Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

Homenagem da Semana – Ângela Leal

A Dona Xepa

Ângela Maria Rodrigues Leal (08 de Dezembro de 1947 – 65 anos)

        Dona Xepa a nova novela da Record estreou na semana passada, e infelizmente não foi bem recebida pelo grande público, o alvo da trama que  entre outras coisas foca na nova classe C. Mas a novela já pode comemorar um feito, Ângela Leal no papel da protagonista. A emissora pensou em vários outros nomes do seu casting e inclusive foi feito um convite a Betty Faria, mas na última hora foi fechado com Ângela Leal, que teve que sair mais cedo de Balacobaco onde interpretava Heloísa para assumir o papel na próxima atração da casa.
Foto : http://sessao.tv.br/w
        Gustavo Reiz adaptou a peça de Pedro Bloch tal qual foi a primeira versão na Globo em 1977 do Gilberto Braga  com a saudosa Yara Cortes  no papel título  e a releitura em 1990 com o título de Lua Cheia de Amor  dos autores Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbosa, com Marília Pera vivendo a Genu papel corresponde a Xepa.
        Ângela Leal mostrou logo nos primeiros capítulos uma Xepa totalmente crível e sem caricaturas, uma mulher do povão, a qual poderíamos encontrar em qualquer feirão dessa Brasil a fora.
Com Bemwindo Siqueira
Foto : http://entretenimento.r7.com/blogs/
        A Atriz já merecia esse papel há um bom tempo, a Dona Xepa é sua primeira protagonista em uma carreira que já tem mais 43 anos de estrada. Embora não tenha feito nenhuma protagonista , seus personagens são sempre marcados por uma atuação brilhante em um sensível trabalho de constituição, sempre deixando grandes momentos para a Tv, provando que grandes talentos brilham independentes do tamanho do personagem.
        Ângela Leal se formou em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e apesar de sempre ter gostado de teatro, não pensava em se profissionalizar.  A Atriz é mãe da também atriz e estrela global Leandra Leal. Mais tarde, insatisfeita com a profissão, decidiu fazer um curso de teatro com Sérgio Britto, e ao término do curso foi indicada para participar da novela Irmãos Coragem, da autora Janete Clair na  Rede Globo , onde interpretou Iolanda.




        Pronto,  estava iniciada a carreira profissonal daquela ex-advogada. Ainda na década de 70 Ângela  deu vida  a uma personagem  homônima na novela O Homem que Deve Morrer (1971), foi a Jane de Selva de Pedra (1972) e a Carmem de O Semideus (1973) todas  da autora Janete Clair.

Irmãos Coragem O homem que deve morrer 
Selva de pedra O semideus


        Em 1975 ela deu vida a Olga em Gabriela (1975) novela adpatada do romance de Jorge Amado por Walther George Durst; em 1976 foi a Carmem de Escrava Isaura  do Gilberto Braga e a Ruth de Vejo a Lua no Céu (1976) do autor Sylvan Paezzo.

Gabriela 
Escrava Isaura


        Em 1977 ela volta em outro grande sucesso de Janete Clair, vivendo a Laura da primeira versão de O Astro. No mesmo ano  integra o elenco da primeira versão de Dona Xepa adaptada  por Gilberto Braga , vivendo a personagem Regina.

        A Década de 80 se inicia com Angela Leal vivendo a Suely de Água Viva do Gilberto Braga; foi a Bebel Paraguaçu de O Bem Amado (1980) do Dias Gomes e a Yara da minissérie Quem Ama Não Mata (1982) do Euclydes Marinho.

        Na Globo ela participou ainda das novelas Sétimo Sentido (1982) da Janete Clair;  de Roque Santeiro (1985) do Dias Gomes  e da minissérie Tenda dos Milagres (1985) do Aguinaldo Silva.

Roque santeiro (1985) Tenda de milagres 

        Em 1986 Ângela deixa a Globo e integrou o elenco da minissérie Carne de Sol do autor Orlando Senha, ao lado de Carlos Vereza na Bandeirantes, passando pela Rede Manchete no  mesmo ano para integrar o elenco da novela Novo Amor (1986) do autor Manoel Carlos. Na emissora participou ainda no ano seguinte da minissérie A Rainha da Vida (1987) do Wilson Aguiar Filho e Leial Micollis.

Pantanal
Foto : http://www.jblog.blogger.com.br/
        Voltou a Globo em 1987 para uma partipação na novela Mandala do autor Dias Gomes ,  mas foi em 1990 que a atriz fez sua primeira personagem mais popular, dando vida a Maria Bruaca  na novela Pantanal do autor Benedito Ruy Barbosa na Manchete.  A atriz passou a década de 90 quase toda na Manchete , onde participou ainda das novelas A História de Ana Raio e Zé Trovão (1991) do Marcos Caruso e Rita Buzzar; Guerra sem Fim (1993) dos autores José Louzeiro e Alexandre Lydia. Participou também da minissérie que nunca chegou a ser exibida , O Marajá dos autores José Louzeiro, Regina Braga , Eloy Santos e Alexandre Lydia e Confissões de Adolescentes (1994)  criação da Maria Mariana, e das novelas Tocaia Grande (1995) dos autores Duca Rachid, Marcos Teixeira e Marco Lazarini; Xica da Silva (1996) do autor Walcyr Carrasco sob o pseudônimo de Adamo Angel e Mandacaru (1997)  do autor Carlos Alberto Ratton.

        No finalzinho da década de 90 ela de volta a Globo participa do elenco da minissérie Chiquinha Gonzaga do autor Lauro César Muniz e em 2000 estreia na Record na novela Vidas Cruzadas dos autores Marcus Lazarini e Ecila Pedroso.

Chiquinha Gonzaga


        De volta à Globo em 2006 ela participa das novelas Páginas da Vida (2006) do Manoel Carlos e Sete Pecados (2007) do Walcyr Carrasco.

Sete pecados
Páginas da vida


        No mesmo ano de 2007 , Angela fecha contrato com a Rede Record (onde está até hoje) e estreia na novela Amor e Intrigas da Gisele Joras. Na emissora participou ainda das novelas Bela , a Feia (2009)  também da  Gisele Joras , da minissérie Rei Davi da autora Vivian de Oliveira e  novamente em outra trama da Gisele Joras,  Balacobaco (2013).

Foto : http://i1.r7.com/data/

        No cinema Ângela Leal  participou de 7 produções , entre elas o elogiadíssimo Zuzu Angel , que conta a história de Hildegard Angel.

        Cinema


Foto : http://i1.r7.com/d

Uma  dama na arte de interpretar assim é  Ângela Leal, que embora com toda essa bagagem de experiência, sempre nos surpreende com um personagem melhor  que o outro. Acho que na Globo a atriz foi injustiçada, mas sua fase na Manchete e seus últimos personagem na Record  fizeram jus ao  seu talento.

Termino essa homenagem na torcida para que a Dona Xepa consiga se firmar no horário, e que a Ângela Leal ainda nos brinde com mais cenas hilárias e emocionantes dessa feirante contagiante.

Foto : www.correiodeuberlandia.

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : wikipédia.com , teledramaturgia.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em Laços de Família (2000) Jesuíno – Cauã Reymond em   Cordel Encantado   (2011)   Veja Também: Trilha Sonora Eterna - Cidadão Brasil