Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Meu Bem Meu Mal (1990)



        Esta semana o blog vai falar novamente de  obra no horário nobre do autor Cassiano Gabus Mendes. Na semana passada foi Champagne (1983)  e hoje vou  falar de Meu Bem Meu Mal , a segunda e última novela do autor no horário nobre , que está completando 25 anos de estreia.
        Com Meu Bem Meu Mal o autor resolveu não arriscar e logo declarou que não mostraria nada de novo. Assim Meu Bem Meu Mal foi realmente uma novela das oito, diferente de Champagne que tinha uma espinha dorsal de novela das sete apresentada no horário das oito.


        Cassiano apresentou um leque de clichês e ganchos que fizeram o público logo se interessar pela trama, que conseguiu aos poucos se firmar no horário. Personagens passionais e dúbios que mostravam novas facetas a cada virada da trama aguçaram o interesse do público.  


        A novela conta a história  Dom Lázaro Venturini (Lima Duarte), sócio majoritário da Venturini Designers, é obrigado a conviver com Ricardo Miranda (José Mayer) que detém 30 por cento das ações da empresa e representa o adultério de sua falecida mulher. Ricardo mantém um caso secreto com Isadora Venturini (Silvia Pfeiffer ), a viúva do filho de Dom Lázaro,  também acionista e odiada por ele. Mas tanto Ricardo quanto Isadora são vítimas do ódio de outras pessoas.
        Além da cena do “Eu Prefiro Melão” , em que Dom Lázaro depois de sofrer um infarto quando descobre o caso de Isadora com Ricardo, volta a falar; outra cena marcante também é o primeiro encontro entre Isadora e Ricardo, quando o telespectador depois de pensar que ambos se odiavam, pois fingiam brigar  até então, descobriam que eles eram amantes. Como na época ainda sem a internet tão divulgada, o romance escondido dos personagens ainda não havia vazado para imprensa,  a cena mesmo apresentada nas chamadas do capítulo do dia,  foi chocante.

Nívea Maria, Jorge Dória e Lídia Brondi
        Outras tramas paralelas também ajudaram no sucesso de Meu Bem Meu Mal. Como a vingança de Berenice, personagem da Nívea Maria. Depois de ver a filha humilhada por Isadora, quando esta exige que Fernanda (Lidia Brondi) abandone seu filho Marco Antônio (Fábio Assumpção), ela resolve armar um plano, transformando o pobretão Doca (Cássio Gabus Mendes) em um rico milionário  para seduzir a queridinha filha  da sua inimiga. A Vingança rendeu muitas situações engraçadas com o Doca de Carlos Eduardo Costa Brava e a Ariclê Perez, fazendo a chiquérrima Rose  Marie.

José Mayer e Adriana Esteves 
        Outra vingança também movimentou à trama. Patrícia, a personagem da Adriana Esteves, entra  na novela com o intuito de se vingar de Ricardo Miranda, o homem que destruíra a vida do seu pai. O que ela não contava  é que se apaixonaria pelo algoz. A relação dos personagens ficou tão forte que ambos terminaram a trama juntos.

Guilherme Karan e Vera Zimermann 
        Os Núcleos de humor de Meu Bem Meu Mal  renderam  ótimos momentos à trama. O jogo de sedução de Porfírio e Magda, personagens do Guilherme Karan e Vera Zimermann também  seduziu o público e transformou os personagens nos mais marcantes da novela.

Zilda Cardoso e Lima Duarte 
        Jorge Dória e Zilda Cardoso, que estreava em novelas na trama, também renderam cenas hilárias e fizeram muito sucesso. Ele era o proprietário do apartamento no qual ela morava, e viviam em pé de guerra.

        Silvia Pfeiffer famosa modelo dá década de 80 e 90 estreava em novelas na trama do Cassiano Gabus Mendes. Antes a atriz havia protagonizada a minissérie Boca do Lixo, do Silvio de Abreu. Mesmo estreando, Silvia Pfeiffer foi  a protagonista de Meu Bem Meu Mal. A Atriz/modelo sofreu uma avalanche de críticas devido sua atuação, mas nada que tenha abalado os alicerces da novela. Eu particularmente adorava a interpretação engessada da atriz, que deu um charme a mais a vilã Isadora Venturini. A frase que ela usa para afastar Fernanda, a moça pobre que pretendia se casar com seu filho Marco Antônio, nunca saiu da minha cabeça: “Esqueça Marco Antônio e a Família Venturini”.

Fábio Assumpção 
        Além de Zilda Cardoso e Silvia Pfeiffer, Meu Bem Meu Mal marcou a estreia em novelas da Globo  do atores Fábio Assumpção ,   Vera Zimermann e Mylla Crhistie.

Cássio Gabus Mendes e Lídia Brondi 
        Lídia Brondi, que viveu a Fernanda , marcou a novela como seu último trabalho. A Atriz se casou com Cássio Gabus Mendes, com quem fazia par romântico na trama e resolveu abandonar a profissão.

Capa da Trilha Nacional da Novela 
        Ísis de Oliveira se desentendeu com a produção da novela e abandonou a personagem Mimi Toleto no meio da trama. Luma de Oliveira, sua irmã, que na trama fazia a sensual Ana Maria, também deixou Meu Bem Meu Mal inesperadamente depois de descobrir sua primeira gravidez. Na trama a personagem foi assassinada por Valentina, personagem da Yoná Magalhães, por ciúmes do seu caso com Henrique. A cena da morte de Ana Maria foi gravada com a dublê de Luma  de costas, a modelo não voltou nem para gravar sua despedida do folhetim. A Globo não contava com a saída da modelo e atriz da trama, tanto que foi ela quem estampou a capa da trilha nacional da novela.
        Marcos Paulo que integrava o elenco de Meu Bem Meu Mal, acabou assumindo a direção substituindo Paulo Ubiratan. Já Maria Adelaide Amaral, convida por Cassiano para escrever a novela, integrou o grupo de escritores depois da trama  iniciada.
        Guilherme Karan que ficou imortalizado como o Mordomo Porfírio, declarou em entrevistas que as falas do personagem para a sua divida Magda eram uma espécie de alter-ego do autor. Cassiano  havia dito as mesmas coisas para uma atriz na vida real.

Capa da Trilha Internacional de MEU BEM MEU MAL 
        A trilha internacional de Meu Bem Meu Mal foi arrastada para o sucesso graças a inserção da música  “Unchained Melody” do Righteous Brothers,  também tema do filme Ghost, o grande sucesso cinematográfico daquele ano. A Música   fechou a trama na cena final em que Isadora Venturini termina sozinha. 


        Meu Bem Meu Mal vai comemorar seus 25 anos com uma volta triunfal ao Canal Viva. A emissora declarou a reprise da trama no ano de 2016. Assim vamos poder recordar e reencontrar Isadora Venturini, Dom Lázaro, Porfírio e cia.

Ficha Técnica :
Novela do Autor Cassiano Gabus Mendes
Direção Geral : Paulo Ubiratan e Marcos Paulo
Elenco:
SILVIA PFEIFER – Isadora Venturini
JOSÉ MAYER – Ricardo Miranda
LIMA DUARTE – Dom Lázaro Venturini
CÁSSIO GABUS MENDES – Doca / Eduardo Costabrava
LÍDIA BRONDI – Fernanda
ADRIANA ESTEVES – Patrícia
MARCOS PAULO – André
YONÁ MAGALHÃES – Valentina
THALES PAN CHACON – Henrique
ARMANDO BÓGUS – Felipe
NÍVEA MARIA – Berenice
LUCIANA BRAGA – Dirce
FÁBIO ASSUNÇÃO – Marco Antônio
LIZANDRA SOUTO – Victória
MYLLA CHRISTIE – Jéssica
FRANÇOISE FORTON – Marcela
ARICLÊ PEREZ – Rosa Maria / Rose Marie
ZILDA CARDOSO – Elza
JORGE DÓRIA – Emílio
GUILHERME KARAN – Porfírio
VERA ZIMERMANN – Magda
MILA MOREIRA – Bianca
MONIQUE ALVES – Luciana
SÔNIA CLARA – Angelina
SÉRGIO VIOTTI – Toledo
MARIA ESTELA – Gigi (Gisela)
EDSON FIESCHI – João Manoel
HUGO GROSS – Zé Guilherme
MARCELO GALDINO – Jorge
JÚLIO BRAGA – Ananias
Zico
e
HERSON CAPRI – Cláudio Venturini
STÊNIO GARCIA – Argemiro
LUMA DE OLIVEIRA – Ana Maria
ÍSIS DE OLIVEIRA – Mimi Toledo
MAURO MENDONÇA
CLÁUDIA MAGNO – Eulália (amiga de Dirce)
GEORGE OTTO – namorado de Jéssica, com que ela planeja fugir
THELMA RESTON – cartomante, acompanhante de Emílio a um baile
TURÍBIO RUIZ – acompanhante de Elza ao mesmo baile
HENRIQUETA BRIEBA – beata
LÍCIA MAGNA – beata
AURICÉIA ARAÚJO – beata

Exibição : 29 de Outubro de 1990 à 18 de Maio de 1991
Capítulos : 173



Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : memóriaglobo.com, teledramaturgia.com, Wikipédia.com

Comentários

  1. Será a proxima novela a ser reprisada no Viva...Estou ansioso para rever a Lídia Brondi em seu ultimo personagem na TV.

