Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Cara e Coroa (1995)


        Até hoje não  entendo o fato da novela Cara e Coroa, trama do autor Antônio Calmon, nunca ter sido reprisada. A trama tem todos os ingredientes para uma boa reprise. Tem um história leve, sem polêmicas e que ao mesmo tempo foi marcada por grandes interpretações e um público cativo do princípio ao fim.
        Cara e Coroa sem dúvidas é a melhor novela do autor no sentido de trama. Claro que Vamp (1991) é a mais lembrada, devido a temática inovadora, mas a trama de 1995 é um novelão digno do horário.

        Fernanda (Crhistiane Torloni), uma mulher de má índole, abandona o noivo Rubinho (Luis Mello) na porta da igreja para se casar com Miguel (Victor Fasano), a quem também abandona para fugir com o irmão dele, Mauro (Miguel Falabella), um mau caráter. Ao flagrar Mauro com sua amante Heloísa (Maitê Proença), Fernanda tenta matá-lo, mas acaba acertando o tiro num desconhecido e vai para a cadeia condenada por assassinato.
Perto do fim de sua pena, Fernanda fica doente e entra em coma. Os únicos conhecidos que ficam sabendo do seu estado são o inescrupuloso casal Mauro e Heloísa, que se aproveitam do fato para armar um grande golpe. Descobrem na cadeia uma sósia para Fernanda, a doce Vivi (também Christiane Torloni), de temperamento completamente oposto, condenada por um assalto que não cometera. Vivi é enviada no lugar de Fernanda para a pacata cidade de Porto do Céu, onde Fernanda morava. Na pele de Fernanda, Vivi enfrenta a fúria de muita gente que tem motivo de sobra para odiar a moça: Miguel, o marido traído; Pedro (Thierry Figueira), o filho que cresceu sem nunca ter tido o amor da mãe; Rubinho, o noivo abandonado no altar; e a revolta da própria família que nunca a perdoou pelo seu passado. E Vivi sofre com a situação, pois além de ser desprezada por coisas que nunca fez, ainda tem que se passar por alguém que pouco tem a ver consigo. Mas o povo de Porto do Céu começa a perceber que Fernanda voltou muito mudada da cadeia.
O Autor contou em entrevistas que idealizou a trama e a batizou de Cara e Coroa exatamente pensando em dois lados de uma moeda. Duas pessoas que podem ser completamente iguais fisicamente mais com essências tão diferentes que aos nossos olhos essas diferenças eram tão gritantes que a semelhança física seria apenas um detalhe.

Foi exatamente esse sentimento que a interpretação da Christiane Torloni nos passou. A atriz foi impecável vivendo as duas protagonistas que  a certa altura da trama esquecíamos até que Fernanda e Vivi eram vividas pela mesma atriz. Christiane vinha de uma personagem de muito sucesso um ano antes, a Dinah de A Viagem (1994), e novamente conseguiu emplacar um grande personagem, ou melhor duas grandes personagens no mesmo horário.

Miguel Falabella e Maitê Proença na pele dos vilões Mauro e Heloísa, também foram o destaque do ótimo elenco de Cara e Coroa. Uma pena que Maitê tenha se desentendido com a direção e pedido para sair da trama. O Desfecho da sua personagem, que é jogada de um despenhadeiro pelo amante Mauro, acabou sendo um dos grandes momentos da trama.

Luis Mello conhecido ator de teatro, estreou em novelas na trama e fez do Rubinho, seu personagem, um dos melhores da trama. Era um cidadão promissor, formado em Direito, quando foi abandonado por Fernanda (Christiane Torlini) no altar. Parou no tempo, deixou a casa em construção abandonada e tomou-se professor de História, muito querido pelos alunos, pela forma peculiar de contar os fatos.
A novela teve direção geral do Wolf Maia que também participava de Cara e Coroa como o personagem Cícero. Sua filha Maria Maya que estreava em novelas, também integrava o elenco como filha do seu personagem, a Nádia.
Cara e Coroa marcou a estreia em novelas também dos  atores Heitor Martinez , Cláudia Liz e Juliana Baroni.
Arlete Montenegro conhecida atriz de teatro e tv estreou na Globo na trama, com a personagem Leda.

       Alessandra Negrini voltava às novelas, depois do sucesso em Engraçadinha seus Amores e seus Pecados (1995), na pele da tímida e reprimida Natália. No decorrer da trama ela acaba se apaixonando por Mauro e desabrocha nos braços do vilão que queria apenas lhe usar. O Drama da personagem também teve um bom destaque na trama. Seu tema, a música “Primeiros Erros” do Kiko Zambianchi, regravado para a trilha da novela pela Simony,  se transformou no hit do ano.

        A novela foi  pontuada também por momentos de humor e descontração. A dupla Cacilda e Aníbal, vividos pelos atores Arlete Salles e Hugo Carvana, divertiu e emocionou o telespectador. Ela é uma mulher que reencontra um filho que havia perdido de vista; ele, um piloto expulso da companhia aérea por ter feito contato com extraterrestres. 

        Lúcia Veríssimo e Natália Lage que viveram as personagens Nadine e Kika, também com grande importância dentro da trama, ganharam as capas das trilhas da novela.

        A abertura da trama trazia a modelo Susana Werner, que ainda não tinha estreado como atriz, como a estrela que nadava entre os espelhos embaixo d´agua.

        Costumo chamar de “novelão” aquele tipo de trama que mesmo sem o  justo sucesso de audiência, tiveram uma trama gostosa de assistir e com  um elenco afiado  dando vida a grandes personagens. Cara e Coroa é uma dessas. Posso dizer até que a trama é a mais adulta das escritas por Antônio Calmon. Sem recorrer as novidades na narrativa como vampiros, que marcou o sucesso de Vamp,  e embora com os mesmos ingredientes (Um clima solar de uma pequena cidade praiana) a trama ficou marcada pelo belo texto e um roteiro que não perdeu o fôlego. Isso somado ao elenco em estado de graças  marcado por grandes interpretações, fecham a receita de sucesso dessa trama.

Ficha Técnica:

Novela do autor Antônio Calmon
Direção Geral : Wolf Maia
Elenco:
CHRISTIANE TORLONI – Fernanda Gusmão Santoro / Vivi (Vitória Figueiredo)
VICTOR FASANO – Miguel Alcântara Prates
MIGUEL FALABELLA – Mauro Alcântara Prates
MAITÊ PROENÇA – Heloísa Souto Brandão
LUÍS MELLO – Rubinho (Rúbens del Rey Villar)
LÚCIA VERÍSSIMO – Nadine
MARCOS PAULO – Heitor Morales
ALESSANDRA NEGRINI – Natália
ROSI CAMPOS – Regininha (Margô)
CARLOS ZARA – Antenor Alcântara Prates
MARILENA ANSALDI – Guilhermina Tavares Gusmão
HUGO CARVANA – Aníbal Santoro
ARLETE SALLES – Cacilda
MAURO MENDONÇA – Kleber del Rey Villar
ARLETE MONTENEGRO – Leda
LOUISE CARDOSO – Laurinha
ANTÔNIO GRASSI – Rômulo
THIERRY FIGUEIRA – Pedro
CHICA XAVIER – Dinda
TONY TORNADO – Anselmo
WOLF MAYA – Cícero
CLÁUDIA ALENCAR – Martina
MÁRCIO GARCIA – Guiga (Guilherme)
MARCOS PASQUIM – Cosme
MÔNICA FRAGA – Leninha
WÁLTER VERVE – Pepe
NATÁLIA LAGE – Kika
JULIANA BARONI – Júlia
MARIA MAYA – Nádia
CARMO DALLA VECCHIA – Fabinho
CLÁUDIA LIZ – Debbie
FRANCISCO MILANI – Juan
CAROL MACHADO – Clara
DANIELLE WINITS – Diana
ANA FURTADO
HEITOR MARTINEZ – Mobral
KARINA MELLO – Ana
MYRIAN FREELAND – amiga de Kica
MANITOU FELIPE – Sabará
NÁDIA BAMBIRRA – Marisol
as crianças
LUIZA CURVO – Belinha
LUÍS FERNANDO CAMARÃO – Geninho (Eugênio Alcântara Prates)
e
ADA CHASELIOV
ADELAIDE PALETE – Nilda (empregada de Antenor)
ALEXANDRE FROTA – Boca (a mando de Mauro, arma a fuga de Vivi e Regininha da prisão)
AMANDA MARCATTI – aluna de Rubinho
ANDRÉ GONÇALVES
ANDRÉ VIEIRA – aluno de Rubinho
BIA BESSER – aluna de Rubinho
CARLOS VEREZA – Amorim
CÉSAR PEREZ – Juquinha (amigo de Geninho)
DARTAGNAN JÚNIOR – Jarbas
ELISA TANDETA – aluna de Rubinho
EMILIANO QUEIROZ – Padre Marcos
FRANCELY FREITAS – aluna de Rubinho
HENRI PAGNOCELLI – Dr. Henrique (médico que cuida de Fernanda)
IDA GOMES – Irmã Domitília
JEFFERSON LINS – aluno de Rubinho
JONAS BLOCH
JOSÉ AUGUSTO BRANCO – pai de Heitor
JOSÉ RODRIGUES – garçom do restaurante de Kleber
KARLA NOGUEIRA – amiga de Kika
LEANDRO FIGUEIREDO – aluno de Rubinho
LEONARDO MIRANDA – Tuca
LUCAS FILHO – aluno de Rubinho
MARCELO PICCHI – Mário
MÁRCIO DANTAS – aluno de Rubinho
MARCONI PATTESON – aluno de Rubinho
MARGARETH LEMOS – Tânia (assistente do consultório de Nadine)
MARIA HELENA DIAS – Constanza
MARIA PADILHA – Bruna
MOACYR ALVES – garçom do restaurante de Kleber
NATHÁLIA TIMBERG – Suzie
NETE CABRAL – recepcionista do consultório de Nadine
OSWALDO LOUREIRO – Melk Zebeck
OSWALDO LOUZADA – Cardosinho
RHANA RHAS – garçonete da lanchonete
ROBERTO MORAES – jardineiro de Antenor
ROSANE REBIBOUT – empregada da casa de Guilhermina
RUTH DE SOUZA
SÉRGIO GUELLES – atendente na sorveteria
TUTU GUIMARÃES – Lurdes (empregada de Antenor)
VANESSA RIBEIRO – aluna de Rubinho
WALDEREZ DE BARROS – Souza (carcereira na penitenciária onde estavam Fernanda, Vivi e Regininha)
Exibição : 24 de Julho de 1995 à 30 de Março de 1996
Capítulos: 213

Post´s relacionados : 
Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

  1. Evaldiano de Souza o ator Carlos vereza não fez uma participação em cara e coroa , Carlos vereza também fez parte do elenco da novela cara e coroa em que interpretou o bandido louco amorim que era capanga do vilão Mauro(Miguel Falabella)

    ResponderExcluir
  2. Evaldiano de Souza , o ator Carlos vereza não fez uma participação em cara e coroa, Carlos vereza também fez parte do elenco da novela cara e coroa em que Carlos vereza interpretou o bandido louco amorim que era capanga do vilão Mauro(Miguel Falabella)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Mariah Carey

        Na semana atrasada,   Zezé di Camargo causou a maior polêmica no palco do Domingão do Faustão , quando usou a Mariah Carey como exemplo de uma má cantora, alegando que a  Mariah enfeita tanto as músicas que fica impossível escutar mais de uma vez.         Porém mesmo Mariah Carey  não sendo uma boa cantora, pelo menos segundo a opinião do Zezé, já vendeu mais de 250 milhões de discos no mundo todo  e é a recordista de vendas de álbuns.         Maryah Carey   gravou seu primeiro álbum de estúdio em 1990 , e atualmente está no  décimo quarto,  isso sem contar as participações em outros álbuns e os especiais.         Não dá para contestar o talento e potencial de uma cantora do nível da Mariah, e o blog  entra na guerra em favor da cantora fazendo esse post mais do que especial  em home...

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

No Tema e Na Trilha do Lionel Richie

        O norte-americano Lionel Richie tem a marca de mais de 100 milhões de discos vendidos só em carreira solo. O Cantor e produtor musical  foi saxofonista  da famosa banda The Commodores logo no início da sua carreira.         Em 1982, Lionel Richie tomou coragem e seguiu em carreira solo abandonando  o The Commodores , porém manteve em seu primeiro disco lançado o mesmo estilo da banda.         No ano seguinte Lionel Richie teve seu primeiro grande sucesso em uma trilha de novela e é essa e  os outros temas do cantor nas novelas que vamos relembrar no post de hoje. My Love ( Eu Prometo – 1983)         A Saudosa   Dina Sfat foi uma das estrelas da novela Eu Prometo , última trama da autora Janete Clair . Darlene, sua personagem ganhou essa música como tema. All Nigth Long ( Champagne – 1983...

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...