Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Motivos para não perder a reprise de “Explode Coração” no Viva



        As tradições ciganas e um romances através da internet (novidade na época) eram o fio condutor de Explode Coração, trama da autora Glória Perez, exibida originalmente no horário nobre em 1995 e que volta a partir  do próximo  dia 29  no Canal Viva.
        Explode Coração nunca foi reprisada  antes,  o que já é um bom motivo para rever a trama que para alguns pode soar como inédita, visto que  completa 22 anos de sua estreia original este ano.
        Protagonizada por Tereza Seiblitz, Edson Celulari, Ricardo Macchi, Maria Luísa Mendonça , a trama conta a história de Dara (Tereza Seiblitz), uma jovem cigana que se orgulha de suas origens, mas se recusa a ficar presa às tradições. Deixa sua alma rebelde falar mais alto e quebra uma tradição de seu povo: nega-se a casar com Igor (Ricardo Macchi), o noivo prometido. A notícia cai como uma bomba para seus pais, Jairo (Paulo José)  e Lola (Eliane Giardini), e é ótima para Yanka (Leandra Leal), sua irmã mais nova, apaixonada pelo rapaz. Mas Igor só tem olhos para Dara e luta por esse amor.
Indiferente às consequências de sua decisão, Dara conhece, em uma conversa por computador, o empresário Júlio Falcão (Edson Celulari), que mexe com seu coração. Júlio é o homem que adora ganhar dinheiro e seduzir mulheres. Vive um casamento de aparências com Vera (Maria Luisa Mendonça), que nem desconfia da traição de sua prima Eugênia (Françoise Forton).
Separados pelo mundo, pessoas tão diferentes como Júlio e Dara se cruzam e lutam contra todos por um amor que tem velhas tradições de um povo, e Igor e Vera como maiores obstáculos.
Além da bela história de amor de Dara e Júlio Falcão, abaixo outros motivos que fazem de  Explode Coração uma trama imperdível:
  
Cultura Cigana

        A Cultura cigana foi o grande pano de fundo de Explode Coração. Os hábitos e costumes do povo cigano foram explorados ao máximo  e com maestria pela autora. Destaque para o casal de ciganos Jairo e Lola vividos pelo Paulo José e Eliane Giardini. Dara,  a protagonista vivida pela Teresa Seiblitz,  foi inspirada em uma cigana na vida real, que enfrentou o preconceito de sua raça ao casar-se com gadjô,  um homem não cigano.
        Mesmo com todo o cuidado na caracterização e pesquisa para o estilo dos ciganos, logo nas primeiras semanas os figurinos usados pelo núcleo  foi muito  criticado pelo exagero.  Os ciganos de Explode Coração não eram nômades, eram modernos e moravam em bairros nobres e os figurinos soavam fake. A partir da segunda semana de exibição,   fora  mesclado aos figurinos uma moda mais contemporânea, deixando os trajes típicos apenas  para as cenas de festas e rituais.
        Alma Cigana (Tupi, 1964) e O Rei dos Ciganos (Globo, 1966) também abordaram o universo cigano em suas tramas. Assim como em Pedra sobre Pedra (Globo, 1992) tinha um  importante núcleo desse povo.

Relacionamentos pela internet

        Com a internet ainda pouco difundida no Brasil em 1995, o início do romance de Júlio e Dara, através de uma rede mundial de computadores, atiçou a curiosidade do público que viu nas cenas de conversa entre o casal de protagonistas algo impensado. Mal imaginávamos que,   tão logo o que a sempre visionário Glória Perez  previu , seria um dos meios mais usados para comunicação nos dias de hoje.

Amor em Diferentes Idade

        Renéede Vielmond e Rodrigo Santoro protagonizaram na trama de Glória Perez  um entrecho polêmico – a relação entre uma mulher mais velha e um homem mais jovem – ainda um tabu na década de 90. Beth, a personagem da Renée, era ex-mulher do padrasto de Serginho, personagem do Santoro,   os dois  se apaixonam e, juntos resolveram enfrentar os dilemas pela diferença de idade, e objetivo de vida. No final da trama, Beth que era 20 anos mais velha que Serginho, fica grávida e os dois finalmente selam a relação marcada por muito amor.

Crianças desaparecidas

        Explode Coração desenvolveu uma importante campanha social através da personagem Odaísa, vivida pela atriz Isadora Ribeiro. A personagem era a babá de Dara e Ianca e dava shows de tango em parceria com seu companheiro Adilson Gaivota, vivido pelo saudoso Guilherme Karan. O Filho de Odaíza desaparece no meio da trama, gerando uma grande campanha em prol das crianças desaparecidas  no Brasil. Glória Perez levou diariamente para a telinha da Globo as mães da Cinelândia, que eram entrevistadas pela Yone, personagem da Déborah Evelyn , repórter dentro de Explode Coração, misturando ficção e realidade em prol do bem comum. Os veículos de comunicação fizeram uma  massiva cobertura sobre o caso de cada criança desaparecida que ganharam suas fotos estampadas em várias embalagens de produtos e no término de cada capítulo da novela. Do início da campanha até o final de Explode Coração foram encontradas mais de 60 crianças  na vida  e o Gugu (Luiz Cláudio Jr), o filho da Odaíza.

