Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Personagens que não brilharam em “Segundo Sol”


 

        Roteiro complexo e confuso, vilãs muito carismáticas e história que foram deixadas em banho-maria, fizeram alguns personagens  que prometiam muito em Segundo Sol não verem  nem seu primeiro sol brilhar em cena.
        Independentes de seus intérpretes, atores já comprovadamente consagrados, viram seus papéis minguarem ou pelo menos não renderem o que prometeram, o que normalmente acontece em novelas  com muitos destaques,  mas normalmente  com personagens mais secundários coadjuvantes. Na trama do João Emanuel Carneiro vimos protagonistas e personagens de núcleos importantes perderem a força e simplesmente não conseguirem se erguer.
        É uma pena que uma trama do nível de Segundo Sol tenha tantos contrastes neste campo, onde a medida que um personagem crescia outra perdia totalmente a importância dentro da história.


        Chega ser inacreditável que a Giovanna Antonelli como protagonista não consiga  destaque  - Atriz  é a soma da beleza com o  talento e o  profissionalismo, mas infelizmente a Luzia de Segundo Sol foi tão podada que,  nem mesmo ela conseguiu arrancar brilho da marisxxxxqueira. Verdade que a primeira fase da Luzia, lá em Boiporã mesmo com todos as críticas sobre a atriz viver uma personagem com cerca de 20 anos, foi interessante. Porém o roteiro da segunda fase apagou a Luzia em cena. Reapareceu como a Dj estrela Ariella, mas a personagem em nenhum momento se preocupou em provar sua inocência e ficou vagando por entre as tramas até finalmente ter a sua desenrolada. Nesse tempo foram vários disfarces, mais prisões e fugas , enfim um emaranhado de situações que não davam força a Luzia em momento algum. A Giovanna Antonelli tem um histórico de personagens complexas que ela conseguiu com seu talento e carisma salvar – o caso da Atena de A Regra do Jogo, do próprio JEC ou a  Alice de Sol Nascente do Walther Negrão.  Infelizmente em Segundo Sol,  nem ela foi capaz de salvar a Luzia, que parece que só vai ter direito ao brilho do sol nesta reta final da trama.

Beto Falcão  /  Emilio Dantas

        Na aba da Luzia, veio o Beto Falcão, que também perdeu a força  na passagem de fase da trama. Basta compararmos o   Rubinho de A Força do Querer com o Beto de Segundo Sol, que vemos que parece que não está sendo interpretado pelo mesmo ator, aliás por Emílio Dantas, um dos melhores da sua geração. Tal qual acontecera com a Luzia, o Beto Falcão da segunda fase perdeu a força dentro da trama e não passou de um mero coadjuvante nas mãos de  grandes personagens como a Karola da Déborah Secco ou o Remy do Vladimir Brichta.  A Falta de química entre ele e Giovanna Antonelli também ajudou muito para esse desinteresse do público. Os dois não funcionaram juntos e separados não renderam o que seus intérpretes normalmente rendem, principalmente como protagonistas.

Manu / Luisa Arraes

        Uma das grandes atrizes da sua geração,   Luisa Arraes tinha uma personagem com grande promessa em Segundo Sol. Manu era uma jovem complexa que vive em conflito com o mundo  e sem um modelo de família  como alicerce acaba achando no mundo das drogas uma válvula de escape. O Perfil da personagem  era nitroglicerina pura  - uma grande atriz vivendo uma dependente química sempre rende bons momentos –  Porém em Segundo Sol a Manu foi uma personagem complexa sim, mas tão chata que ficou impossível  ver o trabalho da atriz se sobressair ao caminho que o roteiro levou a Manu. O Visual escolhido foi outro fator que  não agradou e acabou sendo essa  soma de ingredientes que não contribuíram em nada.

Valentin / Danilo Mesquita

        O Valentin  do Danilo Mesquita acho que é o  único personagem de Segundo Sol sem um lado dúbio. O Filho de Luzia e Beto Falcão sempre esteve na linha do rapazinho direito sempre ditando regras e moralidade mesmo fazendo parte de uma família nada tradicional. No caso do Valentin, o Danilo Mesquita até se saiu muito bem, mas o perfil  chato do personagem não lhe deixava render em cena. Teve bons momentos com a Rosa da Letícia Collin ou suas dobradinhas com a mãe vivida pela Déborah Secco, tanto que isso lhe rendeu um convite para estrelar uma série original na Netflix e fez com que o rapaz dissesse não a um novo projeto na Globo pós Segundo Sol.  Mas nem por isso,   o Valentin entrou para o hall dos bons personagens do João Emanuel Carneiro.

Maura / Nanda Costa

        A Personagem da Nanda Costa tinha um forte cunho social dentro da trama de Segundo Sol. Uma policial homossexual  que engravida por inseminação artificial para realizar o desejo de ser mãe. No início da trama a personagem foi usada ainda para levantar a bandeira contra o assédio sexual no trabalho. Maura era assediada pelo delegado chefe da sua corporação  e,  depois de engolir muitas grosserias,  denuncia o agressor. Em seguida sua relação com Selma (Carol Fazu)  ganha projeção na história quando seu pai empurra Maura para fora do armário expondo a relação homossexual da filha para toda a cidade.  Com relação a abordagem dentro de Segundo Sol , foi muito bem recebida  pelo  público e ficava entendido a partir de então que esse público estava preparado para virar essa página do  “vai ter ou não ter beijo gay?”. Porém no decorrer  da história,   Maura acaba se apaixonando de verdade por Ionan (Armando Babaiof), o doador do semén para o filho que escolheu ter com Selma. Enfim, assim a personagem perdeu o perfil interessante e se transformou em mais um mocinha romântica indecisa entre dois amores.

Groa / André Dias

        Entre os atores que começaram com personagens que prometiam  e se apagaram em cena, tiveram aqueles que nem sequer o Jec se deu ao trabalho de tentar fazê-los brilhar. O caso do Groa do André Dias. Com um bom perfil,   ele poderia ter sido sim bem mais do que o “personagem orelha” da Luzia.

Acácio  - Danilo Ferreira

        Depois de ganhar personagens de destaque em A Regra do Jogo (2015) e A Lei do Amor (2016), parecia que Danilo Ferreira iria finalmente ganhar o personagem que poderia ser um diferencial na sua carreira. O Capoeirista Acácio passou em branco dentro da história. Foi mais um personagem que teve um bom começo e que  o autor esqueceu no decorrer dos capítulos.

Ariadna  - Robertha Portella

        A Robertha Portella teve uma carreira meteórica  - de capa da revista Sexy e Dançarina do Faustão à ex-integrante do reality A Fazenda. Mas em 2015, Robertha estreiou  como uma mulher fruta na teledramaturgia  na trama de Dona Xepa na RecordTv  e  mostrou que era sim uma  atriz em ascensão. Depois veio Escrava Mãe (2016) e O Rico e Lázaro (2017) e com isso  ganhou status de estrela da casa. Porém  resolve trocar a RecordTv para viver uma personagem no horário nobre Global. Parece uma boa proposta certo? Que nada! A novela está em sua reta final e sua personagem – A Ariadna (tive que ir ao Google por que não lembrava do nome da personagem) apareceu em pouquíssimas cenas e a Robertha Portella vai  terminar  praticamente imperceptível dentro de Segundo Sol.   


        Grandes nomes da nossa teledramaturgia às vezes só por estarem ali numa produção já dão total credibilidade, mas o que o Jec fez com o José de Abreu e Arlete Salles em Segundo Sol  foi  no mínimo uma covardia. O Dodô do José de Abreu foi um mero coadjuvante dentro da família Falcão, mesmo depois do entrecho do filho com a Gorete (Thalita Carauta), o personagem continuou lá esquecido pelo roteiro. Uma pena!

Naná / Arlete Salles

         Com a Arlete Salles, além de uma injustiça , foi um grande desperdício. A Atriz marcada pela criação de tipos inesquecíveis, se tivesse  a chance dentro de Segundo Sol, teria transformado a Naná em mais uma personagem do nível de uma Carmosina de Tieta (1989)  ou a Kika Jordão de Lua Cheia de Amor (1990).
Veja Também: 
As Adoráveis vilãs do JOÃO EMANUEL CARNEIRO
Meus Personagens Favoritos da Giovanna Antonelli
Meus Personagens Favoritos do José de Abreu
Meus Personagens Favoritos da Arlete Salles 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

"A Viagem" comemora 30 anos com retorno ao Canal Viva a partir desta segunda-feira

            O  Canal Viva   reapresenta a partir desta segunda-feira (22.04) mais uma reprise da novela  A Viagem , um dos clássicos do horário das sete da  Globo ,  remake da  autora  Ivani Ribeiro ,  que completa 30 anos este mês, exibida originalmente em 1994 e protagonizada por  Christiane Torloni ,  Antônio Fagundes  e  Guilherme Fontes .          A  novela  que  aborda a vida após a morte, de acordo com a doutrina kardescista, foi sucesso de crítica e público sendo uma das mais marcantes da década de 90. Relembre a trama :   Alexandre  ( Guilherme Fontes ) é um  playboy  inconsequente que matou um homem em um assalto. Ao tentar fugir da polícia, é delatado pelo irmão Raul  (Miguel Falabella)  e pelo cunhado Téo ( Mauricio Mattar) . O famoso criminalista Otávio Jordão  (Antônio Fagundes) não aceita defendê-lo nos tribunais, pois a vítima era um amigo pessoal. Para ajudá-lo, Alexandre conta apenas com a irmã mais velha, Diná ( Christiane Torloni ), mulher de Téo, qu

“No Rancho Fundo” traz de volta ao horário das seis o romance e humor regional mesclado com temas importantes

        A nova novela das seis No Rancho Fundo , do Mário Teixeira , já mostrou que é muito mais do que uma continuação de Mar do Sertão . Nesses 3 primeiros capítulos a novela mostrou que   vai falar de termas pertinentes com muito humor e romance regional, que é sempre bem vindo no horário.         Inspirado livremente na peça A Capital Federal , de   autoria   do Artur    Azevedo , a trama   apresentou   paisagens belíssimas, com uma direção de   tirar o fôlego, do Allan Fiterman , com destaque para as cenas do garimpo onde já brilhou de cara, como já era de se esperar   Andrea Beltrão , como   Zefa, a matriarca da família Leonel,   Muito bom ver uma atriz do nível dela em cena totalmente já dona do texto da sua personagem.         Conhecemos um pouco da família protagonista,   além de deixar explícito a força das mulheres dessa   família para sobreviver em um ambiente tão hostil , fomos apresentados   o bom humor de   tirar sarro dos homens que parece não estarem muito a fi