Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

10 Atores / Personagens que brilharam em “Onde Nascem os Fortes”



        A Supersérie/novela Onde Nascem os Fortes está chegando em sua reta final,  e sem dúvidas George  Moura e Sérgio Goldenberg  (roteiristas) e José Luiz Villamarim (Direção), vem apresentando um trabalho impecável, mesmo  a trama  rodando em círculos em sua primeira metade, em torno da fuga de Maria (Alice Weigmann), a qualidade e cuidados com a história mostra a preocupação da Globo em cada vez apresentar  ainda mais qualidade cênica  em suas tramas.
        Onde Nascem os Fortes pode não ter agradado ao grande público,  que se encantou com as imagens iniciais da trama, mas  não comprou a árida  história de guerra no sertão em pleno século 21, mas é indiscutível a escalação dos atores para viver cada personagem, sem exceções simplesmente perfeitos.
        Todo o elenco merecia ser mencionado e elogiado, desde os protagonistas até aqueles que tiveram poucas porém marcantes cenas, o caso do Marco Pigossi, o Nonato,  por terem sido tão viscerais em cena. Chegar  nos  10  abaixo foi um trabalho difícil e ao mesmo tempo prazeroso. É muito gratificante fazer um post deste tipo com tantas opções  e talentos envolvidos .

Alice Weigmann / Maria

        É Fato que a Alice Weigmann cresceu muito  profissionalmente  desde o seu destaque em Malhação na temporada de 2010. Foram papéis que a credenciaram para entrar  no hall das estrelas do novo milênio, como a Shirley de Em Família (2014), a Cecília de Ligações Perigosas (2016) ou a Isabela de A Lei do Amor (2016), mas a Maria   superou todas minhas expectativas. A Atriz não se entregou, se jogou de forma tão visceral à personagem  que é impossível imaginar outra atriz no papel.  Abriu mão do puder em cenas de nudez totalmente dentro do contexto; e da vaidade para dar veracidade as cenas em que esteve em fuga, além da forte cena da tentativa de estupro nos primeiros capítulos,  tudo em  nome da arte e de um bom trabalho a ser apresentado. A Atriz segurou praticamente sozinha metade da supersérie, já que os autores resolveram arrastar a via cruzes  da fuga da Maria, e em nenhum momento decepcionou.  Como prêmio, apesar da assessoria de imprensa da atriz não confirmar, Alice está escalada para um dos principais papéis  da próxima novela das nove, Tróia , a substituta de O Sétimo Guardião, que por sua vez irá substituir Segundo Sol.

Patrícia Pillar / Cássia

        A Patrícia Pillar é aquele tipo de atriz  que quanto  mais papéis fazem, mais surpreendem a cada novo trabalho. A Cássia de Onde Nascem os Fortes é outra grande personagem que a atriz encarna com uma força cênica mais que perfeita. As cenas em que a personagem descobre o corpo do filho morto parou o Brasil e emocionou quem assistiu. Patrícia Pillar vem mostrando que se renova a cada novo personagem   e com simplicidade encanta com o sofrimento da Cássia. A Atriz contou em algumas entrevistas que as cenas, muitas vezes tão reais, a faziam ter vontade de sair   correndo,   por serem tão fortes as dores e dramas da personagem.  Patrícia Pillar nos últimos 4 anos participou de produções  apenas no  horário  das onze – Amores Roubados (2014), O Rebu (2014) e Ligações Perigosas (2016), sempre com personagens  com esse  perfil denso e complexo,  e sempre um show  em cena.

Alexandre Nero / Pedro Gouveia

        Os personagens dúbios estão virando marca registrada   no currículo do  Alexandre Nero. Assim como o Comendador  José Alfredo de Império (2014) e o Romero Rômulo de A Regra do Jogo (2015), o ator ganhou o complexo Pedro Gouveia de Onde Nascem os Fortes, que na fase inicial da trama deu todos os indícios de ser o grande vilão da supersérie.  Porém o decorrer dos capítulos mostrou um nova face do personagem revelado o “mocinho” da trama. O Público que ficou em dúvidas  sobre  o verdadeiro perfil do personagem, foi brindado mais uma vez com um trabalho ímpar do Alexandre Nero, numa  caracterização do rústico homem do sertão e  a sensibilidade dos  de bom de caráter.


