Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Fabíula Nascimento



        O Primeiro post do ano desta seção não poderia ter começado melhor – Fabíula Nascimento é uma das grandes estrelas da sua geração. Chegou timidamente, já mostrando seu talento e foi a cada novo papel que incorporou provando seu talento e competência para a profissão.


        A Fabíula é aquele tipo de atriz camaleônica – se transforma a cada novo personagem  - Impossível imaginar que a Olenka de Avenida Brasil (2012) e Nana de Bom Sucesso, sejam da mesma intérprete, tamanha a visceralidade empregada em ambas mostrando a essência de cada personalidade. 
        Até hoje a Fabíula nunca ganhou uma protagonista oficial, mas também  nunca precisou  para mostrar seu trabalho impecável sempre  dando ares de personagem principal a suas coadjuvantes.
        Sua carreira começou ainda bem nova, em 1994 fez curso de teatro em Curitiba, no Lala Schneider, porém ainda trabalhando, tal qual a Olenka, em salão de beleza como cabelereira. Com 17 anos,   ficou entre as 2 últimas no total de 29 candidatas, para atuar  na peça Cinderela no papel de ratinho no Espaço da Criança, ainda em Curitiba.  Ficou conhecida em sua cidade natal por atuações em várias peças de humor ao lado da Katiuscia Canoro. 
        Os 13 anos de teatro lhe renderam muita bagagem, e sua projeção nacional veio com o filme Estômago (2017),  onde viveu a prostituta Íria, fazendo no mesmo ano sua estreia na televisão com uma participação em um dos episódios do seriado Casos e Acasos na Globo.
        Em mais de 20 anos de carreira, Fabíula Nascimento  atuou em mais de 30 filmes,  20 peças teatrais e 40 produções para televisão entre séries, novelas e especiais.        
        São através dessas personagens para a tv que o blog vai  homenagear   sua atuação magistral com a Nana de Bom Sucesso e todo o conjunto da obra de sua carreira.
       
 Jaqueline de Força-Tarefa (2009 à 2011)

        Depois de pequenas participações  na minissérie Maysa – Quando Fala o Coração (2009), na novela A Favorita (2008) e alguns episódios de A Grande Família, Fabíula Nascimento ganhou  uma personagem fixa na série  policial Força-Tarefa, do Fernando Bonassi e Marçal Aquino. A Jaqueline, sua personagem era a companheira do Tenente Wilson, o protagonista vivido pelo Murilo Benício.

Olenka de Avenida Brasil (2012)

        Em 2012, veio seu grande momento na tv – a hilária Olenka de Avenida Brasil, do João Emanuel Carneiro, atualmente em cartaz no Vale a Pena Ver de Novo. A Personagem popularíssima deu projeção nacional ao nome da atriz que deu um show de humor a frente da cabelereira mais despachada do Bairro do Divino.       

Marina de Ogum de O Canto da Sereia (2013)

        A Versatilidade do trabalho da Fabíula foi testada em sua personagem seguinte. Mal acabara de gravar a Olenka de Avenida Brasil,  entrou nos estúdios de O Canto da Sereia, para dar vida a emblemática Mãe Marina de Ogum, a confidente espiritual da Sereia (Ísis Valverde) na minissérie do George Moura. A diferença entre as personagens era gritante e por isso mesmo o impecável trabalho da atriz mereceu ser aplaudido de pé.

Matilde de Joia Rara (2013)

        Em 2013, deu vida a simplória Matilde na trama de Joia Rara, da dupla de autoras ThelmaGuedes e Duca Rachid. Moça do interior que vem para o Rio de Janeiro à procura de trabalho no Cabaré Pacheco. Bonita e bondosa, fica amiga dos monges quando chegam ao Brasil. Apaixona-se por Sonan, o personagem do Caio Blat e vive uma linda história de amor até casarem na reta final da trama.

Cristina de Boogie Oogie (2014)

        Em Boogie Oogie, do Rui Vilhena, Fabíula Nascimento  viveu sua primeira vilã – a megera Cristiana, que se transforma  depois de perder o marido para Gilda, a personagem da Letícia Spiller. Começa como uma simples professora de inglês, porém muito mesquinha e interesseira se transforma em uma mulher descontrolada pelo ciúme e a raiva.  A atriz foi aplaudidíssima pelo tipo até então inédito em sua carreira.

Paulucha de I Love Paraisópolis (2015)

        Outra personagem marcante do currículo de Fabíula Nascimento veio em I Love Paraísopolis, trama das sete dos autores AlcidesNogueira e Mário Teixeira. A Paulucha, era uma confeiteira de mão cheia – Tia de Grego(Caio Castro), não aprova o comportamento do sobrinho e sua influência sobre a comunidade. Justa e trabalhadeira, acaba se envolvendo com Tomás (Dalton Vigh), um homem casado, o que acaba lhe pondo na linha de foco de Clarice (Ângela Vieira), a esposa de Tomás.

Eulália de Velho Chico (2016)

        Em 2016, foi um dos destaques da primeira fase de Velho Chico, do autor BeneditoRuy Barbosa, com a visceral Eulália, uma  mulher reprimida por não poder gerar um filho e que acaba arrancando forças de onde não tinha para cuidar da fazenda da família, depois do assassinato do marido em uma tocaia.

