Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

No Tema e Na Trilha do Whitney Houston



        Conhecida como “A Voz” e também “A Rainha da Balada” no post de hoje vamos relembrar os temas em novelas da diva Whitney Houston, a premiada cantora, compositora, atriz, produtora, supermodelo e empresária norte-americana.  Considerada por grande parte da crítica especializada  a melhor vocalista de todos os tempos.
        Whitney é a artista mais premiada de todos os tempos, de acordo com o Guinnes World Records, em 2009. Em sua lista de mais de 451 prêmios estão 2 Emmy´s, 7  Grammy´s e 38 Billboard Music Awards.  Com mais de 300 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo,   a cantora teve várias inspirações de cantores do soul em destaque  para a sua própria família, com a mãe Cissy Houston e as primas, ninguém menos que Dionne Warwick e Dee Dee Warwick. 
        A artista começou a cantar com o coral gospel júnior de uma igreja em Nova Jersey aos 11 anos de idade. Depois foi backing vocal nos shows de sua mãe por boates de Nova York. Em 1983, ano de início de sua carreira,  foi  descoberta por Clive Davis. O Empresário da Arista Records viu um potencial vocal  único  em Whitney.
        Houston lançou seis álbuns de estúdio e três de trilha sonora, todos eles certificados com diamante, multiplatina, platina e ouro pela Recording Industry Association of América. Seu álbum de estreia, lançado em 1985, se tornou o mais vendido por uma artista feminina, com 25 milhões de cópias. O Segundo, de 1987, tornou-se o primeiro de uma artista feminina a entrar em primeiro lugar na Billboard 200.
        Em 1992, com o sucesso do filme O Guarda-Costas, primeiro na carreira da também atriz,  Whitney viu seu nome se transformar em unanimidade. A trilha  original do filme ganhou o Grammy  de álbum  do ano e o single “I Will Always Love You  se tornou o mais vendido por uma artista feminina na história da música .
        Witney Houston, assim como toda grande estrela, protagonizou polêmicas e dramas em sua vida pessoal. Em 2002, durante o lançamento do “Just Witney”, a cantora declarou sofrer de depressão desde adolescência e por isso se viciou em cocaína, maconha e outros tipos de drogas. 
        A Cantora nos deixou precocemente em 2012, inicialmente por um acidente – Whitney se afogara na banheira de um hotel. Mas os mitos e as divas até para partir são um incógnita, várias outras versões da morte foram declaradas pela imprensa de todo o mundo. Mas essa grande perda para o mundo da música mundial  só não foi  maior do que seu legado e herança deixados, com  clássicos que ajudaram a escrever a história da música e do show business.

“Hold Me” com Teddy Pendergrass (Livre para Voar/1984)


        A Primeira aparição da Whitney Houston em uma trama brasileira  ocorreu em Livre para Voar, novela do autor Walther Negrão.  Hold Me” é  um dueto da estrela com Teddy Pendergrass, que veio no álbum  de estreia da cantora, que inclusive foi a entrada triunfal da Whitney nos Estados Unidos.  Em Livre para Voar a música foi o tema do casal Jajá e Janda, os personagens vividos pelo Rodolfo Bottino e Denise Milfont.

Nobody Loves me Like You Do” com Jermaine Jackson (Um Sonho a Mais/1985)


        Witney Houston regravou  o sucesso romântico country  “Nobody Loves Me Like You Do”, retirado  também do seu bem sucedido álbum de estreia. A Gravação é um dueto da Witney  com Jermanie Jackson e engrandeceu  muito a trilha internacional de Um Sonho a Mais, do autor Daniel Más.

Saving All My Love For You”  - (DeQuina Pra Lua/1985)



        A Balada jazz “Saving All My Love For You  foi o segundo single do álbum de estreia da Whitney Houston. A Canção deu a cantora o Prêmio Grammy de Melhor Performance Pop Vocal feminina e uma American Music Award de melhor Vídeo Musical de R&B/Soul. Em De Quina Pra Lua a música foi tema  romântico dos casais jovens da história.

Greatest Love of All” – (Cambalacho/1986)


        Um dos maiores sucessos da Whitney veio na trilha de Cambalacho, do Silvio de Abreu – “Greatest Love of All” foi o tema romântico de Amanda e Rogério, os personagens da Susana Vieira e o do saudoso Cláudio Marzo.  Escrita pelos compositores Michael Masser e Linda Creed, gravada originalmente em 1977 pelo cantor e guitarrista americano Georse Benson. Essa versão original foi gravada especialmente para ser o tema principal do filme The Greatest, uma cinebiografia do grande boxeador Muhammad Ali. Oito anos após, foi essa versão da Whitney Houston que fez a  música explodir nas paradas de sucesso de todo o mundo.