Floriano Peixoto e a Drag Queen Sarita Witte  

        Floriano Peixoto estreou em novelas vivendo a polêmica Drag Queen Sarita Witte. Mesmo com um personagem bem construído, Sarita se apresentava à noite em boates, mas mantinha uma postura discreta pela manhã, e agia como conselheira de outros personagens, inclusive mulheres,  sem uma identidade de gênero definida, Sarita incomodou os Grupos Gays que não via representatividade de nenhum gênero nela. Sarita não caracteriza bem um travesti, gay, crossover, transformista, transexual ou drag queen. Glória Perez voltaria a falar desse tema, desta vez bem mais explícito e explicado em sua última trama, A Força do Querer, com a personagem Ivana (Carol Duarte) e Nonato (Silvero Pereira). Floriano Peixoto foi muito elogiado por sua atuação em Explode Coração, mas nem por isso ficou preso ao personagem. Depois da Sarita o ator apareceu em outros trabalhos conquistando inclusive posto de galã e protagonista.

Cigano Igor

        Pode ser que alguns não lembrem de temas ou personagens de Explode Coração, mas o Cigano Igor , vivido pelo estreante Ricardo Macchi é unanimidade e  não tem quem não   lembre dele. O Personagem foi sem dúvidas o de maior destaque da novela, uma pena que pelo lado negativo. Alçado ao posto de protagonista, dividindo o amor de Dara com Júlio Falcão, o ator foi bombardeado de críticas negativas  por seu nítido despreparo para viver um personagem tão forte e o “Cigano Igor” acabou virando sinônimo de ator canastrão  e mau ator. Mais de 20  anos depois e com outros personagens no currículo, o estigma do Cigano Igor nunca abandonou o ator, que já se sentiu ofendido, se recusou a falar sobre o personagem por anos, mas nos últimos anos declarou que se  resolveu com o Cigano e inclusive participou de uma grande campanha publicitária brincando com a “suposta” má interpretação do personagem.
       
A Criativa e visionária abertura

        A abertura de Explode Coração foi tão visionária quanto a trama. No vídeo que mesclava dança cigana com a tecnologia da internet,  a equipe de Hans Donner “previu” o uso de tablets sensíveis ao toque (Touch Screen) muitos anos antes da tecnologia ter sido criada. A Abertura marcou a estreia na Tv da atriz Ana Furtado que era a cigana que se materializava   em nosso vídeo através de um dos toques no tablete.

Salgadinho e Lucineide dos saudosos Rogério Cardoso e Regina Maria Dourado

        Explode Coração vai nos trazer de volta os inesquecíveis Salgadinho e Lucineide, casal que roubou a novela pela comicidade vividos pelos saudosos Rogério Cardoso e Regina Maria Dourado. Os bordões da Lucineide “Stop, take it easy! Me poupe, me economize!”, ganharam os quatro cantos do pais  e transformaram a personagem  em uma das mais marcantes da atriz nos seus últimos anos de trabalho.
       
A polêmica perda da virgindade de Dara

        A personagem Dara se viu em volta de uma polêmica fora da trama. Uma cena de sexo envolvendo Dara e Júlio levou a advogada Myrian Stanescon à justiça alegando  que o episódio fora inspirado em sua vida e que depreciava sua imagem e a de seu povo – cuja tradição impõe a virgindade para mulheres solteiras. Ele obteve uma liminar para impedir a exibição na cena, mas a Tv Globo impetrou um recurso, e a cena foi exibida sem cortes.
  
Primeira novela gravada no Projac e a primeira da Glória a explorar uma nova cultura
        Explode Coração foi a primeira novela gravada do início ao fim nos estúdios do Projac, a Central Globo de Produção, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro (hoje Estúdios Globo). A Construção numa área de 1 Milhão de Metro quadrados começou em 1989 e terminou em 1995. A novela foi também a primeira de Glória a falar de outras culturas e costumes,   características que ela manteve em outros trabalhos como O Clone (2001), Caminho das Índias (2009) e Salve Jorge (2012).


Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

12 cenas marcantes de “A Viagem”

          Nesta segunda-feira (21.12),   o Canal Viva trás de volta um dos clássicos do horário das sete dos anos 90 – A Viagem (1994), remake da Ivani Ribeiro .         Antes da estreia relembre 12 cenas marcantes da novela:   1 – Alexandre ( Guilherme Fontes )   no vale dos suicidas  2 – Dinah ( CrhistianeTorloni ) agride Liza ( Andreia Beltrão ) 3 – O Primeiro beijo de Dinah e Otávio ( Otávio Fagundes ) 4 – A Revelação do mascarado 5   - Alberto (Cláudio Cavalcanti)   ver o espírito   de Alexandre 6 – Alexandre provoca a morte de Otávio 7 – Alexandre incorpora Guiomar ( Laura Cardoso ) 8 – A morte de Dinah 9 – Dinah descobre que está morta 10 – Estela (LucinhaLins)   Ver Dinah 11 – Alexandre chegando ao nosso Lar 12 – Mensagem final da trama   Veja   Também: Novelas Inesqueciveis  - A Viagem (1994) Trilha Sonora Eterna ...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...