Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Dia das Crianças – Aberturas das novelas dedicadas ao público infantil



        A Tv aberta a cada dia está limitando sua programação direta ao público infantil, com exceção ao SBT, praticamente nenhuma tem mais como foco esse público que na década de 80 e 90 era tão prestigiado.

        Para comemorar mais esse Dia das Crianças relembre as aberturas de novelas dedicadas a esses baixinhos.

 

Mundo da Lua (1991)



        O simples cotidiano de uma família de classe média pode revelar curiosas situações do comportamento humano, principalmente quando narradas segundo a ótica singela, fantasiosa e bem-humorada de um garoto de 10 anos, o menino Lucas, o caçula da família Silva e Silva.  O Seriado Mundo da Lua no ar pela Globo e a Tv Cultura em 1991, tinha  tinha Antônio Fagundes e o garoto Luciano Amaral como protagonistas.

        Mundo da Lua, foi um seriado feito para o público infantil, mas que agradou crianças de todas as idades, pela forma como ensinava brincando. Os conselhos do avô Orlando (Gianfrancesco Guarnieri) e dos pais Rogério (Antônio Fagundes) e Carolina (Mira Haar) ao garoto sonhador Lucas (Luciano Amaral) serviam como lições aos pequenos telespectadores. Lucas Silva e Silva era um garoto com todos os problemas, diversões e dúvidas decorrentes na sua faixa etária, o que ajudou a atrair ainda mais o público alvo.

 

Sonho Meu (1993)



        Como esquecer o carisma  da Laleska , protagonista  de Sonho Meu novela do autor Marcílio Moraes ? . Órfã,  a menina  só reencontra a  felicidade ao lado de Tio Zé (Elias Gleizer) que lhe acolhe como uma verdadeira neta.

        A Laleska na verdade chama-se Maria Carolina (Carolina Pavanelli), filha de Claúdia (Patrícia França) , que perde a sua  guarda quando se separa do marido violento.

         Sonho Meu  foi escrita a três mãos – além de Marcílio Moraes  , tínhamos Maria Adelaide Amaral e Margareth Boury, inspirados em duas outras  novelas  - A Pequena Órfã (1969) e Ídolo de Pano (1974) , ambas do  Teixeira Filho, e  direção de Reynaldo Boury, Roberto Naar e Marcelo Travesso.  

           JoséAugusto e Xuxa – que cantavam a música-tema da abertura “Querer é Poder” – participaram do último capítulo , gravado em Curitiba, fazendo um show para as crianças do orfanato da trama. 

 

Caça-Talentos (1996)


 

A série Caça Talentos apresentava uma história completa por semana. Primeiramente, era exibida às 11h30, logo após o programa Angel Mix, apresentado também por Angélica. Tempos depois, passou a ser exibida dentro do Angel Mix.

A ideia original seria fazer uma novela de verdade como um complemento do Angel Mix, no horário da manhã, para jovens. Porém, a novelinha fez mais sucesso que o infantil, em uma época em que as produções do tipo viraram moda (vide Chiquititas, no SBT).

 

Meu Pé de Laranja Lima (1998)



        Em 1998, a Band ressuscitou a história de José Mauro de Vasconcellos, adaptada por Ivani Ribeiro com sucesso na TV Tupi, em 1970-1971, e na própria TV Bandeirantes, em 1980-1981, e assim as aventuras de Zezé  em Meu Pé de Laranja Lima (1998),  reescrita por Ana Maria Moretzsonh,  voltava a tv. 

        Diferente das versões anteriores, em que a trama era ambientada em um bairro pobre da periferia, nesta as desventuras de Zezé (Caio Romei) ocorreram em uma cidade do interior paulista, com casas humildes e muita natureza. A família continuou pobre, mas não sem um certo glamour, já que o pai do garoto, desempregado, foi morar com a família de favor em um casarão emprestado.

 

Era Uma Vez . . . (1998)



        Agradável novela de Walther Negrão, cuja trama era voltada basicamente para o público infanto-juvenil e às aventuras das crianças. Mérito para os quatro atores-mirins: Luiza Curvo, Alexandre Lemos, Alessandra Aguiar e Pedro Agum.

Era uma Vez fazia referência a clássicos da literatura e cinema, como “Pinóquio”, “A Noviça Rebelde” e “O Mágico de Oz”.

        Novamente Elias Gleizer vivia o avô bondoso e bonachão (Pepe), à volta com crianças, um tipo que marcou a sua carreira.

        Sandy ainda estava na dupla com o irmão Junior, e fez o  dueto  com Toquinho na música  Era Uma Vez” tema da abertura da novela.

 

Carrossel (2012)



        Remake da versão mexicana (Carrusel) adaptada por Lei Quintana e Valeria Phillips a partir do original argentino de Abel Santacruz. O original argentino é dos anos 1960 e a versão mexicana foi produzida em 1989 e fez muito sucesso no Brasil, quando apresentada pelo SBT entre 1991 e 1992, com a atriz Gabriela Rivero como a Professora Helena.

A Novela adaptada por Íris Abravanel,  deu início ao rentável filão da emissora em desenvolver tramas voltadas ao público infanto-juvenil. Revelou os atores mirins Larissa Manoela, Jean Paulo Campos e Maisa Silva, que surpreendeu como atriz (até então era famosa como apresentadora e cantora mirim). Seu sucesso, de audiência e faturamento, fez render um spin-off, a série, Patrulha Salvadora (2014-2015), com quatro temporadas, dois filmes (Carrossel, O Filme e Carrossel 2, O Sumiço de Maria Joaquina), uma versão em desenho animado, turnê de shows pelo Brasil e também uma versão como teatro musical (Carrossel, O Musical) que ficou em cartaz em 2017.

 

Chiquititas (2013)



        Com o sucesso de Carrossel, ganhou força no SBT a ideia de fazer um novo remake de um clássico infantil da emissora. Cogitou-se Carinha de Anjo e, por fim, a emissora optou por Chiquititas, sucesso da década de 1990.

Chiquititas foi uma novela argentina, concebida por Cris Morena, originalmente exibida (na Argentina) em 1995, pela emissora Telefé. No Brasil ganhou uma versão de sucesso exibida entre julho de 1997 e janeiro de 2001, totalizando cinco temporadas. Cris Morena é a mesma criadora de outras novelas musicais voltadas para o público infanto-juvenil conhecidas no Brasil: Floribella Rebelde.

 

Cumplices de Um Resgate (2015)



        Cumplices de um Resgate versão da Íris Abravanel para a mexicana  Complices al Resgate, da autora Rosy Ocampo,   produzida em 2002 e apresentada pelo SBT no mesmo ano, estreou nesta segunda-feira (03.08)  com uma boa audiência e um bom  movimento nas redes sociais.

       

        A novela é mais uma dedicada às crianças, campo esse que o SBT se  especializou desde Carrossel (2012) e Chiquititas (2013), e Cumplices de Um Resgate ainda  explorou  o lúdico com animais que falam  e são personagens importantes dentro da trama. Porém a novela tem um  diferencial  com relação as  anteriores ,   teve  mais tramas adultas que se entrelaçaram  com as infantis.

 

 

Carinha de Anjo (2016)



        Adaptação da novela mexicana Carita de Ángel, produzida pela Televisa entre 2000 e 2001 e exibida no Brasil, pelo SBT, entre 2001 e 2002 – que, por sua vez, é uma adaptação do original argentino Papá Corazón, de Abel Santa Cruz, que ganhou uma versão brasileira pela TV Tupi, Papai Coração, em 1976, com Narjara Turetta como a menina protagonista.

As tramas da atual Carinha de Anjo e de Papai Coração são as mesmas: a menina (Narjara Turetta/Lorena Queiroz) que conversa com a mãe falecida (Arlete Montenegro/Lucero), cujo pai (Paulo Goulart/Carlo Porto) está de casamento marcado com outra mulher (Joana Fomm/Dani Gondin), mas se apaixona por uma noviça professora da garotinha (Selma Egrei/Bia Arantes).

               

As Aventuras de Poliana (2018)



        SBT      resolveu  não arriscar, e em As Aventuras de PolianaÍris Abravanel se baseia no clássico infantil Pollyana,  da Eleonor H. Porter, para apresentar mais uma trama infantil.

        A história em sua essência  não  tem nada de diferente das tramas anteriores do canal (Carrossel/2012, Chiquititas/2013, Cumplices de um Resgate/2015 e  Carinha de Anjo/2016), Poliana, vivida pela Sophia Valverde,  tem 11 anos e é uma menina doce e extrovertida. Ela viajava com seus pais, Lorenzo (Lázaro Menezes) e Alice (Kiara Sasso), na trupe de teatro mambembe Vagalume. Todavia, a protagonista vê seu mundo mudar quando a mãe morre e seu pai adoece. A garotinha livre acaba indo morar com Luísa (Milena Toscano) em São Paulo, uma tia rica e severa, que não queria cuidar dela, embora se sinta obrigada pela memória da irmã. Apesar das atitudes rígidas da mulher, Poliana encontra na empregada Nancy (Rafaela Ferreira) um elo forte de amizade.

Larissa Manoela, estrela criada nas novelas infantis do SBT, destaque de Carrossel (2012),  voltou  às novelas vivendo a fútil Mirela, que sonha em ser famosa e precisa lidar com a ira de Brenda (Flávia Pavanelli), garota mais popular da escola, um dos cenários da trama.

Veja Também : 

10 Novelas que marcaram a teledramaturgia infantil 


Aberturas de programas Infantis  


Fonte:

Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

“Cordel Encantado” estreia nesta segunda no Globoplay Novelas substituindo “Além do Tempo”

        A novela Cordel Encantado será reprisada no canal Globoplay Novelas (ex-C anal Viva) . Exibida originalmente em 2011, na faixa das 18h da Globo , a trama volta ao ar nesta segunda-feira,   15 de dezembro, substituindo a reapresentação de Além do Temp o (2015).         Os capítulos serão exibidos no Globoplay Novelas de segunda a sábado, às 20h05, e com maratona aos domingos a partir de 11h.           Cordel Encantado , trama das autoras  T helma Guedes e Duca Rachid     é uma fábula sobre dois universos distintos: o encantamento da realeza europeia e as lendas heróicas do sertão brasileiro. A união desses mundos é representada pelo romance de Açucena ( Bianca Bin ), uma cabocla brejeira criada por lavradores no nordeste do Brasil, sem saber que é a princesa de um reino europeu. E Jesuíno ( Cauã Reymond) , um jovem sertanejo que desconhece s...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

Novelas Inesquecíveis – Rebelde (2011)

Versão brasileira do clássico mexicano   foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia da   RecordTv             A “ Rebeldemania ” voltou junto com a nova turnê do agora quinteto   que conquistou o   mercado latino em 2004, e aqui no Brasil em 2005, quando a novela original começou a ser transmitida pelo SBT .         O sucesso foi imediato e a novela virou mania aqui também. Em 2011, a RecordTv conseguiu os direitos da trama e levou ao ar   a versão brasileira da trama, que dada as devidas proporções, foi um dos grandes sucessos   da teledramaturgia da emissora.         Essa produção da RecordTv – a segunda parceria com a   emissora mexicana – é baseada na versão da Televisa , adaptada por Pedro Damián , exatamente a que se tornou mais famosa no mercado – responsável pelo fenômeno “ Rebeldemania ”.     ...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Minissérie “Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados” entra na plataforma da Globoplay nesta segunda

           Baseada no romance do anjo pornográfico  Nelson Rodrigues,  a minissérie  Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados , do autor  Leopoldo Serran  foi o grande sucesso de 1995 em comemoração aos 30 anos da  Globo   com uma impecável reconstituição  de época  da sociedade conservadora e hipócrita dos anos 40 e 60. A minissérie   entra a   partir desta segunda-feira (15.12) na plataforma da Globoplay .           Alessandra Negrini  foi a grande revelação da minissérie  dando vida a sensual Engraçadinha na primeira fase da trama, assim como  Cláudia Raia  brilhou absoluta na segunda fase da personagem. Inicialmente a Engraçadinha dos anos 60 era evangélica e mulher muito recatada, o inverso da Raia. Mas  foi exatamente esse contraponto que fez com que o trabalho da atriz se tornasse ainda mais importante. ...