Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Aberturas das minisséries da Maria Adelaide Amaral


        Maria Adelaide Amaral está prendendo o público do horário nobre com sua primeira trama das nove , A Lei do Amor, em parceria com Vicent Villari.
        Antes de se consagrar como novelistas em tramas autorais como Sangue Bom (2013), a autora se especializou em adaptar romances e transformá-los nas minisséries de maior sucesso de crítica e audiência dos anos 2000 apresentados pela Globo.
        Para homenagear esse fase do trabalho de Maria Adelaide Amaral o post de hoje vai relembrar a abertura de seis  das mais importantes minisséries que a autora adaptou.
       
A Muralha (2000)




        Em 2000, Maria Adelaide Amaral apresentou a quarta adaptação de A Muralha, o famoso romance da Dinah Silveira de Queiroz. A Minissérie foi produzida em comemoração aos 500 anos de descobrimento do Brasil e mostrou a saga dos bandeirantes desbravando  o interior do país. A minissérie teve grandes destaques como Alessandra Negrini, Leticia Sabatella, Tarcisio Meira, Mauro Mendonça entre outros. A abertura da minissérie mostrava exatamente esse desbravamento das terras desse recém descoberto Brasil. A Câmera fazia uma viagem dentro de um matagal  até parar de cara com um índio com uma bandeira representando sua tribo. O Tema de   “Florestas do Amazonas” foi composto por  Heitor Villa-Lobos.

Os Maias (2001)




        A decadente aristocracia portuguesa foi retratada  na impecável adaptação de Os Maias,  romance de Eça de Queiroz, que a autora apresentou em 2001. A trágica história da família Maia foi um das melhores produções apresentadas pela Globo naquele ano com um show de interpretação do elenco formado por Walmor Chagas, Leonardo Vieira, Fábio Assumpção, Ana Paula Arósio e Simone Spoladore que estreou na minissérie. A Abertura mostrava uma pena escrevendo o título da trama entre flores e estampas que no final formavam o azulejo que ficava na entrada da mansão dos Maias.  O tema de abertura era “O Pastor”, do grupo português Madredeus. A canção marcava também as sequências impactantes da história.

A Casa das Sete Mulheres (2003)




        A Casa das Sete Mulheres adaptação da obra homônima da gaúcha Letícia Wierzchowski mostra o papel das mulheres nos bastidores da revolta conhecida como Guerra dos Farrapos. A Minissérie foi aclamada pelo público e pela crítica e revelou grandes momentos de atrizes como Nívea Maria, Daniela Scobar e Eliane Giardini. Camila Morgado  foi a grande revelação da minissérie em sua estreia na teledramaturgia. A Abertura ao som “A Saga dos Pampas” do Marcus Viana e Transfônica Orquestra mostrava   imagens de parte do elenco principal  e as cenas de guerras finalizando com a imagem das sete mulheres no logotipo da minissérie.





        Personagens reais e fictícios se misturavam no sucesso que foi a minissérie Um Só Coração, da autora em parceria com Alcides Nogueira, idealizada para comemorar os 450 anos de São Paulo. A minissérie traçava um perfil  da cidade sob a ótica da arte na primeira metade do século XX. Ana Paula Arósio esteve espetacular em sua criação da Iolanda Penteado, uma das famosas damas da sociedade paulista e criadora do Museu de Arte Moderna.  A minissérie retratou grandes momentos da história e que ajudaram na formação da cidade como a Semana de Arte Moderna, a Revolução de 1924, a crise de 1929, a Revolução de 1932, a adaptação às diretrizes da era Vargas, os ecos do nazismo e do fascismo, os refugiados da Segunda Guerra, a influência americana, a inauguração da TV no Brasil. Para abertura da  minissérie  foram utilizadas  várias fotografias em preto e branco que voavam sobre o céu de São Paulo ao som de uma adaptação da “Sinfonia nr. 5”, do Tchaikovsky e  que também era o tema do principal casal da história,   Martin, vivido pelo Erik Marmo e Iolanda. A Abertura começou a mudar na reta final da minissérie. Depois de voar,  uma  das fotos  sempre acaba indo parar em um porta retrato ou  quadro de parede em uma das locações da  história.

JK (2006)




        JK narrou os 74 anos de vida de Juscelino Kubitschek, presidente que trouxe modernidade ao Brasil nos anos 1950. A minissérie, outra parceria da Maria Adelaide com Alcides Nogueira teve uma minuciosa constituição de época e grandes interpretações com destaques para o quarteto que viveu os protagonistas em fases diferentes da minissérie – Débora Falabella/Marília Pêra como a Dona Sara   e   Wagner Moura/José Wilker   impecáveis com os protagonistas. A abertura de JK foi toda idealizada e produzida a partir do trabalho do arquiteto Oscar Niemeyer, responsável pelos projetos da capital brasileira durante o governo de Juscelino Kubitschek. Na primeira imagem da abertura, o telespectador tinha a impressão de que os traços estavam sendo desenhados na hora. Através de efeitos de computação gráfica, um balé de linhas transforma a imagem do Complexo da Pampulha, obra de Niemeyer, em uma silhueta de mulher. Deste novo desenho, os traços mais uma vez se movimentam, para então mostrar as obras de Brasília. Em seguida, a abertura mostra o logotipo da minissérie, preenchido por uma imagem em 3D do Memorial JK. A abertura teve como trilha sonora a cantiga popular “Peixe Vivo”, na voz de Milton Nascimento, uma das canções preferidas de Juscelino. A versão da música foi feita especialmente para a minissérie. 

Queridos Amigos (2008)




        Queridos Amigos foi baseada no livro da autora Aos Meus Amigos e retratava o reencontro de 12 amigos em São Paulo, no ano de 1989, fazendo um balanço das utopias da juventude brasileira dos anos 70. A História foi protagonizada por Dan Stulbach, e foi o próprio ator que sugeriu a adaptação do livro à Maria Adelaide Amaral. Queridos Amigos foi a primeira minissérie da Globo a estrear numa segunda-feira. Para criar mais veracidade os atores fizeram uma espécie de “Big Brother” antes do início das gravações da minissérie. Ficaram um mês juntos em uma casa para estreitar os laços de amizade que a minissérie queria reproduzir. A Abertura ao som de “Nada Será como Antes” na voz do Milton Nascimento, trazia uma rapaz correndo com uma bandeira do Brasil sobre os ombros. No fundo da imagem eram mostrados trabalhos do artista plástico Elifas Adreato.


Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa

Vídeo : You Tube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

“Cordel Encantado” estreia nesta segunda no Globoplay Novelas substituindo “Além do Tempo”

        A novela Cordel Encantado será reprisada no canal Globoplay Novelas (ex-C anal Viva) . Exibida originalmente em 2011, na faixa das 18h da Globo , a trama volta ao ar nesta segunda-feira,   15 de dezembro, substituindo a reapresentação de Além do Temp o (2015).         Os capítulos serão exibidos no Globoplay Novelas de segunda a sábado, às 20h05, e com maratona aos domingos a partir de 11h.           Cordel Encantado , trama das autoras  T helma Guedes e Duca Rachid     é uma fábula sobre dois universos distintos: o encantamento da realeza europeia e as lendas heróicas do sertão brasileiro. A união desses mundos é representada pelo romance de Açucena ( Bianca Bin ), uma cabocla brejeira criada por lavradores no nordeste do Brasil, sem saber que é a princesa de um reino europeu. E Jesuíno ( Cauã Reymond) , um jovem sertanejo que desconhece s...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Novelas Inesquecíveis – Rebelde (2011)

Versão brasileira do clássico mexicano   foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia da   RecordTv             A “ Rebeldemania ” voltou junto com a nova turnê do agora quinteto   que conquistou o   mercado latino em 2004, e aqui no Brasil em 2005, quando a novela original começou a ser transmitida pelo SBT .         O sucesso foi imediato e a novela virou mania aqui também. Em 2011, a RecordTv conseguiu os direitos da trama e levou ao ar   a versão brasileira da trama, que dada as devidas proporções, foi um dos grandes sucessos   da teledramaturgia da emissora.         Essa produção da RecordTv – a segunda parceria com a   emissora mexicana – é baseada na versão da Televisa , adaptada por Pedro Damián , exatamente a que se tornou mais famosa no mercado – responsável pelo fenômeno “ Rebeldemania ”.     ...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

“Apocalipse” - Conheça a nova trama da RecordTv que estreia nesta terça-feira

A produção da mesma autora de Os  Dez Mandamentos e irá retratar o final dos tempos         Nesta terça (21.11) ,  estreia a nova novela bíblica da RecordTv.   Apocalipse , escrita pela autora Vivian de Oliveira (a mesma de Os Dez Mandamentos )  promete inovar.  Primeiro por ser a primeira trama bíblica contemporânea – a novela se inicia na década de 80, passa pela de 90 e chega ao dias atuais a partir da sua segunda semana, porém nem assim deixará de abordar passagens e personagens retratados na bíblia  como dilúvios e tsunamis, o mal, a besta fera e o diabo.  Além do livro O Apocalipse , a autora se inspirou também no Velho Testamento e alguns livro do Novo Testamento da bíblia.         A trama se inicia em 1987,  com um tsunami  num resort na Ásia  que provoca a morte dos pais dos irmãos judeus Alan (Maurício Pitanga) e Uri Gudman (Phelipe Gomes), n...