Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Jesuíta Barbosa

O Jove de “Pantanal



        Jesuíta Barbosa completou este ano 10 anos de carreira, uma carreira aclamada. O ator é considerado um dos ícones do  cinema brasileiro com desempenhos espetaculares elogiados pela crítica  em longas metragens.

        O ator nasceu na cidade de Salgueiro no Sertão de Pernambuco. Ao 17 anos,  prestou vestibular para publicidade, pedagogia e licenciatura em teatro. Passou para os dois últimos cursos e optou  pelo teatro. Deu seus primeiros passos  como ator no coletivo As Travestidas, em 2008, composto por artistas de diversas áreas que se apresentavam como transformistas, comando pelo ator Silvero Pereira.

        Em 2012, estreou no cinema com o curta-metragem Dias em Cuba e em 2013 apareceu em O Melhor Amigo. Obteve êxito no respeitado Cinema de Pernambuco, atuando em filmes como Serra Pelada, do Heitor Dhalia e Tatuagem de Hilton Lacerda, um dos seus primeiros personagens mais complexos que  rendeu seu primeiro prêmio na área – o Troféu Redentor de Melhor ator no Festival do Rio 2013.

        Em 2014, chamou atenção da tv e estreou com um personagem tímido na série Amores Roubados. Foi o bastante  para a tv descobrir seu talento e a partir de então  foi um personagem seguido do outro, inicialmente marcado  por interpretações  complexas O Alain de O Rebu (2014) ; o Felipe de Ligações Perigosas (2015), o Vicente de Justiça (2016) ou a Shakira do Sertão de Onde Nascem os Fortes (2018).



        Em 2019, Jesuíta estreou  como protagonista oficial de novelas  dando vida ao vilão-galã  Rojê,  de Verão 90, o que marcou seu primeiro personagem mais popular, dando um novo status  aos trabalhos do ator , até então reservado para personagens mais densos e que precisavam de uma interpretação  visceral.



        O Jove de Pantanal  foi outro divisor de águas na  sua carreira. Recebeu duras críticas por ter sido escolhido para viver o personagem,  e mesmo depois da estreia o  público e a crítica continuaram duros com Jesuíta.  Porém o decorrer dos capítulos mostraram que o ator sabia o que fazia e mesmo o Jove não tendo sido um dos melhores do seu currículo, seu trabalho a frente dele é elogiável.

        Jesuíta Barbosa foi um dos primeiros astros globais a assumir publicamente  sua sexualidade.  Se declara como bissexual e já assumiu   vários relacionamentos homoafetivos.

        Para comemorar o sucesso em Pantanal e nos vários outros trabalhos do ator, ele é o homenageado do post deste mês, onde vamos dissecar sua carreira através dos seus melhores personagens na tv.

 

Fortunato Dias  de Amores Roubados (2014)



        O Fortunato de Amores Roubados, do George Moura, marcou a estreia na tv de Jesuíta Barbosa. O Personagem era um coadjuvante, mas já dava pra ver o quanto de talento aquele ator nos reservava. Jesuíta brilhou dividindo cenas com nomes como Cauã Reymond e Ísis Valverde.  Jesuíta já saiu de Amores Roubados, credenciado para o próximo trabalho de George Moura,  o remake da novela  O Rebu  no mesmo ano.

 

Alan de O Rebu (2014)



        No  luxuoso remake de O Rebu,  da dupla George Moura e Sérgio Goldenberg , Jesuíta Barbosa deu vida ao  “bandidinho” Alan e foi um dos destaques do elenco recheado de grandes nomes da produção. O personagem,   penetra na festa de Ângela Mahler (Patricia Pillar), onde acontecia o assassinato, história central da trama, se infiltrou entre os convidados e acaba se envolvendo amorosamente com a milionária Maria Angélica (Camila Morgado).  Lima Duarte viveu o personagem corresponde ao Alan na  versão da trama de 1974, escrita pelo Bráulio Pedroso – O Boneco.

       

Felipe Labarte de Ligações Perigosas (2016)



        Em 2016, Jesuíta foi um dos destaques da adaptação de Ligações Perigosas, minissérie escrita pela Manuela Dias, baseada no clássico romance Les Liaisons Dangereuses de Chordelos de Laclos. Na trama, ele deu vida ao Felipe Labarte, o professor apaixonado pela virgem Cecília (Alice Wegmann) e que vê-la ser seduzida pelo seu melhor amigo, o galante Augusto, vivido pelo Selton Mello.

 

Vicente de Justiça (2016)



        Na inovadora série Justiça, Jesuíta Barbosa foi um dos protagonistas  das histórias semanais que se cruzavam. Na trama, ele deu vida ao Vicente, um homem que no auge  de uma loucura de ciúmes, mata a namorada Isabela (Marina Ruy Barbosa), ao flagra-la nos braços do ex-namorado. A Mãe dela, Elisa (Deborah Bloch) jura vingança, e depois de sete anos preso pelo crime, o único intuito de Vicente é conseguir o perdão dela.

