Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Anjo Mau (1976)


        O retorno da trama do remake de Anjo Mau (1997) no Vale a Pena Ver de Novo  me fez lembrar que a primeira versão da trama fez 40 anos e o post de hoje vai comemorar esse aniversário.
        A novela foi a primeira do autor Cassiano Gabus Mendes na Globo que havia se credenciado graças ao sucesso de Beto Rockfeller (1968) da qual ele havia sido diretor de criação e idealizador. Aliás, Anjo Mau marcou outras estreias -  o Luiz Gustavo na Globo, e a Susana Vieira como protagonista oficial pela primeira vez.

        Anjo Mau  se transformou em um grande sucesso de crítica e audiência, além de lançar o estilo do autor que se perpetuaria em outros trabalhos. O charme, leveza, requintes de comédia,  folhetim, beleza   e  bom gosto  que marcaram a novela se transformaram na sua marca inconfundível.

        A trama  já começava com um diferencial, sua protagonista na verdade era a antagonista, ou seja a vilã da trama. Nice (Susana Vieira) a moça pobre que não mede esforços para atingir seus objetivos conquistou o Brasil, porém nesta versão a Babá não pode viver o amor ao lado de Rodrigo (José Wilker) e mesmo sem a Globo e  o autor assumirem, sob pressão da ditadura Cassiano matou a Nice de parto do filho que esperava do Rodrigo chocando o público, que não esperava pelo final trágico da babá.
        O último capítulo deu um alto índice de audiência e esse mesmo público que esperou ansioso pelo encerramento da trama, reclamou do seu final. O público já havia perdoado a Nice. O Fato acabou levando Cassiano Gabus Mendes ao programa do então apresentador Moacyr Franco, numa tarde do domingo seguinte ao término da trama para por panos quentes na história da morte da Nice.
        Em 1997, no remake escrito por Maria Adelaide Amaral, o público foi finalmente ouvido e a Nice  (Glória Pires) pode ter seu final feliz ao lado de Rodrigo (Kadu Moliterno).
Adicionar legenda
        A Nice foi a primeira protagonista da atriz Susana Vieira, que ganhou a personagem graças ao seu destaque na trama de Escalada (1975) um ano antes, vivendo a personagem Cândida. No remake de 1997, Susana Vieira foi homenageada pela autora que a convidou para participar do último capítulo como a nova babá da casa dos Medeiros. A cena foi emocionante e proporcionou o encontro de Susana com Glória Pires, as duas Nice´s.

        As pinceladas de humor do Cassiano não faltaram em Anjo Mau através dos personagens dos atores Osmar Prado e Pepita Rodirigues, que viveram o casal Getúlio e Stela. Os atores estavam na medida certa e seus  personagens ganharam  a empatia do público e viraram destaque na novela.

        Porém nem tudo foram rosas em Anjo Mau. José Wilker e Renée de Vielmond, então casados e ambos no elenco da trama se desentenderam com a produção e direção da novela. Herval Rossano teve que ter um bom jogo de cintura para segurar Wilker até o final da novela. O Ator não aceitava os rumos  do seu personagem. Por fim as reclamações foram abafadas e em nada atrapalharam  o desempenho da novela.
        Os vestidos longuetes usados pelas atrizes Ilka Soares, Vera Gimenez e Renée de Vielmond tomaram as ruas do Brasil. Eram vestidos compridos, de alças nos ombros.

        “Meu Mundo e Nada Mais” música que lançou   Guilherme Arantes no cenário musical brasileiro, tema do personagem Rodrigo,  acabou virando o grande sucesso fonográfico do ano e a marca registrada da novela. Impossível  ouvir os primeiros acordes do piano que introduzem a música e não lembrar da trama. A música também integrou a trilha sonora do remake.
        Devido à exibição dos jogos olímpicos de 1976, em Montreal , a Tv Globo teve que alterar os capítulos finais de Anjo Mau e  o último foi apresentado excecionalmente  em uma terça-feira,  sem  reprise.

        Anjo Mau é aquele tipo de trama que sempre é   bom  revê-la, e vamos ter esse prazer já que o remake de 1997, também marcado pelo sucesso e já relembrado aqui  na blog,  será a próxima atração do Vale a Pena Ver de Novo.  

Ficha Técnica:
Novela do Autor Cassiano Gabus Mendes
Direção Geral : Régis Cardoso
Elenco:
SUSANA VIEIRA – Nice
JOSÉ WILKER – Rodrigo
RENÉE DE VIELMOND – Léa
LUIZ GUSTAVO – Ricardo
PEPITA RODRIGUES – Stela
OSMAR PRADO – Getúlio
JOSÉ LEWGOY – Augusto
VANDA LACERDA – Alzira
MÁRIO GOMES – Luís Carlos
VERA GIMENEZ – Paula
SÉRGIO BRITTO – Téo
ILKA SOARES – Marilu
JAYME BARCELLOS – Rui Novaes
ROSITA TOMAZ LOPES – Odete
REYNALDO GONZAGA – Fernando
ZANONI FERRITE – Júlio
NEILA TAVARES – Tereza
GILDA SARMENTO – Carmem
KÁTIA D’ANGELO – Soninha
HENRIQUETA BRIEBA – Carolina
ÁTILA IÓRIO – Onias
HORTÊNCIA TAYER – Lígia
LÍDIA VANI – Manoela
RUTH MARQUES – Catarina 
o bebê ERIC GOMES BARBOSA – Edinho (filho de Stela e Getúlio)
e
CLARISSE ABUJAMRA – Flávia
DÉBORA DUARTE – Sônia (nova babá de Edinho, no último capítulo)
FERNANDO VILLAR
FRANCISCO MORENO – Edmundo Medeiros (patriarca dos Medeiros)
HELOÍSA RASO – Vivi
JOSÉ DIAS – Zelão
LUCIR SPÍNOLA – delegado
LUIZ RICARDO
MARGARIDA REY
MARLO BORGES DE AGUIAR
MAURÍCIO GONÇALVES – Ivan (amigo de Luís)
SELMA LOPES – vizinha de Alzira
Exibição : 02 de Fevereiro a 24 de Agosto de 1976
Capítulos: 175
Adicionar legenda

Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : teledramaturgia.com, memóriaglobo.com


Comentários

  1. ... realmente foi um ícone doa anos 70!
    Ainda mais pelos avanços da época; e temas ainda TABU.
    Só que PRAZER EM REVER NA VERSÃO DE 1997 - perdão mermo.
    Esses remakes têm a meta de 'trazer a mesma coisa da 1a versão' _ ledo engano.
    E vendo o SANCHEZ BLANCO em TRAJES DE BANHO/tentação mesmo. Num comercial de 1985 onde "aparecia de roupão e sem nada". Uau.

    ResponderExcluir
  2. A Versão chilena de Anjo Mau do canal 13, também fez muito sucesso em seu País. Carolina Aguerri fez a Nice e é muito agradecida por ter feito a personagem. Tem algumas cenas no YouTube. Essa versão é mais fiel a versão de 1976.

    ResponderExcluir
  3. Novela de grande sucesso, Cassiano escrevia de tal forma que prendia nosso interesse pelos acontecimentos, mas um ponto que observo q na época da década de 70 ainda existia o machismo muito forte, dando a entender que as mulheres se apaixonavam e viviam na dependência desse amor, ja o homem podia trair e trocar de mulher quando bem queriam sem sofrer de amor. Acho que Cassiano escrevia para o universo feminino de forma rica e reflexiva, mas deixavam-nas acorrentadas pela dependência amorosa de um único homem!

    ResponderExcluir
  4. um grande presente poder ver esse clássico dos anos 70 Anjo Mau, novela linda demais, agradável, muito bom o trabalho de Zanoni Ferrite, Neila Tavares, Luis Gustavo, Jose Lewgoy, Wanda Lacerda, Katia Dangelo, Rosita Thomaz Lopes, realmente as personagens de Renee e Wilker são chatos. trilha sonora internacional perfeita;

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube