Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Bandeira 2 (1971)


        Um dos maiores sucessos populares do autor Dias Gomes está fazendo 45 anos. Estou falando da novela Bandeira 2, que trouxe para a tela da tv o mundo do carnaval das escolas de samba cariocas e mostrou, mesmo com um censura pesada em cima, o lado digamos, boa praça dos bicheiros e contraventores através do protagonista Tucão.

        Artur do Amor Divino, o Tucão (Paulo Gracindo), é o bicheiro que domina a região do bairro de Ramos, zona norte do Rio de Janeiro. Tem como rival Jovelino Sabonete (Felipe Carone). Entre a briga do dois, está Noeli (Marilia Pêra), desquitada de Tavinho (José Augusto Branco), motorista de táxi e porta-bandeira da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, amiga de Zé Catimba (Grande Otelo), figura folclórica na escola de samba.
Ainda ganhava força na história o amor proibido de Márcio (Stepan Nercessian) e Thaís (Elizangela), ele, filho de Jovelino Sabonete, e ela, filha de Tucão; o mundo particular de Zelito (José Wilker), o outro filho de Tucão; e a presença de Quidoca (Milton Moraes), o braço direito de Tucão e herdeiro de seu império.

Paulo Gracindo, que até então só havia feito personagens grã-finos na tv, ganhou o personagem depois que Sérgio Cardoso fez exigências  querendo mudanças no perfil do personagem. Dias Gomes não hesitou e disse que  o papel só seria dele se o aceitasse tal como foi concebido. Assim Paulo acabou fazendo o personagem que virou o divisor de águas em sua carreira e o consagrou como grande astro da tv.
O personagem se tornou querido em todos os setores. Nas quadras das escolas, onde era presidente de honra na trama e junto ao contraventores, que chegaram a lotar uma peça do ator comprando todos os 120 ingressos de uma só noite.
A Censura não permitiu que Tucão, um bicheiro e contraventor, tivesse um final feliz e exigiu sua morte no final de Bandeira 2. O Sepultamento do personagem comoveu o Brasil e cerca de três mil pessoas foram ao cemitério onde estava sendo gravado o enterro.  O Jornal Luta Democrática estampou como sua principal manchete do dia em letras garrafais : “Morreu Tucão!”. Isso confundiu o público que achou que Paulo Gracindo havia morrido na vida real.

Marília Pêra viveu na trama a taxista e porta-bandeira Noeli. A atriz que vinha do grande sucesso da Shirley de O Cafona (1971), viu sua personagem ser suplantada pelo sucesso do Tucão, e chegou a pedir para sair da trama. Marília acabou ficando até o final da trama, mas nunca gostou de falar sobre o fato e nem nunca citou a Noeli como uma das personagens que gostou de fazer, mesmo com o sucesso arrebatador da trama.  Uma curiosidade: Mesmo vivendo uma taxista, Marília Pêra nunca havia dirigido um carro antes.
Todas as Escolas de Samba do carnaval carioca se candidataram para serem a escola da novela. A Escolhida foi a Imperatriz Leopoldinense, que na época ainda era uma pequena escola do bairro de Ramos, onde se passava as ações da novela. O Samba de enredo da Escola do carnaval de 1972 “Martin Cererê”  foi composto na vida real por   Zé Catimba (Personagem do Grante Otelo na trama) e Gibi  (Sambista da Escola). A música integrou a trilha sonora nacional de Bandeira 2 gravada pelo Zé Catimba e Banda Samba Ritmo.  Depois de apresentada no Carnaval de 1972, a música passou a ser o tema de abertura da novela.
Outros personagens chamaram atenção em Bandeira 2. O Comandante Apolinário e sua esposa Zulmira, personagens vividos por Ary Fontoura e Eloisa Mafalda, foram o destaque do humor com as fantasias ousadíssimas do casal que nunca perdia o fôlego.

Osmar Prado viveu na trama um jogador de futebol e teve ajuda na caracterização do personagem de ninguém menos que Mané Garrincha.

José Wilker, que estreou em Bandeira 2, deu vida ao personagem Zelito , um rapaz introspectivo e emocionalmente problemático, que passa os dias trancado no quarto pintando quadros, perdido em um mundo de fantasias. Zelito se apaixona por Noeli, e o relacionamento com uma mulher madura e independente o ajuda a superar seus problemas internos e descobrir a vida. Ele e Noeli se casam no final da novela.
Bandeira 2 marcou também  a estreia em novelas dos atores Grande Othelo, Ilva Nino e Francisco di Franco. Também o primeiro trabalho na Globo do ator Milton Moraes.
O dramaturgo, diretor e ator Plínio Marcos participou de Bandeira 2 vivendo o jornalista Bem te Vi.

Os retirantes nordestinos Severino (Sebastião Vasconcellos), Santa (Ilva Nino) e Licinha (Anecy Rocha), que se apossavam da garagem de Noeli, eram personagens originalmente criados para a peça A Invasão, do autor, que havia sido censurada.
A novela foi agraciada por dois prêmios da APCA, o de melhor novela para  Dias Gomes e melhor ator com  Paulo Gracindo.
Coincidência ou não, no dia seguinte ao último capítulo da trama, onde foi exibido o enterro de Tucão,  a banca dos bicheiros do Brasil foi “quebrada” com o sorteio do Macaco, exatamente a milhar do túmulo do protagonista.

Bandeira 2, Tucão e seus outros personagens inesquecíveis estão completando 45 anos e nos deixando com a certeza que dificilmente veremos novamente  uma novela tão forte e polêmica, características principais do seu autor. Impossível imaginar um remake de Bandeira 2 em um Brasil tão cheio de padrões sociais como o de hoje. Um Bicheiro como protagonista de uma novela seria no mínimo uma “Contravenção”.  Mas o Tucão  representou muito mais do que um homem que enriqueceu a custas do jogo do bicho. Tucão representava e mostrou através da sua história   a realidade dos moradores da zona norte carioca.
Ficha Técnica:

Novela do autor Dias Gomes
Direção Geral: Daniel Filho e Walther Campos
Elenco:
PAULO GRACINDO – Tucão (Artur do Amor Divino)
MARÍLIA PÊRA – Noeli
FELIPE CARONE – Jovelino Sabonete
MILTON MORAES – Quidoca
JOSÉ WILKER – Zelito
GRANDE OTHELO – Zé Catimba
ZIEMBINSKI – Irmão Ludovico
JOSÉ AUGUSTO BRANCO – Tavinho
STEPAN NERCESSIAN – Márcio
ELIZÂNGELA – Taís
OSMAR PRADO – Mingo
ARY FONTOURA – Comandante Apolinário Gusmão
ELOÍSA MAFALDA – Zulmira
OSWALDO LOUZADA – Lulu Papa-Defunto
ILKA SOARES – Valéria
FRANCISCO DI FRANCO – Galileu
JACYRA SILVA – Marilena
MIRIAN PIRES – Dulce 
MARGARIDA REY – Anunciata
PAULO GONÇALVES – Neneco
GRACINDA FREIRE – Miloca Boca de Cano
SEBASTIÃO VASCONCELOS – Severino
ILVA NIÑO – Santa
ANECY ROCHA – Licinha
ANTERO DE OLIVEIRA – Quincas
LAJAR MUZURIS – Mudinho
JOÃO PAULO ADOUR – João Cláudio
SÔNIA CLARA – Leda
HENRIQUETA BRIEBA – Filó
SUZY KIRBI – Belinha
ANGELITO MELLO – Cardoso
MARIA ISABEL DE AGUIAR – Aninha
ROBERTO BONFIM – Balalaika
ADRIANO LISBOA – Delegado Paixão
EDSON ANANIAS – Marraio
PAULO RESENDE – Carijó
IVAN DE ALMEIDA – Bento 
CLÉA SIMÕES – Chica 
JOÃO LOREDO – Paguá
NANAI – Corre-Corre
ROGÉRIO FRÓES – Dr. Freitas
LEDA LÚCIA – Camila
VERA MANHÃES – Gracinha
MÁRCIA RODRIGUES – Ângela
e
CELSO CARDOSO – bicheiro amigo de Tucão
CLÁUDIA BARROSO como ela mesma
ELOÁ DIAS – dançarina
JORGE CALDAS – jornalista
JOSE MOURA – capanga de Jovelino
MARLENE como ela mesma
MILTON GONÇALVES – Caldas
MÍRIAM APARECIDA – Sula (sobrinha de Tucão) 
MÍRIAM TEIXEIRA – secretária de Tavinho
PLÍNIO MARCOS – Bem-Te-Vi
YARA JATI – mãe de Jovelino
Exibição: 28 de Outubro de 1971 à 15 de Julho de 1972
Capítulos: 179
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
Pesquisa: www.wikipédia.com.br www.memoriaglobo.combr

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...