Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Luiza Tomé


        O post de hoje vai falar de uma conterrânea desse autor que vus fala. Ninguém menos que a cearense e  deusa Luiza Tomé, que vem dando um show  em seu mais novo trabalho na tv, a esfuziante Rosalinda Pavão, na trama de Escrava Mãe, do Gustavo Reiz.
        Aos 52 anos, Luiza Tomé  tem um currículo invejável  com interpretações memoráveis de grandes mulheres que marcaram a teledramaturgia nacional.
        Musa dos anos 90, logo em seus primeiros papéis a atriz provava que era bem mais do que uma bela mulher.
        Sua estreia foi em 1984, na trama de Corpo a Corpo, novela do autor Gilberto Braga. Daí então  foi praticamente um personagem por ano, cada um mais marcante que outro.
        Para celebrar  mais esse trabalho da atriz,  o e10Blog vai relembrar suas melhores personagens  numa viagem inesquecível por grandes momentos  da atriz nas novelas.

Carol de Tieta (1989)

        A “Teúda e Manteúda” de Modesto Pires (Armando Bógus), da novela Tieta, do autor Aguinaldo Silva, baseado no romance de Jorge Amado,  foi a segunda personagem da Luiza Tomé na tv e a primeira que lhe deu destaque nacional. Carol esbanjava beleza e no decorrer da trama, depois de livrar-se das garras de Modesto , encontra o amor  nos braços de Osnar (José Mayer)   e todo o respeito das mulheres de Santana do Agreste, que inicialmente a menosprezavam.  Luiza Tomé construiu a personagem mesclando a sensualidade da mulher nordestina com uma pitadinha de humor, e mesmo num elenco cheio de grandes intérpretes encabeçados por Betty Faria, ela conseguiu brilhar.

Francisca de Riacho Doce (1990)

        Em 1990, Luiza Tomé ganhou mais uma personagem que se tornaria inesquecível na tv, a Francisca da minissérie Riacho Doce, do autor Aguinaldo Silva, baseada na obra de José Lins do Rêgo. Sua personagem começava a trama como uma das últimas amantes de Nô, o protagonista vivido pelo Carlos Alberto Ricelli. Francisca vivia afastada das demais mulheres da aldeia por que Vô Manuela (Fernanda Montenegro), uma espécie de guia espiritual dos moradores e avó de Nô, não a perdoara por ter engravidado do seu neto prometido à Deus.  No decorrer da trama, Francisca acaba seduzindo, mesmo sem querer, o neto mais novo de Manuela. O Amor entre eles acaba quebrando a praga que a velha havia lhe jogado, secando seu útero.  Grávida, mesmo depois da morte do seu grande amor, Francisca pode ser feliz novamente. Na trama além de uma interpretação impecável, Luiza Tomé esbanjou e exibiu sua nudez em várias cenas. Ficava difícil dizer o que era mais bonito: Luiza Tomé ou as belas paisagens de Fernando de Noronha?

Vida de Pedra sobre Pedra (1992)

        Outra personagem marcada pela sensualidade vivida pela Luiza Tomé foi a cigana Vida da novela Pedra sobre Pedra, do autor Aguinaldo Silva. A cigana previa o futuro de todos ao seu redor, e era reprimida para o amor até conhecer Carlão, personagem do Paulo Betti . O Bom vivant da cidade de Resplender consegue quebrar as barreiras de Vida que acaba se entregando a uma  linda história de amor  em seus braços. Esse amor enfrenta várias obstáculos principalmente pelo fato de Carlão não ser Cigano.    

Maria dos Remédios de Fera Ferida (1993)

        Em 1993, Luiza Tomé defendeu novamente outra personagem do autor Aguinaldo Silva. Em Fera Ferida, a atriz deu vida a recatada e simplória Maria dos Remédios.  A personagem tinha umas curiosidades. Era Analfabeta e vive quase uma paixão pelo Professor Praxedes (Juca de Oliveira) quando este resolve alfabetizá-la. Maria dos Remédios ainda é embalada por outro mistério. Apesar de casada há anos com Chico da Tirada, o personagem do Tonico Pereira, ela ainda é virgem.  No decorrer da trama é revelado que a personagem sofria do que chamamos popularmente de  “hímen-elástico” e por isso continuava supostamente virgem mesmo mantendo relações.

Scarlett de A Indomada (1997)

        Fogosa e temperamental! Essa era a Scarlett, a primeira dama de Grenvillle, cidade fictícia  da novela A Indomada, do autor Aguinaldo Silva.  Totalmente  perua e fútil, Scarlett se faz de burra  mas na verdade é a mais esperta da família Mackenzie. Acaba fazendo do pai Pitágoras (Ary Fontoura) e  Ypiringa (Paulo Betti), seu marido,  o que bem quer.  Inesquecível a cena em que Scarlett gemendo de tanto amor para dar ao marido, consegue transpassar as grades da carceragem da delegacia da cidade onde Ypiranga fora preso,  para dormir em seus braços. 