 

Davi de Nada Será Como Antes (2016)



        Em 2016,  Jesuíta Barbosa trabalhou muito e também esteve  na minissérie Nada Será Como Antes , produzida para homenagear a criação da TV, criada por Guel Arraes e Jorge Furtado. Seu personagem, Davi,   um jovem músico e compositor, entrou no capítulo 9, e desperta um grande interesse em Beatriz, a personagem vivida pela Bruna Marquezine. Os dois vivem um romance arriscado na trama, já que Beatriz também tem um caso com Otaviano (Daniel de Oliveira) e Júlia (Letícia Colin).

 

Ramirinho/Shakira do Sertão de Onde Nascem os Fortes (2018)



        Em Onde Nascem os Fortes, outro trabalho do George Moura em que Jesuíta Barbosa  participou, o ator deu vida a Ramirinho  que a noite se travestia de Shakira do Sertão. O personagem exigiu um grande e sensível trabalho de  composição. O personagem era filho de um dos homens mais poderosos da cidade e ao mesmo tempo se libertava ao se apresentar como Shakira, um contraponto que deu o clímax ao entrecho e a história complicada entre pai e filho. 

        As cenas, verdadeiros videoclipes,  das apresentações da Shakira do Sertão foram  um show à parte.

 

Jerônimo/Rojê de Verão 90 (2019)



        Em 2019, Jesuíta Barbosa deu uma girada de chave e veio para as novelas dos horários mais populares e estreou em Verão 90 , trama da Izabel de Oliveira e Paula Amaral,  vivendo o galã-vilão Jerônimo. Parecia um personagem fácil, afinal Jesuíta já tinha uma bagagem de personagens complexos e difíceis, e assim tiraria o Jerônimo de letra. Ledo engano! Muito criticado, o ator iniciou a novela com uma representação sisuda e no decorrer  da trama  passou  a impressão de está atuando de má vontade, principalmente se comparado a representação abolhada de outros  como  CláudiaRaia,  Isabelle Drumond, Humberto Martins.

 

Jove de Pantanal (2022)



        Diferente da maioria dos interpretes de Pantanal,  Jesuíta Barbosa  se viu apedrejado pela crítica logo  em que apareceu  em cena na pele do Jove. Confesso que até eu mesmo estranhei a escalação do ator para viver o personagem, acho que tinha a interpretação do Marcos Winter ainda na mente e não conseguia ver o Jove na interpretação do Jesuíta.

        O Próprio ator declarou em entrevista que evitava ler as duras  críticas  , e que até entendia ,  a parte do público não entender a saga do filho mais cosmopolita  de Zé Leôncio . O personagem tinha  uma jornada,   uma  trilha  e o público não teve paciência. E a gente sabe que aquele “chove não molha” dele com a Juma também não ajudou em nada.

        É fato que o Jove não vai entrar na lista dos melhores personagens do Jesuíta,  porém muito  mais pelo perfil do personagem   do que pelo  o trabalho  do ator propriamente dito.

Veja Também:

Humberto Martins 


10 Destaque de Pantanal 


Enrique Diaz 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Meus Personagens Favoritos do Marcos Pasquim

O Vilão Ricardo   de “ Dona de Mim ”   e   o Denis, protagonista de “ Caras e Bocas ” na Globoplay Novelas         Em Dona de Mim , o público tem vibrado — e também odiado — cada aparição de Ricardo, vivido por Marcos Pasquim . O ator mostra toda sua versatilidade ao dar vida ao grande vilão da trama, construindo um personagem cheio de intensidade e contradições. Com sua postura imponente e olhar calculista, Ricardo se tornou aquele personagem que o público “ama odiar”. Suas atitudes cruéis, os jogos de manipulação e a forma como interfere na vida dos protagonistas da história de Rosane Svartmann   garantem fortes emoções em cada capítulo. Marcos Pasquim é daqueles atores que conquistaram o público com talento, carisma e versatilidade. Sua trajetória na televisão começou nos anos 90, em participações que logo mostraram sua força em cena. Aos poucos,   foi ganhando espaço em diferentes produções, até assumir papéis de ma...

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

As Novelas de 2014

        Este ano no campo das novelas a teledramaturgia não foi muito feliz. Nenhum fenômeno do tipo Avenida Brasil (2012) ou Cheias de Charme (2012) , e muitas apesar de uma boa audiência não chegaram a virar uma coqueluche. Mas em compensação Joia Rara , novela das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid  foi a ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela. Amor à Vida (Globo, 20 de Maio de 2013 à 01 de Fevereiro de 2014)         A primeira novela em horário nobre do Walcyr Carrasco terminou 01 de fevereiro de 2014 e foi exatamente esse último mês da novela que fez com o público se apegassem à trama. A transformação do vilão “Bicha má” Félix (Mateus Solano)  em protagonista foi o grande destaque da trama que deu para ele as duas cenas que finalizaram a novela. O Primeiro beijo gay do horário nobre global finalmente saiu entre os atores Mateus Solano e Thiago Fragoso . A Cena final de rec...