Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Motivos para não perder a reprise de “Luz do Sol” na RecordTv


        E o sol vai invadir às tardes da RecordTv com a volta da primeira trama da autora Ana Maria Moretzsonh na emissora, Luz do Sol. A Trama  que foi exibida originalmente em 21 de março à 19 de Novembro de 2007, estará de volta na faixa de reprises da trama a partir do dia 15 de janeiro substituindo Ribeirão do Tempo.
        A trama passada no Rio de Janeiro tem como espinha dorsal o drama do desaparecimento da menina Adriana (Luma Costa), herdeira de família rica que some em sua festa de aniversário de cinco anos, não se sabendo se foi sequestrada ou se está viva. Seus pais, irmãos, avó e tio já perderam a esperança de encontrá-la quando amigos da família descobrem uma mocinha em Saquarema vendendo camarões na praia que tem grandes chances de ser Adriana.
        A novela não é considerada um dos grandes momentos na teledramaturgia da RecordTv, porém foi muito elogiada pela crítica  por ser uma trama leve  e  bem delineada, um escapismo para os telespectadores que não  queriam ver violência e realidade nas tramas exibidas na Globo na época (Paraíso Tropical e Duas Caras) e Vidas Opostas na própria RecordTv.
        Abaixo lista 10 motivos que fazem valer a pena rever a trama:

O Casal Verônica e Tom, vividos pela Paloma Duarte e Petrônio Gontijo

        Paloma e Petrônio  com seus personagens foram o ponto alto da trama. Os diálogos mordazes, rápidos e certeiros em   cenas de briga de “Cão e gato” que lembravam os sitcons americanos no estilo “A Gata e o Rato”  seduziram  o público  de tal forma, que a RecordTv até pensou em fazer um seriado com a dupla de personagens depois do término de Luz do Sol. Os encontros e desencontros do casal que não combinava mais se amava, dosado com pitadas de humor e sarcasmo no texto inteligente da Ana Maria Moretzsonh foi o melhor da produção.

Sem uma história mirabolante, a trama era um refúgio do horário

        Luz do sol tem uma trama super simples, sem cenas mirabolantes ou grandes entrechos, porém foi exatamente essa simplicidade e a tranquilidade da história mesclada ao clima praiano  e solar que chamou atenção do telespectador que viu um refúgio  da realidade dentro da novela.   É  folhetim tradicional e chegou até ser apelidada de  “Novela para toda a família”.

A História do rapto protagonista

        O drama do desaparecimento de Adriana, a personagem da Luma Costa, herdeira de família rica e tradicional, filha de Stella (Luiza Tomé) e Freddy (GiussepeOristânio),  que some em uma festa de aniversário, é  a espinha dorsal da novela e rendeu muitos entrechos a história até o grande reencontro de pais e filha na reta final da trama.

Estreia de Ana Maria Moretzsonh na RecordTv

        Luz do Sol marcou a estreia de Ana Maria Moretzsohn na RecordTv que empregava um novo estilo na trama, deixando as densas e dramáticas histórias as quais estávamos acostumados vê-la escrever  na Globo. Depois do término da trama, a autora  preparava  a sinopse de uma nova novela que tinha o título provisório de Corpos Partidos, mas acabou se desentendo com a emissora  e voltou para a Globo em 2010 e escrevendo 3 temporadas para Malhação.

Nina da Juliana Silveira, uma espécie de Hannah Montana

        Outra trama que chamou atenção em Luz do Sol foi  a história de Nina, a personagem da Juliana Silveira, que era filha dos personagens Belquiss (Françoise Forton) e Marcelo (José Roberto Jardim). Morando no  exterior,  seus pais acreditam que ela  era ainda uma menina estudiosa e comportada.  Mas agora Nina  é LuckyStar, uma famosa cantora internacional. A história lembrava um pouco a série americana Hannah Montana, estrelada pela Miley Cyrus em 2006. Juliana Silveira vinha do sucesso  de Floribella, a personagem que ela vivia na novela homônima exibida pela Band entre 2005 e 2007, e que também era cantora. A transformação  para a personagem de Luz do Sol foi radical. Saiu a ternura e clima adolescente de Floribella, para virar a radical e sensual Lucky Star.

Trilha Sonora com nomes que surgiram na década e cantores consagrados em inesquecíveis regravações

        A trilha trazia nomes para o público jovem como Felipe Dylon, Vinny, Jorge Vercilo e os  veteranos  Sidney Magal, Alceu Valença, Pepino di Capri entre outros.

Aclamação pela crítica
        Mesmo sem ter sido um grande sucesso de público, a novela ganhou várias críticas positivas,  tanto na estreia como em seu término. Carmem Pompeu, do jornal Folha de São Paulo, apontou que a novela trabalhava elementos tradicionais aprovados pelo público. A Revista Isto é Gente  elogiou o texto da Ana Maria, dizendo que a autora não procurava tramas mirabolantes ou complicações, produzindo assim um “folhetim tradicional”. Mário Vianna, do jornal Estado de São Paulo, disse que o casal formando por Petrônio Gontijo e Paloma Duarte,  foi   o grande charme da novela.

A trama enfrentou Paraiso Tropical  e Duas Caras  na Globo
        A Exibição original marcou 12 pontos de audiência com picos de 18, e isso mesmo enfrentando as tramas de Paraíso Tropical (2007) e Duas Caras (2007) na Globo.

A Aposta no elenco estreante: Luma Costa, Thiago Gagliasso, Eduardo Pires e Letícia Colin

        Luz do Sol foi uma espécie de amuleto para alguns dos atores que protagonizaram a trama. Luma Costa,  a Adriana,  foi alçada ao posto de grande estrela da casa. Assim como Letícia Colin, que viveu a surfista vilã Helô, que viveu vários outros personagens de destaque na RecordTv, até voltar para a Globo e fazer tudo que vimos nos últimos anos até a Princesa Leopoldina de Novo Mundo. Thiago Gagliasso, irmão do Bruno Gagliasso,  que viveu Bernardo,   foi um dos destaques da trama e depois fez outros vários trabalhos do gênero na casa.  Eduardo Pires, o mocinho Vicente, também virou um dos jovens atores carimbados na tela da Record.


As Belas Paisagens
        Passada no estado do Rio de Janeiro, a história percorre Angra dos Reis, Saquarema e a cidade do Rio, com suas belas praias e a Barra da Tijuca. Ou seja, um tour pela melhor da orla e arquitetura do Estado.
Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

"Alma Gêmea" está de volta a partir desta segunda no VPVN

                          Um dos     maiores sucessos do autor   Walcyr Carrasco   ,   Alma Gêmea   está de volta a partir desta segunda (29.04) , no   Vale a Pena Ver de Nov . A trama protagonizada por   Priscila Fantin ,  Eduardo Moscovis   e   Flávia Alessandra   substituirá     a reprise de   Paraíso Tropical   (2007).          Relembre a trama: Década de 1920. Quando Rafael (Eduardo Moscovis), um botânico que cria rosas, e Luna (Liliana Castro), uma jovem bailarina, se conhecem, é amor à primeira vista. Em poucos dias, eles se casam e logo têm um filho. No meio de tanta felicidade, há um espinho: Cristina(Flávia Alessandra), a governanta da casa, prima de Luna. Invejosa, Cristina sente-se injustiçada, já que Luna é rica, casada com Rafael, a quem ela sempre desejou, e herdou da avó as joias da família, cobiçadas por ela e sua ambiciosa mãe, Débora (Ana Lucia Torre). Rafael presenteia a mulher com uma rosa branca preparada exclusivamente para ela – a rosa Luna – no dia em que ela f