Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna - A Gata Comeu Internacional (1985)




        Depois de voltar ao clássico ano de 1985,  que marcou o Brasil em vários campos, e na teledramaturgia nos trouxe um clássico cult que se transformou em sucesso eterno - A Gata Comeu (1985) – através da sua trilha nacional, chegou a vez de falarmos do LP internacional, um bolachão que não pode faltar na prateleira de nenhum colecionador e, que naquele ano com certeza esteve nas vitrolas nos quatro cantos do país.
        A trilha além de clássica, recheada com um repertório poucas vezes visto, é boa do início ao fim,  foi tocada a exaustão na trama. Lembro-me que bem antes do capítulo 100 , quando normalmente os temas internacionais eram veiculadas na novela, A Gata por volta do capítulo 50 as músicas internacionais já  bombavam, sem falar no tema  internacional da Jô (Christiane Torloni) e Fábio (Nuno Leal Maia) –  “Forever By Your Side” da Banda Manhattans já tinha dado as caras, é considerada uma raridade do gênero.
        A Gata Comeu Internacional  teve duas tiragens – A primeira trazia a música “Crazy For You”, clássico da Madonna, que tocou apenas duas vezes dentro da trama como tema da personagem Alice (Sônia Regina), porém   os representantes internacionais da gravadora da pop star  depois de avisados tardiamente sobre a inclusão da música na trilha não autorizaram. Com isso  o LP teve que ser recolhido e a faixa substituída. Saiu “Crazy For You” e entrou  “Smooth Operator” da cantora Sade. Com isso quem conseguiu comprar ainda da primeira tiragem praticamente tem um tesouro em casa, visto que ela é disputada quase que a tapas por colecionadores.
         
        Mas  esse “por menor”  não atingiu em nada  a trilha, que virou um dos grandes sucessos da década e da história das trilhas de novelas, mesclando temas dançantes e românticos que até hoje são relevantes com intérpretes como Freddy Mercury, Bryan Adams, Paul Young,  Mick Jagger, Jim Diamond entre outros.


              A Capa da trilha internacional trouxe a então modelo Joana Medeiros na capa, sensualizado de camisola. A modelo,  juntamente com sua mãe, a atriz  Maria Lúcia Dahl vinham fazendo muito sucesso e estrelaram também naquele ano um ensaio juntas para as páginas da Revista Playboy.


“I Should´Ve Know Better”
Intérprete: Jim Diamond
Compositores: Graham Lyle e Jim Diamond

        A trilha abria com “I Should´Ve Know Better” do Jim Diamond, que foi um sucesso mundial  do cantor. A música embalou a história de amor no estilo “Dama e Vagabundo”  de Lenita e Edson, os personagens da Déborah Evelyn e do José Mayer. Aqui no Brasil a música ganhou o pseudônimo de “Me Chame o Bombeiro” numa tradução bem abrasileirada do hit. Era uma brincadeira típica dos anos 80, quando sem conhecer a letra original ou saber  cantar em  outra língua, “adaptávamos” o hit  da forma que entrava no ouvido.

“The Heat Is On”
Intérprete: Glenn Frey
Compositores: Harold Faltermeyer e Keith Forsey

        Não houve que não dançasse naquele ano ao som de “The Heat Is On”. A Música interpretada por Glen Frey,  havia sido lançada um ano antes e estourado no mundo todo como tema do filme  Um Tira da Pesada”, clássico do cinema estrelado por Eddy Murphy. Em A  Gata Comeu a faixa foi tema dos personagens Tito e Babi, vividos pelo Jayme Periard e Mayara Magri, e depois utilizado como tema geral.

“Crazy For You”
Intérprete: Madonna
Compositores: Jonh Bettis, Jon Lind e Mike Stoller

        Como explicado no início do post, na primeira tiragem do trilha “Crazy For You” vinha com a faixa tema da personagem Alice, vivida pela atriz Sônia Regina. Os representantes internacionais da cantora Madonna não autorizaram a inserção da música na trilha da novela, que teve essa primeira tiragem recolhida, para substitui-la pela próxima faixa. Ou seja, quem comprou os primeiros discos, ainda com “Crazy For You” tem uma relíquia em casa.

“Smooth Operator”
Intérprete:  Sade
Compositores: Raymond st. Jonh e Sade

        Smooth Operator  foi a faixa que entrou para substituir a impedida cantada pela Madona. Interpretada pela cantora Sade, a música entrou na trama como tema geral.

“Everything I Need”
Intérprete: Ment a Work
Compositores: Colin Hay, Greg Ham, jerry Speiser, John Rees e Ron Strykert

        Everything I Need  foi o último sigle da banda australiana  Ment a Work a  chegar nas paradas. A música  com  ritmo pop rock foi o tema solo do Professor Fábio, vivido pelo Nuno Leal Maia.

“Heaven”
Intérprete: Bryan Adams
Compositores: Bryan Adams e Jim Vallance

        Clássico do Bryan Adams ,  Heaven” foi o apaixonante tema da Babi e Zé Mario, os personagens da Mayara Magri e Élcio Romar. A Música é sucesso até hoje, com presença constante nas rádios nostálgicas dos hit´s  dos anos  80 e 90.  O Vídeo clipe da música , rodado em Londres e na Inglaterra , foi nomeado para o MTV Vídeo Music na categoria “Best Cinematografy”.    

“Dillo Tú”
Intérprete: Fred Bongusto
Compositores: A.K. Chater , Fred Bongusto e Sérgio Iódice

        A professora Ivete, vivida pela Nina de Pádua e o falso Conde de Parma Vitório, vivido pelo saudoso Laerte Morrone, ganharam essa faixa na voz do cantor italiano Fred Bongusto.

“Brasileiro Train”
Intérprete: Naima & Papagayo
Compositor: Alfredo Miti e Spray

        A Agradabilíssima “Brasileiro Train” do Grupo Naima & Papagaio,  casou perfeitamente com o  mentiroso Oscar, o personagem do Luiz Carlos Arutin, em seus passeios pelas Praias da Urca, mentido ser rico para a mulherada.

“I Was Born To Love You”
Intérprete e Compositor: Freddie Mercury

        “I Was Born To Love You” é mais um dos clássicos  compostos  pelo saudoso  Freddie Mercury e imortalizado na sua voz e interpretação. Em  A Gata Comeu  a música era usada como tema de locação e do personagem Tony, o ator interpretado na novela  pelo Roberto Pirilo.

“Everytime You Go Away”
Intérprete: Paul Young
Compositor: Daryl Hall

        Paul Young  embalou a personagem Paula, vivida pela Fátima Freire, nos seus vários casamentos desfeitos em pleno altar.  Everytime You Go Away  foi gravada originalmente  em 1980 pela dupla Daryl Hall e John Oastes  integrando o álbum “Voices”. Mas a música ficou conhecida mesmo na voz de Paul Young se tornando um clássico das músicas românticas internacionais.

“Just Another Nigth”
Intérprete e compositor : Mick Jagger

        O rei do rock Mick Jagger entrou na trilha com a interpretação de  Just Another Night  que foi o tema solo da Jô, da Christiane Torloni.

“Forever By Your Side”
Intérprete: Manhattans
Compositores: Larry Gottlieb e Marc Blatte

        Forever By Your Side”, o inesquecível tema da Jô e Fábio, havia sido gravado pela Banda Manhattans em 1983, exatamente 2 anos antes  de estourar aqui no Brasil ao entrar na trilha da novela. O sucesso rendeu outras versões da  música, como a da cantora Adriana em 1987  e o do anjo Robson Monteiro em 2001.

We Can Change The World
Intérprete: Tremendo
Compositor: Eddie Sierra

         O Grupo Tremendo foi uma das Boy Band´s lançada em torno do mundo  pegando carona no fenômeno da época – Os Menudos. Essa faixa que  integrou a trilha da novela foi o tema das crianças do grupo Curumim, um dos destaques de A Gata Comeu.

Lovely Love”
Intepretes: Terry Winter e Silvia Massari
Compositores: John Gabrieli e Terry Winter

        Terry Winter, filho de brasileiros e neto de ingleses em  dupla com a atriz Silvia Massari  gravaram essa faixa  que integrou a trilha como tema do casal Zazá (Aracy Cardoso) e Vicente (Germano Filho). Terry Winter teve grande sucesso durante a década de 70 interpretando hit´s  internacionais com pseudônimos como Tommy Standen e Bart Baraboskin.

Caribe”
Intérprete e compositor:  W. White

        A trilha fecha com a instrumental  Caribe” do W. White, tema da vilã e invejosa Gláucia, vivida pela bela Bia Seidl.

Veja Também:
Trilha Sonora Eterna - A Gata Comeu (1985)
Trilha Sonora Eterna - De Corpo e ALma (1992) 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 2)

        Continuando a comemoração dos   60 anos   da Globo vamos   relembrar mais 10 tramas que   marcaram a emissora   nesses anos.           Antes de ver o post   2, se delicie   com o   POST 1 , publicado anteriormente.   Pai Herói (1979)          Óbvio que  falar de  Pai Herói   e não cantarolar a música –  Pai, você foi meu herói, meu bandido ..   É impossível. A música   do cantor  Fábio Jr  virou marca registrada da trama. Na verdade a música nem foi gravada para a novela ,  já havia sido apresentada em um dos episódios no seriado  Ciranda, Cirandinha  ( 1978) onde o  Fábio interpretava um cantor que buscava o sucesso, mas foi na abertura da novela que ela virou hit em todo o pais é até hoje é lembrada e usada em homenagens aos pais. ...

Rapidinhas 18.01.2025

  Claudia Abreu de volta ás novelas         Longe dos folhetins desde A Lei doAmor (2016), Cláudia Abreu acertou sua volta às novelas da Globo . A atriz será casada com Tony Ramos em Dona de Mim , trama escrita por Rosane Svartman que vai substituir Volta por Cima na faixa das sete. A atriz  Clara Moneke  será a grande protagonista da obra, depois de ter encantado o público em Vai na Fé' e No Rancho Fundo .   A trama central girará em torno de Leo, uma jovem que começa a trabalhar como babá por acaso e terá a missão de cuidar de Sofia, uma menina rica de uma família decadente da elite carioca. O elenco também contará com Rafael Vitti, Marcello Novaes, Felipe Simas, Humberto Morais e Adélio Lima . Juan Paiva e Giovanna Lancellotti estão nos acertos finais para entrar na trama. Allan Fiterman será o diretor artístico.   Próximas tramas do Canal Viva         Caras e Bocas , ...

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa