Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna - Despedida de Solteiro (1992)

 


        Mesmo tendo sido criada como um tapa-buracos entre Felicidade (1991) e Mulheres de Areia (1993), que teve que ser adiada por causa de uma gravidez da GlóriaPires, a protagonista, Despedida de Solteiro, trama do autor Walther Negrão, entrou no ar em junho de 1992, e confesso que  a acho uma   das melhores do autor.

        Na verdade Despedida de Solteiro tem todos os ingredientes da maioria das tramas do autor – Se passava numa cidade do interior próxima a uma cidade grande; tinha vilões  maniqueístas ao extremo; mocinhos presos por 7 anos injustamente que voltam para provar sua inocência, e mocinha inertes e ingênuas sempre enganadas pelos vilões. Essa mesma espinha dorsal foi apresentada por Negrão em outras novelas como  Vila Madalena (1999), Como Uma Onda (2004), Flor do Caribe (2013) entre outras.

        Mas a trama marcou aquele ano de 1992, com personagens fortes  que prendiam o telespectador a frente da tv com ótimos  entrechos,  e  embora em alguns momentos tenham cansado o grande público, como as loucuras religiosas da Socorro, a personagem da Cristina Mullins,  o agora notável machismo do Pasquoal Papagaio (Eduardo Galvão)  e suas namoradas e a inércia da Lenita (Tássia Camargo);  a novela  curiosamente não se prendeu  a um sofrível  “quem Matou?”,  já que a história se iniciava a partir de uma crime,  manteve a história e interessante e teve como reposta uma boa audiência.

        A Trilha nacional da trama, a qual vamos dissecar neste post,  não chegou a ser o  grande sucesso de vendas que foi a trilha internacional, que vamos falar no próximo post, mas era interessante a junção de músicas fortes de grandes interpretes como Sérgio Reis, Imara Reis, Roupa Nova  e Joanna entre outros, casando  perfeitamente   com seus personagens.

        Com a Lúcia Veríssimo na capa,  produção e direção musical do Roger Henri e Mariozinho Rocha, respectivamente, vamos ao faixa a faixa dessa trilha inesquecível. . .

Ser Mais Feliz (You Are a Big Girl Now”

Intérprete: Roupa Nova

Compositores: Bob Dylan e Dudu Falcão



        A trilha abre com um dos recordistas de músicas em trilhas de novelas –  o Grupo Roupa Nova  em “Ser Mais Feliz”, uma balada mega romântica tema da interesseira Bianca, vivida pela Rita Guedes. Na trama, junto com sua mãe Soraya (Ana Rosa), a personagem caçava a herança dos Sousa Bastos através de um golpe do  baú em Xampu,  o personagem do João Vitti. Xampu morre logo depois que sai da   prisão, mas  não casa-se com ela e deixar uma boa quantia em dinheiro como herança para a bela esposa.

 

“Deságua”

Intérprete: Selma Reis



        A bela romântica “Deságua”, na voz da Selma Reis, foi o tema da misteriosa Marta, uma dos grandes momentos  da Lucinha Lins na tv.  Apesar da jovialidade  e força para cuidar dos negócios da família depois da prisão do irmão Pascoal (Eduardo Galvão), guarda um grande mistério que lhe transformou em uma mulher triste – Teve que abandonar o filho Léo (Patrick de Oliveira), por não ter coragem de enfrentar a sociedade como uma mãe solteira.

 

“Vendaval”

Intérprete: Joanna

Compositores: Chico Roque e Paulo César Valle



        Lenita, a protagonista vivida pela Tássia Camargo, ganhou esse tema na voz da Joanna, para acompanhar sua vida de amarguras, depois de ter se casado com o vilão Sérgio Santarém (Marcos Paulo), mesmo apaixonada por João Marcos (Felipe Camargo).

 

“Mentira “ (La Mentira)”

Intérprete: Silvio César

Compositores:  Álvaro Carrillo e Simões Nobre



        João Marcos, o protagonista vivido pelo Felipe Camargo, depois de ter pago 7 anos de prisão injustamente, quando solto teve que reencontrar seu grande amor, Lenita, nos braços do seu maior algoz. Para acompanhar esse recomeço difícil, o personagem ganhou como tema “Mentira”,  interpretada magistralmente pelo romântico Sílvio César.

