Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Dia das Crianças - 10 Novelas que marcaram a teledramaturgia infantil



        Vamos comemorar o mês das crianças relembrando novelas infantis que marcaram a infância de muita gente.
        Desde os seus primórdios, a teledramaturgia vez ou outra focava no público infantil, tal qual ocorre com o SBT atualmente, que prima pelas tramas voltadas exatamente para essa camada de telespectadores. No passado outras emissoras também tinham essa preocupação.
        E foi assim que no decorrer desses mais de 65 anos de teledramaturgia  que as crianças foram homenageadas, lembradas e reverenciadas por novelas inesquecíveis.


        A Pequena Órfã foi a primeira novela diária infantil de maior repercussão. Escrita por Teixeira Filho, a trama  foi exibida entre os anos de 1968 e 1969  e teve como protagonista Patrícia Ayres. O sucesso foi tanto, que a partir de então as emissoras  começaram a ver como um bom negócio investir em teledramaturgia infantil.  Patrícia Ayres,  é filha do ator Percy Ayres,  e na época tinha apenas 5 anos. Devido à grande demanda de trabalho a qual foi submetida, Patricia desenvolveu anemia e perdeu peso, com isso seus pais decidiram tirá-la da trama antes do término.  Marize Ney  foi chamada às pressas para substituir a protagonista.
        No rastro do sucesso da menina Toquinho vieram outras tramas como : Ricardinho, Sou Criança, Quero Viver, na Bandeirantes (em 1968); Sozinho no Mundo, O Doce Mundo de Guida e Meu Pé de Laranja Lima na Tupi (1968 e  1971), e Tilim e Pingo de Gente na RecordTv entre 1970 e 1971. 
       
A Patota (1972)

        Com o fechamento da Tv Excelsior, a Globo reprisou A Pequena Órfã em 1971, e também passou a investir em tramas para o público infantil.   Na sequência lançou sua primeira produção do gênero no horário das seis,  Meu Pedacinho de Chão, do Benedito Ruy  Barbosa; Bicho do Mato (1972), do Chico de Assis e Renato Corrêa e Castro, mas foi com A Patota que a emissora começou chamar  atenção no gênero.  A Patota  é  de autoria da teatróloga de clássicos infanto-juvenis,  Maria Clara Machado, em sua primeira incursão no ramo da teledramaturgia. Depois da trama, ela  adaptaria  para a Tv sua peça infanto-juvenil  -  Pluft, o Fantasminha. O grande destaque da novela  sem dúvidas  foi o grupo de crianças  condutores  da trama , a Patota do título. O Grupo era formado pelos então  atores-mirins : Fábio Mássimo, Rosana Garcia, Júlio César, José Antônio Prata (Pratinha), Córis Júnior, Francis Waimberg e Jorge Alexandre.

A Gata Comeu (1985)

        Sucesso na década de 80, A Gata Comeu nem era uma trama feita diretamente para o público infantil, era um remake da novela A Barba Azul, sucesso da Ivani Ribeiro, apresentada na Tv Tupi entre 1974 e 1975. O público infantil se apaixonou pelo elenco de crianças da trama , o Clube dos Curumins, formado entre  outros por Danton Mello (com 10 anos), Juliana Martins (Com 11 anos) e OBerdan  Junior (com 14), que seguiram carreira na Tv.
        Era o primeiro trabalho de Danton Mello e Juliana Martins, que 10 anos depois protagonizariam a primeira temporada de Malhação em 1995.

Sonho Meu (1993)

        Em 1993,  Marcílio Moraes pegou a espinha dorsal da novela A Pequena Órfã (Tv Excelsior, 1968) e  escreveu a trama de Sonho Meu. Mesmo  com trama paralelas pesadas, Sonho Meu deu grande projeção a pequena Laleska, a órfã da trama,  vivida pela atriz Carolina Pavanelli, que encantou o público adulto e  infantil.

