Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Tássia Camargo



        Símbolo sexual dos anos 80 e uma das grandes atrizes brasileiras, Tássia Camargo é a estrela do post  de hoje que tem gostinho de saudade.

        A Atriz é uma das estrelas do Canal Viva na pele da Elisa na reprise de Tieta (1989), trama do autor Aguinaldo Silva.  Mas ela   já havia voltado aos holofotes este ano quando em fevereiro  postou em suas redes sociais  uma foto  nua (vestindo apenas um avental)   fazendo faxina. Bem acima do peso, a atriz virou assunto mais comentado do Brasil no dia. Em entrevistas a atriz declarou que a foto, feita em 2016, era um protesto contra o polêmico  rótulo de “recatada e do lar” que a revista Veja deu a primeira-Dama Marcela Temmer em uma reportagem de capa da publicação.  



        Vale lembrar que a nudez sempre fez parte do trabalho da Tássia,  que na década de 80 foi uma das musas da Revista Playboy  com três capas em seu currículo.



        Tássia Camargo estreou nos palcos do teatro em 1978, tendo sido reconhecida com muitos prêmios em algumas das  peças que participou como Macunaíma (1981), Viúva, porém Honesta (1983) entre outras.

        Tem quatro filmes em seu currículo, mas sua carreira foi alicerçada mesmo pela Tv através da  teledramaturgia onde estreou em 1981,  vivendo a personagem Majô na novela Os Adolescentes  na Rede Bandeirantes, e deslanchou.

        Tássia foi uma das idealizadoras e a  primeira apresentadora do Vídeo Show, na época em que astros da Globo se revezavam na apresentação.

        Mais do que uma grande atriz, Tássia Camargo é um dos patrimônios da nossa teledramaturgia e por isso mesmo já estava merecendo esse post que vai provar ainda mais a falta que ela  faz a Tv.


Myriam de Elas por Elas (1982)


        Tássia Camargo estreou na Globo na trama de Elas por Elas, do Cassiano GabusMendes, no ano de 1982. Na  novela deu vida a personagem Myriam, filha de Adriana (Esther Góes), uma das amigas protagonistas da novela. Temperamental e determinada  parou de estudar para a ajudar a mãe no canil da família. No decorrer da  trama se envolve com Gil (Lauro Corona) e sente-se desafiada quando a mãe do rapaz Helena (Aracy Balabanian),  fica contrária a relação. Tássia Camargo contracenou na novela com figurões de nome consagrado no meio e nem isso conseguiu ofuscar seu brilho que já chamava atenção neste que era o seu segundo trabalho na teledramaturgia.

Nicinha de Rabo de Saia (1984)


        Em 1984, Tássia  Camargo ganhou sua primeira protagonista, a Nicinha de Rabo de Saia, dos autores Walter George Durst, José Antônio de Sousa e Tairone Feitosa, baseados no conto Pensão Riso da Noite (Cerveja, Sanfona e Amor) de José Condé.  Tássia deu um show de sensualidade dividindo o Seu Quequé, o protagonista vivido pelo Ney Latorraca, com Lucinha Lins e a saudosa Dina Sfat, as outras mulheres do cacheiro. Com a personagem Tássia começava a mostrar sua veia para os papéis com uma dose de sedução e sensualidade.


Mônica de Um Sonho a Mais (1985)


        Em Um Sonho a Mais, do autor Daniel Más, Tássia deu vida a personagem Mônica, uma jovem rica que não se acomodava com a vida que os pais lhe dava. Ao descobrir sobre a ligação da mãe Estela (Sylvia Bandeira)  com Volpone (Ney Latorraca), passa a se interessar pelo enigmático empresário que esconde muitos segredos.


Marlene de O Salvador da Pátria (1989)


        Na trama de O Salvador da Pátria, do autor Lauro César Muniz, bastaram 17 capítulos para Tássia Camargo marcar a novela. Sua  personagem Marlene, morre junto com Juca Pirama (Luiz Gustavo) no capítulo 17, mas a história deles durou toda a trama criando entrechos que viraram a  espinha dorsal da história quando o Lauro teve que desfocar o tema político da  sua essência.


Elisa de Tieta (1989)


        A Elisa de Tieta (1989), do autor Aguinaldo Silva, foi outra personagem que marcou a carreira da Tássia. Atualmente reprisada pelo Canal  Viva,  estamos podendo rever o charme da irmã mais nova de Tieta (Betty Faria) que sonhava com os artista da tv e infernizava a vida do marido Timóteo (Paulo Betti) com seus delírios e a vontade de  viver uma vida esfuziante.


Teresinha de O Dono do Mundo (1991)


        A Teresinha entrou na metade da trama de O Dono do Mundo,  do autor Gilberto Braga , para dar uma reviravolta na vida do fiel escudeiro do Felipe Barreto (Antônio Fagundes), o tímido e pacato Júlio, vivido pelo DanielDantas. Sempre  se orgulhando de ser um homem fiel, e já achar que a esposa Karen (Maria Padilha) lhe tirava o sossego por completo, Júlio se transforma totalmente ao cair nos encantos da esfuziante Terezinha  em mais um  show de sensualidade e talento da Tássia Camargo.


Lenita de Despedida de Solteiro (1992)


        Foi apenas em 1992, que Tássia Camargo ganhou sua primeira protagonista em novelas, a Lenita de Despedida de Solteiro do autor Walther Negrão. A Personagem começou a dar um novo perfil  ao currículo da atriz, onde   interpretava uma jovem mãe,  e deixando  o lado sensual da personagem menos à vista. Lenita perdia o noivo na porta da igreja, preso por engano depois de acusado de assassinato. Depois do ocorrido ela acaba se casando com Sérgio Santarén (Marcos Paulo), justamente o homem que envolvera João Marcos (Felipe Camargo) , seu noivo,  no crime do início da novela. A Atriz segurou a personagem com maestria e foi um dos seus grandes momentos na Tv também.


