Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Bambolê Volume 1 (1987)



        Corre vai buscar seu Bambolê lá esquecido na garagem que hoje é dia de relembrar esse brinquedo através da trilha da novela homônima, um clássico do horário das seis do autor Daniel Más, no ar a partir de setembro de 1987.

        A novela hoje é considerada cult e um dos títulos sempre citados  para reprise no Viva. Até hoje nunca foi reprisada em nenhum veículo.

        A trilha da novela, produzida por Sérgio de Carvalho,  é um marco na história das trilhas. Os discos foram lançados como Volume 1 e Volume 2 , mesclando em ambos músicas nacionais e internacionais. Algo inédito até então nas trilhas lançadas pela Som Livre.

        Sérgio de Carvalho explicou em entrevista para o livro “Teletema – a história da Música Popular através da Teledramaturgia Brasileira”, do Guilherme Bryan e Vicent Villari , que não poderia esperar três meses para entrar com “Jaihouse Rock”, por exemplo. A  música tinha que estar de cara para o núcleo jovem de moto e casaco de couro. Glenn Miller já tinha que tocar nos bailes desde o início.

        A Trilha seguiu a linha primorosa que a novela ambientada nos áureos  anos 50 apresentou, uma pena que  tenha sido tão injustiçada, e praticamente tenha passado em branco na história da teledramaturgia. Mas o e10blog que adora essas tramas cult e menos populares,   não deixou escapar  sua trilha, que é peça imperdível na coleção de qualquer telemaniáco por trilhas de novelas.



        Vamos começar neste post pela trilha Volume 1 que traz em sua capa a bela Susana Vieira, que na trama deu vida a sedutora Marta. O disco é um compilado de clássicos internacionais que nos remetem quase que imediatamente aos anos 50, além de regravações nas vozes de Ângela Maria e Caetano Veloso, e inéditas que marcara o ano de 1987, como  Festa do Amor” da Patrícia Marx ou “Conquistador Barato”, o tema de abertura, defendido pelo Léo Jaime. 

 

“Conquistador Barato”

Intérprete e Compositor: Léo Jaime



        A trilha abria com o tema de abertura da trama. Aliás a abertura de Bambolê é  uma daquelas clássicas dos anos 80, criadas pelo equipe de Hans Donner. “Conquistador Barato” virou hit daquele ano  e tocou muito nas rádios.

 

“An Affair To Remember (Our Love Affair)”

Intérprete: Nat King Cole

Compositores: Harold Adamson, Harry Warren e Leo Macrey



        Nat King Cole embalou o romance de Ana e Luis Fernando, o apaixonado casal vivido pela Myriam Rios e o Paulo Castelli, que viraram tipo  “casal da Malhação” de tanta  torcida que a dupla tinha na época.  Quando gravou a  novela Myriam Rios  já era esposa do cantor Roberto Carlos, e alguns veículos da imprensa divulgaram que o cantor morria de ciúmes das cenas do casal de personagens na trama. Em 1985, o cantor até  compôs e gravou a música “A Atriz” que   “relatava” esses  ciúmes seus versos.

 

“Você”

Interpretes: Dick Farney e Norma Benguell

Compositores: Ronaldo Bôscoli e Roberto Menescal



        Você” , o clássico do Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, num dueto de Dick Farney e a também atriz Norma Benguell,  entrou no volume 1 como tema da protagonista Marta, a charmosa e envolvente personagem vivida pela Susana Vieira.

 

“(You´Ve Got) Personality”

Intérprete: Lioyd Price

Compositores: Harold Logan e Lloyd Price



             Personality” é um 1959 R&B, pop hit com música e letras de Harold Logan e Lioyd Price. Foi lançada como single por Price e se tornou um dos maiores sucessos de crossover mais populares de Lioyd Price. A Música entrou na trilha de Bambolê como tema da personagem Yolanda, vivida pela atriz Thais de Campos.

 

Desafinado

Intérprete:  Gal Costa

Compositores: Tom Jobim e Newton Mendonça



        Gal Costa com “Desafinado” embalou as aventuras do charmoso Álvaro Galhardo, o protagonista vivido pelo Cláudio Marzo, no seu jogo de cintura entre as filhas e as belas mulheres com quem se relacionava em Bambolê.

 

“You Are My Destiny”

Intérprete e Compositor: Paul Anka



        Luís Felipe, o personagem do Paulo Castelli,  ganhou como tema esse clássico da década de 50  composto e interpretado por Paul Anka.

 

Coisa mais Linda”

Intérprete: Caetano Veloso

Compositores: Carlos Lyra e Vinícius de Moraes



        Ana, a vela  filha mais velha do Álvaro, vivida pela Myriam Rios, também ganhou um tema solo – a clássica canção da Bossa Nova  Coisa Mais Linda” , imortalizada na voz do Caetano Veloso.

 

“La Vie en Rose”

Intérprete: Louis Armstrong

Compositores: Edith Piaf, Marcel Louiguy e Mark David



        La Vie en Rose  é um clássico  da música francesa imortalizada na voz de Edith Piaf, considerada a maior cantora francesa de todos os tempos. A versão de Bambolê foi regravada  por  Louis Armstrong  e virou tema da  dondoca e grã-fina Mumu (Mila Moreira),  grande amiga de Marta (Susana Vieira).

 

“In The Mood”

Intérprete: The Glenn Miller Orchestra

Compositores: Red Garland



        A Clássica e popular  In The Mood” , um  padrão de jazz gravada por Glenn Miller,  entrou na trilha para acompanhar  a fria, calculista e arrogante Fausta, vivida magistralmente pela Joana Fomm.

 

“Eu Sei Que Vou Te Amar”

Intérprete: Carla Daniel

Compositores: Tom Jobim e Vinícius de Moraes



        Carla Daniel, que na trama também fazia uma cantora,  Mara,  gravou o clássico  Eu Sei Que Vou Te Amar” , do Tom e Vinícius,  que virou o tema de amor de Álvaro e Marta.

 

“Mack, The Knife”

Intérprete: Bobby Darin

Compositores: Bertolt Brecht, Kurt Weill, Marc Blitzstein



        Mack, The Knife embalou as “amigas e rivais” Glória Muller e Bety Nigri, vividas pela saudosa Sandra Bréa e Regina Restelli.  A Música originalmente “Die Mortat von Mackie Messer” foi compostas em 1928 e se tornou muito popular nos EUA. Já foi gravada por nomes como Frak Sinatra, Eila Fitzgerald, Louis Armstrong , Tom Walts entre outros artistas. Essa versão que entrou em Bambolê Volume 1 foi gravada por Bobby Darin.

 

“Festa do Amor”

Intérprete: Patrícia Marx

Compositores: Michael Sullivan e Paulo Massadas



        Festa do Amor” foi a música mais popular do disco. Como tocou nas rádios! Não tinha festa ou bailinho de aniversário naquela época que não tocasse a música.  A Canção da dupla Sullivam e Massadas foi  o primeiro grande hit solo da Patrícia, hoje Patrícia Marx, na época com 12 anos e recém-saída do Grupo Infantil Trem da Alegria. A Música foi o tema da Cristina, a filha  mais jovem e dissimulada de Álvaro, vivida pela Carla Marins.  

 

“The Great Pretender”

Intérprete: The Platters

Compositores: Buck Ram



        The Great Pretender foi o tema do casal Pronto e Amália, vividos pelo Antônio Calloni e a Denise Fraga em Bambolê. A música foi gravada pelo grupo vocal americano The Plantters, lançada em novembro de 1955. Em 1987, a música foi regravada pelo cantor de rock Freddie Mercury e alcançou a quarta posição no UK Singles Chart. Em 2004, foi listada como uma das 500 melhores canções de todos os tempos.

 

“Ela é Carioca/Rio/Garota de Ipanema”

Intérprete: Roberto Menescal

Compositor: Tom Jobim



        Roberto Menescal gravou um pot-pourri  instrumental com clássicos do Tom Jobim que embalou o núcleo de personagens  que ficavam em Ipanema.

 

“Jailhouse Rock”

Intérprete: Elvis Presley

Compositor: Jerry Leiber e Mike Stoller



        Murilo,   vivido pelo   Maurício Mattar, ganhou como tema esse clássico do ElvisPresley, que casou perfeitamente com o perfil rebelde sem causa do personagem.  A Canção foi composta em 1957.

 

“Canta Brasil”

Intérprete: Ângela Maria

Compositores: Alcyr Pires Vermelho e David Nasser



        Ângela Maria encerra esse disco de clássico  com uma interpretação  ímpar de “Canta Brasil” dos compositores Alcyr Pires Vermelho e David Nasser.

 

Veja Também:

Novelas Inesquecíveis - Bambolê (1987) 


Despedida de Solteiro (1992) 




Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.memoriaglobo.com.br www.wikipédia.com.br

Fotos : Montagens e10blog

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Mariah Carey

        Na semana atrasada,   Zezé di Camargo causou a maior polêmica no palco do Domingão do Faustão , quando usou a Mariah Carey como exemplo de uma má cantora, alegando que a  Mariah enfeita tanto as músicas que fica impossível escutar mais de uma vez.         Porém mesmo Mariah Carey  não sendo uma boa cantora, pelo menos segundo a opinião do Zezé, já vendeu mais de 250 milhões de discos no mundo todo  e é a recordista de vendas de álbuns.         Maryah Carey   gravou seu primeiro álbum de estúdio em 1990 , e atualmente está no  décimo quarto,  isso sem contar as participações em outros álbuns e os especiais.         Não dá para contestar o talento e potencial de uma cantora do nível da Mariah, e o blog  entra na guerra em favor da cantora fazendo esse post mais do que especial  em home...

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

No Tema e Na Trilha do Lionel Richie

        O norte-americano Lionel Richie tem a marca de mais de 100 milhões de discos vendidos só em carreira solo. O Cantor e produtor musical  foi saxofonista  da famosa banda The Commodores logo no início da sua carreira.         Em 1982, Lionel Richie tomou coragem e seguiu em carreira solo abandonando  o The Commodores , porém manteve em seu primeiro disco lançado o mesmo estilo da banda.         No ano seguinte Lionel Richie teve seu primeiro grande sucesso em uma trilha de novela e é essa e  os outros temas do cantor nas novelas que vamos relembrar no post de hoje. My Love ( Eu Prometo – 1983)         A Saudosa   Dina Sfat foi uma das estrelas da novela Eu Prometo , última trama da autora Janete Clair . Darlene, sua personagem ganhou essa música como tema. All Nigth Long ( Champagne – 1983...

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...