Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Encontros Cênicos – Vera Fischer x Felipe Camargo




        O Encontro cênico deste mês é explosivo – A Deusa Vera Fischer  e Felipe Camargo.
        Além de grandes atores, eles tem em comum um filho  e no final da década de 80 se destacaram como um dos principais casais do show business brasileiro quando a  paixão entre eles explodiu depois de protagonizarem  a novela Mandala (1987).
        Vera Fischer apareceu para o cenário nacional depois que foi eleita Miss Brasil 1969, e logo foi para a  arte de interpretar e se destacou no cinema nacional com as famosas pornochanchadas da década de 70 e 80, que a transformaram em imediato símbolo sexual eterno. O Cinema lhe rendeu muitos prêmios, entre eles o de melhor atriz  por “Amor Estranho Amor”, que ficou ainda mais famoso anos depois, quando a Xuxa, que fazia uma pequena participação especial,  se transformou na Rainha dos Baixinhos.
        Na Tv Vera Fischer emprestou sua beleza e talento para mulheres que marcaram a teledramaturgia, como a Diana Queiroz de Espelho Mágico (1977), sua estreia, e continuou com a Vivian de Coração Alado (1980), Luiza de Brilhante (1981),  e a Deusa Jocasta que a transformou em Mito na trama de Mandala (1987).
        Outras  personagens  imortalizadas pela atriz na tv : a Eduarda de Riacho Doce (1990), a Saninha de Desejo (1990), a Cidinha de Perigosas Peruas (1992), a Alice de Agosto (1993), a Lídia Laport de Pátria Minha (1994), a Nena da primeira fase de O Rei do Gado (1996),  a Helena de Laços de Família (2000), a Ivete de O Clone (2001), a Antônia de Agora é que São Elas (2003), a Lola de Amazônia (2007), a Chiara de Caminho das Índias (2009), a Irina de Salve Jorge (2012) entre outras.
        Felipe Camargo iniciou sua carreira participando de várias peças teatrais, entre elas Capitães de Areia,  mas sua projeção nacional e  estreia na Tv veio em 1986, quando despontou  como o protagonista da minissérie Anos Dourados, do Gilberto Braga.
        Em mais de 32 anos de carreira o ator ganhou destaque em personagens como o Pedro Garcez de Roda de Fogo (1986), o Édipo de Mandala (1987), o Adriano de O Sexo dos Anjos (1989), o João Marcos de Despedida de Solteiro (1992), Inácio de Pátria Minha (1994), o Bob Lacerda de Andando nas Nuvens (1999), o Josué de Um Anjo Caiu do Céu (2001), o Petrus de Cordel Encantado (2011), o Perácio de Sangue Bom (2013), o Bernardo de Além do Tempo (2015), José Bonifácio de Novo Mundo (2017) entre outros.

        Muita briga, polêmica e  históricos de agressão culminaram na separação do casal  na metade da década de 90 , mas isso não impediu vez ou outra que eles se “encontrassem”  em outras produções como atualmente, embora ainda não tenham se encontrado, estão no elenco da trama de Espelho da Vida, da autora Elizabeth Jhin, vivendo Carmo e Américo.
São esses encontros que o post de hoje vai relembrar.

Jocasta e Édipo de Mandala (1987)

        O Primeiro encontro do casal foi na trama de Mandala, do autor Dias Gomes, onde Vera Fischer no auge da sua beleza deu vida a protagonista Jocasta.  Felipe Camargo, por sua vez, colhia ou louros do sucesso de seus personagens na minissérie Anos Dourados e na novela Roda de Fogo, um  ano  antes, e alçado ao posto de protagonista mostrou talento e segurança na pele de Édipo. A Paixão de seus  personagens  pulou a ficção e logo que terminaram as gravações eles se casaram.

Lída Laport e Inácio de Pátria Minha (1994)

        Depois de Mandala, o casal só voltou a dividir a mesma trama 7 anos depois, embora não participassem do mesmo núcleo. Em 1994, a relação complicada entre o casal  já era notícia em todos os jornais  e numa briga com Felipe, Vera Fischer quebrou o antebraço esquerdo. Os dois viviam personagens importantes na trama de Pátria Minha  - ela a  carreirista protagonista Lídia Laport , e ele o simplório Inácio. Com o afastamento de Vera Fischer depois do acidente, Gilberto Braga teve que se virar para reescrever cenas e entrechos, já que teve que internar Lídia Laport em uma clínica de sonoterapia para explicar  a saída da atriz  em alguns capítulos. Vera voltou à trama porém seus constantes atrasos culminaram em seu desligamento total. A Protagonista inacreditavelmente teve que sair da novela. A Solução encontrada por Gilberto Braga foi matar Lídia Laport e também Inácio no incêndio em um hotel que  ocorria na trama. Uma pena, a Lídia Laport era uma personagem tão rica dramaturgicamente e foi limada pelos problemas pessoais da Vera.

         Vera Fischer e Felipe Camargo se separaram  em 1995, e até então nunca haviam sido escalados juntos para uma mesma produção até agora quando estão simultaneamente juntos, embora não contracenem juntos, em duas produções – A novela Espelho da Vida como já citei, e a série Assédio, disponível no Globo Play onde Vera dá vida a Haydée e Felipe ao personagem  Ronaldo.
Veja Também: 
Meus Personagens Favoritos da Vera Fischer 
Meus Personagens Favoritos do Felipe Camargo
Novelas Inesquecíveis - Mandala (1987)
Novelas Inesquecíveis - Pátria Minha (1994) 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Respirando por aparelhos “Mania de Você” termina marcada como uma das piores já apresentadas pela Globo

           Enfim Mania de Você chegou ao fim nesta sexta (28.03), marcada   com uma   das piores tramas apresentadas pela Rede Globo   até então. A tão   alardeada novela do   João Emanuel Carneiro pós Todas as Flores , entrou em uma queda   linear desde as primeiras semanas   e até seu final   não   conseguiu reverter esse resultado.         Os cortes abruptos iniciais   feitos com   intuito de salva-la saíram pela culatra. O telespectador se perdeu   e acabou não tendo empatia   pelo   mocinho Rudá (Nicolas Prattes), o   mas   prejudicado por   eles, e   assim foi um carro sem freio ladeira abaixo.         Morte e retorno de personagens   pipocaram e a trama continuou inerte, sem controle   e cada vez mais incoerente. Ou seja , o    grande   novelão   prometido ...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...