Chiquititas (1997)

        Em 1997, a versão brasileira de Chiquititas se transformou em um fenômeno no SBT,  ficando no ar entre 1997 e 2001. A novela  foi idealizada a partir da versão original da argentina Cris Morena, esposa do dono da rede de televisão  Telefé.  Quando iniciou aqui no Brasil, em 1997, a  da Argentina já estava em sua terceira temporada. Mesmo sendo gravada por atores brasileiros, Chiquititas foi totalmente gravada em Buenos Aires, ou seja todo o elenco, principalmente as crianças se mudaram para Argentina.
        Flávio Monteiro imortalizou a professora Carolina nas 5 temporadas da trama   e muitos atores que viriam a fazer sucesso no mundo artístico se destacaram como as crianças da trama: Fernanda Souza, Carla Diaz, Sthefanny Brito e Gisele Frade.
        Alguns  nomes fortes da teledramaturgia atual também foram “descobertos” em Chiquititas, o caso do Bruno Gagliasso e Débora Falabella.
        Além dos dramas e histórias das crianças, os clipes que intercalavam as histórias eram o grande diferencial da produção.  “Coração com Buraquinhos”, “Até 10” , “Liberdade”, “Estrela”, “No Começo” entre outros, foram os que mais tocaram o grande público infantil.

Meu Pé de Laranja Lima (1998)

        A Bandeirantes  investiu em um projeto de teledramaturgia infantil com a terceira adaptação para a Tv de Meu Pé de Laranja Lima, escrita pela Ana Maria Moretzsonh, baseada no romance homônimo de José Mauro de Vasconcellos.
        A própria emissora já havia adaptado o romance em 1980, escrita pela Ivani Ribeiro, que já havia apresentado a mesma trama em 1971 na Rede Tupi.
        O garoto protagonista da trama – Caio Romei  - ruivo, olhos verdes, sardento, então com 10 anos, assim como aconteceu nas versões anteriores, foi o grande destaque da produção, e apareceu em outras novelas no decorrer dos anos até 2007, quando fez até então seu último trabalho,  na novela Maria Esperança no Sbt.


        Em 2005, a Bandeirantes voltava a investir em teledramaturgia e pegou carona na febre  do sucesso que Floricienta fazia na Argentina  adaptando-a para    a realidade brasileira. Nasceu assim a novela musical Floribella, escrita por  Patrícia Moretzsonh e Jaqueline Vargas,  protagonizada por Juliana Silveira.
        A trama não era uma literal  novela  infantil, tinha uma pegada mais jovem, mas a criançada adorava. Floricienta que serviu de base para Floribella é de autoria da Cris Morena, também responsável pelo sucesso Chiquititas.

Carrossel (2012)

        Em 2012,  o SBT produziu o remake de mexicana (Carrusel), adaptada por Lei Quintna e Valéria Phillips, a partir do original argentino de Abel Santa Cruz, de 1989, que foi apresentada com enorme sucesso   no SBT nos anos de 1991 e 1992.
        A nova versão do SBT deu início ao rentável filão da emissora em desenvolver tramas voltadas diretamente para o público infantil.
        A Novela se transformou em um relevante sucesso,  que mostrou para o grande público talento de atores mirins como Larissa Manoela, Jean Paulo Campos e Maísa Silva (estreando com atriz).
        O sucesso da novela rendeu outros produtos   como um spin-off, a série Patrulha Salvadora (2014 – 2015) com quatro temporadas, dois filmes (Carrossel,  O Filme e Carrossel 2 – O Sumiço de Maria Joaquina), versão em desenho entre  outros produtos comerciais licenciados.
        Carrossel tornou-se um fenômeno de audiência para os padrões do SBT, surpreendendo inclusive a emissora. A criançada se apaixonou novamente  por personagens como Cirilo, Maria Joaquina e a Professora Helena (Rosanne Mulholand).

Meu Pedacinho de Chão (2014)

        De olho no sucesso que Carrossel fez durante os 2 anos de exibição no SBT, a Globo resolveu voltar a investir em tramas com temática infantil com o remake de Meu Pedacinho de Chão, sucesso do autor Benedito Ruy Barbosa, apresentado originalmente em 1971, em 2014 numa versão ainda mais infantil com inspiração na obra do diretor americano Tim Burton. 
        Foi uma  inovação para  o horário,  com a  troca do universo rural original pelos ares lúdicos e pincelados com muito cor.
        Bruna Linzmeyer,  que deu vida a protagonista professora Juliana,  aparecia  com os cabelos pintados de rosa, o que deixou a atriz parecida com uma boneca de verdade. Ela realmente pintou os cabelos  de rosa  na vida real especialmente para viver a personagem.
        A Catarina da Juliana Paes; o Ferdinando do Jonny Massaro; a Gina da Paula Barbosa foram alguns dos outros personagens que na trama encantaram o público infantil.


        Outro remake de sucesso dedicado especialmente para as crianças produzida pelo SBT  foi Cúmplices de um Resgate, da Íris Abravanel, com Larissa Manoela,  vivendo as gêmeas estrelas da novela.
        A versão foi baseada na mexicana Cómplices ai Rescate, produzida pela Televisa em 2002, e exibida no Brasil, pelo SBT no mesmo ano.
        Cúmplices de Um Resgate se diferencia  das versões de Carrossel e Chiquititas por ter tramas com nível mais adultas, o que nem por isso afastou o público infantil, que se apegou aos personagens e os animais que falavam dentro da novela.
         Ainda mais musical, Cúmplices de um Resgate, teve duas bandas. O Telespectador acompanhou no decorrer da história todo o processo de formação dessas bandas, com ensaios, show e gravação de videoclipes.
Veja Também: 
Novelas Inesquecíveis - A Gata Comeu (1985) 

Novela Inesquecíveis - A Pequena Orfã (1968)
Novelas Inesquecíveis  - A Barba Azul 
Nossos Autores - Marcílio Moraes
Novelas Inesquecíveis - Chiquititas (1997)
Meus Personagens Favoritos da Juliana Paes 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Vejam os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Fevereiro

        Confira os   títulos que a Globoplay vai disponibilizar no mês de fevereiro nas seções Resgate, Fragmentos, Originalidade   e   Minissérie . Dia 02.02   - Porto dos Milagres (2001) - clássico do realismo fantástico, do autor  Aguinaldo Silva , entra para o catálogo na seção Originalidade.     Apresentada originalmente em 2001, A Trama  é protagonizada por  Antônio Fagundes ,  Cássia Kiss ,  Marcos Palmeira   e  Flávia Alessandra , e volta exatamente no dia   Iemanjá, uma das    personagens da história baiana.     Dia   09.02   - Duas Vidas (1976 )   - Vem na seção Fragmentos .   A trama setentista da autora  Janete Clair, protagonizada por BettyFaria , Francisco Cuoco e Mário Gomes ,  propunha três partes distintas: a vivência dos moradores desapropriados pelas obras,  a dispersão deles , e...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 22.11.2025

Isabela Garcia de Volta as novelas da Globo IsabelaGarcia volta às novelas da Globo em Quem Ama, Cuida, substituta de Três Graças às nove.   A atriz vai dividir a cena com LeticiaColin e Tony Ramos – um dos principais núcleos da trama de WalcyrCarrasco e Claudia Souto , com direção artística de Amora Mautner .   Vai ser um reencontro cênico entre ela e Tony que já rendeu vários momentos a nossa teledramaturgia   - como em Pai Herói (1979), Bebê a Bordo   (1988) e OSétimo Guardião   (2018).   Globo entre de vez   com sua teledramaturgia   nas   redes sociais e novo formato vertical         Além das   novelas verticais inéditas   que já estão sendo   divulgadas , a Globo confirmou   spin-offs no mesmo estilo   , incluindo microdramas no Globoplay focados em personagens populares como Bibi Perigosa, personagem da JulianaPaes em A Força do Querer , Ramiro e...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...