Didn´t We Almost Have it All” – (Mandala/1987)


        Depois de “O Amor e o Poder” na voz da Rosanna,  que personificou Jocasta, a personagem da Vera Fischer , com a Deusa de Mandala, o tema internacional tinha que seguir o mesmo estilo. Para isso foi escalada ninguém menos que  a diva Whitney Houston com “Didn´t We Almost Have It All”, um dos maiores hits da intérprete.

Where do Broken Hearts Go? – (Vale Tudo/1988)


        Em Vale Tudo Internacional  entrou a balada “Where do Broken Hearts Go?, escrita por Frank Wildhorn, co-escrita por Chuck Jackson e produzida por Narada Michael. Inicialmente a cantora recusou-se a gravar a canção, porém aconselhada por Arista Records e Clive Davis, que acreditavam no sucesso da regravação, ela acabou concordando. A música se tornou o sétimo número 1 consecutivo de Whitney Houston na Billboard.

One Moment in Time” – (O Salvador da Pátria/1989)




Um dos grandes destaques do disco é a interpretação de Whitney Houston em “One Moment in Time” , música com a qual Whitney abriu os Jogos Olímpicos de Seul, na Coreia do Sul em 1988. A Canção é um hino e superação para os atletas que são incentivados a acreditarem neles mesmos. A Canção é espetacular apesar de seu conteúdo não ter nada a ver com a personagem de O Salvador da Pátria , novela do Lauro César Muniz, a qual foi tema. A música embalou a bela Gilda, personagem da Susana Vieira,  esposa e braço direito de Severo Branco (Francisco Cuoco), que aceitava  até as amantes do marido em troca do poder político da região.

“All Man That I Need” – (Lua Cheia de Amor/1990)


       
        All Man That I Need” é uma canção de rhythm and blues (R&B) escrita pelos compositores norte-americanos Dean Pitchford e Michael Gore. A canção foi gravada por Linda Cliford em 1982, Whitney gravou essa versão em 1989,  que vinha como penúltima faixa  do lado B da trilha internacional de Lua Cheia de Amor, escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsonh e Maria Carmem Barbosa.

I Look You” – (Viver a Vida/2009)


        Luciana e Miguel, o principal casal romântico de Viver a Vida (2009), novela do Manoel Carlos, vividos pela Alinne Moraes e Mateus Solano, ganhou “I Look You” como tema, a canção  intitulava o sétimo e último álbum de estúdio da Whitney Houston. A Cantora estava há quase 19 anos fora das trilhas de novelas no Brasil e encerrou sua trajetória   como sempre viveu – espetacular! 

Veja Também:
Novelas Inesquecíveis - Livre para Voar (1984) 
No Tema e Na Trilha do Moraes Moreira 
Veja a lista de 50 novelas a ser disponibilizadas na Globoplay
e10blog
No Tema e Na Trilha 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
Vídeos : You Tube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

"A Viagem" comemora 30 anos com retorno ao Canal Viva a partir desta segunda-feira

            O  Canal Viva   reapresenta a partir desta segunda-feira (22.04) mais uma reprise da novela  A Viagem , um dos clássicos do horário das sete da  Globo ,  remake da  autora  Ivani Ribeiro ,  que completa 30 anos este mês, exibida originalmente em 1994 e protagonizada por  Christiane Torloni ,  Antônio Fagundes  e  Guilherme Fontes .          A  novela  que  aborda a vida após a morte, de acordo com a doutrina kardescista, foi sucesso de crítica e público sendo uma das mais marcantes da década de 90. Relembre a trama :   Alexandre  ( Guilherme Fontes ) é um  playboy  inconsequente que matou um homem em um assalto. Ao tentar fugir da polícia, é delatado pelo irmão Raul  (Miguel Falabella)  e pelo cunhado Téo ( Mauricio Mattar) . O famoso criminalista Otávio Jordão  (Antônio Fagundes) não aceita defendê-lo nos tribunais, pois a vítima era um amigo pessoal. Para ajudá-lo, Alexandre conta apenas com a irmã mais velha, Diná ( Christiane Torloni ), mulher de Téo, qu