Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Cara e Coroa (1995)


        Até hoje não  entendo o fato da novela Cara e Coroa, trama do autor Antônio Calmon, nunca ter sido reprisada. A trama tem todos os ingredientes para uma boa reprise. Tem um história leve, sem polêmicas e que ao mesmo tempo foi marcada por grandes interpretações e um público cativo do princípio ao fim.
        Cara e Coroa sem dúvidas é a melhor novela do autor no sentido de trama. Claro que Vamp (1991) é a mais lembrada, devido a temática inovadora, mas a trama de 1995 é um novelão digno do horário.

        Fernanda (Crhistiane Torloni), uma mulher de má índole, abandona o noivo Rubinho (Luis Mello) na porta da igreja para se casar com Miguel (Victor Fasano), a quem também abandona para fugir com o irmão dele, Mauro (Miguel Falabella), um mau caráter. Ao flagrar Mauro com sua amante Heloísa (Maitê Proença), Fernanda tenta matá-lo, mas acaba acertando o tiro num desconhecido e vai para a cadeia condenada por assassinato.
Perto do fim de sua pena, Fernanda fica doente e entra em coma. Os únicos conhecidos que ficam sabendo do seu estado são o inescrupuloso casal Mauro e Heloísa, que se aproveitam do fato para armar um grande golpe. Descobrem na cadeia uma sósia para Fernanda, a doce Vivi (também Christiane Torloni), de temperamento completamente oposto, condenada por um assalto que não cometera. Vivi é enviada no lugar de Fernanda para a pacata cidade de Porto do Céu, onde Fernanda morava. Na pele de Fernanda, Vivi enfrenta a fúria de muita gente que tem motivo de sobra para odiar a moça: Miguel, o marido traído; Pedro (Thierry Figueira), o filho que cresceu sem nunca ter tido o amor da mãe; Rubinho, o noivo abandonado no altar; e a revolta da própria família que nunca a perdoou pelo seu passado. E Vivi sofre com a situação, pois além de ser desprezada por coisas que nunca fez, ainda tem que se passar por alguém que pouco tem a ver consigo. Mas o povo de Porto do Céu começa a perceber que Fernanda voltou muito mudada da cadeia.
O Autor contou em entrevistas que idealizou a trama e a batizou de Cara e Coroa exatamente pensando em dois lados de uma moeda. Duas pessoas que podem ser completamente iguais fisicamente mais com essências tão diferentes que aos nossos olhos essas diferenças eram tão gritantes que a semelhança física seria apenas um detalhe.

Foi exatamente esse sentimento que a interpretação da Christiane Torloni nos passou. A atriz foi impecável vivendo as duas protagonistas que  a certa altura da trama esquecíamos até que Fernanda e Vivi eram vividas pela mesma atriz. Christiane vinha de uma personagem de muito sucesso um ano antes, a Dinah de A Viagem (1994), e novamente conseguiu emplacar um grande personagem, ou melhor duas grandes personagens no mesmo horário.

Miguel Falabella e Maitê Proença na pele dos vilões Mauro e Heloísa, também foram o destaque do ótimo elenco de Cara e Coroa. Uma pena que Maitê tenha se desentendido com a direção e pedido para sair da trama. O Desfecho da sua personagem, que é jogada de um despenhadeiro pelo amante Mauro, acabou sendo um dos grandes momentos da trama.

Luis Mello conhecido ator de teatro, estreou em novelas na trama e fez do Rubinho, seu personagem, um dos melhores da trama. Era um cidadão promissor, formado em Direito, quando foi abandonado por Fernanda (Christiane Torlini) no altar. Parou no tempo, deixou a casa em construção abandonada e tomou-se professor de História, muito querido pelos alunos, pela forma peculiar de contar os fatos.
A novela teve direção geral do Wolf Maia que também participava de Cara e Coroa como o personagem Cícero. Sua filha Maria Maya que estreava em novelas, também integrava o elenco como filha do seu personagem, a Nádia.
Cara e Coroa marcou a estreia em novelas também dos  atores Heitor Martinez , Cláudia Liz e Juliana Baroni.
Arlete Montenegro conhecida atriz de teatro e tv estreou na Globo na trama, com a personagem Leda.

       Alessandra Negrini voltava às novelas, depois do sucesso em Engraçadinha seus Amores e seus Pecados (1995), na pele da tímida e reprimida Natália. No decorrer da trama ela acaba se apaixonando por Mauro e desabrocha nos braços do vilão que queria apenas lhe usar. O Drama da personagem também teve um bom destaque na trama. Seu tema, a música “Primeiros Erros” do Kiko Zambianchi, regravado para a trilha da novela pela Simony,  se transformou no hit do ano.

        A novela foi  pontuada também por momentos de humor e descontração. A dupla Cacilda e Aníbal, vividos pelos atores Arlete Salles e Hugo Carvana, divertiu e emocionou o telespectador. Ela é uma mulher que reencontra um filho que havia perdido de vista; ele, um piloto expulso da companhia aérea por ter feito contato com extraterrestres. 

        Lúcia Veríssimo e Natália Lage que viveram as personagens Nadine e Kika, também com grande importância dentro da trama, ganharam as capas das trilhas da novela.

        A abertura da trama trazia a modelo Susana Werner, que ainda não tinha estreado como atriz, como a estrela que nadava entre os espelhos embaixo d´agua.

        Costumo chamar de “novelão” aquele tipo de trama que mesmo sem o  justo sucesso de audiência, tiveram uma trama gostosa de assistir e com  um elenco afiado  dando vida a grandes personagens. Cara e Coroa é uma dessas. Posso dizer até que a trama é a mais adulta das escritas por Antônio Calmon. Sem recorrer as novidades na narrativa como vampiros, que marcou o sucesso de Vamp,  e embora com os mesmos ingredientes (Um clima solar de uma pequena cidade praiana) a trama ficou marcada pelo belo texto e um roteiro que não perdeu o fôlego. Isso somado ao elenco em estado de graças  marcado por grandes interpretações, fecham a receita de sucesso dessa trama.

Ficha Técnica:

Novela do autor Antônio Calmon
Direção Geral : Wolf Maia
Elenco:
CHRISTIANE TORLONI – Fernanda Gusmão Santoro / Vivi (Vitória Figueiredo)
VICTOR FASANO – Miguel Alcântara Prates
MIGUEL FALABELLA – Mauro Alcântara Prates
MAITÊ PROENÇA – Heloísa Souto Brandão
LUÍS MELLO – Rubinho (Rúbens del Rey Villar)
LÚCIA VERÍSSIMO – Nadine
MARCOS PAULO – Heitor Morales
ALESSANDRA NEGRINI – Natália
ROSI CAMPOS – Regininha (Margô)
CARLOS ZARA – Antenor Alcântara Prates
MARILENA ANSALDI – Guilhermina Tavares Gusmão
HUGO CARVANA – Aníbal Santoro
ARLETE SALLES – Cacilda
MAURO MENDONÇA – Kleber del Rey Villar
ARLETE MONTENEGRO – Leda
LOUISE CARDOSO – Laurinha
ANTÔNIO GRASSI – Rômulo
THIERRY FIGUEIRA – Pedro
CHICA XAVIER – Dinda
TONY TORNADO – Anselmo
WOLF MAYA – Cícero
CLÁUDIA ALENCAR – Martina
MÁRCIO GARCIA – Guiga (Guilherme)
MARCOS PASQUIM – Cosme
MÔNICA FRAGA – Leninha
WÁLTER VERVE – Pepe
NATÁLIA LAGE – Kika
JULIANA BARONI – Júlia
MARIA MAYA – Nádia
CARMO DALLA VECCHIA – Fabinho
CLÁUDIA LIZ – Debbie
FRANCISCO MILANI – Juan
CAROL MACHADO – Clara
DANIELLE WINITS – Diana
ANA FURTADO
HEITOR MARTINEZ – Mobral
KARINA MELLO – Ana
MYRIAN FREELAND – amiga de Kica
MANITOU FELIPE – Sabará
NÁDIA BAMBIRRA – Marisol
as crianças
LUIZA CURVO – Belinha
LUÍS FERNANDO CAMARÃO – Geninho (Eugênio Alcântara Prates)
e
ADA CHASELIOV
ADELAIDE PALETE – Nilda (empregada de Antenor)
ALEXANDRE FROTA – Boca (a mando de Mauro, arma a fuga de Vivi e Regininha da prisão)
AMANDA MARCATTI – aluna de Rubinho
ANDRÉ GONÇALVES
ANDRÉ VIEIRA – aluno de Rubinho
BIA BESSER – aluna de Rubinho
CARLOS VEREZA – Amorim
CÉSAR PEREZ – Juquinha (amigo de Geninho)
DARTAGNAN JÚNIOR – Jarbas
ELISA TANDETA – aluna de Rubinho
EMILIANO QUEIROZ – Padre Marcos
FRANCELY FREITAS – aluna de Rubinho
HENRI PAGNOCELLI – Dr. Henrique (médico que cuida de Fernanda)
IDA GOMES – Irmã Domitília
JEFFERSON LINS – aluno de Rubinho
JONAS BLOCH
JOSÉ AUGUSTO BRANCO – pai de Heitor
JOSÉ RODRIGUES – garçom do restaurante de Kleber
KARLA NOGUEIRA – amiga de Kika
LEANDRO FIGUEIREDO – aluno de Rubinho
LEONARDO MIRANDA – Tuca
LUCAS FILHO – aluno de Rubinho
MARCELO PICCHI – Mário
MÁRCIO DANTAS – aluno de Rubinho
MARCONI PATTESON – aluno de Rubinho
MARGARETH LEMOS – Tânia (assistente do consultório de Nadine)
MARIA HELENA DIAS – Constanza
MARIA PADILHA – Bruna
MOACYR ALVES – garçom do restaurante de Kleber
NATHÁLIA TIMBERG – Suzie
NETE CABRAL – recepcionista do consultório de Nadine
OSWALDO LOUREIRO – Melk Zebeck
OSWALDO LOUZADA – Cardosinho
RHANA RHAS – garçonete da lanchonete
ROBERTO MORAES – jardineiro de Antenor
ROSANE REBIBOUT – empregada da casa de Guilhermina
RUTH DE SOUZA
SÉRGIO GUELLES – atendente na sorveteria
TUTU GUIMARÃES – Lurdes (empregada de Antenor)
VANESSA RIBEIRO – aluna de Rubinho
WALDEREZ DE BARROS – Souza (carcereira na penitenciária onde estavam Fernanda, Vivi e Regininha)
Exibição : 24 de Julho de 1995 à 30 de Março de 1996
Capítulos: 213

Post´s relacionados : 
Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

  1. Evaldiano de Souza o ator Carlos vereza não fez uma participação em cara e coroa , Carlos vereza também fez parte do elenco da novela cara e coroa em que interpretou o bandido louco amorim que era capanga do vilão Mauro(Miguel Falabella)

    ResponderExcluir
  2. Evaldiano de Souza , o ator Carlos vereza não fez uma participação em cara e coroa, Carlos vereza também fez parte do elenco da novela cara e coroa em que Carlos vereza interpretou o bandido louco amorim que era capanga do vilão Mauro(Miguel Falabella)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...