Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Motivos para não perder a reprise de “Bebê a Bordo” no Viva


        E a bebê mais famosa da teledramaturgia nacional estará de volta ao Canal Viva a partir do próximo dia 15.
        A Novela Bebê a Bordo (1988) é a próxima atração do Canal e com um texto irreverente e bem-humorado do Carlos Lombardi, a trama analisa as relações familiares num enredo cheio de ação.
        A trama tem como protagonistas Isabela Garcia, Tony Ramos, Maria Zilda e a saudosa Dina Sfat em seu último trabalho na Tv. Bebê a Bordo, que tem direção geral de Roberto Talma,   foi ao ar em sua primeira exibição entre 13 de Junho de 1988 à 11 de Fevereiro de 1989  e  já foi reprisada uma única vez no Vale a Pena Ver de Novo a partir de 09 de Novembro de 1992 à 12 de Março de 1993.
        Uma novela anárquica, primeira protagonista da Isabela Garcia,  último trabalho da gloriosa  Dina Sfat esses são alguns dos motivos que fazem valer a pena rever a trama que parou o horário das sete com um parto em pleno lado oeste da cidade de  São Paulo, e se estes só não são suficientes, abaixo listo 10 motivos que tornam impossível perder Bebê a Bordo no Viva.
 
Estreia da Isabela Garcia como protagonista

        A Ana foi o grande momento da Isabela Garcia na Tv. A Atriz que já trabalhava na tv desde os sete anos,  ganhava sua primeira protagonista oficial  depois do sucesso em tramas como Água Viva (1980) e a minissérie Anos Dourados (1986). Depois de Bebê a Bordo,  Isabela Garcia foi alçada ao posto de grande estrela da casa e protagonizou ainda O Sexo dos Anjos (1989) e Lua Cheia de Amor (1990) nos anos seguintes.

Dina Sfat em seu último trabalho

        Bebê a Bordo deixou uma marca triste – foi o último trabalho de uma das nossas grandes atrizes,   aclamada pelo público e crítica,  Dina Sfat. Ela foi uma das personagens centrais da trama, a avó da Heleninha (Beatriz Bertú), e mãe de Ana (Isabela Garcia), que no passado  a abandonara. A atriz   faleceu em decorrência de um câncer  em março de 1989, cerca de um mês depois do término da trama.  A Despedida foi em grande estilo, Dina Sfat esbanjou o talento e charme  que já lhe eram peculiar,  e fez a Laura ser amada e odiada a cada novo acontecimento de Bebê a Bordo.

Tony Ramos exercitando sua veia cômica

        Reza a lenda que o Lombardi escreveu o Tonico  com características suas e do diretor da trama Roberto Talma. A Verdade é que Tony Ramos exercitou uma veia cômica inédita em seu currículo até então e se destacou como o protagonista mais atrapalhado da história das telenovelas. O Ator foi aclamado pelo público e crítica e ainda abocanhou o troféu Imprensa de Melhor ator.

A moda  neo-hippies  e “Levar uns Coelhos” dos irmãos Rei e Rico

        Os Guilhermes Fontes e Leme viveram na trama os irmãos Rei e Rico, e a moda neo-hippie dos dois ganhou o Brasil,  e todo mundo usou os lenços de cabeça do Rei e os jaquetões jeans cheios de apetrechos do Rico. A novela ainda criou uma nova expressão para o “Fazer amor” nas novelas. Sempre que os dois iram namorar, usavam a expressão “Levar uns Coelhos”.

Beatriz Bertú e os outros bebês que encantaram o país      

        A bebê Heleninha era a grande protagonista de Bebê a Bordo , e todos os acontecimentos da novela giravam ao seu redor. No decorrer da trama quatro crianças se revezaram no papel. Os primeiros,  quando a Heleninha ainda era recém nascida foram os irmãos Roberto e Adriana, depois a Caroline quando a Heleninha cresceu mais um pouquinho e finalmente a mais lembrada e marcante de todas, Beatriz Bertú, que encantou o público e virou o rostinho da trama.

Os Sonhos eróticos da Ângela

        Ao som de “Mordida de Amor” do Grupo Yahoo, Maria Zilda Betlhem na pele da Ângela seduziu muito marmanjo cada vez que tinha um sonho erótico  na trama.  Ângela uma mulher solteirona que  dedicou a vida para cuidar dos irmãos, Zetó, vivido pelo Jorge Fernando, e Caco, do Tarcísio Filho, se apaixona pela voz  locutor Tonhão (José de Abreu), e a partir de então cada vez que pensa ou houve sua voz  tem sonhos e fantasias  totalmente eróticas com ele.  Os sonhos da personagem,  que saiam das mãos do diretor Paulo Trevisam,  ganhavam um acabamento especial e eram praticamente  filmes dentro da trama.


        As trilhas sonoras de Bebê a Bordo, Nacional e Internacional, é um compilado de grandes sucessos que se eternizaram na década de 80 e que até hoje são hits tocados em muitas rádios saudosistas.

        A Nacional que trazia Isabela Garcia linda na capa, trazia faixas como “Adoro” do Léo Jaime; “Quase não dar para ser Feliz” do Dalto, o tema da Ana; “Preciso Dizer que Te Amo” na voz da Marina Lima, tema de amor do Tonico e Ana; a romantissíssima “Amor Bandido” da Joanna, tema da Ester, vivida pela Patrícia Travassos; “Me Ame ou Me Deixe” imortalizada na voz da Wanderléia e “O Beco” mais uma  carimbada dos Paralamas do Sucesso.

        Na trilha internacional com o Guilherme Leme na capa, o ritmos caribenhos e de lambada começavam a adentram no Brasil e alguns hits com esses ritmos emplacaram na trama como “Le Bal Masqué” do La Compagne Créole; “Quést-ce Que Tu Fais” da Formula II e “Electrica Salsa” na voz da Off. Não posso deixar de citar  também os temas românticos que até hoje são sucesso garantido na trilha de muitos apaixonados,  como Elton John em “I Don´t Want Go On With You Like That” tema do Rico, e o apaixonante tema da Ana,  “Build” do Housemartins.

Censura

        A Censura caiu pesado em cima da trama de Bebê a Bordo. Inicialmente não acharam propício  o primeiro nome pensado para a trama – Filha da Mãe. Depois  acharam o enredo, a mãe que não tinha certeza quem era o pai da filha por ter tido vários parceiros ,  muito pesado para o horário das sete, e mesmo depois de liberada   ainda sofreu cortes em algumas cenas da Ana e da Sininho, personagem vivida pela Carla Marins.

Trama recheada de humor mais que teve um final melancólico

A novela não acaba aqui” com essa frase Carlos Lombardi encerrou o último capítulo de Bebê a Bordo. A novela que  teve sua essência toda dosada no humor anárquico acabou apresentando  um final triste e melancólico. Laura (Dina Sfat) conseguiu a guarda de Heleninha e, com isso, ela e Ana (Isabela Garcia) não se entenderam. Ana, Rico e Rei planejaram uma fuga com a bebê, mas capotaram o carro, que caiu de uma ponte. Rico e Rei, que haviam casado um dia antes, foram dados como mortos e suas mulheres, Sininho (Carla Marins) e Raio de Luar (Silvia Buarque), acreditaram ter ficado viúvas. Ana levou um tiro na fuga e depois renunciou ao amor de Tonico, que continuou apaixonado por ela. Rico e Rei fugiram para o Paraguai com Heleninha, guardando-a para Ana. A novela terminou com a menina dando um beijo num quadro com o rosto de sua mãe pintado.

O Parto da Heleninha no primeiro capítulo

        O Primeiro capítulo da trama bombou com a exibição da cena do parto da Heleninha em plena zona oeste de São Paulo. A cena protagonizada por Isabela Garcia e Tony Ramos parou as movimentadíssimas esquinas da  Avenida Brigadeiro Faria Lima com Avenida Nove de Julho e na Rua Augusta.
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 2)

        Continuando a comemoração dos   60 anos   da Globo vamos   relembrar mais 10 tramas que   marcaram a emissora   nesses anos.           Antes de ver o post   2, se delicie   com o   POST 1 , publicado anteriormente.   Pai Herói (1979)          Óbvio que  falar de  Pai Herói   e não cantarolar a música –  Pai, você foi meu herói, meu bandido ..   É impossível. A música   do cantor  Fábio Jr  virou marca registrada da trama. Na verdade a música nem foi gravada para a novela ,  já havia sido apresentada em um dos episódios no seriado  Ciranda, Cirandinha  ( 1978) onde o  Fábio interpretava um cantor que buscava o sucesso, mas foi na abertura da novela que ela virou hit em todo o pais é até hoje é lembrada e usada em homenagens aos pais. ...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube