Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Bandeira 2 (1971)


        Um dos maiores sucessos populares do autor Dias Gomes está fazendo 45 anos. Estou falando da novela Bandeira 2, que trouxe para a tela da tv o mundo do carnaval das escolas de samba cariocas e mostrou, mesmo com um censura pesada em cima, o lado digamos, boa praça dos bicheiros e contraventores através do protagonista Tucão.

        Artur do Amor Divino, o Tucão (Paulo Gracindo), é o bicheiro que domina a região do bairro de Ramos, zona norte do Rio de Janeiro. Tem como rival Jovelino Sabonete (Felipe Carone). Entre a briga do dois, está Noeli (Marilia Pêra), desquitada de Tavinho (José Augusto Branco), motorista de táxi e porta-bandeira da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, amiga de Zé Catimba (Grande Otelo), figura folclórica na escola de samba.
Ainda ganhava força na história o amor proibido de Márcio (Stepan Nercessian) e Thaís (Elizangela), ele, filho de Jovelino Sabonete, e ela, filha de Tucão; o mundo particular de Zelito (José Wilker), o outro filho de Tucão; e a presença de Quidoca (Milton Moraes), o braço direito de Tucão e herdeiro de seu império.

Paulo Gracindo, que até então só havia feito personagens grã-finos na tv, ganhou o personagem depois que Sérgio Cardoso fez exigências  querendo mudanças no perfil do personagem. Dias Gomes não hesitou e disse que  o papel só seria dele se o aceitasse tal como foi concebido. Assim Paulo acabou fazendo o personagem que virou o divisor de águas em sua carreira e o consagrou como grande astro da tv.
O personagem se tornou querido em todos os setores. Nas quadras das escolas, onde era presidente de honra na trama e junto ao contraventores, que chegaram a lotar uma peça do ator comprando todos os 120 ingressos de uma só noite.
A Censura não permitiu que Tucão, um bicheiro e contraventor, tivesse um final feliz e exigiu sua morte no final de Bandeira 2. O Sepultamento do personagem comoveu o Brasil e cerca de três mil pessoas foram ao cemitério onde estava sendo gravado o enterro.  O Jornal Luta Democrática estampou como sua principal manchete do dia em letras garrafais : “Morreu Tucão!”. Isso confundiu o público que achou que Paulo Gracindo havia morrido na vida real.

Marília Pêra viveu na trama a taxista e porta-bandeira Noeli. A atriz que vinha do grande sucesso da Shirley de O Cafona (1971), viu sua personagem ser suplantada pelo sucesso do Tucão, e chegou a pedir para sair da trama. Marília acabou ficando até o final da trama, mas nunca gostou de falar sobre o fato e nem nunca citou a Noeli como uma das personagens que gostou de fazer, mesmo com o sucesso arrebatador da trama.  Uma curiosidade: Mesmo vivendo uma taxista, Marília Pêra nunca havia dirigido um carro antes.
Todas as Escolas de Samba do carnaval carioca se candidataram para serem a escola da novela. A Escolhida foi a Imperatriz Leopoldinense, que na época ainda era uma pequena escola do bairro de Ramos, onde se passava as ações da novela. O Samba de enredo da Escola do carnaval de 1972 “Martin Cererê”  foi composto na vida real por   Zé Catimba (Personagem do Grante Otelo na trama) e Gibi  (Sambista da Escola). A música integrou a trilha sonora nacional de Bandeira 2 gravada pelo Zé Catimba e Banda Samba Ritmo.  Depois de apresentada no Carnaval de 1972, a música passou a ser o tema de abertura da novela.
Outros personagens chamaram atenção em Bandeira 2. O Comandante Apolinário e sua esposa Zulmira, personagens vividos por Ary Fontoura e Eloisa Mafalda, foram o destaque do humor com as fantasias ousadíssimas do casal que nunca perdia o fôlego.

Osmar Prado viveu na trama um jogador de futebol e teve ajuda na caracterização do personagem de ninguém menos que Mané Garrincha.

José Wilker, que estreou em Bandeira 2, deu vida ao personagem Zelito , um rapaz introspectivo e emocionalmente problemático, que passa os dias trancado no quarto pintando quadros, perdido em um mundo de fantasias. Zelito se apaixona por Noeli, e o relacionamento com uma mulher madura e independente o ajuda a superar seus problemas internos e descobrir a vida. Ele e Noeli se casam no final da novela.
Bandeira 2 marcou também  a estreia em novelas dos atores Grande Othelo, Ilva Nino e Francisco di Franco. Também o primeiro trabalho na Globo do ator Milton Moraes.
O dramaturgo, diretor e ator Plínio Marcos participou de Bandeira 2 vivendo o jornalista Bem te Vi.

