em cena. Teve bons momentos com a Rosa da Letícia Collin ou suas dobradinhas com a mãe vivida pela Déborah Secco, tanto que isso lhe rendeu um convite para estrelar uma série original na Netflix e fez com que o rapaz dissesse não a um novo projeto na Globo pós Segundo Sol.  Mas nem por isso,   o Valentin entrou para o hall dos bons personagens do João Emanuel Carneiro.

Maura / Nanda Costa

        A Personagem da Nanda Costa tinha um forte cunho social dentro da trama de Segundo Sol. Uma policial homossexual  que engravida por inseminação artificial para realizar o desejo de ser mãe. No início da trama a personagem foi usada ainda para levantar a bandeira contra o assédio sexual no trabalho. Maura era assediada pelo delegado chefe da sua corporação  e,  depois de engolir muitas grosserias,  denuncia o agressor. Em seguida sua relação com Selma (Carol Fazu)  ganha projeção na história quando seu pai empurra Maura para fora do armário expondo a relação homossexual da filha para toda a cidade.  Com relação a abordagem dentro de Segundo Sol , foi muito bem recebida  pelo  público e ficava entendido a partir de então que esse público estava preparado para virar essa página do  “vai ter ou não ter beijo gay?”. Porém no decorrer  da história,   Maura acaba se apaixonando de verdade por Ionan (Armando Babaiof), o doador do semén para o filho que escolheu ter com Selma. Enfim, assim a personagem perdeu o perfil interessante e se transformou em mais um mocinha romântica indecisa entre dois amores.

Groa / André Dias

        Entre os atores que começaram com personagens que prometiam  e se apagaram em cena, tiveram aqueles que nem sequer o Jec se deu ao trabalho de tentar fazê-los brilhar. O caso do Groa do André Dias. Com um bom perfil,   ele poderia ter sido sim bem mais do que o “personagem orelha” da Luzia.

Acácio  - Danilo Ferreira

        Depois de ganhar personagens de destaque em A Regra do Jogo (2015) e A Lei do Amor (2016), parecia que Danilo Ferreira iria finalmente ganhar o personagem que poderia ser um diferencial na sua carreira. O Capoeirista Acácio passou em branco dentro da história. Foi mais um personagem que teve um bom começo e que  o autor esqueceu no decorrer dos capítulos.

Ariadna  - Robertha Portella

        A Robertha Portella teve uma carreira meteórica  - de capa da revista Sexy e Dançarina do Faustão à ex-integrante do reality A Fazenda. Mas em 2015, Robertha estreiou  como uma mulher fruta na teledramaturgia  na trama de Dona Xepa na RecordTv  e  mostrou que era sim uma  atriz em ascensão. Depois veio Escrava Mãe (2016) e O Rico e Lázaro (2017) e com isso  ganhou status de estrela da casa. Porém  resolve trocar a RecordTv para viver uma personagem no horário nobre Global. Parece uma boa proposta certo? Que nada! A novela está em sua reta final e sua personagem – A Ariadna (tive que ir ao Google por que não lembrava do nome da personagem) apareceu em pouquíssimas cenas e a Robertha Portella vai  terminar  praticamente imperceptível dentro de Segundo Sol.   


        Grandes nomes da nossa teledramaturgia às vezes só por estarem ali numa produção já dão total credibilidade, mas o que o Jec fez com o José de Abreu e Arlete Salles em Segundo Sol  foi  no mínimo uma covardia. O Dodô do José de Abreu foi um mero coadjuvante dentro da família Falcão, mesmo depois do entrecho do filho com a Gorete (Thalita Carauta), o personagem continuou lá esquecido pelo roteiro. Uma pena!

Naná / Arlete Salles

         Com a Arlete Salles, além de uma injustiça , foi um grande desperdício. A Atriz marcada pela criação de tipos inesquecíveis, se tivesse  a chance dentro de Segundo Sol, teria transformado a Naná em mais uma personagem do nível de uma Carmosina de Tieta (1989)  ou a Kika Jordão de Lua Cheia de Amor (1990).
Veja Também: 
As Adoráveis vilãs do JOÃO EMANUEL CARNEIRO
Meus Personagens Favoritos da Giovanna Antonelli
Meus Personagens Favoritos do José de Abreu
Meus Personagens Favoritos da Arlete Salles 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

Novelas Inesquecíveis - Padre Tião (1965)

60 Anos   da trama Moysés Weltman , baseada em  “ O Pequeno Mundo de Dom Camilo ” , de Giovanni Guareshi         A história acompanhava as confusões e dificuldades vividas por um padre bem-humorado em uma pequena cidade do interior. A novela era uma adaptação de O Pequeno Mundo de Dom Camilo , obra do escritor italiano Giovanni Guareschi , que já havia ganhado uma versão na TV Tupi de São Paulo, em 1958, com Otelo Zeloni interpretando o protagonista, Dom Camilo. Na adaptação da Globo , escrita por Moysés Weltman ,   o personagem principal passou a se chamar Padre Tião, papel vivido por Ítalo Rossi . Anos depois, Otelo Zeloni voltou a dar vida ao personagem no seriado Dom Camilo e os Cabeludos , exibido pela TV Tupi em 1972. Produzida pela Globo de São Paulo, Padre Tião foi exibida inicialmente às 19h no Rio de Janeiro e, posteriormente, transferida para o horário das 13h30, segundo o site Memória Globo . Marília Pêra e Gr...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

E10blog - Melhores do Ano 2025 – Resultado

Melhor Novela 1ª. Lugar   - Três Graças   2º. Lugar   - Garota do Momento 3º. Lugar   - Vale Tudo   Resultado Geral   Melhor   Série   1º.   Lugar   - Os Outros   - 2ª. Temporada     2º. Lugar   - Encantado´s   - 2ª.   Temporada 3º. Lugar   - Henga Hits – 2ª. Temporada   Resultado Geral     Ator de   Série 1º.Lugar – Sérgio Guizé   com Paulo   de Os Outros   - Segunda Temporada     2º. Lugar   - Eduardo Sterblitch como Sérgio de   Os   Outros – Segunda temporada 3º. Lugar – Guilherme Berenger como Jó em A Vida de Jó   Resultado Geral:     Atriz de Série 1º.   Lugar   - Adriana Esteve s como Cibele de Os Outros   - Segunda Temporada   2º. Lugar   - Leticia Colin como Raquel de   Os Outros – Segunda Temporada 3o. Lugar ...

“Apocalipse” - Conheça a nova trama da RecordTv que estreia nesta terça-feira

A produção da mesma autora de Os  Dez Mandamentos e irá retratar o final dos tempos         Nesta terça (21.11) ,  estreia a nova novela bíblica da RecordTv.   Apocalipse , escrita pela autora Vivian de Oliveira (a mesma de Os Dez Mandamentos )  promete inovar.  Primeiro por ser a primeira trama bíblica contemporânea – a novela se inicia na década de 80, passa pela de 90 e chega ao dias atuais a partir da sua segunda semana, porém nem assim deixará de abordar passagens e personagens retratados na bíblia  como dilúvios e tsunamis, o mal, a besta fera e o diabo.  Além do livro O Apocalipse , a autora se inspirou também no Velho Testamento e alguns livro do Novo Testamento da bíblia.         A trama se inicia em 1987,  com um tsunami  num resort na Ásia  que provoca a morte dos pais dos irmãos judeus Alan (Maurício Pitanga) e Uri Gudman (Phelipe Gomes), n...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Novelas Inesquecíveis – Rebelde (2011)

Versão brasileira do clássico mexicano   foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia da   RecordTv             A “ Rebeldemania ” voltou junto com a nova turnê do agora quinteto   que conquistou o   mercado latino em 2004, e aqui no Brasil em 2005, quando a novela original começou a ser transmitida pelo SBT .         O sucesso foi imediato e a novela virou mania aqui também. Em 2011, a RecordTv conseguiu os direitos da trama e levou ao ar   a versão brasileira da trama, que dada as devidas proporções, foi um dos grandes sucessos   da teledramaturgia da emissora.         Essa produção da RecordTv – a segunda parceria com a   emissora mexicana – é baseada na versão da Televisa , adaptada por Pedro Damián , exatamente a que se tornou mais famosa no mercado – responsável pelo fenômeno “ Rebeldemania ”.     ...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...