        Com uma interpretação serena, Fábio Assumpção mostrou uma nova faceta do seu talento na pele do vilão Ramiro. Talentoso como sempre, o ator vem mostrando uma inspiração divina para a composição do personagem, que tal qual o Pedro Gouveia do Alexandre Nero,  começou como  mocinho e se mostrou o grande vilão da trama. Sua dobradinha com Patrícia Pillar e Jesuíta Barbosa  renderam  momentos inesquecíveis  à trama. E o visual com os cabelos e barba  brancos  foi crucial para o conjunto da obra.

Jesuíta Barbosa / Ramirinho e Shakira do Sertão

         Um show literal  em forma de interpretação! É o mínimo que posso dizer do trabalho de composição do Ramirinho e Shakira do Sertão, feito pelo Jesuíta Barbosa na   supersérie. Mesmo tendo experiência em montação de personagens, da época em que atuava travestido  em teatros por Fortaleza, onde iniciou sua carreira, o ator contou em entrevista que foi muito difícil achar o tom certo para o personagem. Pode até ter sido difícil, mas o que o ator nos passa é de uma naturalidade tão grande que parece que ele nasceu fazendo isso. Muito reprimido nas primeiras semanas da supersérie, onde falava mais com olhar do que com texto, principalmente nas cenas com o pai repressor, vivido pelo Fábio Assumpção,  a Shakira do Sertão explodiu na trama a partir da sua metade e mostrou a que veio logo em seus primeiros shows. Um Jesuíta Barbosa impecável dentro de um papel diferente do qual estávamos acostumados a vê-lo na tv, mesclando o drama do personagem que brigava para mostrar sua identidade num lugar dominado pelo preconceito e ao mesmo tempo toda a sensualidade e a arte  da cantora que rasga o sertão com seu sex appeal. Sem dúvidas um dos melhores entre os ótimos momentos  que o ator sempre nos  proporciona na tv.

Gabriel Leone / Hermano

        Diferente da maioria dos atores da sua geração, que em início de carreira primam pelos galãs e mocinhos das tramas, Gabriel Leone  é um ator acima de tudo intenso. Desde que estreou em Malhação Casa Cheia (2013), o ator vem se destacando em trabalhos complexos e que exigem bem mais do que talento. O Caso do Gui de Verdades Secretas (2015), o Miguel de Velho Chico (2016) ou o Gustavo de Os Dias Eram Assim (2017).  O Hermano de Onde Nascem os Fortes é outro exemplo do perfil de personagens que o ator persegue. Objetivo e conciso, Gabriel  consegue chegar no tom milimétricamente certo do personagem, que é um homem viajado e estudado,  mas que não abandonou suas raízes. E caracterização e composição, marca registrada da maioria dos personagens da supersérie, é outro ponto forte do Hermano.

Irandhir Santos / Samir

        Perfeito como líder religioso Samir, Irandhir Santos mostra mais uma vez um trabalho quase que sanguíneo ao incorporar um personagem tão visceral  em cena. O Ator contou em entrevistas que muitas vezes, mesmo com a câmera desligada precisa de um momento só, para que o Samir surgisse, e só então ele pudesse gravar as cenas que emocionaram   tanto o grande público.   As cenas de autoflagelo do personagem nos rituais do líder me deixavam sem fôlego de tanto emoção.

Déborah Bloch / Rosinete

        A Rosinete da Déborah Bloch  representa o sopro feminino dentro de uma trama tão forte e máscula. Com uma sexualidade introspectiva, a personagem foi se descobrindo no decorrer dos capítulos, e a cada nova cena a Déborah mostrou  ter sido a escalação certa para vive-la.  Brilhou em cenas  de pura emoção e tensão ao lado de Fábio Assumpção, Alexandre Nero e Lee Taylor, mostrando mais uma faceta da veia dramática perfeita da atriz.

Enrique Dias / Plínio  

        Enrique Diaz  foi outra escalação acertada de Onde Nascem os Fortes. É quase certo um trabalho impecável tendo ele à frente de um personagem. Na supersérie, o ator na pele do dúbio delegado que servia à dois poderes paralelos dentro de um distante sertão  está  impecável, mesclando cenas de submissão e crueldade. O Plínio andou por quase todos os núcleos. Além de ser o delegado que investiga a morte que desenrola todos os outros acontecimentos da trama, o assassinato de Nonato (Marco Pigossi), ele teve um envolvimento com Aurora (Lara Tremouroux), moça que sofre com lúpus, filho de Pedro Gouveia (Alexandre Nero) e ainda mantem uma relação complexa com Ramirinho, a Shakira do Sertão (Jesuíta Barbosa), filho de Ramiro (Fábio Assumpção).  Enfim um personagem com muitas facetas e que soube  apresenta-las de forma linear durante toda a  produção.

Lee Taylor / Simplício

        Mesmo com pouca experiência na tv, Lee Taylor já mostrou que o sucesso na teledramaturgia era seu destino certo. Depois do Martin em Velho Chico (2016), que lhe deu projeção nacional, o Simplício mostra novamente a força cênica do ator goiano que também dispensou o rótulo de galã   para viver personagens mais densos e com mais conteúdo.

        Em uma produção como Onde Nascem os Fortes praticamente todo o elenco está de parabéns por seus personagens apresentados de forma tão crível e visceral. Por isso outros atores do elenco merecem uma menção honrosa: Maeve Jinkings (Joana), Carla Salle (Valquíria), Lara Tremouroux (Aurora), José Dumont (Tião das Cacimbas), Clarissa Pinheiro (Gilvânia)  e Titina Medeiros (Bethânia).

Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas - 28.09.2024

A Catarse    em “ Corpo a Corpo ” no Viva         Capítulo desta sexta-feira   (27.09) de Corpo aCorpo no Viva apresentou a    grande catarse guardado por   quase metade da trama   pelo Gilberto Braga .         O Plano armado envolta do personagem do Diabo (Flávio Falvão) é explicado   e revelado a verdadeira versão de Teresa.   Foi um show de   Glória Menezes, em um de seus melhores momentos na televisão. A farsa abarcava também   a bondade da personagem, a máscara e a persona usada para disfarçar sua loucura, ressentimento e sede de vingança.           Por   isso tanta saudade das tramas dos anos   80!   “ Uma Rosa com Amor ” e “Malhação Casa Cheia ” serão disponibilizadas pela Globoplay em Outubro         Original de 1972, Uma Rosa com Amor traz Marília Pêra como Serafina Rosa Petrone, secretária apaixonada pelo patrão Claude (Paulo Goulart), que, por uma negociata, tem a oportunidade de levá-lo para o altar. A novela terá os seis capítulos preservados resgatados

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Rapidinhas – 23.11.2024

  Band vai voltar  a   produzir novelas         Sem produzir novelas desde Água na Boca , em 2008, a Band vai voltar   a investir   no gênero. A emissora fechou contrato com o Jayme Monjardim para produzir Romaria , novela que o diretor tentou emplacar na Globo até sua saída no   Canal. A história é criada pelo Jayme e escrita por Letícia Wierzchowski , a mesma   autora do livro   A Casa das SeteMulheres , que virou minissérie   na Globo , dirigida por ele.   Clara Moneke será   estrela da próxima novela das sete         Clara Moneke que brilhou em Vai na Fé e No Rancho Fundo , será estrela da próxima   novela das sete   - Dona de Mim, da Rosanne Svartmann , que terá como protagonista   masculino Felipe Simas .     A trama substituirá  Volta por Cima   e abordará questões sociais e contemporâneas, trazendo uma perspectiva única e inclusiva ao horário.   Veja Também: Rapidinhas  Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Água na Boca  No Tema e Na Trilha do Marcus Viana 

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

No Tema e Na Trilha do Alejandro Sanz

            Alejandro Sanz é um dos cantores latinos  mais bem sucedidos em todo o mundo e o espanhol mais famoso fora do seu país. O Cantor já vendeu mais de 21 milhões  de disco tendo iniciado sua carreira na década de 80.         O Cantor começou a se destacar em festivais nacionais do seu país, e em 1991 gravou seu primeiro disco “ Viviendo de Brisa ” que se tornou o mais vendido daquele ano na Espanha.         No Brasil, Alejandro Sanz começou a se destacar depois de ter uma música sua na trilha  da novela Torre de Babel na Globo , e depois praticamente um vez por ano o cantor é figura constante nas trilhas internacionais das novelas brasileiras.         O Post de hoje vai relembrar exatamente isso, o que vai fazer você passear por um seleto festival de sucessos do Alejandro Sanz . Carazon Partio ( Torre de Babel – 1998)         “Corazon Partio ” foi a música que abriu o mercado nacional para Alejandro Sanz. Tema da novela Torre de Babel , novela

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em Laços de Família (2000) Jesuíno – Cauã Reymond em   Cordel Encantado   (2011)   Veja Também: Trilha Sonora Eterna - Cidadão Brasil

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024