Rosa Palmeirão de Porto dos Milagres (2001)

        A Rosa Palmeirão, personagem que a atriz viveu na trama de Porto dos Milagres, mais uma inesquecível criado por Aguinaldo Silva para ela, era uma mulher de “fogo nas ventas”, capaz de qualquer coisa por ódio ou por amor. Na primeira fase da trama Rosa era meiga e dedicada ao noivo com quem estava prestes a casar. Depois de vingar a morte da irmã, assassinada depois de um estupro, passa 20 anos na cadeia e se transforma em um mito  na região. Ao retornar a Porto dos Milagres ela funda um famoso bordel que choca as beatas da cidade. A beleza de Rosa consegue derrubar as muralhas de Félix Guerreiro (Antônio Fagundes) e ele quebra a pacto de amor e cumplicidade com a esposa vilã Adma (Cássio Kiss Magro). Mesmo apaixonada por Félix, Rosa é a responsável pelo seu assassinato deste quando descobre sua verdadeira face de mau-caráter. A personagem forte e ao mesmo tempo muito feminina sem dúvidas foi uma das melhores da atriz  e  uma espécie de grande despedida da Globo. Depois de Porto dos Milagres, Luiza fez a novela Começar de Novo (2004) e ao seu término foi convidada  pela Record , sendo   hoje  uma das grandes estrelas da emissora.

Teresa de Cidadão Brasileiro (2006)

        Em 2006, Luiza Tomé estreou em grande estilo na Rede Record. Ela deu vida a professora Teresa, uma mulher de 36 anos  e desquitada,  na trama de Cidadão Brasileiro, do autor Lauro César Muniz.  Sua personagem era uma professora que tentava a todo custo mostrar a importância da alfabetização e lutava pela implantação de escolas rurais na cidade de Guará.  Mais a personagem   passou por um dilema depois que se apaixona pelo jovem Marcelo (Bruno Ferrari) por quem sua filha Eleni (Maytê Piragybe) também se apaixona. Sua relação com Marcelo   não é aceita pela sociedade preconceituosa da cidade,  além de criar um grande abismo entre mãe e filha.

Geraldine de Máscaras (2012)

        Em 2012, Luiza Tomé volta a interpretar uma personagem do autor Lauro César Muniz. O mesmo que lhe deu a inesquecível Teresa de Cidadão Brasileiro, presentou Luiza com a Geraldine da novela mais conhecida com o maior fracasso da casa, Máscaras.  Luiza Tomé num ato desesperado foi âs  redes sociais pedir para sair da novela , pois achava que  sua personagem  era um peso morto na trama. O pedido e declaração da atriz caiu como uma bomba nos bastidores de Máscaras que já sofria com uma enxurrada de críticas da imprensa  e do grande público.

Meg Pantaleão de Dona Xepa (2013)  
 
        Em 2013, Luiza Tomé volta às novelas e desta vez com uma personagem à sua altura. No remake de Dona Xepa, do autor Gustavo Reiz , baseado na peça homônima de Pedro Bloch. Mulher bonita, rica e extravagante. Típica socialite perua.  Adora expor toda a sua riqueza, o que é motivo de muitos conflitos com a filha Lis (Rayana Carvalho). Faz todo tipo de tratamento de beleza para continuar estampando as embalagens dos produtos da Sabor e Luxo, a empresa de sucos da família. É uma mulher que defende a família com determinação e pode surpreender quem acredita que ela é apenas uma socialite fútil. A Meg Pantaleão corresponde às personagens Glorita, que   Ana Lúcia Torre viveu  na primeira adaptação do romance em 1977 feita pelo Gilberto Braga, e a Kika Jordão, que a Arlete Salles viveu em Lua Cheia de Amor, releitura da trama escrita pelos autores Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsonh e Maria Carmem Barbosa. As três personagens marcadas pelo sucesso e destaque nas três versões.

Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : teledramaturgia.com, memóriaglobo.com, rederecord.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Vejam os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Fevereiro

        Confira os   títulos que a Globoplay vai disponibilizar no mês de fevereiro nas seções Resgate, Fragmentos, Originalidade   e   Minissérie . Dia 02.02   - Porto dos Milagres (2001) - clássico do realismo fantástico, do autor  Aguinaldo Silva , entra para o catálogo na seção Originalidade.     Apresentada originalmente em 2001, A Trama  é protagonizada por  Antônio Fagundes ,  Cássia Kiss ,  Marcos Palmeira   e  Flávia Alessandra , e volta exatamente no dia   Iemanjá, uma das    personagens da história baiana.     Dia   09.02   - Duas Vidas (1976 )   - Vem na seção Fragmentos .   A trama setentista da autora  Janete Clair, protagonizada por BettyFaria , Francisco Cuoco e Mário Gomes ,  propunha três partes distintas: a vivência dos moradores desapropriados pelas obras,  a dispersão deles , e...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 22.11.2025

Isabela Garcia de Volta as novelas da Globo IsabelaGarcia volta às novelas da Globo em Quem Ama, Cuida, substituta de Três Graças às nove.   A atriz vai dividir a cena com LeticiaColin e Tony Ramos – um dos principais núcleos da trama de WalcyrCarrasco e Claudia Souto , com direção artística de Amora Mautner .   Vai ser um reencontro cênico entre ela e Tony que já rendeu vários momentos a nossa teledramaturgia   - como em Pai Herói (1979), Bebê a Bordo   (1988) e OSétimo Guardião   (2018).   Globo entre de vez   com sua teledramaturgia   nas   redes sociais e novo formato vertical         Além das   novelas verticais inéditas   que já estão sendo   divulgadas , a Globo confirmou   spin-offs no mesmo estilo   , incluindo microdramas no Globoplay focados em personagens populares como Bibi Perigosa, personagem da JulianaPaes em A Força do Querer , Ramiro e...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...