Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

Novelas Inesquecíveis – Bandeira 2 (1971)


        Um dos maiores sucessos populares do autor Dias Gomes está fazendo 45 anos. Estou falando da novela Bandeira 2, que trouxe para a tela da tv o mundo do carnaval das escolas de samba cariocas e mostrou, mesmo com um censura pesada em cima, o lado digamos, boa praça dos bicheiros e contraventores através do protagonista Tucão.

        Artur do Amor Divino, o Tucão (Paulo Gracindo), é o bicheiro que domina a região do bairro de Ramos, zona norte do Rio de Janeiro. Tem como rival Jovelino Sabonete (Felipe Carone). Entre a briga do dois, está Noeli (Marilia Pêra), desquitada de Tavinho (José Augusto Branco), motorista de táxi e porta-bandeira da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, amiga de Zé Catimba (Grande Otelo), figura folclórica na escola de samba.
Ainda ganhava força na história o amor proibido de Márcio (Stepan Nercessian) e Thaís (Elizangela), ele, filho de Jovelino Sabonete, e ela, filha de Tucão; o mundo particular de Zelito (José Wilker), o outro filho de Tucão; e a presença de Quidoca (Milton Moraes), o braço direito de Tucão e herdeiro de seu império.

Paulo Gracindo, que até então só havia feito personagens grã-finos na tv, ganhou o personagem depois que Sérgio Cardoso fez exigências  querendo mudanças no perfil do personagem. Dias Gomes não hesitou e disse que  o papel só seria dele se o aceitasse tal como foi concebido. Assim Paulo acabou fazendo o personagem que virou o divisor de águas em sua carreira e o consagrou como grande astro da tv.
O personagem se tornou querido em todos os setores. Nas quadras das escolas, onde era presidente de honra na trama e junto ao contraventores, que chegaram a lotar uma peça do ator comprando todos os 120 ingressos de uma só noite.
A Censura não permitiu que Tucão, um bicheiro e contraventor, tivesse um final feliz e exigiu sua morte no final de Bandeira 2. O Sepultamento do personagem comoveu o Brasil e cerca de três mil pessoas foram ao cemitério onde estava sendo gravado o enterro.  O Jornal Luta Democrática estampou como sua principal manchete do dia em letras garrafais : “Morreu Tucão!”. Isso confundiu o público que achou que Paulo Gracindo havia morrido na vida real.

Marília Pêra viveu na trama a taxista e porta-bandeira Noeli. A atriz que vinha do grande sucesso da Shirley de O Cafona (1971), viu sua personagem ser suplantada pelo sucesso do Tucão, e chegou a pedir para sair da trama. Marília acabou ficando até o final da trama, mas nunca gostou de falar sobre o fato e nem nunca citou a Noeli como uma das personagens que gostou de fazer, mesmo com o sucesso arrebatador da trama.  Uma curiosidade: Mesmo vivendo uma taxista, Marília Pêra nunca havia dirigido um carro antes.
Todas as Escolas de Samba do carnaval carioca se candidataram para serem a escola da novela. A Escolhida foi a Imperatriz Leopoldinense, que na época ainda era uma pequena escola do bairro de Ramos, onde se passava as ações da novela. O Samba de enredo da Escola do carnaval de 1972 “Martin Cererê”  foi composto na vida real por   Zé Catimba (Personagem do Grante Otelo na trama) e Gibi  (Sambista da Escola). A música integrou a trilha sonora nacional de Bandeira 2 gravada pelo Zé Catimba e Banda Samba Ritmo.  Depois de apresentada no Carnaval de 1972, a música passou a ser o tema de abertura da novela.
Outros personagens chamaram atenção em Bandeira 2. O Comandante Apolinário e sua esposa Zulmira, personagens vividos por Ary Fontoura e Eloisa Mafalda, foram o destaque do humor com as fantasias ousadíssimas do casal que nunca perdia o fôlego.

Osmar Prado viveu na trama um jogador de futebol e teve ajuda na caracterização do personagem de ninguém menos que Mané Garrincha.

José Wilker, que estreou em Bandeira 2, deu vida ao personagem Zelito , um rapaz introspectivo e emocionalmente problemático, que passa os dias trancado no quarto pintando quadros, perdido em um mundo de fantasias. Zelito se apaixona por Noeli, e o relacionamento com uma mulher madura e independente o ajuda a superar seus problemas internos e descobrir a vida. Ele e Noeli se casam no final da novela.
Bandeira 2 marcou também  a estreia em novelas dos atores Grande Othelo, Ilva Nino e Francisco di Franco. Também o primeiro trabalho na Globo do ator Milton Moraes.
O dramaturgo, diretor e ator Plínio Marcos participou de Bandeira 2 vivendo o jornalista Bem te Vi.

Os retirantes nordestinos Severino (Sebastião Vasconcellos), Santa (Ilva Nino) e Licinha (Anecy Rocha), que se apossavam da garagem de Noeli, eram personagens originalmente criados para a peça A Invasão, do autor, que havia sido censurada.
A novela foi agraciada por dois prêmios da APCA, o de melhor novela para  Dias Gomes e melhor ator com  Paulo Gracindo.
Coincidência ou não, no dia seguinte ao último capítulo da trama, onde foi exibido o enterro de Tucão,  a banca dos bicheiros do Brasil foi “quebrada” com o sorteio do Macaco, exatamente a milhar do túmulo do protagonista.

Bandeira 2, Tucão e seus outros personagens inesquecíveis estão completando 45 anos e nos deixando com a certeza que dificilmente veremos novamente  uma novela tão forte e polêmica, características principais do seu autor. Impossível imaginar um remake de Bandeira 2 em um Brasil tão cheio de padrões sociais como o de hoje. Um Bicheiro como protagonista de uma novela seria no mínimo uma “Contravenção”.  Mas o Tucão  representou muito mais do que um homem que enriqueceu a custas do jogo do bicho. Tucão representava e mostrou através da sua história   a realidade dos moradores da zona norte carioca.
Ficha Técnica:

Novela do autor Dias Gomes
Direção Geral: Daniel Filho e Walther Campos
Elenco:
PAULO GRACINDO – Tucão (Artur do Amor Divino)
MARÍLIA PÊRA – Noeli
FELIPE CARONE – Jovelino Sabonete
MILTON MORAES – Quidoca
JOSÉ WILKER – Zelito
GRANDE OTHELO – Zé Catimba
ZIEMBINSKI – Irmão Ludovico
JOSÉ AUGUSTO BRANCO – Tavinho
STEPAN NERCESSIAN – Márcio
ELIZÂNGELA – Taís
OSMAR PRADO – Mingo
ARY FONTOURA – Comandante Apolinário Gusmão
ELOÍSA MAFALDA – Zulmira
OSWALDO LOUZADA – Lulu Papa-Defunto
ILKA SOARES – Valéria
FRANCISCO DI FRANCO – Galileu
JACYRA SILVA – Marilena
MIRIAN PIRES – Dulce 
MARGARIDA REY – Anunciata
PAULO GONÇALVES – Neneco
GRACINDA FREIRE – Miloca Boca de Cano
SEBASTIÃO VASCONCELOS – Severino
ILVA NIÑO – Santa
ANECY ROCHA – Licinha
ANTERO DE OLIVEIRA – Quincas
LAJAR MUZURIS – Mudinho
JOÃO PAULO ADOUR – João Cláudio
SÔNIA CLARA – Leda
HENRIQUETA BRIEBA – Filó
SUZY KIRBI – Belinha
ANGELITO MELLO – Cardoso
MARIA ISABEL DE AGUIAR – Aninha
ROBERTO BONFIM – Balalaika
ADRIANO LISBOA – Delegado Paixão
EDSON ANANIAS – Marraio
PAULO RESENDE – Carijó
IVAN DE ALMEIDA – Bento 
CLÉA SIMÕES – Chica 
JOÃO LOREDO – Paguá
NANAI – Corre-Corre
ROGÉRIO FRÓES – Dr. Freitas
LEDA LÚCIA – Camila
VERA MANHÃES – Gracinha
MÁRCIA RODRIGUES – Ângela
e
CELSO CARDOSO – bicheiro amigo de Tucão
CLÁUDIA BARROSO como ela mesma
ELOÁ DIAS – dançarina
JORGE CALDAS – jornalista
JOSE MOURA – capanga de Jovelino
MARLENE como ela mesma
MILTON GONÇALVES – Caldas
MÍRIAM APARECIDA – Sula (sobrinha de Tucão) 
MÍRIAM TEIXEIRA – secretária de Tavinho
PLÍNIO MARCOS – Bem-Te-Vi
YARA JATI – mãe de Jovelino
Exibição: 28 de Outubro de 1971 à 15 de Julho de 1972
Capítulos: 179
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
Pesquisa: www.wikipédia.com.br www.memoriaglobo.combr

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

No Tema e Na Trilha do Alejandro Sanz

            Alejandro Sanz é um dos cantores latinos  mais bem sucedidos em todo o mundo e o espanhol mais famoso fora do seu país. O Cantor já vendeu mais de 21 milhões  de disco tendo iniciado sua carreira na década de 80.         O Cantor começou a se destacar em festivais nacionais do seu país, e em 1991 gravou seu primeiro disco “ Viviendo de Brisa ” que se tornou o mais vendido daquele ano na Espanha.         No Brasil, Alejandro Sanz começou a se destacar depois de ter uma música sua na trilha  da novela Torre de Babel na Globo , e depois praticamente um vez por ano o cantor é figura constante nas trilhas internacionais das novelas brasileiras.         O Post de hoje vai relembrar exatamente isso, o que vai fazer você passear por um seleto festival de sucessos do Alejandro Sanz . Carazon Partio ( Torre de Babel – 1998)         “Corazon Partio ” foi a música que abriu o mercado nacional para Alejandro Sanz. Tema da novela Torre de Babel , novela