Joana de O Cravo e a Rosa (2000)


        Depois de alguns personagens menores e participações especiais durante a década de 90, onde chegou até integrar o elenco do humorístico Escolinha do Professor Raimundo (1992), só em 2000 a atriz ganhou uma personagem de peso novamente. Desta vez   integrou o elenco da novela O Cravo e a Rosa, do WalcyrCarrasco, dando vida a sofrida Joana, uma lavadeira  que era a amante que o banqueiro Nicanor Batista (Luis Mello) escondia da família. Para Joana ele se apresentava como o cacheiro viajante Manuel, fingindo ser um homem pobre e batalhador.


Lucília de Vidas Opostas (2006)


        Depois de anos de serviços prestados a Globo e uma pequena passagem pelo SBT em 2003,  na trama de Jamais de Esquecerei,  em 2006 Tássia Camargo se muda para a RecordTv e ganha uma das personagens de destaque da trama de Vidas Opostas, do autor Marcílio Moraes. Lucília era a mãe da protagonista Joana, vivida pela atriz Maitê Piragybe. A personagem era uma favelada e mulher do povão, que a Tássia soube dar vida com maestria. Porém este foi o   único trabalho da atriz na emissora. A Imprensa divulgou que ela foi  demitida  por mau comportamento nos set de gravações  da novela, tendo inclusive se desentendido com a veterana Jussara Freire, que fazia sua amiga na novela. Especulações ou não, o certo é que salvo uma participação revivendo a Dona Marina da Glõria da Escolinha do Professor Raimundo no Tudo pela Audiência do Multi Show em 2015, sumiu da tv.

        Sempre envolvida em polêmicas,  como a da foto nua que citei no início do post, ou declarações de cunho político que sempre causam confusão,  ela  bem que poderia ceder aos nossos apelos e centrar essa força em uma volta triunfal num personagem sob medida para o seu talento.



Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

  1. Oi eu sou a sua namorada Renata Fonseca eu sou fã de vários atores e atrizes famosos e também de cantores e apresentadores é um prazer te conhecer

    ResponderExcluir
  2. Michael Carvalho Silva6 de novembro de 2025 às 19:01

    A beleza angelical de Tássia Camargo na década de oitenta do século vinte era uma mistura brasileira perfeita de Nastassja Kinski com Valérie Kaprisky.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talent...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas – 22.11.2025

Isabela Garcia de Volta as novelas da Globo IsabelaGarcia volta às novelas da Globo em Quem Ama, Cuida, substituta de Três Graças às nove.   A atriz vai dividir a cena com LeticiaColin e Tony Ramos – um dos principais núcleos da trama de WalcyrCarrasco e Claudia Souto , com direção artística de Amora Mautner .   Vai ser um reencontro cênico entre ela e Tony que já rendeu vários momentos a nossa teledramaturgia   - como em Pai Herói (1979), Bebê a Bordo   (1988) e OSétimo Guardião   (2018).   Globo entre de vez   com sua teledramaturgia   nas   redes sociais e novo formato vertical         Além das   novelas verticais inéditas   que já estão sendo   divulgadas , a Globo confirmou   spin-offs no mesmo estilo   , incluindo microdramas no Globoplay focados em personagens populares como Bibi Perigosa, personagem da JulianaPaes em A Força do Querer , Ramiro e...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Novelas Inesquecíveis – Gina (1978)

A Novela das seis mais esquecida que “ O Amor é Nosso ”   e que marcou a estreia da Christiane Torloni como protagonista         Já disse aqui que o e10blog , além de falar dos sucessos da nossa teledramaturgia, também é apaixonado    por aquelas tramas que não fizeram tanto sucesso assim e,   que ficaram esquecidas , até mesmo pela própria emissora que a transmitiu.         A estrela   da seção “ Novelas Inesquecíveis ” este mês é exatamente uma novela das seis que ficou lá “esquecível’   no longínquo ano de 1978 – Gina , a trama   escrita por Rubens Edwal Filho, baseado no romance homônimo de Maria José Dupré (Mesma autora de Éramos Seis ), e que trouxe Crhistiane Torloni com sua primeira protagonista oficial.         Gina foi tão complexa, que ela é até menos lembrada que O Amor é Nosso ! (1981), trama do Roberto Freire e Wilson Agui...

Novelas Inesquecíveis – Mandacaru (1997)

        Mandacaru , planta que nasce no sertão, batizou essa história que tinha o cangaço como tema, retratando os costumes e discutindo questões de terra e que completa 20 anos neste sábado (12.08). A Trama do autor Carlos Alberto Ratton foi a penúltima novela apresentada pela Rede Manchete , que já passava pela crise que a levaria à falência em 1999.  Depois de Mandacaru a emissora ainda produziu Brida , inspirada no livro de Paulo Coelho , mas que acabou não sendo finalizada.         Ambientada nos anos 30, em Jatobá, sertão da Bahia, a trama inicia-se após a morte de Lampião e Maria Bonita. O novo chefe do bando de cangaceiros é Tirana (Victor Wagner), que, como vingança aos coronéis da região, rouba Juliana (Carla Regina), filha de um poderoso latifundiário. O sequestro acontece quando a moça estava no altar, pronta para se casar com o Dr. Edgar (Jandir Ferrari), médico da cidade, mesmo ...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...