Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

10 Destaques do elenco de “Segundo Sol”




        Segundo Sol  em seu conjunto da obra vai terminar como uma trama que ficou devendo em  certos pontos, mas   alguns atores  fizeram da trama um palco,  e  com o  rico texto do João Emanuel Carneiro, imortalizaram seus personagens   com uma interpretação e  caracterização crível dentro do contexto baiano da trama e do roteiro algumas vezes complexo. 
        Um   misto de atores já consagrados e outros com menos bagagem,  que souberam ou tiveram a chance  de brilhar tanto quanto o sol dentro da trama.
        João Emanuel Carneiro   que já nos presenteou com personagens inesquecíveis como a Preta e a Bárbara, Tais Araújo e Giovanna Antonelli em  Da Cor do Pecado (2004); a Flora, da Patrícia Pillar em A Favorita (2008); a Carminha, Adriana Esteves de Avenida Brasil (2012) entre outros, com  Segundo Sol apresenta mais um leque de grandes personagens  com perfis bem delineados e que ficarão  sem dúvidas marcados na nossa memória e na teledramaturgia nacional.
Laureta / Adriana Esteves

        Logo que começaram as primeiras chamadas de Segundo Sol com a Laureta, a grande vilã vivida pela Adriana Esteves, foi inevitável  começar as comparações com a Carminha, personagem que a atriz imortalizou na trama de Avenida Brasil, também do João Emanuel Carneiro. Seria dessa vez finalmente que Adriana conseguiria viver uma personagem tão boa quanto? Felizmente todas as expectativas sobre a  Laureta se concretizaram. Adriana Esteves brilhou   e embora  com características pontuais que lembram a Carminha, a Laureta ganhou vida própria  e em nenhum momento perdeu o fôlego dentro da trama. Suas frases de efeito ganharam o Brasil, as dobradinhas em cenas inesquecíveis com Karola (Déborah Secco), Remmy (Vladimir Brichta) e Ícaro (Chay Suede)  entre outros  motivos  fizeram da personagem a grande estrela de Segundo Sol.

Karola / Déborah Secco

        Déborah Secco foi muito criticada inicialmente  pelo perfil da Karola , que muitas vezes  destoava do clima baiano da história,  muito fake  entre os outros personagens. Nunca percebi  isso na interpretação da Déborah dada  à personagem,  Karola seguia a linha da moça pobre deslumbrada com dinheiro e seu visual gritava isso. Mas independente disso, a Karola foi uma das personagens mais niveladas de Segundo Sol  e construída de uma forma ímpar  até culminar no surto que a personagem teve na reta final  chegando ao ápice de se  mutilar cortando os próprios cabelos. Foi uma sequência emblemática, totalmente dentro do contexto e que, se alguém ainda tinha alguma dúvida, provou a grande profissional e atriz que é Déborah Secco com essa    inesquecível Karola.

Rosa / Letícia Colin

        Com certeza a Rosa  é o divisor de águas na carreira da Letícia Colin,    mostrando  o amadurecimento profissional da atriz que desde seus primeiros papéis mostrava o grande talento nato para interpretar. Depois do fenômeno que foi a Leopoldina de Novo Mundo (2017), a Rosa tomou o público de assalto e logo em suas primeiras cenas  se tornou a grande estrela de Segundo Sol, inclusive com isso percebido até pelo próprio autor, que a certa altura da novela deu uma desacelerada na Rosa com o intuito de fazer a protagonista Luzia conseguir pelo menos um holofote. Foi inútil! A Rosa já tinha ocupado o posto e ninguém a tiraria de lá.  A personagem dúbia, brincou e rolou na trama, com entrechos que o público rejeitou, mas nem por isso a abandonou. Letícia Colin deu a grandes cenas de Segundo Sol um toque que só ela conseguiria, uma credibilidade com um misto de entrega sanguínea que poucas atrizes adquirem no decorrer da carreira. Cenas como a sua expulsão de casa, pelo pai agressor; seus embates com a Laureta (Adriana Esteves) e a  da revelação do grande segredo que ela escondeu para conseguir ganhos financeiros (a identidade da mãe do Valentin), foram alguns do momentos cruciais de Segundo Sol e que a atriz engrandeceu com  seu talento.


        O Remy do Vladimir Brichta foi aquele personagem que de tão bom e bem feito conquistou o público e um lugar até o fim da trama. Desde as primeira cenas de Segundo Sol já se sabia que o Remy morreria por volta do capítulo 80  e não voltaria  à trama, porém o carisma e o trabalho impecável do Vladimir acabaram transformando o mau-caráter em um dos mais queridos pelo público e uma peça chave para o desenrolar dos acontecimentos. O Remy até morreu, mas  ganhou uma sobre vida e novos entrechos  com o falso assassinato. Numa trama  recheada de ótimos vilões e personagens dúbios marcantes, é um grande feito do ator sobre o texto do Jec conseguir marcar de uma forma tão sólida o sucesso e empatia do Remy.

Ícaro – Chay Suede

        Chay Suede é capixaba, mas  depois do Ícaro de Segundo Sol muita gente ficou em dúvidas sobre o fato do ator não ser realmente da Bahia, devido a tamanha  transformação e credibilidade que o ator empregou ao viver o marrento baiano Ícaro. Os detalhes do personagem , figurino, trejeitos, impostação de voz no Baianês da trama  tudo com uma perfeição que  mostra todo o empenho  e entrega do ator  ao imortaliza-lo. A Química com Letícia Colin foi imediata e embora a imprensa aponte que os dois não terão o final feliz , até aqui o casal oficial de Segundo Sol foi Rosa e Ícaro. 

Roberval  / Fabrício Boliveira

        Depois de muita repercussão pela falta de atores negros em núcleos principais de uma trama centrada na Bahia, Fabrício Boliveira , independente da raça,   foi  um dos astros da trama na pele do Roberval. Embora o personagem  tivesse muitos altos e baixos com  a história da vingança contra os Athayde que passou boa parte da trama rodando em círculos, o ator  brilhou em grandes momentos da trama dividindo cenas fortes e pertinentes com a Fabíula Nascimento (Cacau), Caco Ciocler (Edgar), Claudia di Moura (Zefa) e Odilon Wagner (Severo).
       
Edgar  / Caco Ciocler

        E por falar na família Athayde de Segundo Sol,  esse núcleo teve a maioria dos destaques com personagens loucos ou insanos e que foram se transformando ou adaptando-se aos acontecimentos até se encontrarem como família dentro da história. O Edgar,  do Caco Ciocler,  de um parasita na primeira fase da novela chegou à figura do homem que deixava de ser uma  marionete nas mãos do pai para ser uma pessoa com vontade própria. E  no caso do Ciocler vale destacar ainda a composição física do ator para encarnar o personagem, que também foi uma transformação. Ele vinha de um personagem com um perfil maios largado em Novo Mundo (2017)  e teve que se adaptar para compor o charme que o personagem quarentão precisava ter.   O Caco Ciocler   vive  praticamente um  ou mais personagens por ano, mas sem dúvidas o Edgar será um dos inesquecíveis em seu currículo.

Zefa / Claudia di Moura

        Cláudia di Moura é uma das revelações de Segundo Sol na pele da doce e sofredora Zefa – apesar de mais de 30 anos de carreira  dedicados ao teatro. Sua personagem  na trama mostrou que a atriz já deveria ter migrado à muito tempo. Sua propriedade ao dar vida a simplória porém importante Zefa foi um dos pontos altos e enriquecedores do núcleo dos Athayde, embora sempre submissa,  o público sabia que  ela era o ponto de equilíbrio da família e foi ao seu ápice quando a Zefa tomou as rédeas da casa  com o tão aguardado tapa no Severo (Odilon Wagner), representando o basta nas humilhações e submissões que ela engoliu por anos. Espero que a Globo não cometa o grande erro de   deixar a Cláudia di Moura voltar para o teatro tão cedo.    

Severo / Odilon Wagner

        Sem dúvidas o Severo é o melhor personagem da Odilon Wagner desde Por Amor (1997), trama onde ele viveu Rafael, um homem que se descobria bissexual na reta final da novela. É mais um personagem rico e austero como a maioria que o Odilon viveu, porém com muito mais peso e importância dentro de uma trama e diretamente ligado aos acontecimentos. O Severo representou dentro de Segundo Sol  a corrupção e o elo de destruição de uma família, sempre humilhando  os filhos, a neta, a mãe dos filhos, enfim um personagem execrável que só um  ator  do talento e imponência do Odilon Wagner tinha os requisitos para viver.

Cacau / Fabíula Nascimento

        Centro da disputa entre os irmãos Edgar (Caco Ciocler) e Roberval (Fabrício Boliveira), Cacau, a personagem da Fabíula Nascimento,  foi uma coadjuvante quase sem peso na primeira fase de Segundo Sol, mas ganhou luz própria na segunda e se tornou uma das grandes personagens da trama.  Movida pela culpa por ter abandonado a sobrinha Manu (Luisa Arraes) ainda criança ou por ter abandonado  Roberval no passado por causa de Edgar, seu patrão na  época.   Mesmo assim,  foi uma personagem solar cheia de vida e outra caracterização de uma nata baiana (Fabíula nasceu em Curitiba). Fabíula que tem um histórico de grandes coadjuvantes que crescem muito em cena, desde que estreou em A Favorita, faz da Cacau mais uma para essa lista.

Menção Honrosa para: Maria LuísaMendonça (Karen), Giovanna Lancellotti (Rochelle), Armando Babaiof (Ionan), Roberto Bonfim (Agenor), Kelzy Ecard (Nice), Luis Lobianco (Clovis), Thalita Carauta (Gorete) e Davi Queiroz (Badu).
Veja Também: 
Nossos Autores - João Emanuel Carneiro 
10 Personagens que NÃO brilharam em "Segundo Sol"
Meus Personagens Favoritos da Adriana Esteves
Meus Personagens Favoritos da Déborah Secco
Meus Personagens Favoritos do Caco Ciocler
Meus Personagens Favoritos da Maria Luisa Mendonça
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

No Tema e Na Trilha do Alejandro Sanz

            Alejandro Sanz é um dos cantores latinos  mais bem sucedidos em todo o mundo e o espanhol mais famoso fora do seu país. O Cantor já vendeu mais de 21 milhões  de disco tendo iniciado sua carreira na década de 80.         O Cantor começou a se destacar em festivais nacionais do seu país, e em 1991 gravou seu primeiro disco “ Viviendo de Brisa ” que se tornou o mais vendido daquele ano na Espanha.         No Brasil, Alejandro Sanz começou a se destacar depois de ter uma música sua na trilha  da novela Torre de Babel na Globo , e depois praticamente um vez por ano o cantor é figura constante nas trilhas internacionais das novelas brasileiras.         O Post de hoje vai relembrar exatamente isso, o que vai fazer você passear por um seleto festival de sucessos do Alejandro Sanz . Carazon Partio ( Torre de Babel – 1998)         “Corazon Partio ” foi a música que abriu o mercado nacional para Alejandro Sanz. Tema da novela Torre de Babel , novela