    ResponderExcluir
  2. Lidia Brondi não fazia par romântico com o marido em Meu bem meu Mal! Eles fizeram par romântico em Vale Tudo de 1988.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles não começam a trama juntos. Mas na reta final se apaixonam e ficam juntos !!

      Excluir
  3. Queria saber pq a Isis brigou com a produção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, na época da novela "Meu bem Meu mal", a atriz Isis de Oliveira viajou sem pedir permissão a produção e provavelmente faltou ao trabalho. Geralmente isso atrapalha todo o esquema de gravação. Ai despediram ela. Isso é o que dizem.

      Excluir
  4. Agora tá explicado pq não vemos mais a Mimi (Isis de Oliveira) e Ana Maria (Luma de Oliveira) na trama q está reprisando no canal Viva.

    ResponderExcluir
  5. Evaldiano, sabe dizer se lima Duarte dona Zilda Cardoso, poderão ser chamados para trabalhar novamente ?

    ResponderExcluir
  6. Há uma música instrumental presente nas cenas de Don Lazaro e o mordomo Porfirio, que não constou das trilhas nacional ou internacional. Na época busquei e não encontrei. Aqui também não consta. Mas ela tocava constantemente, principalmente na reta final da novela. O autor da matéria saberia informar? Grata.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha dos Paralamas do Sucesso

      “Alagados, Trenchtown, Favela da Maré”         Escutar essa frase   me faz voltar uns 20 anos no tempo  e relembrar quando conheci   a banda Os Paralamas do Sucesso , cantando um dos seus maiores sucessos populares.      A Banda formada por Herbert Vianna (Vocal e Guitarra), Bi Ribeiro (Baixo) e João Baron e (Backing Vocal e Bateria) sempre misturou vários ritmos  em sua canções. De rock a reguee, e  nos  últimos anos uma pegada mais lounge.        Muitos pensam que os Paralamas fazem parte da turma de Brasília, por causa da naturalidade de Herbert Vinna e Bi , mas a banda em si  foi formada apenas quando os dois se encontraram no Rio de Janeiro  em 1977,  ainda sem a denominação atual.        O Sucesso  só veio em 1984  quando lançaram o álbum “ O Passo do Lui ” com  músicas que marcam até hoje os shows da banda : “Óculos”, “Me Liga”, “Meu Erro” entre outros.       A História da banda com as novelas começou em 1985 quando a música “ Me Liga ” entrou

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Sérgio Mamberti!

Ícone   representativo da arte e política   brasileira         Esse   ano está complicado para   a arte brasileira, nesta sexta-feira (03.09), perdemos mais um ícone   - O Ator Sérgio Mamberti.   Ele estava internado com uma infecção nos pulmões e faleceu em decorrência de falência múltipla dos órgãos.         Sérgio Mamberti imortalizou personagens que marcaram várias gerações – as crianças com o Dr. Victor do programa educativo Castelo Rá Tim Bum e os noveleiros com o cinéfilo mordomo Eugênio de ValeTudo (1988).         Formado pela Escola de Artes Dramáticas de São Paulo ,   além de ator, foi dramaturgo, diretor, produtor, autor, artista plástico e político.         Na década de 70, juntamente com o irmão Claudio Marberti, participou de inúmeras peças de teatro na capital paulista trabalhando com importantes nomes da dramaturgia nacional como Regina Duarte , Beatriz Segall e Paulo José .         Nos cinemas estreou em 1966, no filme Nudista a Força e já tem mais de

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Rapidinhas - 13.01.2024

Igor  Hansen   na Globo   - Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Rodrigo  Lombardi de  volta ao horário nobre Igor  Hansen   na Globo   -    Cria  do SBT   com sucesso  nas novelas  Poliana Moça (2018) e As Aventuras  de Poliana (2022), Igor  Jansen é o mais novo contratado global, e já estreia  na trama  de No Rancho Fundo , próxima  novela das  seis. Ele   vai dar vida ao  personagem  que será filho da personagem da Andrea Beltrão .   Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Na releitura da novela Renascer ,   que estreia no próximo dia 22, Buba é formada em Psicologia e trabalha em uma multinacional. Por conta da paixão por José Venâncio (Rodrigo Simas), um dos filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira), ela enfrentará grandes obstáculos: além do preconceito por ser uma mulher trans, a perseguição de Eliana ( Sophie Charlotte ), que não se conforma com o término do casamento com Venâncio.   Na primeira versão da novela, em 1993,  a  personagem  foi  vivida pela atr

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Feliz 2024!!

  Veja Também: Feliz Ano Novo Fonte: Texto : Evaldiano de Sousa

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Feliz Natal!!

    Veja Também: Feliz Natal ! Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa