Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Destaques do elenco de “Segundo Sol”




        Segundo Sol  em seu conjunto da obra vai terminar como uma trama que ficou devendo em  certos pontos, mas   alguns atores  fizeram da trama um palco,  e  com o  rico texto do João Emanuel Carneiro, imortalizaram seus personagens   com uma interpretação e  caracterização crível dentro do contexto baiano da trama e do roteiro algumas vezes complexo. 
        Um   misto de atores já consagrados e outros com menos bagagem,  que souberam ou tiveram a chance  de brilhar tanto quanto o sol dentro da trama.
        João Emanuel Carneiro   que já nos presenteou com personagens inesquecíveis como a Preta e a Bárbara, Tais Araújo e Giovanna Antonelli em  Da Cor do Pecado (2004); a Flora, da Patrícia Pillar em A Favorita (2008); a Carminha, Adriana Esteves de Avenida Brasil (2012) entre outros, com  Segundo Sol apresenta mais um leque de grandes personagens  com perfis bem delineados e que ficarão  sem dúvidas marcados na nossa memória e na teledramaturgia nacional.
Laureta / Adriana Esteves

        Logo que começaram as primeiras chamadas de Segundo Sol com a Laureta, a grande vilã vivida pela Adriana Esteves, foi inevitável  começar as comparações com a Carminha, personagem que a atriz imortalizou na trama de Avenida Brasil, também do João Emanuel Carneiro. Seria dessa vez finalmente que Adriana conseguiria viver uma personagem tão boa quanto? Felizmente todas as expectativas sobre a  Laureta se concretizaram. Adriana Esteves brilhou   e embora  com características pontuais que lembram a Carminha, a Laureta ganhou vida própria  e em nenhum momento perdeu o fôlego dentro da trama. Suas frases de efeito ganharam o Brasil, as dobradinhas em cenas inesquecíveis com Karola (Déborah Secco), Remmy (Vladimir Brichta) e Ícaro (Chay Suede)  entre outros  motivos  fizeram da personagem a grande estrela de Segundo Sol.

Karola / Déborah Secco

        Déborah Secco foi muito criticada inicialmente  pelo perfil da Karola , que muitas vezes  destoava do clima baiano da história,  muito fake  entre os outros personagens. Nunca percebi  isso na interpretação da Déborah dada  à personagem,  Karola seguia a linha da moça pobre deslumbrada com dinheiro e seu visual gritava isso. Mas independente disso, a Karola foi uma das personagens mais niveladas de Segundo Sol  e construída de uma forma ímpar  até culminar no surto que a personagem teve na reta final  chegando ao ápice de se  mutilar cortando os próprios cabelos. Foi uma sequência emblemática, totalmente dentro do contexto e que, se alguém ainda tinha alguma dúvida, provou a grande profissional e atriz que é Déborah Secco com essa    inesquecível Karola.

Rosa / Letícia Colin

        Com certeza a Rosa  é o divisor de águas na carreira da Letícia Colin,    mostrando  o amadurecimento profissional da atriz que desde seus primeiros papéis mostrava o grande talento nato para interpretar. Depois do fenômeno que foi a Leopoldina de Novo Mundo (2017), a Rosa tomou o público de assalto e logo em suas primeiras cenas  se tornou a grande estrela de Segundo Sol, inclusive com isso percebido até pelo próprio autor, que a certa altura da novela deu uma desacelerada na Rosa com o intuito de fazer a protagonista Luzia conseguir pelo menos um holofote. Foi inútil! A Rosa já tinha ocupado o posto e ninguém a tiraria de lá.  A personagem dúbia, brincou e rolou na trama, com entrechos que o público rejeitou, mas nem por isso a abandonou. Letícia Colin deu a grandes cenas de Segundo Sol um toque que só ela conseguiria, uma credibilidade com um misto de entrega sanguínea que poucas atrizes adquirem no decorrer da carreira. Cenas como a sua expulsão de casa, pelo pai agressor; seus embates com a Laureta (Adriana Esteves) e a  da revelação do grande segredo que ela escondeu para conseguir ganhos financeiros (a identidade da mãe do Valentin), foram alguns do momentos cruciais de Segundo Sol e que a atriz engrandeceu com  seu talento.


        O Remy do Vladimir Brichta foi aquele personagem que de tão bom e bem feito conquistou o público e um lugar até o fim da trama. Desde as primeira cenas de Segundo Sol já se sabia que o Remy morreria por volta do capítulo 80  e não voltaria  à trama, porém o carisma e o trabalho impecável do Vladimir acabaram transformando o mau-caráter em um dos mais queridos pelo público e uma peça chave para o desenrolar dos acontecimentos. O Remy até morreu, mas  ganhou uma sobre vida e novos entrechos  com o falso assassinato. Numa trama  recheada de ótimos vilões e personagens dúbios marcantes, é um grande feito do ator sobre o texto do Jec conseguir marcar de uma forma tão sólida o sucesso e empatia do Remy.

Ícaro – Chay Suede

        Chay Suede é capixaba, mas  depois do Ícaro de Segundo Sol muita gente ficou em dúvidas sobre o fato do ator não ser realmente da Bahia, devido a tamanha  transformação e credibilidade que o ator empregou ao viver o marrento baiano Ícaro. Os detalhes do personagem , figurino, trejeitos, impostação de voz no Baianês da trama  tudo com uma perfeição que  mostra todo o empenho  e entrega do ator  ao imortaliza-lo. A Química com Letícia Colin foi imediata e embora a imprensa aponte que os dois não terão o final feliz , até aqui o casal oficial de Segundo Sol foi Rosa e Ícaro. 

Roberval  / Fabrício Boliveira

        Depois de muita repercussão pela falta de atores negros em núcleos principais de uma trama centrada na Bahia, Fabrício Boliveira , independente da raça,   foi  um dos astros da trama na pele do Roberval. Embora o personagem  tivesse muitos altos e baixos com  a história da vingança contra os Athayde que passou boa parte da trama rodando em círculos, o ator  brilhou em grandes momentos da trama dividindo cenas fortes e pertinentes com a Fabíula Nascimento (Cacau), Caco Ciocler (Edgar), Claudia di Moura (Zefa) e Odilon Wagner (Severo).
       
Edgar  / Caco Ciocler

        E por falar na família Athayde de Segundo Sol,  esse núcleo teve a maioria dos destaques com personagens loucos ou insanos e que foram se transformando ou adaptando-se aos acontecimentos até se encontrarem como família dentro da história. O Edgar,  do Caco Ciocler,  de um parasita na primeira fase da novela chegou à figura do homem que deixava de ser uma  marionete nas mãos do pai para ser uma pessoa com vontade própria. E  no caso do Ciocler vale destacar ainda a composição física do ator para encarnar o personagem, que também foi uma transformação. Ele vinha de um personagem com um perfil maios largado em Novo Mundo (2017)  e teve que se adaptar para compor o charme que o personagem quarentão precisava ter.   O Caco Ciocler   vive  praticamente um  ou mais personagens por ano, mas sem dúvidas o Edgar será um dos inesquecíveis em seu currículo.

Zefa / Claudia di Moura

        Cláudia di Moura é uma das revelações de Segundo Sol na pele da doce e sofredora Zefa – apesar de mais de 30 anos de carreira  dedicados ao teatro. Sua personagem  na trama mostrou que a atriz já deveria ter migrado à muito tempo. Sua propriedade ao dar vida a simplória porém importante Zefa foi um dos pontos altos e enriquecedores do núcleo dos Athayde, embora sempre submissa,  o público sabia que  ela era o ponto de equilíbrio da família e foi ao seu ápice quando a Zefa tomou as rédeas da casa  com o tão aguardado tapa no Severo (Odilon Wagner), representando o basta nas humilhações e submissões que ela engoliu por anos. Espero que a Globo não cometa o grande erro de   deixar a Cláudia di Moura voltar para o teatro tão cedo.    

Severo / Odilon Wagner

        Sem dúvidas o Severo é o melhor personagem da Odilon Wagner desde Por Amor (1997), trama onde ele viveu Rafael, um homem que se descobria bissexual na reta final da novela. É mais um personagem rico e austero como a maioria que o Odilon viveu, porém com muito mais peso e importância dentro de uma trama e diretamente ligado aos acontecimentos. O Severo representou dentro de Segundo Sol  a corrupção e o elo de destruição de uma família, sempre humilhando  os filhos, a neta, a mãe dos filhos, enfim um personagem execrável que só um  ator  do talento e imponência do Odilon Wagner tinha os requisitos para viver.

Cacau / Fabíula Nascimento

        Centro da disputa entre os irmãos Edgar (Caco Ciocler) e Roberval (Fabrício Boliveira), Cacau, a personagem da Fabíula Nascimento,  foi uma coadjuvante quase sem peso na primeira fase de Segundo Sol, mas ganhou luz própria na segunda e se tornou uma das grandes personagens da trama.  Movida pela culpa por ter abandonado a sobrinha Manu (Luisa Arraes) ainda criança ou por ter abandonado  Roberval no passado por causa de Edgar, seu patrão na  época.   Mesmo assim,  foi uma personagem solar cheia de vida e outra caracterização de uma nata baiana (Fabíula nasceu em Curitiba). Fabíula que tem um histórico de grandes coadjuvantes que crescem muito em cena, desde que estreou em A Favorita, faz da Cacau mais uma para essa lista.

Menção Honrosa para: Maria LuísaMendonça (Karen), Giovanna Lancellotti (Rochelle), Armando Babaiof (Ionan), Roberto Bonfim (Agenor), Kelzy Ecard (Nice), Luis Lobianco (Clovis), Thalita Carauta (Gorete) e Davi Queiroz (Badu).
Veja Também: 
Nossos Autores - João Emanuel Carneiro 
10 Personagens que NÃO brilharam em "Segundo Sol"
Meus Personagens Favoritos da Adriana Esteves
Meus Personagens Favoritos da Déborah Secco
Meus Personagens Favoritos do Caco Ciocler
Meus Personagens Favoritos da Maria Luisa Mendonça
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Respirando por aparelhos “Mania de Você” termina marcada como uma das piores já apresentadas pela Globo

           Enfim Mania de Você chegou ao fim nesta sexta (28.03), marcada   com uma   das piores tramas apresentadas pela Rede Globo   até então. A tão   alardeada novela do   João Emanuel Carneiro pós Todas as Flores , entrou em uma queda   linear desde as primeiras semanas   e até seu final   não   conseguiu reverter esse resultado.         Os cortes abruptos iniciais   feitos com   intuito de salva-la saíram pela culatra. O telespectador se perdeu   e acabou não tendo empatia   pelo   mocinho Rudá (Nicolas Prattes), o   mas   prejudicado por   eles, e   assim foi um carro sem freio ladeira abaixo.         Morte e retorno de personagens   pipocaram e a trama continuou inerte, sem controle   e cada vez mais incoerente. Ou seja , o    grande   novelão   prometido ...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...