Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Dia das Crianças - 10 Novelas que marcaram a teledramaturgia infantil



        Vamos comemorar o mês das crianças relembrando novelas infantis que marcaram a infância de muita gente.
        Desde os seus primórdios, a teledramaturgia vez ou outra focava no público infantil, tal qual ocorre com o SBT atualmente, que prima pelas tramas voltadas exatamente para essa camada de telespectadores. No passado outras emissoras também tinham essa preocupação.
        E foi assim que no decorrer desses mais de 65 anos de teledramaturgia  que as crianças foram homenageadas, lembradas e reverenciadas por novelas inesquecíveis.


        A Pequena Órfã foi a primeira novela diária infantil de maior repercussão. Escrita por Teixeira Filho, a trama  foi exibida entre os anos de 1968 e 1969  e teve como protagonista Patrícia Ayres. O sucesso foi tanto, que a partir de então as emissoras  começaram a ver como um bom negócio investir em teledramaturgia infantil.  Patrícia Ayres,  é filha do ator Percy Ayres,  e na época tinha apenas 5 anos. Devido à grande demanda de trabalho a qual foi submetida, Patricia desenvolveu anemia e perdeu peso, com isso seus pais decidiram tirá-la da trama antes do término.  Marize Ney  foi chamada às pressas para substituir a protagonista.
        No rastro do sucesso da menina Toquinho vieram outras tramas como : Ricardinho, Sou Criança, Quero Viver, na Bandeirantes (em 1968); Sozinho no Mundo, O Doce Mundo de Guida e Meu Pé de Laranja Lima na Tupi (1968 e  1971), e Tilim e Pingo de Gente na RecordTv entre 1970 e 1971. 
       
A Patota (1972)

        Com o fechamento da Tv Excelsior, a Globo reprisou A Pequena Órfã em 1971, e também passou a investir em tramas para o público infantil.   Na sequência lançou sua primeira produção do gênero no horário das seis,  Meu Pedacinho de Chão, do Benedito Ruy  Barbosa; Bicho do Mato (1972), do Chico de Assis e Renato Corrêa e Castro, mas foi com A Patota que a emissora começou chamar  atenção no gênero.  A Patota  é  de autoria da teatróloga de clássicos infanto-juvenis,  Maria Clara Machado, em sua primeira incursão no ramo da teledramaturgia. Depois da trama, ela  adaptaria  para a Tv sua peça infanto-juvenil  -  Pluft, o Fantasminha. O grande destaque da novela  sem dúvidas  foi o grupo de crianças  condutores  da trama , a Patota do título. O Grupo era formado pelos então  atores-mirins : Fábio Mássimo, Rosana Garcia, Júlio César, José Antônio Prata (Pratinha), Córis Júnior, Francis Waimberg e Jorge Alexandre.

A Gata Comeu (1985)

        Sucesso na década de 80, A Gata Comeu nem era uma trama feita diretamente para o público infantil, era um remake da novela A Barba Azul, sucesso da Ivani Ribeiro, apresentada na Tv Tupi entre 1974 e 1975. O público infantil se apaixonou pelo elenco de crianças da trama , o Clube dos Curumins, formado entre  outros por Danton Mello (com 10 anos), Juliana Martins (Com 11 anos) e OBerdan  Junior (com 14), que seguiram carreira na Tv.
        Era o primeiro trabalho de Danton Mello e Juliana Martins, que 10 anos depois protagonizariam a primeira temporada de Malhação em 1995.

Sonho Meu (1993)

        Em 1993,  Marcílio Moraes pegou a espinha dorsal da novela A Pequena Órfã (Tv Excelsior, 1968) e  escreveu a trama de Sonho Meu. Mesmo  com trama paralelas pesadas, Sonho Meu deu grande projeção a pequena Laleska, a órfã da trama,  vivida pela atriz Carolina Pavanelli, que encantou o público adulto e  infantil.

Chiquititas (1997)

        Em 1997, a versão brasileira de Chiquititas se transformou em um fenômeno no SBT,  ficando no ar entre 1997 e 2001. A novela  foi idealizada a partir da versão original da argentina Cris Morena, esposa do dono da rede de televisão  Telefé.  Quando iniciou aqui no Brasil, em 1997, a  da Argentina já estava em sua terceira temporada. Mesmo sendo gravada por atores brasileiros, Chiquititas foi totalmente gravada em Buenos Aires, ou seja todo o elenco, principalmente as crianças se mudaram para Argentina.
        Flávio Monteiro imortalizou a professora Carolina nas 5 temporadas da trama   e muitos atores que viriam a fazer sucesso no mundo artístico se destacaram como as crianças da trama: Fernanda Souza, Carla Diaz, Sthefanny Brito e Gisele Frade.
        Alguns  nomes fortes da teledramaturgia atual também foram “descobertos” em Chiquititas, o caso do Bruno Gagliasso e Débora Falabella.
        Além dos dramas e histórias das crianças, os clipes que intercalavam as histórias eram o grande diferencial da produção.  “Coração com Buraquinhos”, “Até 10” , “Liberdade”, “Estrela”, “No Começo” entre outros, foram os que mais tocaram o grande público infantil.

Meu Pé de Laranja Lima (1998)

        A Bandeirantes  investiu em um projeto de teledramaturgia infantil com a terceira adaptação para a Tv de Meu Pé de Laranja Lima, escrita pela Ana Maria Moretzsonh, baseada no romance homônimo de José Mauro de Vasconcellos.
        A própria emissora já havia adaptado o romance em 1980, escrita pela Ivani Ribeiro, que já havia apresentado a mesma trama em 1971 na Rede Tupi.
        O garoto protagonista da trama – Caio Romei  - ruivo, olhos verdes, sardento, então com 10 anos, assim como aconteceu nas versões anteriores, foi o grande destaque da produção, e apareceu em outras novelas no decorrer dos anos até 2007, quando fez até então seu último trabalho,  na novela Maria Esperança no Sbt.


        Em 2005, a Bandeirantes voltava a investir em teledramaturgia e pegou carona na febre  do sucesso que Floricienta fazia na Argentina  adaptando-a para    a realidade brasileira. Nasceu assim a novela musical Floribella, escrita por  Patrícia Moretzsonh e Jaqueline Vargas,  protagonizada por Juliana Silveira.
        A trama não era uma literal  novela  infantil, tinha uma pegada mais jovem, mas a criançada adorava. Floricienta que serviu de base para Floribella é de autoria da Cris Morena, também responsável pelo sucesso Chiquititas.

Carrossel (2012)

        Em 2012,  o SBT produziu o remake de mexicana (Carrusel), adaptada por Lei Quintna e Valéria Phillips, a partir do original argentino de Abel Santa Cruz, de 1989, que foi apresentada com enorme sucesso   no SBT nos anos de 1991 e 1992.
        A nova versão do SBT deu início ao rentável filão da emissora em desenvolver tramas voltadas diretamente para o público infantil.
        A Novela se transformou em um relevante sucesso,  que mostrou para o grande público talento de atores mirins como Larissa Manoela, Jean Paulo Campos e Maísa Silva (estreando com atriz).
        O sucesso da novela rendeu outros produtos   como um spin-off, a série Patrulha Salvadora (2014 – 2015) com quatro temporadas, dois filmes (Carrossel,  O Filme e Carrossel 2 – O Sumiço de Maria Joaquina), versão em desenho entre  outros produtos comerciais licenciados.
        Carrossel tornou-se um fenômeno de audiência para os padrões do SBT, surpreendendo inclusive a emissora. A criançada se apaixonou novamente  por personagens como Cirilo, Maria Joaquina e a Professora Helena (Rosanne Mulholand).

Meu Pedacinho de Chão (2014)

        De olho no sucesso que Carrossel fez durante os 2 anos de exibição no SBT, a Globo resolveu voltar a investir em tramas com temática infantil com o remake de Meu Pedacinho de Chão, sucesso do autor Benedito Ruy Barbosa, apresentado originalmente em 1971, em 2014 numa versão ainda mais infantil com inspiração na obra do diretor americano Tim Burton. 
        Foi uma  inovação para  o horário,  com a  troca do universo rural original pelos ares lúdicos e pincelados com muito cor.
        Bruna Linzmeyer,  que deu vida a protagonista professora Juliana,  aparecia  com os cabelos pintados de rosa, o que deixou a atriz parecida com uma boneca de verdade. Ela realmente pintou os cabelos  de rosa  na vida real especialmente para viver a personagem.
        A Catarina da Juliana Paes; o Ferdinando do Jonny Massaro; a Gina da Paula Barbosa foram alguns dos outros personagens que na trama encantaram o público infantil.


        Outro remake de sucesso dedicado especialmente para as crianças produzida pelo SBT  foi Cúmplices de um Resgate, da Íris Abravanel, com Larissa Manoela,  vivendo as gêmeas estrelas da novela.
        A versão foi baseada na mexicana Cómplices ai Rescate, produzida pela Televisa em 2002, e exibida no Brasil, pelo SBT no mesmo ano.
        Cúmplices de Um Resgate se diferencia  das versões de Carrossel e Chiquititas por ter tramas com nível mais adultas, o que nem por isso afastou o público infantil, que se apegou aos personagens e os animais que falavam dentro da novela.
         Ainda mais musical, Cúmplices de um Resgate, teve duas bandas. O Telespectador acompanhou no decorrer da história todo o processo de formação dessas bandas, com ensaios, show e gravação de videoclipes.
Veja Também: 
Novelas Inesquecíveis - A Gata Comeu (1985) 

Novela Inesquecíveis - A Pequena Orfã (1968)
Novelas Inesquecíveis  - A Barba Azul 
Nossos Autores - Marcílio Moraes
Novelas Inesquecíveis - Chiquititas (1997)
Meus Personagens Favoritos da Juliana Paes 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...