Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Motivos para não perder a terceira reprise de “O Rei do Gado” no VPVN



        Mais um grande sucesso do Benedito Ruy Barbosa está de volta  no Vale a Pena Ver de Novo .  A trama de O Rei do Gado cativou o grande público do início ao fim,   com uma mescla de temas rurais e urbanos mostrado com muita ênfase na segunda fase da novela.



        O Rei do Gado conta  a saga das famílias Mezenga e Berdinazzi, vizinhos, e, por causa de uma cerca no limite de suas propriedades, vivem uma guerra sem precedentes. As duas famílias proíbem o amor entre Enrico (Leonardo Brício), filho de Antônio (AntônioFagundes)  e Nena Mezenga (Vera Fischer), e Giovanna (Letícia Spiller), filha de Giuseppe (Tarcísio Meira) e Marieta Berdinazzi (Eva Wilma). Os dois se casam e mesmo depois de casados não conseguem viver esse amor, por isso fogem. O filho de Enrico e Giovanna, Bruno Mezenga (Antônio Fagundes na segunda fase), cresce e se transforma num dos maiores criadores de gado do país, conhecido como o “Rei do Gado”. Ele sabe do ódio que separou as famílias de seus pais, e nunca conheceu os parentes de sua mãe: os avós e os tios, Bruno (Marcelo Antonny), que morreu na guerra, e Giácomo Guilherme (Manoel Boucinhas), que morreu pobre. Só sabe que o outro tio, Jeremias Berdinazzi (Caco Ciocler/Raul Cortez), tornou-se um rico fazendeiro. Mas o velho Jeremias é um homem solitário que não reconhece os Mezenga como membros de sua família, e cujo único sonho é encontrar Marieta – a sobrinha que ele nunca conheceu, filha de seu irmão Giácomo Guilherme – e deixar para ela toda sua fortuna. Mas as vidas de Bruno Mezenga e Jeremias Berdinazzi mudam completamente com a chegada de duas mulheres. Marieta (GlóriaPires), que julga ser a sobrinha desaparecida de Jeremias; e Luana (Patrícia Pillar), uma bóia-fria sem passado por quem Bruno se apaixona.

 

        O e10blog elenco 10  dos  muitos motivos que fazem dessa reprise de O Rei do Gado imperdível.

 

1 – A Emocionante primeira fase 



         O Rei do Gado apresentou uma primeira fase inesquecível e emocionante. Com ares operístico  juntou elementos do teatro e da narrativa audiovisual,  com contrastes de luz que deram uma ressonância de passado às imagens.  Isso somado ao elenco em total sintonia, com destaques para Vera Fischer, Tarcísio Meira, Eva WilmaLetícia Spiller e Antônio Fagundes que fazia também essa primeira fase vivendo o seu avô. Sem esquecer MarceloAntonny e Caco Ciocler que estrearam na  primeira fase da trama  já dando indícios da promissora carreira que teriam pela frente. Essa primeira fase   foi transformada em uma minissérie para o festival Banff, do Canadá, onde foi selecionada como obra hors-concours.

        Na segunda fase foi mostrada toda a modernização e a riqueza do interior paulista tendo Ribeirão Preto como a principal cidade de locação da trama. 

 

2 – Personagens Carismáticos 

        Parte da aceitação do público deveu-se aos personagens carismáticos e ricos, com várias camadas. Com uma estrutura bem distante do maniqueísmo, tão comum aos folhetins, O Rei do Gado não tinha necessariamente vilões ou mocinhos, mas personagens tão bem construídos que ficava impossível para o público não se envolver com todos os ângulos da história proposta por Benedito Ruy Barbosa.

       

3 – Antônio Fagundes , Raul Cortez e Carlos Vereza  em seus melhores momentos na Tv



        Três grandes nomes da nossas teledramaturgia fizeram de O Rei do Gado seu palco e brilharam  interpretando personagens que jamais saíram da história da Tv – Antônio Fagundes irrepreensível em ambas as fases, mas espetacular  na composição do Bruno Mezenga na segunda.   O saudoso Raul Cortez  emocionou o Brasil com o italiano Jeremias Berdinazzi em uma das melhores composições de personagem já vista    e CarlosVereza, que dispensa apresentações, fez do Senador Caxias um baluarte a honestidade no Brasil. Inesquecíveis as cenas em que ele discursa  para um plenário quase vazio   e a da sua morte.

 

4 – Patrícia Pillar e a inesquecível sem-terra Luana



            Patrícia Pillar passou dez dias convivendo com sem-terras para compor a Luana, a ex boia-fria que se transforma em rainha da gado. O Laboratório foi crucial para a composição da personagem que foi o grande divisor de águas na carreira da atriz.


       

5 – Silvia Pfeiffer  Leia Mezenga



        Silvia Pfeiffer, no papel da infiel Leia Mezenga, recebeu críticas pela sua interpretação, mas conquistou o público. Com o passar do tempo, Leia tornou-se um ícone das personagens de novelas, seja pelos belos figurinos ou pela caracterização (loura oxigenada), um tanto caricata.

