Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

Novelas Inesquecíveis – Brilhante (1981)

O Polêmico corte de cabelo da Vera Fischer,  a história  do personagem homossexual  e Fernanda Montenegro de vilã marcaram a trama do Gilberto Braga que completa 41 anos 



          Daniel Filho trabalhou junto com GilbertoBraga na concepção da trama, que  era a terceira  em horário nobre do autor depois do sucesso de Dancin´Days (1978) e Água Viva (1980), mas diferente dessas,   teve uma história confusa inicialmente -  O Público não se identificou com o casal principal vivido pela Vera Fischer e o Tarcísio Meira,  não comprou um dos principais entrechos  - o caso misterioso do Sidney (Vivido pelo José Wilker ) e a  intervenção da censura em outro principal tema da trama  que tocava no homossexualismo , foram fatores determinantes para que Brilhante não brilhasse como merecia.



        A trama tem como enredo o comércio de joias e pedras preciosas, e o mistério sobre uma jazida de esmeraldas no Pantanal  que são o fio-condutor de toda história. Luiza (Vera Fischer) é uma bela designer de joias que, a passeio em Londres, reencontra uma antiga amiga, Vera (Aracy Balabanian), e acaba testemunhando a morte do marido dela, Oswaldo (José Wilker). De volta ao Brasil, Luiza se surpreende ao ver o mesmo homem vivo, mas com outra identidade, Sidney Ribeiro. Na mesma altura, Luiza entra em contato com a família Newman, donos da empresa de fabricação e venda de joias onde ela trabalha. A matriarca da família é a prepotente Chica Newman (Fernanda Montenegro), que se encanta com a jovem e vê a chance de casá-la com seu filho Inácio, um  homossexual. Entretanto, Luiza acaba apaixonando-se por Paulo César (Tarcisio Meira), genro de Chica. Paulo, que já vivia um casamento em crise, abandona a mulher, Maria Isabel (Rennée de Vielmond), e inicia um romance com Luiza.

Enquanto isso, obstinada em arrumar uma esposa para o filho, Chica encontra na carreirista Leonor (Renata Sorrah) uma aliada. A moça, filha da não menos interesseira Edite (Eloisa Mafalda), é funcionária de sua empresa e aceita abandonar o marido, o taxista Carlos (CláudioMarzo), para casar-se com Inácio Newman (Dennis Carvalho).



 Fernanda Montenegro,   recém saída de Baila Comigo (1981),  foi o grande destaque de Brilhante , como  a vilã Chica Newman   e Vera Fischer marcou sua participação mais pelo penteado do que a atuação propriamente dita. Recém saída de Coração Alado (1980), e com o intuito de mudar o visual para se diferenciar da personagem anterior,    se apresentou em Brilhante  com os cabelos curtinhos, mais escuro  e encaracolados. O Problema é que Daniel Filho havia encomendado uma música para tema da personagem e abertura – Assim Tom Jobim compôs “Luiza”, que em um dos trechos cita os cabelos claros  como os  raios  de sol,  referência do compositor  a Vera.  Quando soube da mudança de visual da musa,  a pedido também de Daniel Filho ,  considerou uma rasteira ,  e o diretor contou em entrevistas que sempre era  cobrado sobre a “traição” quando encontrava o compositor.



Um dos entrechos mais importantes de Brilhante, era a abordagem do tema da homossexualidade, através do personagem Inácio, vivido pelo Dennis Carvalho, filho da vilã Chica Newman , que não aceitava a “condição” do filho.  A censura interveio de  uma forma muito radical na trama e sequer permitiu que o termo “homossexual” fosse dito dentro da novela.  Isso  prejudicou muito o andamento do entrecho,  e para frisar  a situação de Inácio, em alguns momentos foram  ditas a expressão “os problemas sexuais do seu filho” , que conseguiu passar pelos censores.



Brilhante marcou a estreia do autor Euclydes Marinho como roteirista , porém ele não ficou até o final.  Não concordando com os rumos da história,  pediu para sair e foi substituído por Leonor Basseres,  o que acabou sendo a primeira parceria do Gilberto com Leonor, parceria essa  que se repetira em várias outras  tramas de sucesso.


Uma trama paralela chamou muito atenção e empatia do grande  público – o romance de Bruno e Leonor, os personagens do saudoso Jardel Filho e Renata Sorrah. Bruno, era casado como Regina (Célia Helena), e tem um caso de amor com Leonor, depois que ela casa-se de “fachada” com Inácio. Os dois conseguiram, mesmo vivendo um romance clandestino,  a simpatia dos telespectadores e da crítica.



 A trilha nacional de Brilhante  abre com o tema dos protagonistas vividos pela Vera Fischer e o saudoso Tarcísio Meira – Luiza e Paulo César – “Me Deixas Louca” , numa interpretação  espetacular da Elis Regina. A Música foi gravada por Elis especialmente para a novela, a pedido do seu amigo Gilberto Braga. A música é do Armando Mazareno  e a versão em português do Paulo CoelhoElis Regina nos deixou precocemente em 1982, aos 36 anos, quando Brilhante ainda estava no ar. Paulo Coelho declarou em entrevistas que a tristeza pela perda da amiga o fez desistir de trabalhar com música, sendo “Me Deixas Louca” sua última composição/versão escrita. Já Gilberto Braga homenageou a cantora e também amiga em uma das cenas da novela, em que Luiza (Vera Fischer), põe o disco na vitrola e escuta “Me Deixas Louca”, capítulos depois da morte da artista.

 


Chica Newman, a grande vilã da novela não teve o final tradicional das vilãs da época.  Nos últimos capítulos , a esnobe e aristocrática Dona Chica passou por uma redenção e acabou assumindo o romance com seu motorista, Carlos (Cláudio Marzo), pobre e mais jovem.  Teve que passar por cima de todos os seus preconceitos.  E o público comemorou o romance.

Fernanda Montenegro foi eleita pela APCA melhor atriz de televisão em 1981 (Juntamente com Lilian Lemmertz por Baila Comigo, Yoná Magalhães , por Os Imigrantes, e Kate Hansen por sua atuação nos teleromances da Tv Cultura), além do Troféu Imprensa.



Fernanda Torres, filha de Fernanda Montenegro, viveu na trama de Brilhante a personagem Marilia, neta de Chica Newman.



A Bela abertura até hoje é muito cultuada entre as melhores já produzidas pela Globo. Criada por Hans Donner e sua equipe, mostrava a modela Lilian Stavik em uma sala de espelhos com um gato siamês. A modelo estava grávida quando gravou a abertura, e esconderam sua barriga com as roupas. Meses após a estreia da novela, a Televisa do México descaradamente copiou a abertura para a trama de Vanessa (uma adaptação da novela brasileira Ídolode Pano, da Tv Tupi). Em 2011, a própria Globo bebeu da ideia para a abertura de Fina Estampa , do Aguinaldo Silva, que também mostrava uma modela desfilando entre espelhos.



        Brilhante foi a primeira novela dos atores Caique Ferreira, Carla Camurati, Rômulo Arantes, Neuza Caribé e Fábio Vila Verde(então com 11 anos). Andrea Beltrão apareceu pela primeira vez na tv em uma das cenas da novela.  Foi também a primeira novela da Globo das grandes atrizes veteranas  Laura Cardoso e Célia Helena, e dos atores Rodolfo Mayer e Sérgio Mamberti.



        A luxuosa mansão da família Newman, uma das principais locações de Brilhante, a imponente residência com vasto jardim situada na Estrada da Gávea Pequena, no Alto da Boa Vista do Rio de Janeiro, ficou famosa  por ter sido fachada ou locação para várias outras novelas – Foi a casa  do Renato Villar (Tarcisio Meira) em Roda de Fogo(1986), da Família Abdalla em Sassaricando (1987); da Família da Isabela (Isabela Garcia ) em O Sexodos Anjos (1989);  dos Torremolinos em Perigosas Peruas (1992), da Clínica do Dr. Carlos Moretti (José Mayer) em História de Amor (1995); da Família de Zazá (Fernanda Montenegro) em Zazá (1997)  e dos San Marino em Andando nas Nuvens (1999).



        Brilhante, até então nunca foi reprisada, e é uma ótima escolha para o Viva ou para a Globoplay. Rever uma trama tão mutilada e cheia de temas polêmicos 41 anos depois seria uma boa.



        O próprio autor declarou no livro “Autores, Histórias da Teledramaturgia” do projeto Memória Globo que considera Brilhante um fracasso retumbante, e que não deveria ter sido idealizada para uma época ainda tão visada pela  censura.  Mas para quem acompanha o trabalho do Gilberto, viu vários entrechos de  Brilhante contados com maestria em outras tramas suas, e uma reprise  da trama  completinha seria a chance de um novo público dar sua opinião  sobre  essa trama quarentona, inesquecível e tão complexa.

 

Ficha Técnica:

Autor Gilberto Braga

Com colaboração do Euclydes Marinho e Leonor Basseres

Direção Geral: Daniel Filho

Elenco:



 

VERA FISCHER – Luiza
TARCÍSIO MEIRA – Paulo César
FERNANDA MONTENEGRO – Chica Newman
RENÉE DE VIELMOND – Maria Isabel
JOSÉ WILKER – Sidney / Oswaldo
DENIS CARVALHO – Inácio
RENATA SORRAH – Leonor
JARDEL FILHO – Bruno
CÉLIA HELENA – Regina
CLÁUDIO MARZO – Carlos
JOANA FOMM – Virgínia
RODOLFO MAYER – Ernani
LAURA CARDOSO – Alda
MÁRIO LAGO – Vitor Newman
ROSITA TOMAZ LOPES – Letícia
ELOÍSA MAFALDA – Edite
KADU MOLITERNO – Afonso
CARLA CAMURATTI – Sônia
CAÍQUE FERREIRA – Fred
FERNANDA TORRES – Marília
SÉRGIO MAMBERTI – Galeno
SUZANA FAINI – Renê
NÁDIA LIPPI – Wânia
ARTHUR MUHLEMBERG – Guto
NEUZA CARIBÉ – Cissa
LÍDIA MATTOS – Nilza
OSWALDO LOUZADA – Leonel
JOÃO PAULO ADOUR – Sérgio
PAULO PORTO – Guilherme
ANSELMO VASCONCELLOS – Detetive Tavares
RENATO PEDROSA – Ulisses
MARIA GLADYS – Dinalva
MAURÍCIO BARROSO – Serpa
MÁRCIA RODRIGUES – Yara
RÔMULO ARANTES – Osmar
LUCIANO SABINO – Rick
JANSER BARRETO – Lino
GRAZIELA DI LAURENTIS – Heloísa
ANDRÉA BELTRÃO – Neuza
AMELIN FIANI – Vitória
MARIA DE FÁTIMA CAMATTA – Jussara
ILMA SANTOS COSTA – Creuza
MAGDA REGINA CARVALHO – Vanda

o menino FÁBIO VILLA VERDE – Silvinho

e
AGUINALDO ROCHA
ARACY BALABANIAN – Vera (amiga de Luiza que ela encontra por acaso em Londres)
BEATRIZ LYRA – Carmem
BUZA FERRAZ – Cláudio (namorado de Inácio, no final)
CARLOS NOBRE
FRANCISCO MILANI – Vanderlei (pai de Guto e Cissa, morre na explosão de um avião, no início)
EDUARDO CONDE – Eduardo
HILEANA MENEZES
ÍTALO ROSSI – delegado
JOSÉ MARIA PASSOS – Amauri (colega de trabalho de Luiza)
MARIA SAMPAIO – Matilde (tia de Oswaldo)
MAURO MENDONÇA – Fernando (interesse romântico de Chica, no final)
PASCHOAL VILABOIM
RENATO COUTINHO – Clóvis (gerente da joalheria Newman onde trabalha Leonor)
THELMA RESTON
Dr. Antunes (médico de Chica)
Dr. Flaksman (médico de Vitor)
Francisco (inspetor da jazida de esmeraldas no Mato Grosso)
Getúlio
Kyra
Mariazinha (diretora do colégio)
Detetive Paiva (contratado por Chica para investigar Luiza)
Rafael (filho de Luiza e Paulo César)
Zé Carlos (funcionário do Clubinho)

Exibição: 28 de Setembro de 1981 à 27 de Março de 1982

Capítulos: 155

Veja Também: 

Aberturas Inesquecíveis - Brilhante (1981) 


Brilhante Nacional (1981)


Brilhante Internacional (1981) 


Deus nos Acuda (1992) 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.memoriaglobo.com.br www.wikipedia.com.br

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em Laços de Família (2000) Jesuíno – Cauã Reymond em   Cordel Encantado   (2011)   Veja Também: Trilha Sonora Eterna - Cidadão Brasil