Cacau de Segundo Sol (2018)

        A Cacau de Segundo Sol, do João Emanuel Carneiro, foi outra personagem interpretada pela Fabíula que conquistou o público com  força e empatia. Irmã da protagonista Luzia (Giovanna Antonelli), deixa Boiporã para tentar a sorte em Salvador. Orgulhosa e cheia de atitudes, tem tino para os negócios, mas falta talento para o amor. Após a fuga da irmã, assume a responsabilidade de criar o sobrinho, enquanto a sobrinha é adotada pelos seus patrões ricos. Com o passar dos anos, torna-se proprietária de um dos mais badalados restaurantes de comida baiana na capital soteropolitana  e recomeça , mais de 20 anos depois,  o relacionamento com os dois homens que a fizera sofrer no passado.

Veja Também:
Meus Persoangens Favoritos do Walmor Chagas 
e10blog
Meus Personagens Favoritos 
Mais post´s sobre FABÍULA NASCIMENTO
Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Novelas Inesquecíveis – Órfãos da Terra (2019)

5 Anos   da última trama da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid e ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela         A Estética primorosa foi o grande destaque   de Órfãos da Terra , última novela da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid , que mostrou com a maestria a história   d a guerra dos refugiados e seus dramas, com uma   riqueza de detalhes que só deu ainda mais credibilidade à produção.           Impressionante a estética e a qualidade técnica das cenas nas locações na Síria. A estética foi também um diferencial   em  Cordel Encantado   (2011) e  Joia Rara  (2013) , outras    novelas de sucesso da dupla.         Aliás nesse ponto elas foram peritas, sensíveis na abordagem e com um cuidado primoroso com o belo texto. O Engajamento no combate à discriminação foi mantido do começo ao fim, sem comprometer em nenhum momento o roteiro, mostrando que é possível sim apresentar    uma trama com assuntos pertinentes sem jogar o didatismo radical na cara do telespectador.    

Trilha Sonora Eterna - Sinhá Moça (2006)

         A Segunda versão de  Sinhá Moça   (2006), trama do autor  Benedito Ruy Barbosa ,  estreou no início do ano   no  Canal Viva,  substituindo a reprise de  Escrito nas Estrelas  (2010), a partir das 15:30.         Protagonizada por  Débora Falabella ,  Danton Mello   e um grande elenco, a novela tem direção geral de  Ricardo Waddintgon e é considerada um dos grandes sucessos do horário nos anos 2000.         Remake da novela exibida em 1986 com a história dos personagens Sinhá Moça ,   Rodolfo   e Barão de Araruna, vividos por LucéliaSantos, Marcos Paulo e Rubens de Falco na ocasião – agora interpretados por Débora Falabella, Danton Mello e Osmar Prado . Baseada no romance de Maria Dezonne Pacheco Fernandes (lançado em 1950), a história já tivera uma versão cinematográfica, produzida pela Vera Cruz em 1953, dirigida por Tom Payne e Oswaldo Sampaio , com Eliane Lage (Sinhá Moça), Anselmo Duarte (Rodolfo) e José Policena (Barão de Araruna). A Trilha Sonora de Sinh

“Pecado Capital”, “Decadência”, “Malhação 1999”, “Terra Nostra” e “Fogo sobre Terra” entram na Globoplay em Maio

          Veja   a lista de novelas que entram na Globoplay em Maio: Dia 06.05    - Pecado Capital (1998) – Remake de um dos grandes sucessos da Janete Clair , reescrito pela Glória Perez e protagonizado por Carolina   Ferraz, Eduardo Moscovis e Francisco Cuoco . Dia 13.05   - Entra a    minissérie Decadência (1995),   do Dias Gomes , protagonizada   por AdrianaEsteves e Edson Celulari . Dia 20.05   - Malhação 1999   - A Temporada protagonizada por Priscila Fantin , Mário Frias e Samara Felippo . Dia   27.05   - Entra Terra Nostra (1999), do BeneditoRuy Barbosa , agora completa   com os seus 221 capítulos pelo Projeto Originalidade e,   pelo   projeto Fragmentos   entra Fogo sobre Terra com 6 capítulos salvos. Veja   Também: Fogo sobre Terra  Malhação (1995)  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Tributo “Manoel Carlos”

          O Documentário Tributo já virou o melhor programa na tv das sextas a noite. Nesta sexta foi a vez do rei das Helena´s, o mais conhecido morador do Leblon no Rio, o   dramaturgo ManoelCarlos , nosso eterno Maneco.           A Veiculação na tv aberta   do documentário foi além   de tudo, um   afogo em nossos corações, nesta semana em que a atriz e filha do autor   divulgou sobre   a   doença do pai, foi bom demais rever   fragmentos das maravilhosas obras desse autor que sabe como ninguém escrever   e desenvolver   um texto em teledramaturgia com uma delicadeza e perícia de poucos.         Como imaginar   viver em um mundo sem ter conhecido as Helena´s do Maneco, ou a Eduarda ( GabrielaDuarte) e a Laura   ( Viviane Pasmanter ) de Por Amor (1997); a Paula ( Carolina Ferraz ) e   a Sheila   ( Lília Cabral)   de História de   Amor (1995), o Quinzinho e João Victor (Tony Ramos ) de BailaComigo (1981); A Íris    ( Déborah Secco ) e a   Capitu ( Giovanna Antonelli)   de

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó