Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna - A Próxima Vítima (1995)



        A Próxima Vítima (1995),  apesar de ainda não confirmada oficialmente pela plataforma, pode ser uma das  tramas resgatadas pela Globoplay em setembro.

        A Próxima Vítima é sem dúvidas um dos grandes sucessos do autor Silvio de Abreu, que inovou ao mostrar na trama que além  da identidade do assassino serial killer  os telespectadores tinham que descobrir quem seria a próxima vítima.  Com uma trama bem costurada  todos os personagens eram suspeitos  e ao mesmo tempo prováveis futuras vítimas.  

      O serial killer como de costume seguia uma lógica e todos os assassinados   estavam interligados através de uma lista do horóscopo chinês. Lista essa recebida por cada vítima que em seguida era sumariamente eliminada.

        A novela tem  como protagonistas o saudoso JoséWilker, Susana Vieira e Tony Ramos que viviam o principal triangulo amoroso da trama.  Nos créditos de abertura os nomes de Tony Ramos e José Wilker alternavam na ordem de aparição.

        Em A Próxima Vítima foram muitos os destaques,   entre eles a inesquecível vilã vivida pela Cláudia Ohana. A Ardilosa e cínica Isabela esbanjou beleza, sedução e muito veneno por toda a trama. Aracy Balabanian fez da sua Filomena Ferreto a estrela da novela.  Antológicas suas cenas sempre autoritária como um poderoso chefão de “saias”.

         Aliás,  as irmãs Ferreto foram um show à parte, cada uma a seu estilo. A Carmela da saudosa  YonáMagalhães era a mais humana das  quatro e a  única que conseguiu gerar uma filha; A Francesca,  da TeresaRachel  , assassinada no primeiro capítulo voltou no capítulo final para desmascarar todo o mistério do serial killer e a Romana da Rosamaria Murtinho era um show de luxúria  com um gigolô à tiracolo.

        Além do suspense, Sílvio de Abreu abordou temas polêmicos em A Próxima Vítima,  como uso de  drogas, com o personagem Lucas, vivido por Pedro Vasconcelos; a homossexualidade, com Sandrinho (André Gonçalves), que chegou a ser agredido na rua por causa do personagem e Jefferson (Lui Mendes); a prostituição por opção, com Quitéria Quarta-Feira, personagem de Vera Holtz. Fora isso, o amor com diferença de idade entre Carmela (Yoná Magalhães) e Adriano (Lugui Palhares) e entre Zé Bolacha (Lima Duarte) e Irene (Vivianne Pasmanter), além da relação claramente baseada no interesse entre Bruno (Alexandre Borges) e Romana (Rosamaria Murtinho). E colocou no ar uma família de negros de classe média alta.

         A novela verdadeiramente parou o Brasil na frente da TV dando picos de audiência de 46 pontos. Vendida para mais de 20 países e em Portugal foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia na SIC.

        Para comemorar esse  retorno,  vamos dissecar hoje a trilha nacional que marcou a novela e o ano de 1995.



        A Próxima Vítima Nacional   foi  muito bem veiculada dentro da trama e fez com  que os fãs corressem as lojas para comprar sua cópia.  Camila Pitanga, que deu vida a modelo Patrícia na trama, estampou a capa da trilha, recheada com  nomes como Simone, Skank, Lulu Santos, Guilherme Arantes, Djavan, Rita Lee, Fabio Jr, Zélia Duncan entre outros.

 

 

“Quem é Você”

Intérprete: Simone

Compositores: Isolda e Eduardo Dusek



        Simone abre a trilha com a espetacular “Quem é Você”, o tema da bela Carmela, vivida pela Yoná Magalhães. Foi um dos temas mais fortes  e mas tocados, tanto na novela como na rádios. Curiosamente, a Simone já havia cantado um tema  com essa mesma força para outra personagem vivida pela Yoná – “Uma Nova Mulher”, tema da  Tonha em  Tieta (1989).


“Sereia”

Intérprete e Compositor: Lulu Santos



        Déborah Secco marcou a trama com a sua  Carina e seu bordão - “Socorro!! Como tema a personagem ganhou essa faixa  na voz do Lulu Santos.

 

“Pacato Cidadão”

Intérprete: Skank

Compositores: Samuel Rosa e Chico Amaral



        Skank entrou na trilha com um dos seus clássicos,  Pacato Cidadão”, tema do personagem Tonico, vivido pelo Selton Mello.

 

Trilhas (Traces)”

Intérprete e Compositor: Guilherme Arantes



        Natália do Vale deu vida em A Próxima Vítima a complexa Helena. Uma mulher que vivia um casamento em ruínas e problemas com o filho dependente de drogas. Encontrava o amor ao lado de Juca (Tony Ramos), mas tinha que disputa-lo com seu eterno amor,  Ana(Susana Vieira). A personagem ganhou como tema essa faixa na voz do GuilhermeArantes.

 

“Happy Hour”

Intérprete e Compositor: Eduardo Dusek



        Patrícia (Camila Pitanga),  a aspirante a modelo que ganhou a capa da trilha, ganhou como tema essa faixa na voz do Eduardo Dusek.

 

“Aliás”

Intérprete e Compositor: Djavan



        Djavan embalou o mau-caráter Marcelo, o inesquecível italiano vivido pelo saudoso José Wilker.

 

“Vítima”

Intérprete e Compositores: Rita Lee e Roberto de Carvalho



        O Tema de abertura foi composto especialmente pelo casal RitaLee e Roberto de Carvalho  e  “Vítima” tomou as rádios de todo o Brasil.

 

“Pareço um Menino”

Intérprete: Fábio Jr

Compositores: Piska e Augusto César



        Lima Duarte deu vida ao Zé Bolacha na trama de A Próxima Vítima,  que além de ser  uma das figuras  importantes no desvendamento dos crimes da trama,  o personagem ainda passa por um dilema ao se apaixonar pela jovem detetive Irene (Viviane Pasmanter),  que tem idade pra ser sua neta.  A Paixão ficou só no viés platônico mesmo, e Zé Bolacha sofreu a dor desse amor ao som de “Pareço um Menino”, seu tema na história cantado pelo Fábio Jr.

 

“Aleluia-me Baby”

Intérprete: Band Girls

Compositores: Luiz Guilherme e Paulinho Moska



        Isabela, a grande vilã de A Próxima Vítima, vivida magistralmente pela Cláudia Ohana, usou e abusou de todos e terminou odiada por todo o Brasil. Seu tema  foi uma versão de “Aleluia-me Baby”, do Paulinho Moska, gravada pela Band Girls.

 

Catedral (Cathedral Song)”

Intérprete: Zélia Duncan

Compositores: Tanita Tikaran , Crhistian Oyens e Zélia Duncan



        Irene, a personagem da Viviane Pasmanter, foi a detetive responsável pela investigação inicial dos assassinatos através do calendário chinês. Na trama, seu pai é o primeiro assassinado por isso seu interesse em desvendar o mistério. A personagem ganhou a música que fez  maior sucesso dentro da trilha – “Catedral” , que lançou Zélia Duncan ao sucesso popular.

 

Alguém que Olhe por Mim (Someone To Watch Over Me)”

Intérpretes: Gal Costa e Cauby Peixoto

Compositores: G. Gershwin e I.Gershwin



        O Saudoso Norton Nascimento  que em A Próxima Vítima deu vida ao Sidney,  ganhou como tema essa dueto da Cauby Peixoto com a Gal Costa.

 

“Io Che Amo Solo Te”

Intérprete e Compositor: Sérgio Endrigo



        O Saudoso e famosíssimo cantor e compositor italiano Sérgio Endrigo  cantou o tema da Ana,  uma das protagonistas vivida pela Susana Vieira.

 

“Estação São Paulo”

Intérprete: Adriana Ribeiro  com participação dos Demônios da Garoa

Compositores: Miguel Paiva , Jorge Cardoso e Chico Buarque



        Adriana Ribeiro, eternamente Adriana e a Rapaziada, e agora Adriana do Power Couple, juntos com o Demônios da Garoa, regravou “Estação São Paulo” , que foi tema de locação das ambientações da trama em São Paulo.

 

“E Luceva Le Stelle”

Intérprete: Fernando Portari

Compositores: Giácomo Puccini



        A trilha fecha com mais um tema em italiano na voz do Fernando Portari , o tema do Juca, personagem do Tony Ramos na trama.

 

Veja Também:

A Próxima  Vitima (1995) 


Susana Vieira 


Djavan 


Lua Cheia de Amor Nacional 


Lua Cheia de Amor Nacional 



Pantanal (1990) 



Lua Cheia de Amor (1990) 



Marilia Pera 

Um Anjo Caiu do Céu 

Fonte:

Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipedia.com.br www.memoriaglobo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Vejam os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Fevereiro

        Confira os   títulos que a Globoplay vai disponibilizar no mês de fevereiro nas seções Resgate, Fragmentos, Originalidade   e   Minissérie . Dia 02.02   - Porto dos Milagres (2001) - clássico do realismo fantástico, do autor  Aguinaldo Silva , entra para o catálogo na seção Originalidade.     Apresentada originalmente em 2001, A Trama  é protagonizada por  Antônio Fagundes ,  Cássia Kiss ,  Marcos Palmeira   e  Flávia Alessandra , e volta exatamente no dia   Iemanjá, uma das    personagens da história baiana.     Dia   09.02   - Duas Vidas (1976 )   - Vem na seção Fragmentos .   A trama setentista da autora  Janete Clair, protagonizada por BettyFaria , Francisco Cuoco e Mário Gomes ,  propunha três partes distintas: a vivência dos moradores desapropriados pelas obras,  a dispersão deles , e...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 22.11.2025

Isabela Garcia de Volta as novelas da Globo IsabelaGarcia volta às novelas da Globo em Quem Ama, Cuida, substituta de Três Graças às nove.   A atriz vai dividir a cena com LeticiaColin e Tony Ramos – um dos principais núcleos da trama de WalcyrCarrasco e Claudia Souto , com direção artística de Amora Mautner .   Vai ser um reencontro cênico entre ela e Tony que já rendeu vários momentos a nossa teledramaturgia   - como em Pai Herói (1979), Bebê a Bordo   (1988) e OSétimo Guardião   (2018).   Globo entre de vez   com sua teledramaturgia   nas   redes sociais e novo formato vertical         Além das   novelas verticais inéditas   que já estão sendo   divulgadas , a Globo confirmou   spin-offs no mesmo estilo   , incluindo microdramas no Globoplay focados em personagens populares como Bibi Perigosa, personagem da JulianaPaes em A Força do Querer , Ramiro e...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...