 

6 – Violência Doméstica

        Uma trama que chamou atenção em O Rei do Gado  foi a relação doentia entre Léia e Ralf, vividos pela Silvia Pfeiffer e Oscar Magrini. Ela, esposa de Bruno, se envolve com Ralf e passa a sustentar a boa vida do amante. De olho na fortuna do marido de Léia, ele faz de tudo para que a mulher tire o que puder na separação. Ao ser flagrada com o amante, Léia acaba perdendo alguns direitos no divórcio e passa a ser humilhada e violentada por Ralf que não vê-la mais como um gancho para sua ascensão financeira. A história de violência e coerção marcou a novela em um trabalho impecável dos dois atores. Era a primeira vez que em uma novela  era tocado com mais força  sobre o tema da violência contra a mulher.

 

7 – A Reforma agrária, a vida dos trabalhadores do Movimento Sem Terras e a luta por posses de terras



        A Reforma agrária, a vida dos trabalhadores do Movimento dos sem-Terra (MST) e a luta pela posse de terras foram amplamente discutidos na novela e tiveram uma repercussão na mídia e na sociedade em geral jamais visto. Pela primeira vez  o assunto tomava o horário nobre de uma grande emissora, se tornando um momento importante para o Brasil.

 

8 – Os estreantes que se tornaram grandes atores



        A novela marcou a estreia de nomes que fariam carreira na tv e na teledramaturgia  - Na Primeira fase MarceloAntonny e Caco Ciocler e Lavínia Vlasak e Mariana Lima na segunda.

 

9 – Trilha Sonora Recordista 



        A trilha volume 1  de O Rei do Gado , com a Patrícia Pillar na capa, bateu um recorde de vendas que há anos pertencia a trilha internacional de Dancin´Days (1978). O CD/LP vendeu mais de 1,5 milhão de cópias e teve praticamente todas as suas faixas tocadas nas rádios nos quatro cantos do país.  O Volume 2 também teve uma boa vendagem. Trazia na capa  a dupla sertaneja da trama formada por Pirilampo e Saracura, vividos por  Almir Sater e Sérgio, que cantaram 7 das 12 canções do CD/LP.

 

 

10 – Terceira reprise



         O Rei do Gado foi reprisado duas vezes no Vale a Pena Ver de Novo, e em ambas as exibições foi considerada um sucesso de audiência. Na primeira reprise em 1999, chegou a dar mais pontos que a novela das seis exibida na época, Pecado Capital (1998/1999). Na segunda reprise, em 2015, a trama bateu várias vezes a temporada de Malhação e  seu  último capítulo deu mais audiência que Além do Tempo, novela das seis exibida na época e o Jornal Nacional. A novela foi reprisada também pelo Canal Viva em 2011.

Veja Também:

Trilha O Rei do Gado 


O Rei do Gado 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Rapidinhas - 09.08.2025

Remake de “ Vale Tudo ”   cresce na audiência , mas continua sendo   a grande piada da internet         O remake de   Vale Tudo conseguiu se livrar da incômoda marca de segunda pior audiência da faixa das 21h: com a média geral de 22,2 pontos, superou Um Lugar ao Sol (22,1) e deixou Mania de Você (21,1) isolada na lanterna. Depois de um início tímido, a trama de Manuela Dias engatou uma reação e promete crescer ainda mais com o mistério em torno do   assassinato   da   Odete Roitman ( Déborah Bloch) .   Porém   enquanto cresce em audiência, também   produz as melhores   piadas da internet. Tudo começou com a inserção dos bebês reborn na trama, passou pelo “morango do amor", que a autora confirmou e transformará em afrodisíaco, e agora rende memes que colocam de COP30 a lei Magnitsky no enredo. Internautas já “roteirizaram” situações absurdas, como Raquel ( Tais Araújo) indo parar no podcast err...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...

Rapidinhas – 29.09.2024

“ Rainha da Sucata ” na Globoplay         E chegou o grande dia!!   Finalmente Rainha da Sucata , trama do autor Silvio de Abreu vai ser disponibilizada   em outubro na Globoplay .         Trama protagonizada por Regina Duarte   e Glória Menezes    sempre foi uma das mais pedidas desde o início do Projeto Resgate na plataforma.   Déborah Bloch será nossa Odete Roitmann!         Nem Fernanda Torres , nem Fafy Siqueira , nossa Odete Roitmann será Déborah Bloch .   Inicialmente escalada para  interpretar a vilã Odete Roitman no remake de Vale T udo  — produção que a Globo prepara para suceder a Maniade você , em 2025 —, Fernanda Torres não poderá mais se dedicar ao projeto. Tudo por conta do sucesso do filme “ Ainda estou aqui ”, protagonizado pela atriz. Em seu lugar, Manuela Dias , autora do remake, cogitou chamar Malu G...