Os retirantes nordestinos Severino (Sebastião Vasconcellos), Santa (Ilva Nino) e Licinha (Anecy Rocha), que se apossavam da garagem de Noeli, eram personagens originalmente criados para a peça A Invasão, do autor, que havia sido censurada.
A novela foi agraciada por dois prêmios da APCA, o de melhor novela para  Dias Gomes e melhor ator com  Paulo Gracindo.
Coincidência ou não, no dia seguinte ao último capítulo da trama, onde foi exibido o enterro de Tucão,  a banca dos bicheiros do Brasil foi “quebrada” com o sorteio do Macaco, exatamente a milhar do túmulo do protagonista.

Bandeira 2, Tucão e seus outros personagens inesquecíveis estão completando 45 anos e nos deixando com a certeza que dificilmente veremos novamente  uma novela tão forte e polêmica, características principais do seu autor. Impossível imaginar um remake de Bandeira 2 em um Brasil tão cheio de padrões sociais como o de hoje. Um Bicheiro como protagonista de uma novela seria no mínimo uma “Contravenção”.  Mas o Tucão  representou muito mais do que um homem que enriqueceu a custas do jogo do bicho. Tucão representava e mostrou através da sua história   a realidade dos moradores da zona norte carioca.
Ficha Técnica:

Novela do autor Dias Gomes
Direção Geral: Daniel Filho e Walther Campos
Elenco:
PAULO GRACINDO – Tucão (Artur do Amor Divino)
MARÍLIA PÊRA – Noeli
FELIPE CARONE – Jovelino Sabonete
MILTON MORAES – Quidoca
JOSÉ WILKER – Zelito
GRANDE OTHELO – Zé Catimba
ZIEMBINSKI – Irmão Ludovico
JOSÉ AUGUSTO BRANCO – Tavinho
STEPAN NERCESSIAN – Márcio
ELIZÂNGELA – Taís
OSMAR PRADO – Mingo
ARY FONTOURA – Comandante Apolinário Gusmão
ELOÍSA MAFALDA – Zulmira
OSWALDO LOUZADA – Lulu Papa-Defunto
ILKA SOARES – Valéria
FRANCISCO DI FRANCO – Galileu
JACYRA SILVA – Marilena
MIRIAN PIRES – Dulce 
MARGARIDA REY – Anunciata
PAULO GONÇALVES – Neneco
GRACINDA FREIRE – Miloca Boca de Cano
SEBASTIÃO VASCONCELOS – Severino
ILVA NIÑO – Santa
ANECY ROCHA – Licinha
ANTERO DE OLIVEIRA – Quincas
LAJAR MUZURIS – Mudinho
JOÃO PAULO ADOUR – João Cláudio
SÔNIA CLARA – Leda
HENRIQUETA BRIEBA – Filó
SUZY KIRBI – Belinha
ANGELITO MELLO – Cardoso
MARIA ISABEL DE AGUIAR – Aninha
ROBERTO BONFIM – Balalaika
ADRIANO LISBOA – Delegado Paixão
EDSON ANANIAS – Marraio
PAULO RESENDE – Carijó
IVAN DE ALMEIDA – Bento 
CLÉA SIMÕES – Chica 
JOÃO LOREDO – Paguá
NANAI – Corre-Corre
ROGÉRIO FRÓES – Dr. Freitas
LEDA LÚCIA – Camila
VERA MANHÃES – Gracinha
MÁRCIA RODRIGUES – Ângela
e
CELSO CARDOSO – bicheiro amigo de Tucão
CLÁUDIA BARROSO como ela mesma
ELOÁ DIAS – dançarina
JORGE CALDAS – jornalista
JOSE MOURA – capanga de Jovelino
MARLENE como ela mesma
MILTON GONÇALVES – Caldas
MÍRIAM APARECIDA – Sula (sobrinha de Tucão) 
MÍRIAM TEIXEIRA – secretária de Tavinho
PLÍNIO MARCOS – Bem-Te-Vi
YARA JATI – mãe de Jovelino
Exibição: 28 de Outubro de 1971 à 15 de Julho de 1972
Capítulos: 179
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
Pesquisa: www.wikipédia.com.br www.memoriaglobo.combr

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

"Alma Gêmea" está de volta a partir desta segunda no VPVN

                          Um dos     maiores sucessos do autor   Walcyr Carrasco   ,   Alma Gêmea   está de volta a partir desta segunda (29.04) , no   Vale a Pena Ver de Nov . A trama protagonizada por   Priscila Fantin ,  Eduardo Moscovis   e   Flávia Alessandra   substituirá     a reprise de   Paraíso Tropical   (2007).          Relembre a trama: Década de 1920. Quando Rafael (Eduardo Moscovis), um botânico que cria rosas, e Luna (Liliana Castro), uma jovem bailarina, se conhecem, é amor à primeira vista. Em poucos dias, eles se casam e logo têm um filho. No meio de tanta felicidade, há um espinho: Cristina(Flávia Alessandra), a governanta da casa, prima de Luna. Invejosa, Cristina sente-se injustiçada, já que Luna é rica, casada com Rafael, a quem ela sempre desejou, e herdou da avó as joias da família, cobiçadas por ela e sua ambiciosa mãe, Débora (Ana Lucia Torre). Rafael presenteia a mulher com uma rosa branca preparada exclusivamente para ela – a rosa Luna – no dia em que ela f

Segunda Temporada de “Encantado´s” chega a tv aberta mantendo o fôlego

          Segunda temporada do seriado Encantado ´s , criação da   Renata Andrade e Thais Pontes  chegou a partir desta     última terça-feira (23.04), à Tv aberta. A temporada já está totalmente completa na Globoplay .         O Texto impecável, a direção dinâmica com cortes no time certo,    o tema de carnaval com pano de fundo, fazem de  Encantado´s   uma série agradável e que instiga o telespectador a esperar o que está por vir na próxima cena.         A   Segunda temporada ganha um reforço – perdemos Tony Ramos ,   porém   ganhamos    Eliane Giardini como Dalva, a nova pedra no sapato do pessoal do Encantado´s.           Luis Miranda e Vilma Melo  continuam   irretocáveis como os    líderes do seriado e juntos dos coadjuvantes fazem um desfile impecável da narrativa, com tiradas sagazes de tipos que cruzamos todos os dias.         A Segunda temporada começa   depois do   desfile triunfante que tocou o público no final da primeira. Os irmãos Eraldo e Olimpia, voltam a ro

Série “A Justiceira”, do Antônio Calmon, com Malu Mader como protagonista, entra nesta segunda-feira na plataforma da Globoplay

                  Seriado A Justiceira , do autor Antônio Calmon , entra nesta segunda-feira (29.04) com seus 12 episódios para plataforma da Globoplay .         Protagonizado por Malu Mader , e nomes como Nívea Maria , Leonardo Brício, Anselmo Vasconcellos, Lui Mendes e Danielle Winits , o seriado marcou o ano de 1997, e só não teve   uma segunda temporada por causa de uma gravidez da Malu.         Relembre a trama: Durante uma ação, a policial Diana Maciel   ( Malu Mader ) mata acidentalmente seu parceiro. Sentindo-se culpada, ela entrega seu distintivo. Cinco anos depois, Diana resolve abandonar o marido por ele ser toxicomaníaco. Em dívida com uma quadrilha de traficantes, seu marido entrega o filho do casal, Pedro, como pagamento. Desesperada, Diana aceita trabalhar com um grupo secreto de combate ao crime, em troca deste localizar seu filho. O grupo é formado por Augusta ( Nívea Maria ), Beto (Leonardo Brício), Paco   (Anselmo Vasconcellos), Diego (Lui Mendes) e Marle

Quinta e última temporada de “Sob Pressão” estreia na Globo escondida no final das noites de terças-feiras

        A Globo estreou na última  terça-feira (23.04), a quinta e última temporada de Sob Pressão , criação    do  Luiz Noronha,  Cláudio Torres e Renato Fagundes , a partir da ideia original de  Mini Kerti , inspirada no livro “ Sob Pressão – A Rotina de guerra de um médico brasileiro ”  , do  Márcio Maranhão , e direção geral do  Andrucha Waddington .         Já disponível na Globoplay desde 2022, essa última   temporada parece não ter agradado muito aos diretores da emissora, afinal demorou vir para a tv aberta e ainda chegou praticamente sem divulgação e escondida ás terças-feiras depois de Encantado ´s ,   ou seja um horário cruel.         É fato que a fórmula, apesar de ainda ter muito o que contar sobre a saúde pública, cansou, mas o elenco é tão primoroso e entregue a produção, que a gente foca   mais aos seus dramas do que   o pano de fundo do seriado nesta temporada.         Nesta quinta temporada a equipe do Hospital Edith de Magalhães passa a manifestar as seque