Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Hospital (1971)


        Muito antes do sucesso das séries americanas com temas hospitalares, a Tupi lançou no seu horário das 20h a novela  Hospital, do autor Benjamim Cattan e idealizada por Cassiano Gabus Mendes.
        A Ideia central de Hospital era mostrar a dita “máfia branca” existente dentro desses estabelecimentos, mostrando médicos e enfermeiros inescrupulosos. Porém logo o foco da trama foi mudado tendo como base a partir de então o cotidiano do hospital, mostrando os dramas de médicos, pacientes e enfermeiros.
ANA ROSA e SUELY FRANCO
        Na época da exibição da trama o autor Benjamim Cattan  relatou em entrevistas que mudara o foco  com receio de vinganças de médicos, caso ele viesse a precisar de uma intervenção cirúrgica.
        Mas verdade seja dita, o tema Hospital afugentou o grande público, que não queria se ver dentro de um hospital no final da noite depois de um dia duro de trabalho.  O tema nunca foi bem aceito por esse público e em outras produções como a novela  Os Gigantes (1979) e o seriado Obrigado Doutor (1981), que também tinha o hospital com um dos temas e /ou locações, e igualmente  não tiveram boa repercussão. Isso só mudaria  com o seriado Mulher (1998), sucesso no final dos anos 90 e que vinha de uma inspiração do seriado americano premiadíssimo Plantão Médico.


        Hospital começava tendo um  mistério como  fio condutor da história: de quem era o corpo do médico morto num acidente de carro – o Dr. Maurício (Stênio Garcia) ou o Dr. Fernando (Jacques Lagoa)? Numa noite, Fernando dá uma carona a Maurício e um acidente na estrada incendeia o carro onde os dois estavam. Um corpo é carbonizado e o outro fica irreconhecível. Acredita-se que Maurício morreu e que Fernando sobreviveu, pois os documentos dele são encontrados em seu paletó. Uma cirurgia plástica refaz o rosto de Fernando, o sobrevivente.
Muito mais do que uma fatalidade, ao final descobria-se que o acidente era uma farsa planejada por uma quadrilha, uma espécie de máfia branca, para apoderar-se do hospital onde a trama era centralizada. Fernando era noivo da Drª Cristina (Maria Isabel Lizandra) , herdeira do hospital. O sobrevivente do acidente era Maurício , que se passou por Fernando para casar-se com Cristina e ficar com o hospital. O acidente de carro foi premeditado: Maurício insistiu pela carona e vestiu o paletó de Fernando onde estavam os seus documentos. Ao final, para surpresa de todos, descobre-se que Fernando estava vivo, preso numa cabana, enquanto um corpo carbonizado o substituiu no acidente. Maurício, o falso Fernando, é seguido sem saber, e vai até o cativeiro onde o verdadeiro Fernando era mantido preso. Ao final, Maurício vai preso quando todo o mistério é desvendado.
Destaque para o grandioso cenário de Hospital criado para a trama. Tudo de mais moderno que existia no mercado foi utilizado e instalado nos estúdios da emissora no Sumaré.
Os atores que interpretaram médicos e enfermeiros fizeram laboratórios em hospitais de verdade para se familiarizarem com  injeções, bisturizes e objetos que usariam nas especialidades de cada personagem.
GLAUCE ROCHA
E em uma dessas soturnas coincidências da vida, a atriz Glauce Rocha, que vivia a superintendente Helena na trama, morreu de uma parada Cardíaca cerca de 5 capítulos para finalizar a novela. Sua morte causou grande comoção dentro e fora dos estúdios da novela.
Hospital marcou a estreia em novelas dos atores Carlos Alberto Ricelli e Terezinha Sodré.


A Música de abertura “Tema do Hospital” foi composta e gravada por Walther Franco, com a participação da Silvia Maria, especialmente para abertura da novela.
        Era um tema importante mais que acabou sendo podado, porém mesmo assim a novela Hospital é lembrada por muito pela novela dos hipocondríacos, que devido a pesquisas feitas na época, eram o principal público da produção, e adoravam ligar para emissora dando pitacos e sugestões para a história.
        Foi um primeiro passo do sempre visionário Cassiano Gabus Mendes,  que infelizmente  não viveu para anos mais tarde  ver que o tema valia a pena e se tornaria  sucesso  no final da década de 90.
Ficha Técnica:
Novela do Autor Benjamim Cattan
Com argumento do Cassiano Gabus Mendes
Elenco:
STÊNIO GARCIA – Dr. Maurício
JACQUES LAGOA – Dr. Fernando
MARIA ISABEL DE LIZANDRA – Cristina
GLAUCE ROCHA – Helena
HENRIQUE MARTINS – Rogério
RILDO GONÇALVES – Dr. Otávio
MARILU MARTINELLI – Maria Lúcia
TONY RAMOS – Dr. Luiz Carlos
ELAINE CRISTINA – Fátima
ÊNIO GONÇALVES – Dr. Flávio
JAYME BARCELLOS – Dr. Miguel
KATE HANSEN – Helga
ANA ROSA – Ângela
GILBERTO BAROLLI – Bob (Roberto)
SUELY FRANCO – Celeste
YARA LINS – Aurora
RÚBENS TEIXEIRA – José
HOMERO KOSSAC – Dr. Jaime
CARLOS ALBERTO RICCELLI – Tato
CRISTINA MARTINEZ – Silvinha
CAZARRÉ – Olegário
MARIA APARECIDA BAXTER – Altamira
FLÁVIO GALVÃO – Dr. Celso
ROBERTO MAYA – Dr. Fábio
SILVIO FRANCISCO – Dr. João
ALDO CÉSAR – Dr. Mário
LEONOR NAVARRO – Leonor
AUGUSTO BARONI – Augusto
SANDRA LOBO – Sandra
TEREZINHA SODRÉ – Terezinha
SELMA EGREI – Selma
OLÍVIA CAMARGO – Amália
TERESA CAMPOS – Maysa
NEIDE MONTEIRO – Neide
CLARISSE PIOVESAN – Clarisse
LINA DE ROMA – Lina
MARIA ROSA ALVINO – Rosa
MARIA ROSA DE SOUZA – Roy
MARIÂNGELA – Mafalda
ISABEL CARVALHO SOUZA – Isabel
CARLOS ALBERTO JELLMAYER – Carlos
PAULO RAMOS – Dr. Paulo
JOSÉ COUTINHO – Dr. Coutinho
RONALDO TEIXEIRA – Dr. Teixeira
CELSO LUCAS – Dr. Vicente
o menino JOÃO LUIZ DE ALMEIDA – Carlinhos
Exibição: 28 de Junho a 14 de Novembro de 1971
Capítulos: 115
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.teledramaturgia.com.br www.wikipédia.com.br

Comentários

  1. Excelente matéria. Parabéns. Adorei saber que o grande Cassiano teve participação nessa ótima novela. Tão inesquecível que, eu tinha 6 anos quando vi anunciarem a morte de Glauce Rocha, interrompendo a novela. Lembro-me perfeitamente. Foi chocante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti esta novela eu amava sera possível vocês passar de novo os capítulos.

      Excluir
    2. Eu amava assiste oa novela o hospital eu gostaria muito de ver esta novela de Novo.

      Excluir
  2. Que maravilha!me lembro muito bem do Tema Musical, tinha oito anos e amava assistir essa novela.
    Alguma emissora poderia reproduzir.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Novelas Inesquecíveis - Padre Tião (1965)

60 Anos   da trama Moysés Weltman , baseada em  “ O Pequeno Mundo de Dom Camilo ” , de Giovanni Guareshi         A história acompanhava as confusões e dificuldades vividas por um padre bem-humorado em uma pequena cidade do interior. A novela era uma adaptação de O Pequeno Mundo de Dom Camilo , obra do escritor italiano Giovanni Guareschi , que já havia ganhado uma versão na TV Tupi de São Paulo, em 1958, com Otelo Zeloni interpretando o protagonista, Dom Camilo. Na adaptação da Globo , escrita por Moysés Weltman ,   o personagem principal passou a se chamar Padre Tião, papel vivido por Ítalo Rossi . Anos depois, Otelo Zeloni voltou a dar vida ao personagem no seriado Dom Camilo e os Cabeludos , exibido pela TV Tupi em 1972. Produzida pela Globo de São Paulo, Padre Tião foi exibida inicialmente às 19h no Rio de Janeiro e, posteriormente, transferida para o horário das 13h30, segundo o site Memória Globo . Marília Pêra e Gr...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

E10blog - Melhores do Ano 2025 – Resultado

Melhor Novela 1ª. Lugar   - Três Graças   2º. Lugar   - Garota do Momento 3º. Lugar   - Vale Tudo   Resultado Geral   Melhor   Série   1º.   Lugar   - Os Outros   - 2ª. Temporada     2º. Lugar   - Encantado´s   - 2ª.   Temporada 3º. Lugar   - Henga Hits – 2ª. Temporada   Resultado Geral     Ator de   Série 1º.Lugar – Sérgio Guizé   com Paulo   de Os Outros   - Segunda Temporada     2º. Lugar   - Eduardo Sterblitch como Sérgio de   Os   Outros – Segunda temporada 3º. Lugar – Guilherme Berenger como Jó em A Vida de Jó   Resultado Geral:     Atriz de Série 1º.   Lugar   - Adriana Esteve s como Cibele de Os Outros   - Segunda Temporada   2º. Lugar   - Leticia Colin como Raquel de   Os Outros – Segunda Temporada 3o. Lugar ...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

“Apocalipse” - Conheça a nova trama da RecordTv que estreia nesta terça-feira

A produção da mesma autora de Os  Dez Mandamentos e irá retratar o final dos tempos         Nesta terça (21.11) ,  estreia a nova novela bíblica da RecordTv.   Apocalipse , escrita pela autora Vivian de Oliveira (a mesma de Os Dez Mandamentos )  promete inovar.  Primeiro por ser a primeira trama bíblica contemporânea – a novela se inicia na década de 80, passa pela de 90 e chega ao dias atuais a partir da sua segunda semana, porém nem assim deixará de abordar passagens e personagens retratados na bíblia  como dilúvios e tsunamis, o mal, a besta fera e o diabo.  Além do livro O Apocalipse , a autora se inspirou também no Velho Testamento e alguns livro do Novo Testamento da bíblia.         A trama se inicia em 1987,  com um tsunami  num resort na Ásia  que provoca a morte dos pais dos irmãos judeus Alan (Maurício Pitanga) e Uri Gudman (Phelipe Gomes), n...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Novelas Inesquecíveis – Rebelde (2011)

Versão brasileira do clássico mexicano   foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia da   RecordTv             A “ Rebeldemania ” voltou junto com a nova turnê do agora quinteto   que conquistou o   mercado latino em 2004, e aqui no Brasil em 2005, quando a novela original começou a ser transmitida pelo SBT .         O sucesso foi imediato e a novela virou mania aqui também. Em 2011, a RecordTv conseguiu os direitos da trama e levou ao ar   a versão brasileira da trama, que dada as devidas proporções, foi um dos grandes sucessos   da teledramaturgia da emissora.         Essa produção da RecordTv – a segunda parceria com a   emissora mexicana – é baseada na versão da Televisa , adaptada por Pedro Damián , exatamente a que se tornou mais famosa no mercado – responsável pelo fenômeno “ Rebeldemania ”.     ...

Meus Personagens Favoritos da Elizabeth Savalla (Parte 2)

A Cunegundes de “ Êta Mundo Melhor ”         Em 2016   Elizabeth Savalla presenteou o público com uma de suas atuações mais divertidas: a impagável Cunegundes, a matriarca impulsiva e hilária de Êta Mundo Bom!. E para a alegria dos fãs,   a personagem esta   de volta em    Êta Mundo Melhor ! , continuação da trama do Walcyr Carrasco .    —   A personagem que virou meme, caiu no gosto popular e garantiu momentos de puro humor na faixa das seis, deu a Savalla   esse novo status em sua carreira, com uma personagem cheia     de energia, celebrando reencontros com veteranos, novas parcerias em cena e o prazer de fazer comédia, algo que ela domina com maestria. Esse retorno reafirma não apenas sua importância histórica na teledramaturgia, mas também seu brilho contínuo. Aos 71 anos, Elizabeth Savalla segue firme, amada e absolutamente indispensável na TV brasileira no auge dos seus 51 de carrei...