 

“Coceira de Bem Querer”

Inteprete: Tiãzinho & Alessandro

Compositores: Serginho Sá



        Coceira de Bem Querer” foi a faixa do disco da trilha  nacional que mais tocou na trama. A música interpretada pela dupla Tiãzinho & Alessandro, caiu no gosto do público assim como o personagem do qual ela foi tema  - o sedutor e hilário Pascoal Papagaio, vivido magistralmente pelo Eduardo Galvão.

 

“Sugar Sugar”

Intérprete: D.J. Les And The Kool Kat featuring The Archies

Compositores: Andy Kim e Jeff Barry



        A Abertura de Despedida de Solteiro é sempre citada como uma das melhores já produzidas pela era Hans Donner. No vídeo, o mocinho salva sua amada de todos os perigos. Mostrada em pixel-art  a luta do casal para ficar junto lembra um jogo de vídeo game.  O tema de abertura  Sugar Sugar” também tem história. A música é de 1969 e foi criada para o desenho The Archies, onde o grupo desvendava mistérios e tocavam em uma banda, seu sucesso foi tão grande que resolveram  então criar a banda e fazer shows. Além de Despedida de Solteiro, a música foi tema de abertura da quinta temporada da série Cake  Boss, e em 2017 foi regravada  pela atriz Ashleigh Murray  e virou tema da série Riverdale.

 

“Sirineu , O Farfan”

Intérprete e Compositor: Roger Henri



        Roger Henri,  conhecido por suas  composições instrumentais para as novelas, entrou na trilha de Despedida de Solteiro com “Sirineu, o Farfan” , tema do mecânico  Cirineu, vivido pelo Mauro Mendonça. 

 

“Nós Dois”

Intérprete: Maurício Duboc e Varda



        Nós Dois” é a música mais bonita de todo o disco – O Dueto de Maurício Duboc e Varda  foi o tema de amor de Flávia e Pedro, os personagens da LúciaVeríssimo e Paulo Gorgulho. Uma pena que  tocou pouquíssimo dentro da novela.

 

Meu Amor” (My Love)

Intérprete: Tunai

Compositores:  Paul MacCartney e Tunai



        Helena Ranaldi estreou na Globo em Despedida de Solteiro, com a personagem Nina, a doce filha do Cirineu Farfan e Soraya. Ela teve um grande destaque na trama e ganhou como tema essa versão de “My Love” do Paul Maccartney composta e interpretada pelo Tunai.

 

“O Que Você Quer”

Intérprete: Roberto de Carvalho

Compositores: Roberto de Carvalho e Arnaldo Antunes



        O Grande vilão Sérgio Santarém, vivido pelo saudoso MarcosPaulo,  conseguiu tudo que desejou dentro  da trama as custas de muita maldade e tramoias –  Tomou a noiva de João Marcos ,  conseguiu posição dentro das empresas Sousa Bastos  e quase incriminou de vez os 4 jovens da cidade que,  de um modo ou outro atrapalhavam seus planos de ascensão.

 

“Toda Vez que a Gente Encontra um Novo Amor”

Intérprete: Sérgio Reis

Compositor: Augusto César e Carlos Colla



        Sérgio Reis entrou na trilha com “Toda Vez que a Gente Encontra um Novo Amor” que virou tema da solteirona Socorro, vivida na trama pela Cristina Mullins.

 

“Broken Sea (Mar Quebrado)”

Intérprete:  Robertinho do Recife

        Robertinho do Recife entrou na trilha com a instrumental “Broken Sea que acompanhou o misterioso personagem Mike, vivido em Despedida de Solteiro por  Jayme Periard. 




 

“Brinquedos”

Interprete e Compositor: Roger Henri

        O Saudoso Elias Gleiser ganhou mais um personagem carismático e bonachão em uma trama do Walther Negrão – o Vitório, era um homem solitário e  muito querido pelas crianças da cidade. Sua trajetória de vida era dedicar-se aos filhos, filhos esses que adotou quando os mesmos foram abandonados em seu sítio. Isso ocorreu com Pedro (Paulo Gorgulho) e 25 anos depois com Léo (Patrick de Oliveira). O personagem ganhou como tema mais uma faixa instrumental do Roger Henri – “Brinquedos” – que fechou a trilha nacional da novela.



 

Veja Também:

 

Aberturas Inesqueciveis - Despedida de Solteiro (1992)

Novelas Inesquecíveis - Despedida de Solteiro (1992)


Trilha Sonora Eterna - Mulheres de Areia Internacional (1993)



Trilha Sonora Eterna 


Fonte:

 Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipedia.com.br

Fotos: Montagens e10blog

Videos : You Tube


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa