Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Tony Tornado

Em plena atividade aos 93 anos  - O Frei Tomé de “Amor Perfeito”



        Basta falarmos sobre ou cantarmos alguma estrofe de “BR-3” para  lembrar imediatamente do grande Tony Tornado, um dos melhores da sua geração e que no auge dos seus  93  anos está em plena forma como um dos astros no elenco de Amor Perfeito.

        Tony Tornado iniciou  sua carreira artística nos anos 60 com o nome artístico de Tony Checker (na época era moda  os cantores e artistas usar nomes internacionais) dublando e dançando no programa “Hoje é Dia de Rock”, do Jair de Taumaturgo, nesta época Tony imitava os cantores Chubby Checker e Little Richard. Ainda nos anos 60, viajou aos Estados Unidos onde morou por cinco anos em Nova York, foi nessa época que conheceu outro cantor brasileiro que morava lá – ninguém menos que Tim Maia.

        Voltou ao Brasil em 1969, e no ano seguinte ganhou grande notoriedade nacional e  internacional  quando ganhou o V Festival da Internacional da Canção com a emblemática e inesquecível “BR-3”.

        A partir de então adotou o nome artístico de Tony Tornado e influenciado por James Brown foi um dos artistas que introduziu o soul music e o funk na música brasileira.

        Ainda com o sucesso da vitória no  Festival da Canção, em 1972,  Tony estreou como ator na série  Jerônimo, O Herói do Sertão (1972), na Rede Tupi.

        Com mais de 50 anos de carreira na tv, imortalizou vários personagens em nossa teledramaturgia como o capataz da viúva Porcina,  Rodésio, na trama de Roque Santeiro (1985) e o Gregório Furtunado, o  “anjo negro”, chefe da segurança pessoal e estadista de Getúlio Vargas, na minissérie Agosto (1992).

        Apesar de ter várias portas abertas  e nunca ter levantado bandeiras sobre o combate ao racismo, em entrevistas recentes, vale lembrar que ele contou sobre  o rejeição que seu relacionamento com Arlete Salles, com quem foi casado  na década de 70,  sofreu na mídia.

        Na pele do Frei Tomé, na trama de Amor Perfeito, da Duca Rachid e Júlio Fischer, Tony Tornado mostra que está em plena forma e é muito bom ver um ator veterano  sendo  muito bem valorizado e principalmente, respeitado, em nossa teledramaturgia.

        Para comemorar essa carreira espetacular, o e10blog vai  relembrar seus personagens em nossas novelas, e frisa que o próprio ator revelou em entrevistas que, nem pensa em se aposentar (e nem nós  queremos)  e sempre espera um novo desafio  a cada novo personagem.

 

João Corisco de  Jerônimo, o Herói  do Sertão (1972)

        Tony Tornado estreou na tv na série Jerônimo, O Herói do Sertão, em 1972, na Rede Tupi. Na produção,  escrita por Moysés Weltman, ele deu vida a João Corisco.

 

Rodésio de Roque Santeiro (1985)



        Em 1985, Tony Tornado brilhou como o capataz e fiel escudeiro da Viúva Porcina (Regina Duarte), na trama de Roque Santeiro, do Dias Gomes e AguinaldoSilva. Reza a lenda que em um dos finais gravados da novela,  a Viúva terminava  com Rodésio, porém com receio de rejeição do público o final ficou esquecido na história da teledramaturgia.

               

Capitão do Mato de Sinhá Moça (1986)



        Em 1986, causou raiva ao Brasil inteiro na pele do Capitão do Mato na primeira versão de Sinhá Moça, do autor Benedito Ruy Barbosa. O personagem torturava os próprios irmãos de cor e proporcionou cenas fortes e inesquecíveis na novela. No decorrer da história ele se arrepende dos  seus atos, liderados contra seus irmãos, mandado pelo Barão de Araruna (Rubens de Falco) e consegue uma redenção.

 

Pai Gil de Vamp  (1991)


        Em 1991,  Tony Tornado integrou o elenco da novela Vamp, do autor Antônio Calmon, vivendo o Pai Gil, um espécie de místico carismático conhecedor dos segredos e das lendas sobre o ataque dos vampiros à Armação dos Anjos no passado.

 

Gregório Furtunato  de Agosto (1993)



        Na minissérie Agosto, do Jorge Furtado e Giba Assis Brasil, que retratou o último mês de  governo do então Presidente da República Getúlio Vargas, Tony Tornado foi magistral vivendo Gregório Fortunato,  o Anjo Negro, chefe da guarda do Presidente e um dos condenados pelo atentado na Rua Tonelero. Sua interpretação foi muito elogiada e apontada como um dos destaques da minissérie que é considerada um marco dentro da nossa teledramaturgia.

 

Tião de Andando nas Nuvens (1999)



        Tony Tornado encerra a década de 90 vivendo o Tião Alemão  na trama de Andando nas Nuvens, do autor Euclydes Marinho. O personagem é dono do bar e café Samba Berlim, uma das locações da trama. Ex-marinheiro, no passado a mando de San Marino (Cláudio Marzo), tentou matar Eva (Renata Sorrah).

 

Pedrão / Godzila de O Beijo do Vampiro (2002)


        Em 2002,  Tony Tornado voltou a integrar um elenco de uma trama vampiresca do autor Antônio CalmonO Beijo do Vampiro. Na trama, deu vida ao ladrão Pedrão,  que ao tentar assaltar Bóris, o vampirão vivido pelo Tarcisio Meira, é mordida por este,  torna-se vampiro e vira seu segurança,  assumindo a alcunha de Godzila. O personagem é um dos primeiros dosado no humor, um gênero que o  ator também  interpretava com maestria.

 

Péricles de Camade Gato (2009)



        Na trama de Cama de Gato,  da dupla Thelma Guedes e  Duca Rachid, Tony interpretou Péricles,  o senhor boa praça, motorista de Gustavo, o protagonista vivido pelo Marcos Palmeira.

 

Damião de Cordel Encantado (2011)



        Em mais uma trama da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid, Tony Tornado deu vida ao trabalhador Damião, da novela Cordel Encantado. O Personagem vivia um grande dilema ,  o fato de achar que sua esposa o traiu,  e seu  filho Tibungo (Land Vieira), pode ser o fruto dessa traição.

 

Valdir de Carcereiros (2018 e 2019)



        Na série Carcereiros, do Fernando Bonassi, Marçal Aquino e Denilson Ramalho,  Tony viveu Valdir,  o carcereiro mais experiente, e que acreditava que os condenados merecem ter a oportunidade de reeducação e reinserção na sociedade. Apostava na formação de lutadores e põe dinheiro do próprio bolso para suprir a escassez de material desportivo para seus alunos. É um dos conselheiros de Adriano (Rodrigo Lombardi), no duro trabalho diário dentro da penitenciária.

 

Veja Também:

Rodrigo Lombardi 


Bruna Marquezine 


Jose loreto 



Sheeron Menezes 



Emilio Dantas 

Cassia Kis Magro 



Jesuita Barbosa 

Humberto Carrão



Sophie Charlotte 



Bel Kutner 

Thais de Campos



Isabel Fillardis 

Cordel Encantado (2011) 


Sinha Moça 


Roque Santeiro 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipedia.com.br www.memoriaglobo.com.br

 

Comentários

  1. Faltou citar a aparição do Tony Tornado no filme "Não deu no New York Times" do Henfil. Neste filme, a personagem de Tony contracena como amante com a personagem de Elke Maravilha, mulher do ditador da imaginária República de Tanga.

    ResponderExcluir
  2. Faltou citar a aparição do Tony Tornado no filme "Não deu no New York Times" do Henfil. Neste filme, a personagem de Tony contracena como amante com a personagem de Elke Maravilha, mulher do ditador da imaginária República de Tanga.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 2)

        Continuando a comemoração dos   60 anos   da Globo vamos   relembrar mais 10 tramas que   marcaram a emissora   nesses anos.           Antes de ver o post   2, se delicie   com o   POST 1 , publicado anteriormente.   Pai Herói (1979)          Óbvio que  falar de  Pai Herói   e não cantarolar a música –  Pai, você foi meu herói, meu bandido ..   É impossível. A música   do cantor  Fábio Jr  virou marca registrada da trama. Na verdade a música nem foi gravada para a novela ,  já havia sido apresentada em um dos episódios no seriado  Ciranda, Cirandinha  ( 1978) onde o  Fábio interpretava um cantor que buscava o sucesso, mas foi na abertura da novela que ela virou hit em todo o pais é até hoje é lembrada e usada em homenagens aos pais. ...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas 18.01.2025

  Claudia Abreu de volta ás novelas         Longe dos folhetins desde A Lei doAmor (2016), Cláudia Abreu acertou sua volta às novelas da Globo . A atriz será casada com Tony Ramos em Dona de Mim , trama escrita por Rosane Svartman que vai substituir Volta por Cima na faixa das sete. A atriz  Clara Moneke  será a grande protagonista da obra, depois de ter encantado o público em Vai na Fé' e No Rancho Fundo .   A trama central girará em torno de Leo, uma jovem que começa a trabalhar como babá por acaso e terá a missão de cuidar de Sofia, uma menina rica de uma família decadente da elite carioca. O elenco também contará com Rafael Vitti, Marcello Novaes, Felipe Simas, Humberto Morais e Adélio Lima . Juan Paiva e Giovanna Lancellotti estão nos acertos finais para entrar na trama. Allan Fiterman será o diretor artístico.   Próximas tramas do Canal Viva         Caras e Bocas , ...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa