Trilha Sonora Eterna - Terra Nostra Internacional (1999)



        Terra Nostra, clássica novela do autor Benedito Ruy Barbosa, apresentada originalmente  na virada da década de 90 para 2000, está de volta pelo Canal Viva  a partir do próximo dia 28 de fevereiro.
        A Saga de imigrantes italianos vindos para o Brasil no início do século de pano de fundo para o amor de Giuliana (Ana Paula Arósio) e Matteo (Thiago Lacerda) marcou a teledramaturgia nacional e certamente fará muito sucesso no canal.  Apesar de ainda muito recente em nossa memória, Terra Nostra fará 20 anos em setembro. Já é um bom tempo Amore Mio!
        Para celebrar essa volta e deixar os leitores do e10blog familiarizados  com a trama,  vamos dissecar faixa a faixa sua trilha, que tal qual a novela, se transformou em um clássico também.
        A trilha de Terra Nostra foi lançada em dois Cd´s e pela primeira vez a trilha internacional  saiu  antes da nacional. Na verdade como Terra Nostra falava da imigração de italianos no Brasil toda a trilha do primeiro CD são clássicos italianos interpretados em sua maioria  por cantores brasileiros, o que chamou ainda mais atenção do público para ela. Só depois foi lançada a trilha com o sub título de Volume 2, ai sim com temas nacionais mesclados com outras músicas italianas.
        Grandes nomes da nossa música nacional emocionaram em  perfeitas interpretações em italiano, como Toquinho  em “Comme Facette Mammeta”;  Zizi Possi em “Lacreme Napulitane”; José Augusto em “I Sole Mio!”; Sandy e Jr em “Malia  e “Funiculi, Funiculá” regravada pela Família Lima.


        Vamos então a esse  primeiro CD que traz um  close do belo rosto da Ana Paula Arósio, nossa eterna Giuliana,  com destaque nos seus inconfundíveis olhos verdes. Ah,  e para as meninas, na contracapa vem o rosto do Matheo (Thiago Lacerda).


“Tormento D´Amore”
Intérpretes: Aguinaldo Rayol e Charlotte Church
Compositor: Marcelo Barbosa

        Quando a novela foi viabilizada uma das primeiras preocupações foi com o tema de abertura. Afinal de contas  a trama tinha que ser  embalada por uma música que a marcasse assim que os primeiros acordes fossem ouvidos.  Tormento D´Amore” foi composta por Marcelo Barbosa, filho do autor da trama, especialmente para a novela. Gravada por Aguinaldo Rayol e a soprano galesa, então criança, Charlotte Church, a música virou sucesso imediato tão logo foi veiculada na abertura no primeiro capítulo da trama. Ganhou todas as rádios do Brasil e   levou a dupla a todos os programas de variedades e música do país durante a exibição da trama. Hoje realmente é impossível ouvir os primeiros acordes de “Tormento D´Amore” e não se transportar  imediatamente para Terra Nostra.


“O Sole Mio!”
Intérprete: José Augusto
Compositores: G. Capurro e E.Di Capua

        José Augusto, figura carimbada em várias trilhas de novelas, arriscou no italiano e emocionou o público com uma versão tupiniquim de “O Sole Mio!”, tema geral dos personagens da trama.


“Comme Facette Mammeta”
Intérprete: Toquinho
Compositores: Capaldo e Gambardella

        Em 1999, Toquinho gravou um disco só com músicas italianas, e foi dessa compilação que saiu “Comme Facette Mammeta” que só enobreceu ainda mais a trilha de Terra Nostra.


“La Signora Di Trent Anni Fa”
Intérprete: Emilio Santiago
Compositores: D. Leoni e Natoli

        Marco Antônio, o personagem do Marcelo Antonny, um dos que mais atrapalhou o romance entre Matteo e Giuliana, teve muitos amores no decorrer de Terra Nostra e suas aventuras foram acompanhadas por “La Signora Di Trent Anni Fa”   outro clássico italiano regravado especialmente para a novela pelo saudoso Emílio Santiago.


“Luna Rosa”
Intérprete: Caetano Veloso
Compositor: Vian e De Crescenzo

        Caetano Veloso embalou com “Luna Rosa” o personagem do saudoso Raul Cortez, o banqueiro Francesco, que inicia a trama com um casamento fracassado com a vilã Janete (Ângela Vieira), mas que no decorrer da história encontra o verdadeiro amor nos braços da bela Paola (Maria Fernanda Cândido).


“Come Le Rose”
Intérprete: Mafalda Minnozzi
Compositores: G. Lama e A. Genise

        Bianca Castanho estreou em Terra Nostra vivendo a bela italiana Florinda, que enlouquece a cabeça de Augusto (Gabriel Braga Nunes), o mulherengo marido de Angélica (Paloma Duarte). Para embalar a personagem, entrou na trilha Mafalda Minnozi, uma das mais populares no Brasil, cantoras italiana, interpretando “Come Le Rose”.


“Malia”
Intérpretes: Sandy e Jr
Compositores: M. Pagliari e F. Paolo Tosti

        A extinta dupla Sandy e Jr viviam o auge do seu sucesso com o lançamento do disco “As Quatro Estações” em estúdio e que no ano seguinte seria lançado numa versão do show ao vivo. Foi deste disco de estúdio que saiu “Malia”, o tema italiano da bela Rosana, a personagem da Carolina Kasting.


“Mon Ti Scordar Di Me”
Intérpretes: Paulo Szot e David Marcondes
Compositores: E. De Curtis , Furnô e Marischka

        A Dupla de cantores líricos brasileiros Paulo Zot e David Marcondes gravaram esse dueto em “Mon Ti Scordar Di Me”, especialmente para a trilha da novela. Paulo Szot, além de cantor, é bailarino clássico e ficou famoso ao protagonizar o espetáculo “South Pacific” na Broadway.


“Lacreme Napulitane/Vurria”
Intérprete: Zizi Possi
Compositores: Bovio, Buongiovanni / Pugliese e Rendine

        Lacreme Napulitane/Vurria” abria o cd “Per Amore”, trabalho só com músicas italianas gravado em 1997 pela Zizi Possi. A cantora havia explodido nas rádios de todo o Brasil um ano antes com a música “Per Amore”,  a mais marcante da trilha de PorAmor, novela do autor Manoel Carlos, e certamente esse sucesso da música foi o ponto pé inicial para a gravação do CD em italiano. Na trama de Terra Nostra a música embalou todo o drama da protagonista  Giuliana, vivida pela atriz Ana Paula Arósio.


“Funiculi-Funiculá”
Intérprete: Família Lima
Compositores: P. Turco e L. Denza

        O Clássico “Funiculi-Funiculá” regravado para Terra Nostra pela Família Lima, acompanhou as animadas festas dos núcleos dos imigrantes italianos, que mesmo passando por muitos problemas e obstáculos não perdiam a esperança.


“Santa Lucia Luntana”
Intérprete: Jerry Adriani
Compositor: E. A. Mario

        Bartolo, um dos personagens melhores construídos da trama, vivido pelo magistral Antônio Calloni, ganhou como tema “Santa Lucia Luntana” na voz do Jerry Adriani. Naquele ano, o saudoso cantor, havia gravado um disco especial só com músicas da banda Legião Urbana  em versões italiana. Foi deste compilado que foi tirado o tema para integrar a trilha de Terra Nostra.


“O Surdato ´Nnammurato”
Intérprete: Netinho
Compositores: Califano e Cannio

        Paolla, a bela italiana vivida pela Maria Fernanda Cândido,  estreando como atriz em uma novela global, seduziu muitos homens na trama e  o Brasil inteiro com sua beleza e talento, até se apaixonar perdidamente pelo banqueiro Francesco (Raul Cortez). Para acompanhar uma personagem tão solar, Netinho ,  famoso cantor de axé, foi escalada para regravar “O Surdato´Nnammurato”, mostrando uma nova faceta do seu talento imortalizada no cd da trama.


“Canzone Per Um Sognatore”
Intérprete e compositor: Marcus Viana

        Marcus Viana compôs especialmente para Terra Nostra esse tema instrumental que acompanhou as noites solitárias de Matteo (Thiago Lacerda), sempre pensando em seu grande amor, Giuliana.


Speranza (Instrumental)”
Intérprete: Marcus Viana e Transfônica Orkestra
Compositor: Marcus Viana

        A trilha fecha com mais um tema instrumental do mestre Marcus Viana. A Faixa “Speranza” parceria do cantor com a Transfônica Orkestra gerou depois uma trilha complementar para Terra Nostra – “Speranza – Uma Odisséia Italiana” só com músicas instrumentais tocadas na novela.

Veja Também: 
Novelas Inesquecíveis - Terra Nostra (1999)


Nossos Autores - Benedito Ruy Barbosa
Meus Personagens Favoritos do Thiago Lacerda
Meus Personagens Favoritos da Ana Paula Arósio
e10blog
No Tema e Na Trilha 
e10blog
Trilha Sonora Eterna 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
Vídeos: You Tube

Comentários