Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – O Astro (1977)

 


               Uma novela que foi idealizada com a certeza de que daria certo, que arrebataria o público de tal maneira que jamais fosse esquecida. Pelos menos  isso foi o que Daniel Filho mencionou em seu livro “Antes que me esqueçam” sobre a novela O Astro da autora Janete Clair.

        A Expectativa do autor mais pareceu uma profecia, O Astro foi  um dos maiores sucesso da história da teledramaturgia nacional e estará de volta a partir do dia 18 de novembro disponibilizada na plataforma da Globoplay para matar a saudades  dos eternos fãs e conquistar novos.

               A Novela tem um magnetismo tão grande, que até os exageros usados propositalmente pela produção, como o turbante do Francisco Cuoco, ou a caracterização da família árabe de  Salomão Hayalla, soou como principais atrativos da novela.

        O Astro obteve índices de audiência maiores que as transmissões dos jogos de futebol da Copa do Mundo da Argentina de 1978.

               Um dos  pontos mais fortes da novela sem dúvidas foi a morte do Salomão Hayalla (Dionísio Azevedo) e a investigação de quem seria o assassino  que fez a novela virar notícias nos quadro cantos do país. Minha mãe conta uma passagem interessante. Eu nasci em 04 de maio de 1978, ou seja, faltava pouco mais de 2 meses para o término de O Astro. Ela lembra que ouvia as enfermeiras falando pelos corredores do hospital na preocupação de não aparecer nenhuma emergência na hora que a novela começasse.

        O Assassinato de Salomão  causou  curiosidade até no então  presidente Ernesto Geisel. Em 1978 a profissão de ator estava sendo regulamentada no Brasil, e Daniel Filho entre outros atores e diretores foram a Brasília representando a classe artística. Geisel chamou Daniel de lado e perguntou: Afinal de contas quem, matou Salomão Hayalla? Daniel Filho rapidamente respondeu  : “Isso é segredo de Estado, e de segredo de estado o senhor entende, não é?

        A Novela mudou o horário de muitos compromissos, ninguém poderia pensar em perder nenhum capítulo da trama, principalmente em sua reta final.



        Para comemorar o retorno dessa trama o e10blog vai dissecar a inesquecível Trilha Nacional  que é praticamente um concerto de  artistas da mais pura MPB como Maria Bethânia, Peninha, BethCarvalho, Vanusa, Emílio Santiago, Clara Nunes, João Bosco, Rita Lee, Djavan, Elza  Soares entre outros.

 

“Um Jeito Estúpido de te Amar”

Intérprete: Maria Bethânia

Compositores: Isolda e Milton Carlos



        A  Amanda foi uma das grandes personagens vividas na tv  pela saudosa Dina Sfat. Sua sofisticação, seus dramas e amores foi acompanhado por esse tema  na voz da MariaBethânia.

 

Que Pena”

Intérprete e  Compositor: Peninha



        Márcio e Lili, o casal vivido pelo Tony Ramos e Elizabeth Savalla foram os grandes destaques da novela. Peninha com o hit “Que Pena” acompanhou a história de amor deles.

 

“Saco de Feijão”

Intérprete: Beth Carvalho

Compositores: Francisco Santana



        O Sambão da Beth Carvalho “Saco de Feijão  embalou o núcleo do bairro da Consolação.   A  Música, composição de Francisco Santana, foi gravada por Beth Carvalho no disco “Nos Botequins da Vida” em 1977. A letra bem humorada, relata a dura vida da população para enfrentar a altíssima inflação, e desvalorização do cruzeiro, nos tempos da ditadura, para comprar um quilo de feijão.

 

“Estado de Fotografia”

Intérprete: Vanusa

Compositores:  Sérgio Sá e Malim



        Josy (Sílvia Salgado), a sensível irmã mais nova da Amanda, esta sempre as voltas com o lado humano da vida. É loucamente apaixonada por Márcio, porém não correspondida.  A personagem foi acompanhada por essa faixa na voz da Vanusa.

 

“Nêga”

Intérprete e Compositor: Emílio Santiago



        Neco e Laurinha, os personagens vividos pelo FlávioMigliaccio e Ângela Leal, foram acompanhados por “Nêga”, gravada e composta por Emílio Santiago.

 

“As Forças da Natureza”

Intérprete: Clara Nunes

Compositores: Paulo César  Pinheiro e João Nogueira



        O Místico e adepto a música Márcio Hayalla foi se descobrindo no decorrer da trama – E sua dúvidas  e mudanças foram acompanhadas por essa música da trilha.

 

“Bijuterias”

Intérprete: João Bosco

Compositores:  João Bosco e Aldir Blanc



        João Bosco embalou a abertura de O Astro com “Bijuterias”.  Para a composição da abertura foram usados elementos como esoterismo, astrologia, hipnotismo, quiromancia e cartomancia, que surgiam em slides projetados nos rostos e mãos de um homem e uma mulher no escuro, causando assim uma atmosfera de mistério. Também foi explorada entre as cenas a figura do protagonista Herculano Quintanilha, vivido pelo Francisco Cuoco.

 

“Trocando em Miúdos”

Intérprete:  Francis Hime

Compositores: Chico Buarque e Francis Hime



        “Trocando em Miúdos” do Francis Hime, foi o tema do Samyr Hayalla, vivido pelo saudoso Rubens de Falco.   É competente e ambicioso, faltando-lhe, porém, a originalidade e a força criadora do irmão mais velho. Considera-se o segundo sucessor de Salomão, disposto a enfrentar a responsabilidade caso Márcio (Tony Ramos) não assuma o lugar do pai.

 

“Boi  da Cara Branca”

Intérprete e  Compositor : Hélio Mateus



        Natal (Carlos Eduardo Dolabella) açougueiro, tipo bem carioca, gozado e metido a conquistador. Apaixona-se por Lili (ElizabethSavala).  Como tema ganhou essa faixa  na voz do Hélio Mateus.

 

Ambição”

Intérprete e Compositora : Rita Lee



        O enigmático  Herculano Quintanilha, o protagonista vivido magistralmente pelo Francisco Cuoco,  tem um  passado  misterioso, e sua origem, imprecisa. Demonstra profundos conhecimentos de astrologia, quiromancia, telepatia e mágica.  Como tema o personagem ganhou essa faixa na voz da Rita Lee.

 

“É Hora”

Intérprete e Compositor: Djavan



        É Hora” do Djavan,  entrou na trilha como tema geral da novela.

 

“Olha”

Intérprete: Marília Barbosa

Compositores: Roberto Carlos e Erasmo Carlos



        Marilia Barbosa, cantora e atriz, que em O Astro deu vida a Maria Célia, gravou o próprio tema da personagem – Uma regravação de “Olha”,  composição do Roberto Carlos e ErasmoCarlos.

 

“Enredo de Pirraça”

Intérprete: Elza Soares

Compositores: Elza Soares e Gerson Alves



        Elza Soares  entrou na trilha  com “Enredo de Pirraça”, composição dela e Gerson Alves.

 

“Mais Uma Vez”

Intérprete: Marizinha

Compositores: Mariozinho Rocha, Renato Corrêa e Paulo Sérgio Valle



        Mais Uma Vez”, gravada por Marizinha fecha a trilha. Em 1968,  Marizinha passou a integrar o Trio Esperança, ao lado dos irmãos Mario e Regina, substituindo Evinha, que se lançava em carreira solo. Com o grupo, lançou quatro LPs: “Trio Esperança” (1970), “Trio Esperança” (1971), “Trio Esperança” (1974), “Trio Esperança” (1975).

Em 1977, gravou um compacto simples com as canções “Vamos começar outra vez” (Augusto César, Hugo Belardi e Janos) e “Mais uma vez”, que entrou na trilha de O Astro.

Veja Também:

Rainha da Sucata Internacional 


Pecado Rasgado (1978) 



Hipertensão Nacional 



A Lua me Disse (2005) 



Mulheres Apaixonadas 2 



Trilha Sonora EtERNA - Mulheres Apaixonadas (2003) 

Cambalacho 



Direito de Amar 

Aberturas Inesquecíveis 

Francisco Cuoco


Dina Sfat


O Astro



Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipedia.com.br www.memoriaglobo.com.br

Vídeos: You Tube

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Mariah Carey

        Na semana atrasada,   Zezé di Camargo causou a maior polêmica no palco do Domingão do Faustão , quando usou a Mariah Carey como exemplo de uma má cantora, alegando que a  Mariah enfeita tanto as músicas que fica impossível escutar mais de uma vez.         Porém mesmo Mariah Carey  não sendo uma boa cantora, pelo menos segundo a opinião do Zezé, já vendeu mais de 250 milhões de discos no mundo todo  e é a recordista de vendas de álbuns.         Maryah Carey   gravou seu primeiro álbum de estúdio em 1990 , e atualmente está no  décimo quarto,  isso sem contar as participações em outros álbuns e os especiais.         Não dá para contestar o talento e potencial de uma cantora do nível da Mariah, e o blog  entra na guerra em favor da cantora fazendo esse post mais do que especial  em home...

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

No Tema e Na Trilha do Lionel Richie

        O norte-americano Lionel Richie tem a marca de mais de 100 milhões de discos vendidos só em carreira solo. O Cantor e produtor musical  foi saxofonista  da famosa banda The Commodores logo no início da sua carreira.         Em 1982, Lionel Richie tomou coragem e seguiu em carreira solo abandonando  o The Commodores , porém manteve em seu primeiro disco lançado o mesmo estilo da banda.         No ano seguinte Lionel Richie teve seu primeiro grande sucesso em uma trilha de novela e é essa e  os outros temas do cantor nas novelas que vamos relembrar no post de hoje. My Love ( Eu Prometo – 1983)         A Saudosa   Dina Sfat foi uma das estrelas da novela Eu Prometo , última trama da autora Janete Clair . Darlene, sua personagem ganhou essa música como tema. All Nigth Long ( Champagne – 1983...

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...